domingo, 15 de novembro de 2015
Claude Lévi-Strauss
Claude Lévi-Strauss (Bruxelas, 28 de novembro de 1908 — Paris, 30 de outubro de 2009) foi um antropólogo, professor e filósofo francês. É considerado fundador da antropologia estruturalista, em meados da década de 1950, e um dos grandes intelectuais do século XX.
Olho na escola - Especial Zygmunt Bauman - Jornal Futura - Canal Futura
Entrevista com o filósofo polonês Zygmunt Bauman, o pensador fala sobre o papel da escola e do educador nesse novo cenário de excesso de informação proporcionado pela combinação da disponibilidade de tecnologia portátil e do crescimento das redes sociais. Para Bauman, é essencial que os jovens de hoje desenvolvam duas habilidades principais: atenção e síntese.
Amartya Sen - Justiça é uma questão de racionalidade
“Vivemos em um mundo de opulência sem precedentes, mas também de privação e opressão extraordinárias. O desenvolvimento consiste na eliminação de privações de liberdade que limitam as escolhas e as oportunidades das pessoas de exercer ponderadamente sua condição de cidadão”
Amartya Sen
Amartya Sen, Prêmio Nobel de Economia, defende a importância da raiva enquanto motivação para a racionalidade, capaz de construir novas realidades. A raiva chama atenção para a injustiça no mundo e, uma vez superada, caminhos podem ser trilhados rumo à justiça. Conferencista do Fronteiras do Pensamento 2012.
quinta-feira, 12 de novembro de 2015
Amartya Sen - A vida que o PIB não explica
martya Sen, Prêmio Nobel de Economia, explica a estratégia da criação do Índice de Desenvolvimento Humano: chamar a atenção para as diversas esferas que o IDH abrange, as informações detalhadas (educação, expectativa de vida, etc) que não estão contidas no PIB. Conferencista do Fronteiras do Pensamento 2012.
Amartya Sen - Justiça, esperança e pobreza
Amartya Sen, Prêmio Nobel de Economia, analisa a conjuntura econômica global em conferência no Fronteiras do Pensamento. De acordo com o indiano, alguns pontos são urgentes: pensar a defasagem de uma teoria da justiça do século XVII, em que a administração das instituições é responsabilidade de um Estado Soberano que não existe atualmente ou sequer existirá no futuro próximo; discutir a importância dos B.R.I.C.S como voz ativa nas decisões econômicas, entendendo as especificidades estruturais de cada uma destas nações; ampliar a visão econômica do IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, pois enxergar o desenvolvimento estritamente como a regulação do déficit apresenta um erro crucial por parte da economia: não apenas colocar-se acima da vida humana, mas como separar-se dela. Conferencista do Fronteiras do Pensamento 2012.
terça-feira, 3 de novembro de 2015
Projeto: Rádio Bevenuto
Apresentação
A ideia de simular um programa de rádio na escola tem como objetivo trabalhar de forma inovadora a linguagem oral e gêneros textuais orais, ou seja, trabalhar os conteúdos de forma criativa e prazerosa. Em outras palavras, não se trata de uma atividade extra desligada do conteúdo curricular, ao contrário a rádio pode ser usada para trabalhar todos os conteúdos, através da linguagem oral.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental- PCNs, Língua Portuguesa recomenda trabalhar atividades de comunicação significativas, promovendo ambientes favoráveis a aprendizagens dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais (1997).
Justificativa
A participação dos alunos na simulação de um programa informativo de rádio escolar pode ser justificada pela oportunidade que esta atividade tem em se converter em uma boa situação de aprendizagem, não só da linguagem oral, mas também de gêneros textuais orais e de conteúdos curriculares trabalhados na pauta dos programas, e ainda pode promover a reflexão sobre os recursos que a língua oferece para alcançar diferentes finalidades comunicativas. A produção do programa de rádio pode possibilitar a realização de atividades em grupo que envolvam o planejamento, a pesquisas e requeiram a definição de temas, a tomada de decisões sobre encaminhamentos, a divisão de tarefas, a apresentação de resultados.
Esse tipo de atividade atende o que recomenda os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental- PCNs, Língua Portuguesa que orienta a realização de atividades dos mais variados tipos, mas que tenham sempre sentido de comunicação de fato (2001).
"O trabalho com linguagem oral deve acontecer no interior de atividades significativas: seminários, dramatização de textos teatrais, simulação de programas de rádio e televisão, de discursos políticos e de outros usos públicos da língua oral. Só em atividades desse tipo é possível dar sentido e função ao trabalho com aspectos como entonação, dicção, gesto e postura que, no caso da linguagem oral, têm papel complementar para conferir sentido aos textos" (p.51).
Objetivo
- Trabalhar de forma inovadora, criativa e prazerosa a linguagem oral, os Gêneros textuais orais e os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
Metodologia
1 - Iniciar o trabalho, tentando promover uma conversa animada sobre a presença do rádio na vida dos brasileiros. Perguntar aos alunos se eles ou suas famílias ouvem rádio, de quais emissoras, programas e apresentadores mais gostam, quantos aparelhos de rádio possuem em casa, entre outras coisas. Fale também de suas preferências.
Conte que já houve um tempo em as novelas, os programas de humor, os noticiários eram transmitidos pelo rádio. Naquela época a TV nem existia.
2 – Pergunte se já ouviram programa feito por grupos de crianças e adolescentes nas emissoras de rádio que ouvem com frequência. Como a resposta, provavelmente será negativa, pergunte Por que será que isso acontece? Pergunte também se eles, se pudessem, gostariam de ter um programa no rádio? Como seria esse programa? Sobre quê falaria? Que tipo de música tocaria?
3 – Contar que, diferente das grandes emissoras de rádio, muitas escolas brasileiras possuem rádio interna (funcionando dentro da escola) e ensinam e incentivam crianças e adolescentes a produzirem seus próprios programas de rádio.
4 - Ouvir com eles três programas (um do gênero ficção, outro informativo e outro experimental). Ouça os comentários dos alunos e teça o seus também.
5 - Explique as partes que compuseram os programas que ouviram: vinheta (pergunte quais eles conhecem e para que servem), abertura, bloco (s), encerramento, vinheta.
6 - Explique que eles, em grupo: vão criar um programa informativo curto (igual aos que ouviram); Explique que, os programas serão ouvidos durante o intervalo, com 20 minutos de duração, se forem longos, pode acontecer de os ouvintes não prestarem atenção, o que será muito ruim; vão pesquisar as músicas, sons para produzir as vinhetas ou os efeitos especiais, as informações e curiosidades; vão decidir a programação, o tema, as músicas, o que vão informar e como vão informar.
Sugestão: gravar o programa depois ouvir e comentar o que fizeram, modificar e regravar para depois transmitir.
Recursos
- Caixa de som; Microfone; gravador; pen drive; notebook; tabtet.
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa /vol.2. 3ª ed. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: 2001.
BELINTANES, Claudemir. Linguagem oral na escola em tempo de redes. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022000000100004&lng=es&nrm=iso
LOPES LIMA, Grácia. Rádio-Escola. Disponível em http://www.portalgens.com.br/radio-escola/um.htm Acessado em 20/05/2016
http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/radio/radio_basico/naescola_radioescola.htm Acessado em 20/05/2016
http://www.brasilsolidario.com.br/wp-content/uploads/Oficina_Radialismo_Exercicios_etapa-I_abril_2014.pdf Acessado em 20/05/2016
Modelo da Grade de Programação
PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO ESCOLA BEVENUTO
ABERTURA COM A MÚSICA TEMA DA RÁDIO: ETERNO APRENDIZ
FALA DO ALUNO ____________________________
ESTÁ ENTRANDO NO AR A RÁDIO ESCOLA BEVENUTO! MÚSICA, ENTREVISTA, HUMOR, NOTÍCIAS, ENTRETENIMENTO E MUITA INFORMAÇÃO! NO AR RÁDIO ESCOLA BEVENUTO! |
MÚSICA: TEMA DE ABERTURA DA RÁDIO: ETERNO APRENDIZ
FALA DO ALUNO _____________________________
RÁDIO ESCOLA BEVENUTO: EM SINTONIA COM A EDUCAÇÃO! HOJE O TEMA DO NOSSO PROGRAMA É __________________________ REALIZADO PELA TURMA DO ________________ PROFESSOR RESPONSÁVEL _______________ |
MÚSICA: TEMA DE ABERTURA DA RÁDIO: ETERNO APRENDIZ
FALA DO ALUNO __________________________________________
VAMOS OUVIR AGORA A PRIMEIRA MÚSICA SOBRE O TEMA DO PROGRAMA DE HOJE! nome da musica: _________________________________ cantada por __________________________________ |
MÚSICA SOBRE O TEMA PROGRAMA DO DIA
FALA DO ALUNO _____________________________________
RÁDIO ESCOLA BEVENUTO: EM SINTONIA COM A EDUCAÇÃO! HORA DA INFORMAÇÃO! RECEBEMOS AGORA O(S) ALUNO(S) ____________________________________ PARA FALAR SOBRE_______________________________________________ FALA AI! |
INFORMAÇÃO 1: FALA DO ALUNO _________________________________________
INFORMAÇÃO 2: FALA DO ALUNO _____________________________
INFORMAÇÃO 3: FALA DO ALUNO _________________________________
CONTINUAÇÃO DA PRIMEIRA MÚSICA SOBRE O TEMA DO PROGRAMA DO DIA
FALA DO ALUNO ____________________________________________________
RÁDIO ESCOLA BEVENUTO: EM SINTONIA COM A EDUCAÇÃO! HORA DO HUMOR! RECEBEMOS AGORA O(S) ALUNO(S) ____________________________________ FALA AI! |
HUMOR 1 FALA DO ALUNO ____________________________________________________
HUMOR 2 FALA DO ALUNO ____________________________________________________
MÚSICA SOBRE O TEMA DO PROGRAMA DO DIA
ALUNO ____________________________
RÁDIO ESCOLA BEVENUTO: EM SINTONIA COM A EDUCAÇÃO! HORA DA CURIOSIDADE! RECEBEMOS AGORA O(S) ALUNO(S) ____________________________________ FALA AI! |
CURIOSIDADE 1 FALA DO ALUNO ____________________________________________________
CURIOSIDADE 2 FALA DO ALUNO ____________________________________________________
CURIOSIDADE 3 FALA DO ALUNO ____________________________________________________
MÚSICA SOBRE O TEMA DO PROGRAMA
ALUNO _________________________
RÁDIO ESCOLA BEVENUTO: EM SINTONIA COM A EDUCAÇÃO! HORA DO AGRADECIMENTO AGRADECEMOS A SUA AUDIÊNCIA! BOA AULA A TODOS! |
ALUNO _________________________________
RÁDIO ESCOLA BEVENUTO: EM SINTONIA COM A EDUCAÇÃO! HORA DO ENCERRAMENTO! ENCERRAMOS AGORA NOSSO PROGRAMA COM A MÚSICA ______________________ CANTADO POR ______________ ATÉ O PRÓXIMO PROGRAMA! |
ENCERRAMENTO COM A 2ª MÚSICA TEMA DO PROGRAMA DO DIA
terça-feira, 25 de agosto de 2015
As bandeiras dos Estados Brasileiros e o histórico de cada uma delas
Minas Gerais (Capital - Belo Horizonte): A bandeira de Minas Gerais era um projeto para uma bandeira nacional, de autoria dos inconfidentes mineiros. Contudo, acabou sendo instituída como bandeira oficial do estado de Minas Gerias em 08 de janeiro de 1963, embora as origens de sua utilização remontem ao século XVIII.
De acordo com Tiradentes, o triângulo central simbolizava a Santíssima Trindade, e, segundo muitos, os ideais pregados pela Revolução Francesa: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Há controvérsias a respeito da cor original do triângulo, que alguns julgam ser verde originalmente. O vermelho, contudo, acabou sendo adotado como símbolo-mor das revoluções.
Em torno do tal triângulo, estava escrito em latim:LIBERTAS QUÆ SERA TAMEN. (muitas vezes traduzido como "Liberdade ainda que tardia"). Tal lema teria sido cunhado pelo incofidente Alvarenga Peixoto, a partir da mutilação de um verso das Bucólicas do poeta latino Virgílio, nas quais se encontra "Libertas quae sera tamen respexit inertem", que pode ser traduzido por "Liberdade, a qual, embora tarde, (me) viu inerte".
Alagoas (Capital - Maceió): Na bandeira de Alagoas o brasão simboliza as primeiras cidades alagoanas, porto Calvo e Penedo, as riquezas, como a cana e o algodão, também são lembradas no brasão. As cores das faixas que lembra a bandeira francesa simbolizam liberdade, igualdade e fraternidade.
Amapá (Capital - Macapá): Na bandeira do Amapá o verde representa as matas, o amarelo, as riquezas minerais, o azul, o céu, e o branco, a paz. O preto simboliza o respeito aos homens que morreram lutando pelo estado.
Amazonas (Capital - Manaus): A bandeira do Amazonas foi adotada por ocasião da Lei nº 1513 de 14 de janeiro de 1982. As 25 estrelas no canto esquerdo superior representam os 25 municípios em que se dividia o estado em 4 de agosto de 1897. A estrela maior representa a capital, Manaus. As duas faixas brancas na horizontal representam esperança e a faixa vermelha, as dificuldades superadas.
Na bandeira amazonense, ao branco e azul soma-se o vermelho (que pode ser interpretado em relação à época de preparação da bandeira), exatamente para que fosse levada aos campos de combate em Canudos, no ano de 1897, pelo batalhão militar amazonense, que se integrou às forças dos demais estados naquela luta.
Bahia (Capital - Salvador): A bandeira da Bahia foi criada pelo médico baiano, Dr. Diocleciano Ramos que, numa reunião do Partido Republicano, propôs este símbolo como representativo da agremiação política, em 25 de maio de 1889.
Com forte inspiração na bandeira dos Estados Unidos da América, mesclada com um triângulo evocativo ao símbolomaçônico, já adotados nas conjurações mineira e baiana - muito embora as cores azul, vermelho e branco já tivessem figurado como símbolos das revoltas de 1798, conhecida como revolta dos Alfaiates.
Nenhuma lei existe criando ou disciplinando a Bandeira do Estado. O uso, entretanto, consagrado pelo povo, veio a ser obrigatório por decreto do Governador Juracy Magalhães, em 11 de junho de 1960 (Decreto nº 17628).
O Decreto nº 1.971, de 25 de agosto de 1922, seria modificado pela Lei nº 8.889, de 31 de agosto de 1967, sancionada pelo Governador Plácido Aderaldo Castelo, com o auxílio do historiador raimundo Girão, então Secretário da Cultura. Em seu art. 2º dizia esse instrumento legal: - "Considerado o módulo arbitrário M, serão observadas na bandeira as seguintes proporções: a altura corresponderá a 14m; a largura a 20m; os vértices do losango estarão a 1,7m dos lados do retângulo; o raio do círculo corresponderá a 3,5m a distância da parte superior e da inferior das armas, em relação ao círculo corresponderá a 1m; e os flancos, também em relação ao círculo, 2m".
Retângulo com proporções de dez unidades de comprimento por sete unidades de altura, de cuja extremidade inferior esquerda ergue-se, a 45º, faixa branca com 2 (duas) unidades de espessura. Na parte superior da dita faixa, completa o retângulo de cor verde, enquanto que, na de baixo, a cor é azul. Em sua extremidade inferior direita, está a estrela dourada de 5 (cinco) pontas”.
Na verdade, antes mesmo de ser oficializada como símbolo do Estado, representava o Clube Republicano Paraense. Por isso, tremulou, pela primeira vez, por ocasião da adesão do Pará à República do Brasil, em 16 de novembro de 1889. Alguns meses depois, mais exatamente no dia 10 de abril de 1890, o Conselho Municipal, por proposição do seu presidente, Artur Índio do Brasil, aprovou projeto fazendo do distintivo do Clube, a bandeira do município de Belém
O decreto que finalmente transformou a bandeira municipal em bandeira do Estado, manteve os mesmos simbolismos, e teve o seguinte teor: "O Congresso Legislativo do Estado do Pará decreta:
Art. 1º - Fica considerada como Bandeira do Estado do Pará a que servia de distintivo ao Clube Republicano Paraense, antes da proclamação da República, e que em sessão de 10 de abril de 1890 foi adotada como Bandeira do Município.
Art. 2º - Revogam-se as disposições em contrário".
A faixa branca é a faixa planetária e representa o Zodíaco "projetada como um espelho horizontal". Lembra o equador e o gigantesco Rio da Amazônia.
A estrela pertence à constelação da Virgem e é de primeira grandeza. Chama-se Spica e simboliza o destaque do Pará na linha equatorial, visto que, na Bandeira Nacional, o Pará goza de situação privilegiada sobre a faixa "Ordem e Progresso".
O vermelho é a força do sangue paraense, que corre nas veias como um verdadeiro espírito de luta harmonizada, dando provas da dedicação dos patriotas nas causas da adesão do Pará à Independência e à República, realizadas em 15 de agosto de 1823 a 16 de novembro de 1889, respectivamente. A autoria da bandeira é atribuída ao republicano Filadelfo Conduru.
A palavra "NÉGO" que figura na bandeira é a conjugação do verbo "negar" no presente do indicativo da primeira pessoa do singular (era ainda utilizado com acento agudo na letra "e", isto quando foi adotada a bandeira em 1930), remetendo à não aceitação, por parte de João Pessoa, do sucessor indicado pelo então presidente do Brasil, Washington Luís. Posteriormente, em 26 de julho de 1965, a bandeira rubro-negra foi oficializada pelo governador do estado, Pedro Moreno Gondim, através do Decreto nº 3.919, como "Bandeira do Négo" (ainda com acento agudo na letra "e"), em vigor até os dias atuais. O preto ocupa um terço da bandeira; o vermelho, dois terços.
A atual Bandeira é a estabelecida pelo Decreto-Lei nº 2.457, de 31 de março de 1947. Compõe-se de um quadrilátero verde, atravessado no ângulo superior direito para o inferior esquerdo por uma larga faixa branca contendo um circulo na cor azul com as cinco estrelas da Constelação do Cruzeiro do Sul em transito inferior.
O circulo é atravessado, abaixo da maior estrela da constelação do Cruzeiro do Sul, por um dístico que sugere um horizonte inscrito com a palavra "PARANÁ" (em verde) iluminado pela única estrela visível dessa constelação. Circundam a esfera um ramo de pinheiro à direita e outro de mate à esquerda. Sob o ponto de vista astronômico é uma imagem da passagem inferior do fuso sideral 13 pelos horizontes desse estado.
A cor azul do retângulo superior simboliza a grandeza do céu pernambucano; a cor branca representa a paz; o arco-íris em três cores ( verde, amrelo, vermelho) representa a união de todos os pernambucanos; a estrela caracteriza o nosso estado no conjunto da Federação; o sol é a força e a energia de Pernambuco; finalmente, a cruz representa a fé na justiça e no entendimento. Resumidamente:
Azul (Retângulo Superior) - Grandeza do Céu; Branca - Paz;
Arco-Íris (verde, amarelo e vermelho) - União dos pernambucanos
Estrela - Pernambuco no conjunto da Federação, que na Bandeira Nacional é representado por Denebarkrab.
Sol - Força e energia de Pernambuco
Cruz - Fé na justiça e entendimento
Alguns dizem que as cores simbolizam o verde e amarelo do Brasil separados pelo vermelho da guerra. Porém não se pode afirmar qual o verdadeiro significado da bandeira do Estado do Rio Grande do Sul, pois existem um grande número de versões.
Santa Catarina (Capital - Florianópolis): A bandeira de Santa Catarina foi instituída pela lei nº 126 de 15 de agosto de 1895, junto com o Brasão de Santa Catarina. Pelo artigo 3º daquela lei, a Bandeira de Santa Catarina era composta de faixas brancas dispostas horizontalmente em número igual ao das comarcas do Estado e de um losango verde colocado no centro da bandeira, dentro do qual havia estrelas de cor amarela, correspondentes aos municípios do Estado.
Durante o Estado Novo, Getúlio Vargas suspendeu o uso de símbolos nacionais, incluindo a Bandeira e as Armas. Só em 29 de outubro de 1953 a Lei Estadual nº 275, sancionada pelo governador Irineu Bornhausen (regulamentada em 19 de fevereiro de 1954 pelo Decreto nº 605) revitaliza o uso dos símbolos estaduais. Essa lei também alterou o desenho da Bandeira, baseando-se no desenho de José Boiteux, sendo que é mantido até hoje.
Após a alteração, a Bandeira de Santa Catarina passou a ser composta de três faixas horizontais idênticas, sendo as das extremidades vermelhas e a do centro branca; sobre as faixas, um losango verde-claro representando a vegetação e no centro desse, as Armas do Estado.
São Paulo (Capital - São Paulo): A bandeira de São Paulo proposta em 16 de julho de 1888, logo após a Abolição da Escravatura, por Júlio Ribeiro, escritor e jornalista fundador do jornal "O Rebate", que fazia campanha pela República para ser a Bandeira do Brasil. Ela foi descrita assim:
" A bandeira simboliza de modo perfeito a gênese do povo brasileiro, as três raças de que ela se compõe - branca, preta e vermelha. As quatro estrelas a rodear um globo, em que se vê o perfil geográfico do país, representam o Cruzeiro do Sul, a constelação indicadora da nossa latitude astral... Assim, pois, erga-se firme, palpite glorioso o Alvo-Negro Pendão do Cruziero!!!" (Júlio Ribeiro)
A bandeira se tornou símbolo dos paulistas na Revolução de 32. Todavia, Getúlio Vargas, durante o Estado Novo, suspendeu o uso dos símbolos nacionais, incluindo a bandeira paulista, que só seria oficializada em 27 de novembro de 1946, sob o Decreto-Lei 16.349 da Constituição Federal, que devolve aos Estados e municípios o direito de cultivar símbolos próprios. Os Revolucionários em 1932 assumiram a bandeira de São Paulo como uma representação da luta deles por um Brasil melhor, e não por um São Paulo melhor.
A bandeira possui treze listras variando entre branco e preto, começando e terminando na faixa preta. Isso se deve a influência dos Estados Unidos no processo que culminou com a proclamação da república. Possui um retângulo vermelho na horizontal alinhado no topo à esquerda, tendo dentro um círculo de fundo branco e o mapa do Brasil em azul centralizado. Há também quatro estrelas amarelas na parte interna dos quatro cantos do retângulo. No verso da bandeira, a única diferença é que o retângulo fica alinhado no topo à direita, porém o mapa do Brasil continua idêntico à parte da frente como mostra as figuras do artigo.
Por causa da bandeira, as cores que caracterizam o Estado de São Paulo são o preto, branco, vermelho, azul e amarelo.
Sergipe (Capital - Aracaju): As cores da bandeira de Sergipe representam a integração do estado ao Brasil. As estrelas simbolizam seus cinco principais rios: Sergipe, Vaza-Barris, São Francisco, Poxim e Cotinquiba.
Bandeiras para pintar
Fonte:
Livro: "Meu Brasil Brasileiro - Alvino Melquides Brugalli"
Site: www. wikipéia.com.br
Livro: "Meu Brasil Brasileiro - Alvino Melquides Brugalli"
Site: www. wikipéia.com.br
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