PLANEJAMENTO DE ARTES 3º NÍVEL
OBJETIVOS
- Construir,
expressar-se e comunicar-se em artes plásticas e visuais, articulando
percepção, imaginação, memória, sensibilidade e reflexão;
- Interagir com
diferentes materiais e meios (computador, vídeo, cinema, fotografia);
- Reconhecer e usar
diversas técnicas;
- Desenvolver
relação de autoconfiança com a própria produção artística;
- Valorizar a
diversidade estética e artística;
- Analisar
criticamente elementos da linguagem visual cotidiana (vitrines, roupas, objetos
domésticos, meios de comunicação).
CONTEÚDO
1º Bimestre
|
2º Bimestre
|
3º Bimestre
|
4º Bimestre
|
-
Arte na pré-história
|
-
Arte egípcia
|
-
Arte grega
-Arte
romana
|
-Arte
bizantina
-Renascimento
|
METODOLOGIA
-Os
trabalhos e atividades serão desenvolvidos a partir de aulas expositivas
dialogadas, criando sempre oportunidades para os alunos darem opiniões,
revelarem suas idéias e seus valores;
-Leituras;
análise, interpretação e discussão de textos;
debates sobre os temas;
Produção
de trabalhos artísticos espaços diversos por meio de: desenho, pintura,
colagem, gravura, construção, escultura, instalação, fotografia, cinema, vídeo,
meios eletroeletrônicos, design, artes gráficas e outros..
-Observação,
análise, utilização dos elementos da linguagem visual e suas articulações nas
imagens produzidas.
-
Representação e comunicação das formas visuais, concretizando as próprias
intenções e aprimorando o domínio dessas ações.
- Conhecimento e
utilização dos materiais, suportes, instrumentos, procedimentos e técnicas nos
trabalhos pessoais, explorando e pesquisando suas qualidades expressivas e
construtivas.
AVALIAÇÃO
A
avaliação será prévia a uma atividade para diagnosticar o nível de conhecimento
artístico e estético dos alunos, será realizada durante a própria situação de aprendizagem,
para identificar como o aluno interage com os conteúdos e transforma seus
conhecimentos; será realizada também ao término de um conjunto de
atividades
que compõem uma unidade didática para analisar como a aprendizagem ocorreu.
REFERENCIAS
Brasil.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais (1ª a 4ª séries): arte / Secretaria de
Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.
Brasil.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais (5ª a 8ª séries) : arte / Secretaria
de Educação Fundamental. – Brasília : MEC /SEF, 1998.
FERRAZ,
M. H. C. T. e FUSARI, M. F. R. Metodologia do ensino da Arte. São Paulo:Cortez,
1993.
IAVELBERG,
R. Arte na sala de aula. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
ZANINI,
W. (org.). História geral da Arte no Brasil. São Paulo: Instituto Moreira
Salles,1983.
PLANEJAMENTO DE ARTES 4º NÍVEL
OBJETIVOS
- Expressar e saber comunicar-se em artes, mantendo uma atitude de
busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a
sensibilidade e a reflexão ao realizar produções artísticas.
-Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em
artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), experimentando-os e conhecendo-os
de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais.
-Edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística
pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos
colegas, no percurso de criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos
e soluções.
-Compreender e saber identificar a arte como fato histórico
contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo
observar as produções presentes no contorno, assim como as demais do patrimônio
cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos
padrões artísticos e estético.
-Observar as relações entre o homem e a realidade, com interesse e
curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando arte
de modo sensível.
-Estimular a imaginação criadora, cultivando o prazer pela
expressão plástica, através de técnicas, oportunizando a liberdade no momento
da criação, satisfazendo as necessidades lúdicas e imaginárias, considerando as
inteligências múltiplas.
CONTEÚDO
1º Bimestre
|
2º Bimestre
|
3º Bimestre
|
4º Bimestre
|
-Impressionismo
-Expressionismo
|
-Surrealismo
-Abstracionismo
|
-Arte Brasileira
-Folclore
|
-Semana de Arte Moderna
|
METODOLOGIA
-Os
trabalhos e atividades serão desenvolvidos a partir de aulas expositivas
dialogadas, criando sempre oportunidades para os alunos darem opiniões,
revelarem suas idéias e seus valores;
-Leituras;
análise, interpretação e discussão de textos;
debates sobre os temas;
Produção
de trabalhos artísticos espaços diversos por meio de: desenho, pintura,
colagem, gravura, construção, escultura, instalação, fotografia, cinema, vídeo,
meios eletroeletrônicos, design, artes gráficas e outros..
-Observação,
análise, utilização dos elementos da linguagem visual e suas articulações nas
imagens produzidas.
-
Representação e comunicação das formas visuais, concretizando as próprias
intenções e aprimorando o domínio dessas ações.
- Conhecimento e
utilização dos materiais, suportes, instrumentos, procedimentos e técnicas nos
trabalhos pessoais, explorando e pesquisando suas qualidades expressivas e
construtivas.
AVALIAÇÃO
A
avaliação será prévia a uma atividade para diagnosticar o nível de conhecimento
artístico e estético dos alunos; será realizada durante a própria situação de aprendizagem,
para identificar como o aluno interage com os conteúdos e transforma seus
conhecimentos; será realizada também ao término de um conjunto de
atividades
que compõem uma unidade didática para analisar como a aprendizagem ocorreu.
REFERÊNCIAS
Brasil.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais (1ª a 4ª séries): arte / Secretaria de
Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.
Brasil.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais (5ª a 8ª séries) : arte / Secretaria
de Educação Fundamental. – Brasília : MEC /SEF, 1998.
FERRAZ,
M. H. C. T. e FUSARI, M. F. R. Metodologia do ensino da Arte. São Paulo:Cortez,
1993.
IAVELBERG,
R. Arte na sala de aula. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
ZANINI,
W. (org.). História geral da Arte no Brasil. São Paulo: Instituto Moreira
Salles,1983.
Tuve el placer de trabajar en estrecha colaboración con el Sr. Pedro durante varios años como socios comerciales. durante el tiempo que pedro y su equipo de la compañía de préstamos sirvieron como representante de hipotecas para mi casa y también para el financiamiento de mi negocio y me ayudó a cerrar préstamos que realmente me ayudaron en mi negocio hoy, estuvimos constantemente muy por encima de nuestra meta y esto solo puede ser atribuible al arduo trabajo del Sr. Pedro. Aprecio su arduo trabajo y también muchas gracias a su equipo por ayudarme con un préstamo para hacer crecer mi negocio. Si está buscando un préstamo de cualquier tipo, comuníquese con el Sr. Pedro en pedroloanss@gmail.com. El Sr. Pedro es un oficial de préstamos honesto que trabaja con una gran cantidad de inversores dispuestos a financiar cualquier proyecto. Afortunadamente, con el tiempo, nuestra relación creció más allá del trabajo y todavía estoy feliz de llamarlo un amigo de confianza.
ResponderExcluir