segunda-feira, 24 de março de 2014

Exercício 3 - 3º Nível


INVASÕES NO BRASIL COLONIA

• No final do século XVI, a Holanda separa-se da Espanha
• No período entre 1580 e 1640, Portugal e Espanha formam a União Ibérica.
• O rei da Espanha, visando a prejudicar o comércio holandês, decide proibir que brasileiros negociem açúcar com a Holanda.
• A invasão sobre Salvador foi um fracasso, pois os holandeses viram-se impedidos de expandir o território invadido .
• A invasão sobre Pernambuco realizou-se com o objetivo de conquistar o apoio dos grandes proprietários de terras do Nordeste .
• Sendo mais vantajoso vender açúcar para os holandeses, os senhores de engenho passam a dar apoio indireto aos invasores.
• A administração de Maurício de Nassau (1647-1644) mostrou-se produtiva, do ponto de vista dos donos de engenho.
• Após livrar-se da União Ibérica, Portugal, com o apoio inglês, expulsa os holandeses do Brasil.
• Os holandeses passam a produzir açúcar nas Antilhas, competindo com o açúcar produzido no Brasil.
• A primeira invasão francesa realizada no Rio de Janeiro, visava a implantar uma colonização de huguenotes  (protestantes) em território brasileiro.
• Os franceses aliaram-se aos índios tamoios e construíram o forte Coligny.
• Os portugueses contaram com o auxílio dos jesuítas para afastar os índios tamoios dos franceses.
• Em 1567 os franceses foram expulsos do Rio de Janeiro.
  • A invasão francesa sobre o Maranhão teve o apoio do rei Henrique IV e começou em 1612.
  • Os portugueses, liderados por Jerônimo de Albuquerque e Martim Soares Moreno, expulsam os franceses em 1615.

RESPONDA:

1) O que foi a União Ibérica?


2) Por que os holandeses invadiram o Brasil Colonia?


3) Quais os locais no Brasil invadidos pelos holandeses?

4) Qual o objetivo da invasão holandesa a Pernambuco?


5) Por que os senhores de engenho passam a dar apoio indireto aos invasores?


6) Quais os locais no Brasil invadidos pelos Franceses?

7) Qual o objetivo da primeira invasão francesa realizada no Rio de Janeiro?

8) Por que os Senhores de engenho passaram a apoiar indiretamente aos invasores holandeses?


9) Qual a consequência da expulsão dos holandeses do Brasil?


10) O que podemos afirmar sobre a administração do holandês Maurício de Nassau?

Exercício 3 - 4º Nível




ASSISTA O VÍDEO, LEIA O TEXTO RESUMO E RESPONDA AS QUESTÕES.
CRISE DA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA
§  Wenceslau Brás (1914-1918) notabilizou-se pela violência, assassinando opositores da política do café-com-leite e reprimindo movimentos populares.
§  O governo interino de Delfim Moreira (1918-1919) foi palco da disputa política entre dissidentes oligárquicos, organizados na "reação republicana", e os governistas, que conseguiram eleger Epitácio Pessoa.
·                     Importantes transformações socioculturais ganharam forma no governo Epitácio Pessoa  (1919-1922) como a Semana de Arte Moderna e a fundação do PCB, obras de combater a seca, Medidas restritivas à imigração foram adotadas, a fim de selecionar mais os imigrantes.
§  Artur Bernardes (1922-1926) governou sob estado de sítio. Muitas rebeliões tenentistas aconteceram nesse período. Em 1924, inicia-se a Coluna Prestes-Miguel Costa.
Revolta tenentista de 1924, comandada pelo general Dias Lopes foi sufocada e os cerca de seis mil soldados que restaram foram para o interior formando a Coluna Paulista.
§  Washington Luís (1926-1930) tentou construir um pacto de elites que congregasse industriais, mas a crise de 1929, quebra da bolsa de Nova Iorque, impediu o plano. Governo perde apoio das oligarquias, pois com a crise de 29 não foi possível mais salvá-los.
Ficam mais fortes os opositores com o enfraquecimento dos oligarcas (pequenas oligarquias, militares, industriais, população das cidades). Houve confronto entre SP e MG, pois o primeiro queria o candidato paulista Júlio Prestes, já o segundo queria o candidato mineiro Antonio Carlos Ribeiro de Andrada.
Os mineiros juntam-se as pequenas oligarquias dos outros estados, que formam assim a Aliança Liberal, com Getúlio Vargas para presidente e João Pessoa para vice.
O vencedor foi Júlio Prestes, mas em 25 de julho, João Pessoa foi assassinado e isso serviu de arma para no dia 24 de outubro, os militares do Rio de Janeiro, depuseram o presidente.
No dia três de novembro, o governo da República foi entregue a Getúlio Vargas. Desgastado pela crise econômica e por sucessivos embates políticos, a república do café-com-leite acaba derrubada, em outubro de 1930.

Responda:

1)Cite acontecimentos do governo de:
a) Wenceslau Brás


b) Delfim Moreira


c) Epitácio Pessoa


d) Artur Bernardes


e)Washington Luís


2) O que provocou a derrubada da república café-com-leite?



Exercício 2- 4º Nível


Assista o vídeo, leia o texto resumo e responda as questões.

REPÚBLICA OLIGÁRQUICA

§  Foram marcas da República Oligárquica o coronelismo, a política dos governadores e a política do café-com-Leite.
§  A República fomentou o aparecimento de revoltas e insurreições messiânicas nas regiões mais afastadas dos centros urbanos (Exemplo: A Guerra de Canudos e a do Contestado).
§  Para enfrentar o problema do endividamento externo, Campos Sales (1898-1902),  assinou o acordo conhecido como funding-Ioan.
§  O Rio de Janeiro passou por uma ampla remodelação urbana e sanitária, melhorando o aspecto e a infra-estrutura urbanos, mas deixando muitos desabrigados e ocasionando a Revolta da vacina.
§  Houve breves surtos de prosperidade econômica advindos da borracha (no Norte) e do cacau (no Nordeste). 
§  Durante o governo de Rodrigues Alves (1902-1906), mas à sua revelia, os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro firmaram um acordo pela valorização do café, em 1906, que ficou conhecido como Convênio de Taubaté.
§  Afonso Pena (1906-1909), incentivou ainda mais a imigração, faleceu e Nilo Peçanha(1909-1910) vice-presidente, completou o mandato.
§  Hermes da Fonseca (1910-1914) lançou-se candidato à Presidência da República para suceder Afonso Pena, provocando um rompimento na política do café-com-leite. Contra Hermes, organizou-se a Campanha Civilista de Rui Barbosa.
§  A principal rebelião de marinheiros contra os maus-tratos foi a Revolta da Chibata.
§  Para desalojar os oligarcas do poder regional, Hermes inicia a política das "salvações nacionais", provocando uma enorme turbulência política.

Responda as questões, de acordo com o texto.
1) Quais as principais marcas da república oligárquica?
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-
2) Quais as revoltas e insurreições messiânicas deste período?
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-
3) Qual a situação da cidade do Rio de Janeiro neste período?
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-
4) Qual a situação econômica do país neste período?
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-
5) Cite um acontecimento do governo de:
a) Campos Sales:
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b) Rodrigues Alves:
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c) Afonso Pena:
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d) Hermes da Fonseca:
-
-
6) O que motivou a Revolta da Chibata?
-
-


Exercício 2- 3ºNível



Assista o vídeo, leia o texto resumo e responda as questões propostas?

• O arrendamento, o envio de navios apenas para patrulhar a costa e o início da extração de pau-brasil, feitas por indígenas sob a forma de escambo, foram as características desse período chamado de pré-colonial. Além disso, foi fundada em 1532, a Vila de São Vicente e criado o sistema de capitanias hereditárias.
• As capitanias hereditárias dividiam o território brasileiro em linhas paralelas ao Equador e tinham como objetivo ocupar todo o litoral brasileiro, colocando na mão de terceiros a tarefa de colonizar as novas terras . As capitanias não deram certo, devido sobretudo às dificuldades de comunicação entre elas, à distância em relação à Metrópole e à resistência indígena. São Vicente e Pernambuco foram as Capitanias que prosperaram.
• Após o aumento da competição com outras nações européias e certa crise no comércio com as índias, Portugal passa a investir mais no Brasil. Em 1549 se estabelece o Governo Geral, tentativa de centralizar o poder: Tomé de Souza, Duarte da Costa e Mem de Sá foram os três primeiros governadores, tendo Salvador como capital.


• Durante o século XIV, houve o desenvolvimento da sociedade do açúcar, baseada principalmente na escravidão negra. Os engenhos, verdadeiras unidades sociais, produziam o açúcar que era revendido para os holandeses, que o refinavam e o comercializavam com toda a Europa. O açúcar era bastante caro e raro e, por isso, atendia às necessidades das práticas mercantilistas. Além disso, a própria escravidão negra se enquadrava como mais uma mercadoria lucrativa dentro da mentalidade econômica do período. Não se pode esquecer da participação do negro como agente histórico em sua própria situação de escravidão, as negociações que ele mesmo empreendia e a forte resistência ao trabalho escravo. 

Responda de acordo com o texto:

1) Quais as características do período pré-colonial brasileiro?
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2) o que foi as capitanias hereditárias? E Qual o seu objetivo?
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3) Quais as capitanias que deram certo? E por que as outras não deram certo?
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4) O que levou Portugal a começar investir no Brasil?
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5) O que Portugal pretendia com a implantação do Governo Geral? E quais foram os três primeiros governadores gerais? 
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6) Explique como funcionava a sociedade do açúcar?
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-
-


terça-feira, 4 de março de 2014

PLANO DE GESTÃO 2014


INTRODUÇÃO

 A Escola Estadual Professor Bevenuto Filho, localiza-se em Santo Antonio do Potengi, considerado o maior distrito do município de São Gonçalo do Amarante, na grande Natal, situado à Rua Wilame Câmara de Brito,   oferece o Ensino Fundamentla I do 1º  ao 5º ano.
 Entre os  problemas da Escola, podemos destacar a necessidades de investimentos para melhorar a infraestrutura, para um melhor atendimento dos seus usuários, uma vez que os espaços físicos não dispões de uma biblioteca, de um almoxarifado, o número de banheiros é insuficiente e as instalações de modo geral precisam ser melhoradas. Porém, tais necessidades são supridas  pelo quadro de recursos humanos, pois  ao longo dos anos seus educadores (professores e demais servidores) têm se desdobrado no sentido de que a falta de tais recursos, sejam eles físicos ou materiais não venham a atrapalhar, diminuir, ou interferir no processo de ensino e de aprendizagem de nossos alunos.
 Acreditamos que o  papel do gestor escolar, é criar mecanismos para que todos participem, articulando os vários segmentos da escola no sentido de que todos somos importantes nesse processo de construção, não só dando a contribuição mas também sendo ouvido e respeitado na opinião.
 Assim, sendo nossa gestão será democrática e participativa através da qual as pessoas irão discutir, deliberar e planejar, solucionar problemas, acompanhar,executar e avaliar o conjunto das ações voltada ao desenvolvimento da escola. Para tanto devemos, sustentar nossas ações no dialogo e na alteridade, tendo como base a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar, o respeito às normas coletivamente construídas para o processo de tomada de decisões e a garantia de amplo acesso às informações com transparência. Pois se a “reflexão a respeito da escola for realizada de forma participativa por todas as pessoas envolvidas, certamente possibilitará a construção de um projeto de escola consistente e provável ( VEIGA, 1995, p. 45 )” .






OBJETIVO GERAL

Consolidar um trabalho através do qual esta Escola seja capaz de assegurar educação de qualidade social para todos, com inclusão e respeito aos direitos humanos, ao exercício da cidadania e à valorização da cultura.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
-Oportunizar o desenvolvimento do educando de forma autônoma e crítica, nos princípios de qualidade, igualdade, cidadania e ética;
-Oportunizar aos alunos o acesso aos recursos tecnológicos, a inclusão digital,  articulando as experiências e estudos para o desenvolvimento social, justo e sustentável.
- Elevar o índice de aprovação e reduzir os índices de reprovação e evasão;
- Melhorar o desempenho dos alunos em avaliações externas, como a Prova Brasil.



METAS



Pretendemos, alcançar as seguintes metas, no período de dois anos de gestão:
         
Meta
Índice a atual
Índice a alcançar
Aumentar a taxa de aprovação
72%
90%
Diminuir a taxa de evasão
8%
2%
Diminuir a taxa de reprovação
20%
8%
Manter ou melhorar  o resultado da nota do IDEB
4,2
4,2 a 4,4
Aumentar o número de famílias participantes das reuniões na escola
60%
80%




AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS
ÁREAS DE INTERVENÇÃO
AÇÕES
GESTÃO ADMINISTRATIVA

1. Cumprir integralmente o calendário escolar;
2. Garantir a transparência nas informações e prestação de conta.
SUCESSO EDUCATIVO
3. Ter sempre o compromisso com a efetiva
aprendizagem dos alunos
4. Elevar o índice de aprovação e reduzir os índices de reprovação e evasão;
5. Melhorar o desempenho dos alunos em
avaliações externas, como Prova Brasil
      CORPO DOCENTE

5. Fortalecer a formação continuada dos
professores através de encontros para estudo;
6. Promover reuniões para planejamento e
preparação de atividades;
DISCIPLINA/
COMPORTAMENTOS

7. Diminuir o número de situações de indisciplina dentro e fora da sala de aula;
8. Promover ações que levem a construção de uma cultura de paz entre a escola e sua comunidade
INSTALAÇÕES E
EQUIPAMENTOS

9. Garantir e melhorar a qualidade das instalações
escolares;
10. Adquirir equipamentos necessários, para
proporcionar um melhor conforto para alunos e
funcionários;
11. Solicitar das autoridades competentes os
reparos no prédio escolar, como pintura, reformas,
etc., sempre que se fizerem necessários;
QUESTÕES AMBIENTAIS
12. Desenvolver projetos comprometidos com a educação ambiental e a sustentabilidade;

RELAÇÃO COM A COMUNIDADE

13. Promover encontros bimestrais com os pais ou
Responsáveis
14. Garantir junto à comunidade escolar a
transparência e a democracia na tomada de
decisões;
CONSELHOS
15. Garantir a democratização e funcionamento ativo do conselho da escola







METODOLOGIA

Pretendemos desenvolver nosso trabalho embasado em valores como: demogracia, pois acreditamos no potencial de nossa comunidade escolar, e com isso buscaremos o envolvimento de todos para o sucesso de nossos alunos; inovação, incentivando formas diversificadas para desenvolvimento de ações que favoreçam uma aprendizagem significativa; integração escola-família-comunidade, para alcançarmos efetivamente uma gestão participativa centrada no desenvolvimento do aluno, buscando desenvolver suas potencialidades para o pleno exercício da cidadania.
Para diminuir as reprovações pretendemos usar as mais diversificadas metodológica pedagógica, para que se possa ter maior aproveitamento pelos alunos, agregando mais recursos tecnológicos como meios para diminuir a evasão escolar. Fazendo o acompanhamento da frequência diariamente adotando medidas de orientação aos pais e alunos referentes às faltas e os prejuízos que esta resulta para os alunos, em caso de não haver sucesso, faremos o encaminhamento para o conselho tutelar com a ficha de acompalhamento do aluno. Iremos sempre trabalhar a parte pedagógica orientando para que os profissionais da educação trabalhem com motivação e dinamicidade em suas aulas, diminuindo a evasão, reprovação e melhorando cada vez o ensino e o aprendizado.
           Buscaremos a participação da comunidade escolar na atualização do Projeto Político Pedagógico,  com afetividade nas tomadas das decisões do conselho da escola, na reestruturação do PPP que não pode ser visto com um documento pronto e acabado e na revisão do Regimento escolar, nas atividades pedagógicas, com um Conselho Escolar, participativo nos acompanhamentos do processo de ensino aprendizagem, pois, a expectativa dos pais ,em relação a escola, será relacionada aos resultados alcançados pelos alunos, sendo que a escola estará sempre buscando alternativas para superar os desafios e deficiências que ocorrem na pratica pedagógica, será com compromisso , responsabilidade para atender as políticas públicas e dentro das Diretrizes Educacionais.
A gestão será de forma participativa, democrática, responsabilizando a todos, dialogada com  os educadores, alunos, pais ou responsáveis. Trabalhando com as famílias trazendo para a escola, com melhor identificação da realidade de cada aluno, identificando mecanismos pedagógicos, pondo em prática, que mais traga resultado de aproveitamento aos alunos.
            A criação de normas ou documentos, será de forma coletiva, participativa para que todos tenham conhecimento das ações, formas de trabalho e da organização estrutural e pedagógica. Todas as medidas e limites que a escola ira trabalhar será com aprovação da comunidade escolar em ata na assembleia geral .  As mudanças serão com expectativas de mais sucesso e aproveitamento do conhecimento para os alunos, sempre procurando organizar para alcançar os melhores resultados. Nosso Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é de 4,2 mas, pretendemos manter e aumentar o percentual de crescimento desta para atingirmos antes de 2016 a média 4,4.
            A socialização das informações será de forma permanente, continua em murais nos diversos setores, claras e transparentes dentro das datas de atividades que serão realizadas. O índice de disponibilização das informações será claro, com compromisso e responsabilidade da gestão, alem de fixados em murais também será verbal em reuniões.
            A elaboração do currículo será de forma participativa, sendo ele flexível e  atualizado em consonância com as mudanças sócias, possibilitando a melhoria da  qualidade do ensino aprendizagem, favorecendo a permanência do aluno na escola e a  sua formação integral, bem como a sua inclusão social para o exercício da cidadania.
AVALIAÇÃO


Segundo Gabriel Chalita (2004),  a função do gestor escolar, trata-se de um cargo de liderança: sob sua responsabilidade atuam professores, alunos, coordenadores pedagógicos, técnicos educacionais, orientadores, funcionários em geral, famílias, membros de outras sociedades organizadas que se relacionam com as escolas. Como gestor, seu dever é atuar como um líder democrático que consiga fazer com que cada pessoa sob sua responsabilidade possa dar o melhor de si. Além disso, deve intervir para que o professor se sinta motivado, para que o aluno se sinta feliz, para que o espaço de convivência seja agradável.
Para que isso ocorrar a avaliação é indispensável, pois ela nos fornecerá os dados que  sempre serão analisados para que possamos tomar rumos nas nossas deficiências.
           A avaliação da Gestão será feita através da analise das dimensões, dos indicadores e dos descritores que são definidos como elementos importantes da realidade, que ajudam na visão diagnóstica. As dimensões são os aspectos mais gerais, cuja ênfase são as grandes características ou traços institucionais que, no seu conjunto, organizam uma identidade que será avaliada: gestão institucional, prática pedagógica, relação com a família, formação continuada, ambiente físico da instituição.
             Cada dimensão é composta por indicadores, que revelam algum aspecto peculiar daquela dimensão. Portanto, os indicadores são a expressão das situações de realidade a ser observada, avaliada e analisada.
             Os descritores são os desdobramentos e os detalhamentos dos indicadores, que apontam a qualidade e graduação (dos pontos fortes aos mais fracos) das condições da existência de cada indicador (apontam como aquele indicador estaria bem ou mal).
            Desta forma, a Gestão estará sempre buscando alternativas para superar os desafios e deficiências que ocorrem na pratica pedagógica, terá como compromisso, responsabilidade para atender as políticas públicas, dentro das Diretrizes Educacionais.
            A avaliação na dimensão pedaggogica será acompanhada pela  equipe pedagógica e da gestão, com orientações contidas no PPP e Regimento. Caso as metodologias pedagógicas não alcance bons rendimentos serão retomadas e dialogadas para encontrarmos melhores resultados.
            A avaliação dos pais, em relação a escola, terá como referencia os resultados alcançados pelos alunos.


REFERÊNCIAS

CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto. 13ª ed. rev. e atual. São
Paulo: Editora Gente, 2004.


VEIGA, I. P. A. Perspectivas para reflexão em torno do Projeto Político pedagógico. In: VEIGA, I. P. A. e RESENDE, L. M. G. de (org.). Escola: espaço do Projeto Político Pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 1998.