terça-feira, 5 de abril de 2016

PROJETO: RESPEITO AO MEIO AMBIENTE


1 APRESENTAÇÃO

A Escola Estadual Professor Bevenuto Filho, inserida no município de São Gonçalo do Amarante – RN, atende o Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, e tem como missão orientar os saberes, desenvolvendo as potencialidades de seus educandos, preservando os princípios e os direitos humanos, de modo a prepará-los para o pleno exercício da cidadania. A escola já vem trabalhando com seus alunos  projetos, sempre estimulando o desenvolvimento intelectual, social e conscientizando-os do seu papel de cidadãos na sociedade.
Nesta perspectiva, durante  o segundo bimestre de 2016 a escola desenvolverá o Projeto: Respeito ao Meio Ambiente, através do qual a escola visa a conscientização de que devemos cuidar da natureza para termos uma vida melhor levando os alunos a perceber que, se não cuidarmos do lixo, nem economizarmos água e energia, por exemplo, seremos nós mesmos os prejudicados.

3 JUSTIFICATIVA

Dentro da proposta dos sete saberes, neste projeto a Escola fez sua escolha pelo  Saber IV – Ensinar a identidade terrena, Educação ambiental, consciência ecológica, educação para sustentabilidade: experiências. Esse tema foi escolhido porque queremos estimular a conscientização do aluno sobre problemas atuais em relação ao meio ambiente, decorrente de uma série de fenômenos que repercutem em todo o planeta, fazendo com que ele passe a ser o sujeito responsável por uma mudança efetiva da situação atual, pois entendendo o planeta como um ser vivo e sendo o ser humano parte desse complexo sistema, fere a própria saúde ao lesar o planeta ou qualquer parte dele.
A concepção de um modelo educacional para a sustentabilidade envolve duas grandes dimensões, que se reforçam mutuamente: uma nova postura centrada na ressignificação da natureza, onde sobressai a ética do cuidar; e um conhecimento ampliado da complexidade dos processos da vida e da interferência da ação humana no equilíbrio desses processos, abordado sob um olhar interdisciplinar, oferecendo ao aluno a oportunidade de uma leitura adequada de realidades complexas.
Portanto o Projeto é justificado pela importância de formar os alunos dentro de um novo paradigma de consciência ética ambiental, levando assim a reeducação da comunidade, posto que  os alunos estão presentes e são influentes no berço familiar, onde se consolidam as mudanças, onde se integram a frente produtiva da sociedade, onde as maiores transformações estão para ser feitas.
Acreditamos que a partir do momento que formarmos indivíduos com capacidade para transformar a realidade atual, conscientes da sua responsabilidade em transformar o mundo num lugar melhor para se viver, teremos a chance de reverter, ou pelo menos minimizar os danos causados ao planeta.

3 OBJETIVO GERAL

Trabalhar a conscientização dos alunos em relação à preservação do meio ambiente e provocar uma leitura da realidade socioambiental, mudando a sua postura diante dos fatos.

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Conscientizar os alunos da importância da valorização e preservação dos recursos naturais da comunidade;
- Conhecer os biomas e os tipos de solo da comunidade e reconhecer que eles precisam ser preservados;
- Fazer uma vídeo-reportagem com os alunos salientando a importância da preservação ambiental, apresentar para toda a escola e por fim disponibilizar para o acervo da escola;
- Identificar os fenômenos climáticos que resultam no aquecimento global através de leitura e discussão, verificação de quantidade de gases tóxicos emitidos na atmosfera terrestre e expressão artística (desenhos, cartazes);
- Identificar e implementar ações de cuidado com o meio ambiente na sua vida pessoal, em casa, na escola e na sua comunidade.


5 CRONOGRAMA

Segundo bimestre de 2016

6 CONTEÚDOS

Artes Visuais:
Conceituais
Procedimentais
Atitudinais
Ampliação de conhecimentos das diferentes formas de expressão artística e de diversas obras ligadas a preservação do meio ambiente.
Produção de desenhos, pinturas, maquetes sobre o meio ambiente.
Exploração e utilização de alguns procedimentos artísticos necessários para desenhar, pintar, colar, modelar e construir, identificando seu uso nas produções;
Utilização da reciclagem através de trabalhos artísticos para favorecer a preservação do meio ambiente;
Realização de um vídeo-reportagem salientando a importância da preservação ambiental.
Apreciação das suas produções e dos outros por meio da observação e da leitura de elementos da linguagem artística.
Utilização de atitudes de cuidado com o meio ambiente na sua vida pessoal, em casa, na escola e na sua comunidade.

Arte Musical
Conceituais
Procedimentais
Atitudinais
Reconhecimento e utilização da música para ampliação do conhecimento sobre a preservação do meio ambiente.
Participação de jogos,  brincadeiras e atividades que envolvam os ritmos musicais e a improvisação musical;
Exploração de sons;
Interpretação de músicas e criação de canções diversas (parodias...) sobre a temática.
Valorização dos diferentes ritmos musicais;
Reflexão sobre a música como produto cultural do ser humano;
Utilização de atitudes de cuidado com o meio ambiente na sua vida pessoal, em casa, na escola e na sua comunidade.

Educação Física/ Coreografia/Dança:        
Conceituais
Procedimentais
Atitudinais
Ampliação de possibilidades expressivas do próprio movimento como gestos e ritmos, utilizando expressões encontrada na dança.
Vivência de situações cotidianas que explore gestos e ritmos corporais nas brincadeiras, danças e situações de interação,
Participação em ensaios de coreografia de dança.
Valorização das conquistas corporais, pessoais e no coletivo.
Utilização de atitudes de cuidado com o meio ambiente na sua vida pessoal, em casa, na escola e na sua comunidade.

Língua Portuguesa:
Conceituais
Procedimentais
Atitudinais
Reconhecimento e utilização da Linguagem oral e escrita nos diversos contextos, estudo e interpretação de obras literárias sobre o meio ambiente.
Participação de jogos, brincadeiras e atividades que envolvam produção e leitura de textos.
Exploração da linguagem oral e escrita.
Interpretação e Produção de textos  de diversos gêneros.
Valorização dos diferentes tipos de texto.
Reflexão sobre a escrita como produto cultural do ser humano.
Utilização de atitudes de cuidado com o meio ambiente na sua vida pessoal, em casa, na escola e na sua comunidade.

 História:
Conceituais
Procedimentais
Atitudinais
Reconhecimento dos acontecimentos históricos que contribuíram para o aumento da poluição do meio ambiente.
Participação em atividades como:Ppesquisa história; Interpretação dos dados da pesquisa histórica;
Construção de linha do tempo.
Reflexão crítica sobre acontecimentos históricos que contribuíram para o aumento da poluição do meio ambiente;
Utilização de atitudes de cuidado com o meio ambiente.

Geografia:
Conceituais
Procedimentais
Atitudinais
Reconhecimento da espacialidade geográfica do município,  seus tipos de solos, erosão, fundamentando-se numa visão histórica, social, política, cultural e econômica.

Participação em jogos, brincadeiras e atividades que envolvam a Geografia;
Participação em Pesquisa Geográfica;
Leitura e Interpretação dos dados de gráficos e mapas,
Produção de gráficos mapas.
Reflexão crítica sobre a espacialidade geográfica do município, valorizando as ações de preservação do meio ambiente.

Religião:
Conceituais
Procedimentais
Atitudinais
Reconhecimento da necessidade da preservação ambiental, com base nos valores e questões éticas.
Participação em jogos, brincadeiras e atividades que envolvam a ética da preservação ambiental; Participação em Pesquisa;
Leitura e Interpretação de textos tratem da ética ambiental.
Reflexão crítica sobre a ética ambiental, valorização do  meio ambiente e  zelo por sua conservação.

Matemática:
Conceituais
Procedimentais
Atitudinais
Reconhecimento das diferentes formas de representações dos números;
Ampliação do tratamento da informação.


Participação em jogos, brincadeiras e atividades que envolvam os conceitos matemáticos;
Leitura e interpretação de listas, tabelas e gráficos de dados sobre emissões de gases na atmosfera e outros problemas ambientais;
Participação em coleta de dados e organização das informações em listas, tabelas e gráficos.
Valorização e utilização de estratégias para solução de problemas de formas satisfatória.
Revisão das estratégias quando os resultados não satisfazem.
Utilização dos conceitos matemáticos de forma coerente e lógica.

Ciências:
Conceituais
Procedimentais
Atitudinais
Reconhecimento da importância dos recursos naturais, do seu aproveitamento e conservação, e das transformações positiva e negativas para o meio ambiente.

Leitura e interpretação de listas e tabelas sobre dados científicos;
Participação em entrevistas, em observação direta e indireta, em experimentação, em aula de campo. Elaboração de desenhos, quadros, esquemas, listas, pequenos textos, tabelas.  Produção de maquetes e cartazes.
Reflexão crítica sobre a ação do homem ao meio ambiente; Desenvolvimento de atitudes e comportamentos favoráveis a conservação do meio ambiente.


7 ESTRATÉGIAS

AULA DE CAMPO
Será realizada uma aula de campo as margens do Rio Potengi para conhecer sua atual situação. Este patrimônio ambiental que está ameaçado pela retirada de areia e argila do seu leito, pela destruição das matas  ciliares e pela poluição. Durante a aula de campo os alunos farão  anotações, tirarão fotos e farão filmagem.

PRODUÇÃO DE MATERIAL AUDIO-VISUAL
Será produzido um material audiovisual, na forma de mini-documentário sobre a preservação ambiental, para ser passado para o restante da comunidade escolar. Para isso será necessário o uso de uma filmadora digital, computador para edição do vídeo e pesquisa bibliográfica para edição do texto.


PESQUISA
Será realizada pelos alunos pesquisas com suas famílias sobre: O desperdício de água durante o banho (análise da conta de água); A consciência do consumo de energia na aquisição de produtos  eletrodoméstico e no seu uso (análise da conta de energia); O destino dado  às pilhas e baterias; destino dado a água utilizada nas residências; destino dado ao lixo.

FÓRUNS DE DISCUSSÃO
Na sala de aula, serão formados grupos de discussão para refletir sobre a situação atual do  meio ambiente do nosso município, os estudante deverão  participar ativamente. Serão elaborados murais ecológicos, gincanas, seminários e concursos. Serão utilizados materiais recicláveis e reciclados para confecção de cartazes, vestimentas e brinquedos.

IMPLANTAÇÃO DE COLETA SELETIVA DE LIXO
Será   implantada a coleta seletiva de lixo na escola, utilizando baldes de margarina e caixas de papelão. Será feita uma parceria com catadores de lixo da comunidade para recolhimento do material da coleta. A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e  economia para as empresas, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente, uma vez que diminui a poluição dos solos e rios.

OFICINA DE RECICLAGEM ARTESANAL DE PAPEL E CONFECÇÃO DE CARTILHAS ECOLÓGICAS
Será oferecida uma oficina de reciclagem artesanal de papel e confecção de cartilhas ecológicas para toda a comunidade escolar. Essas cartilhas estimularão os alunos a implantar o programa dos quatro Rs: 1. Reduzir, 2. Reutilizar. 3. Reciclar e 4. Repensar. Usando as quatro ações, eles poderão dar uma grande ajuda para reduzir o acúmulo de lixo e preservar os recursos naturais de hoje e os de amanhã. Será necessário: um liquidificador, papeis sem utilidade, água e uma peneira para a oficina, e para as cartilhas será necessária a máquina de xérox e papel reciclado.
Modo de Reciclar o papel: o papel a ser reciclado deve ficar mergulhado em água por cerca de 24 horas. Depois, a massa resultante tem que ser batida no liquidificador. O líquido é despejado em uma bacia. Para dar formato ao papel, é preciso mergulhar uma tela de arame (parecida com aquelas antimosquito) dentro da bacia. Espalhe a massa nesse molde com a ajuda de uma colher. Vire a tela em um pedaço de pano para que o papel molhado seque. Depois que as folhas secarem a sombra, o papel está pronto.

OFICINA DE RECICLAGEM ARTESANAL PARA CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS
Será oferecida uma oficina de reciclagem artesanal utilizando material diversos para confecção de brinquedos pelos próprios alunos.
Modo de fazer Brinquedos reciclável nos site:


8 RECURSOS NECESSÁRIOS                                                                                                
1 Maquina fotográfica
1 Filmadora
1 Liquidificador
5 Baldes de lixo de coleta seletiva
1 liquidificador
1 equipamento de som (caixa e microfone)
16 folhas de papel madeira
16 marcadores permanente de cores variadas
16 cartolinas brancas
05 rolos de fita adesiva
800 impressão
800 copias
AVALIAÇÃO

Avaliação será processual: Será observado se o projeto está atingindo plenamente os objetivos propostos. Através da auto avaliação de sua prática pedagógica e do desempenho dos educandos, observando as produções dos alunos e seu envolvimento nos temas propostos.
O processo de avaliação será contínuo, através de observações e registros do professor que poderá documentar os progressos do desenvolvimento dos alunos, das habilidades conquistadas interpretação, expressão, criticidade, comunicação, criatividade, autonomia, respeito as regras sociais, etc. Estes, são o norte para que estes sujeitos possam agir como (trans)formadores. Será avaliado a participação e o interesse dos alunos, e o conhecimento na apresentação dos seminários e fóruns.

10 REFERÊNCIAS

BRASIL. Resolução n. 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, n. 116, seção 1, p. 70, 18 jun. 2012.

BRASIL. Decreto-lei n. 9795, de 27 de abril de 1999. Dispões sobre a Educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : meio ambiente, saúde / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : 128p.

JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p.189-205, mar. 2003.p.189-205.

MORALES (et. Al). Educação ambiental e multiculturalismo: reflexões para a formação de educadores. Práxis Educativa. Ponta Grossa, v.5, n.1, p. 31-38, jan.-jun. 2010. Disponível em http://www.periodicos.uepg.br

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez: Brasília, UNESCO, 2011.

segunda-feira, 4 de abril de 2016

PROJETO INOVAÇÃO PEDAGÓGICA - PIP


1. Identificação do Proponente (Dados da Escola)
1.1. Nome da Escola:
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR BEVENUTO FILHO
1.2. Data da Fundação:
02/02/1960
1.3. CNPJ/MF:
01.898.678/0001-04
1.4. Endereço Completo:
RUA WILLIAM CÂMARA DE BRITO
1.5. Distrito/Comunidade/Bairro:
SANTO ANTÔNIO DO POTENGI
1.6. CEP:
59290-000
1.7. Município:
SÃO GONÇALO DO AMARANTE
1.8. Localidade:( ) Rural ( X ) Urbano ( ) Periurbano
1.9. Telefone:
(84) 3278-6630

2. Formulário de Dados Gerais Sobre o PIP
2.1. Público alvo do projeto:
1
2.2. Período de Execução do Projeto:
Data de início : FEV 2016
Data do fim: DEZ 2016
2.3. Porte da Escola:
4
2.4. Previsão de número de alunos: 90
2.5. Nome do Coordenador(a) do Projeto:
VERÔNICA MARIA OLIVEIRA DE SOUZA
2.6.1. Previsão de número de turmas:
4
2.6.2. Código Inep das Turmas:
4ºA, 4ºB, 5ºA, 5ºB
2.7. Título (Nome dado ao projeto):
LEITURA E LETRAMENTO: CAMINHO INOVADOR DE DESCOBERTA
2.8. CPF do Coordenador(a) do Projeto:
655.776.204-49
2.9.Problema:
( ) Baixo Desempenho
 Evasão/Abandono 
( ) ( X ) Reprovação
( ) Indisciplina
( X ) Desmotivação/Desinteresse ( ) Infrequência/Falta as Aulas
( ) Outros
2.10. Causa do Problema:
No ano letivo de 2014, a taxa de reprovação das turmas do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental desta Instituição de Ensino, apresentou um índice de 25,3%, o que resultou em um alto índice de distorção Idade-série no ano letivo de 2015, chegando a 32,1% nas referidas turmas. A análise dos dados citados, apontou que as causas do problema que provocou esses altos índices foram: as dificuldades em leitura e escrita apresentadas pelos alunos das respectivas turmas; o trabalhado dos conteúdos de forma fragmentada; as metodologias inadequadas e a falta de inovação pedagógica.
2.11. Solução do Problema:
Sabemos que o problema da falta de compreensão da leitura e da escrita leva a uma consequentemente incompreensão dos enunciados e conceitos em todas as disciplinas do currículo escolar. A aquisição do conhecimento sem o domínio da leitura e da escrita é uma tarefa praticamente impossível, tendo em vista que por meio dessas atividades o aluno tem acesso a todas as áreas do conhecimento, interagindo com variadas fontes de informações. Na Escola Estadual Professor Bevenuto Filho este problema vem elevando os índices de reprovação e distorção idade/série dos alunos do 4º e 5º ano da escola, chegando no ano letivo de 2014, a taxa de reprovação a 25,3%, o que resultou em um alto índice de distorção Idade/série no ano letivo de 2015 que atingiu 32,1% nas referidas turmas. Fazendo uma análise dos dados citados, constatamos que os fatores que contribuíram para justificar esses altos índices foram: as dificuldades em leitura e escrita apresentadas pelos alunos das respectivas turmas; o trabalhado dos conteúdos de forma fragmentada; as metodologias inadequadas e a falta de inovação pedagógica. Visando superar estas dificuldades foi elaborado este projeto com o objetivo de atender as necessidades de aprendizagem dos estudantes durante o ano letivo de 2016. O nosso grande desafio é formar leitores críticos e reflexivos para a escola e para a vida, através de um currículo integrado e de uma metodologia inovadora fazendo uso das novas tecnologias, e assim diminuir o índice de reprovação e de distorção idade/série das turmas em questão. O Projeto prevê o uso de metodologias inovadoras como: utilização de tablets para leitura de livros infantis digitais, produção de texto para serem postados no blog da escola, e elaboração de histórias por meio de softwares educativos; além da produção de uma rádio escolar, na qual os alunos produzirão a pauta da programação e executarão a apresentação; e produção de vídeos sobre as temáticas em estudo; entre outras. Para execução do mesmo contamos com o apoio financeiro do Projeto de Inovação Pedagógica (PIP), que trata-se de uma linha de financiamento que oferecerá apoio financeiro à construção de Projetos Inovadores, concebidos a partir da reflexão sobre uma problemática identificada na realidade escolar que possa estar vinculada ao currículo e aos campos de desenvolvimento. O PIP oportunizará os educadores e equipe pedagógica da escola desenvolver um projeto pedagógico baseado numa perspectiva inovadora, a partir da nossa real necessidade, com o intuito de ajudar a minimizar os problemas de aprendizagens enfrentados pela escola, além de possibilitar a melhoria e fortalecimento da participação docente e discente e a redução da reprovação escolar e a distorção idade/série nas turmas contempladas pelo PIP.




2.12. Justificativa: (Destacar o caráter de inovação do Projeto e situa-lo frente a problemática. Deve explicar também a importância do PIP para a escola no contexto das aprendizagns e do desenvolvimento integral dos estudantes, e quais dificuldades se propõem trabalhar.)
Sabemos que o problema da falta de compreensão da leitura e da escrita leva a uma consequentemente incompreensão dos enunciados e conceitos em todas as disciplinas do currículo escolar. A aquisição do conhecimento sem o domínio da leitura e da escrita é uma tarefa praticamente impossível, tendo em vista que por meio dessas atividades o aluno tem acesso a todas as áreas do conhecimento, interagindo com variadas fontes de informações. Na Escola Estadual Professor Bevenuto Filho este problema vem elevando os índices de reprovação e distorção idade/série dos alunos do 4º e 5º ano da escola, chegando no ano letivo de 2014, a taxa de reprovação a 25,3%, o que resultou em um alto índice de distorção Idade/série no ano letivo de 2015 que atingiu 32,1% nas referidas turmas. Fazendo uma análise dos dados citados, constatamos que os fatores que contribuíram para justificar esses altos índices foram: as dificuldades em leitura e escrita apresentadas pelos alunos das respectivas turmas; o trabalhado dos conteúdos de forma fragmentada; as metodologias inadequadas e a falta de inovação pedagógica. Visando superar estas dificuldades foi elaborado este projeto com o objetivo de atender as necessidades de aprendizagem dos estudantes durante o ano letivo de 2016. O nosso grande desafio é formar leitores críticos e reflexivos para a escola e para a vida, através de um currículo integrado e de uma metodologia inovadora fazendo uso das novas tecnologias, e assim diminuir o índice de reprovação e de distorção idade/série das turmas em questão. O Projeto prevê o uso de metodologias inovadoras como: utilização de tablets para leitura de livros infantis digitais, produção de texto para serem postados no blog da escola, e elaboração de histórias por meio de softwares educativos; além da produção de uma rádio escolar, na qual os alunos produzirão a pauta da programação e executarão a apresentação; e produção de vídeos sobre as temáticas em estudo; entre outras. Para execução do mesmo contamos com o apoio financeiro do Projeto de Inovação Pedagógica (PIP), que trata-se de uma linha de financiamento que oferecerá apoio financeiro à construção de Projetos Inovadores, concebidos a partir da reflexão sobre uma problemática identificada na realidade escolar que possa estar vinculada ao currículo e aos campos de desenvolvimento. O PIP oportunizará os educadores e equipe pedagógica da escola desenvolver um projeto pedagógico baseado numa perspectiva inovadora, a partir da nossa real necessidade, com o intuito de ajudar a minimizar os problemas de aprendizagens enfrentados pela escola, além de possibilitar a melhoria e fortalecimento da participação docente e discente e a redução da reprovação escolar e a distorção idade/série nas turmas contempladas pelo PIP.
2.13. Objetivos: Definir um objetivo geral e os objetivos.
2.13.1. Objetivo geral
Criar condições para atender as necessidades de aprendizagem dos estudantes durante o ano letivo de 2016, formando leitores críticos e reflexivos para a escola e para a vida, através de um currículo integrado e de uma metodologia inovadora, fazendo uso das novas tecnologias, e assim diminuir o índice de reprovação e de distorção idade/série.
2.13.2. Objetivo específico
- Envolver os alunos em um trabalho pedagógico que faça uso das novas tecnologias da informação e comunicação enquanto ferramentas de construção do conhecimento; - Desenvolver estratégias que sensibilize o aluno para a importância da leitura e escrita no cotidiano; - Fomentar a prática da leitura fora da sala de aula, pelo uso de diferentes meios como jornais, revistas e títulos e autores; - Desenvolver habilidades de ler diferentes gêneros textuais; - Expressar de diferentes formas, os conhecimentos construídos com as práticas de leitura, como postagem de texto no blog, e confecção de maquetes.
2.14. Pressupostos: (Expressar os pressupostos teóricos que norteiam o projeto)
A necessidade de uma urgente inovação pedagógica emerge da exigência social de um sistema educacional renovado, devido às mudanças que vêm ocorrendo nos últimos tempos. Para Cunha (2008), a inovação pedagógica requer uma ruptura necessária que permita reconfigurar o conhecimento para além das regularidades propostas pela modernidade. Ainda neste sentido, não apenas considera a inclusão de novidades e tecnologias, mas também uma mudança na forma de entender o conhecimento. Para que se aconteça a inovação pedagógica se faz necessário que o professor se abra a inovação, segundo Cândido (2013) o professor inovador é o mediador do processo da aprendizagem significativa, deve ser aquela que promove no aluno o desejo de aprender, via estudo e pesquisa em meio real, trabalhando a inter/transdisciplinaridade, de forma reflexiva, colaborativa e dialógica, integrando diversidades em uma perspectiva cognitiva e que favoreça a aquisição e retenção de novos conhecimentos. A proposta da reconstrução da alfabetização unida com o letramento e a inovação parte de uma concepção socialmente real e culturalmente pedagógica em que Magda Soares, utilizando-se de teorias inovadoras, consegue superar no sentido de propor uma prática que ultrapasse a ideia limitada da alfabetização enquanto aprendizagem da leitura e escrita, lançando o desafio de alfabetizar letrando para que, além do domínio da técnica da leitura e escrita, o aluno consiga fazer uso social através de práticas concretas. Conforme Soares (2003, p.21) "não basta apenas saber ler e escrever, é preciso também saber fazer uso do ler e do escrever, saber responder às exigências de leitura e de escrita que a sociedade faz continuamente...!" É ideal que o indivíduo saiba ler e escrever no contexto das práticas sociais ler num sentido mais amplo, não somente decodificar, mas compreender e interpretar o mundo a sua volta. Para Cagliari (2004, p.149) "tudo o que se ensina na escola está diretamente ligado à leitura e depende dela para se manter e se desenvolver". Desta forma o uso da leitura esta presente em todas as disciplinas, a leitura faz a ligação entre todas as disciplinas, o que chamamos de interdisciplinaridade, que segundo Gadotti (1998), é o processo de ligação entre as disciplinas, refere-se à estreita relação que as disciplinas mantêm entre si; já a transdisciplinaridade é uma abordagem científica que visa a unidade do conhecimento, refere-se à superação das fronteiras existentes entre as disciplinas, indo, portanto, além da interação e da reciprocidade existentes entre as ciências. Desta forma só é possível conceber um projeto inovador na escola que tenha uma visão curricular integrada; que enfatize a abordagem interdisciplinar do conhecimento e priorize discussões de temas transversais; que seja comprometida em criar nos seus alunos o gosto pela leitura, pelo fazer, pelo questionar; que promova a participação do aluno como sujeitos protagonistas da sua vida (extra) escolar; além de dar espaço para que os alunos desenvolvam suas habilidades e competências individuais; visando que estes indivíduos atuem no mundo social de maneira crítica, colocando em prática os pressupostos teóricos previstos pela Lei Diretrizes e Base da Educação-LDB (Lei Nº 9.394/96 e os Parâmetros Curriculares Nacional para o Ensino Fundamental-PCN. Para trabalhar a leitura e o letramento de forma inovadora é imprescindível um conjunto de intervenções, decisões e processos, com certo grau de intencionalidade e sistematização, que trata de modificar atitudes, ideias, culturas, conteúdos, modelos e práticas pedagógicas. E, por sua vez, introduzir, em linha renovadora, novos projetos e programas, materiais curriculares, estratégias de ensino e aprendizagem, modelos didáticos e outras formas de organizar e gerir o currículo, a escola e a dinâmica da classe.(CARBONELL, 2002, p.
19) Não há como negar a importância da utilização de novas dinâmicas por parte de professores, como o uso de jornais e revistas como portadores de textos do ambiente discursivo midiático, para estimular atividades de leitura e/ou de produção de textos escolares, que aproximam gêneros textuais da esfera midiática tais como notícia, reportagem, artigos, crônicas, entrevistas, entre outros, do ambiente discursivo escolar, visto que ampliam a visão de mundo dos estudantes, acostumados na escola a associar o ato de ler apenas à leitura de textos do ambiente discursivo literário. Outra dinâmica interessante é a Radio Escolar com programas diversos e variados quadros, que podem esclarecer a comunidade escolar sobre questões de direito e de cidadania, sobre saúde e meio-ambiente, sobre profissões, curiosidades e transmitir comunicados da escola e da comunidade. É interessante também que os professores da escola vejam a rádio escolar como possibilidade de dar um tratamento diferenciado aos conteúdos de suas disciplinas, de preferência no âmbito tridimensional: conceitual, procedimental e atitudinal.( BALTAR, 2008) Podemos citar ainda, o uso de tablets para leitura e letramento, atividade que deixa o leitor diante de textos multimodais com palavras, imagens, cores, sons, movimentos e apelos sensoriais diversificados e muitas vezes inusitados que configuram os gêneros multimodais. O letramento digital é necessário para o exercício pleno da cidadania e, em sala de aula, como nova ferramenta para o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. .O que se pretende com esse projeto é evidenciar a importância de valer-se das novas tecnologias para além de incluir o aluno nesse novo mundo, que é digital, também possibilitar que ele vá se apropriando da linguagem escrita de maneira rica e prazerosa. Rica em diversidade, contidas nos recursos tecnológicos existentes; e prazerosa, pois é através do lúdico que se aprende mais e com significado.




2.15. Metas: Explicitar os produtos finais e resultados do desenvolvimento do PIP, em relação aos objetivos. Diminuir o índice de reprovação das turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de 25,3,% para 3%; Diminuir o índice de distorção idade/série das turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de 32,1,% para 3%; Concluir o ano letivo de 2016 com 100% dos alunos do 4º e 5º ano tendo adquirido com proficiência as habilidades da leitura , da escrita e do letramento social.
2.16. Explicitar a metodologia de ensino a ser utilizada:
Serão utilizadas metodologias e estratégias inovadoras que estimulem à prática da leitura. Para execução do projeto, foram definidos os temas que serão trabalhados em cada bimestre de vigência do PIP: para o 1º bimestre: Conhecendo o município de São Gonçalo do Amarante; para o 2º bimestre, elegemos Meio Ambiente; para o 3º bimestre, Respeito a diversidade cultural; para o 4º bimestre propomos Saúde e qualidade de vida, interagindo sempre os conteúdos com ambientes de redes digitais. Será utilizada as seguintes estratégias: Elaboração de histórias por meio de softwares educativos; Audição e a produção de um programa de rádio escolar, Postagens de textos feitos pelos alunos no blog da escola; Leitura e pesquisas nos tablets; Realização do correio da amizade, Reprodução e produção de vídeos; Realização de oficinas literárias; Realização de trabalhos de pesquisa; Produção de documentário através de imagens (audiovisuais); Apresentação de seminários; Ciclos de palestras e debates; Produção de cordéis; Produção e apresentação de paródias e dramatizações; Reprodução e produção de obras de artes; Produção de maquetes; Apresentação de Saraus abertos à comunidade escolar; Pintura em tela de patrimônios do município de São Gonçalo do Amarante; Exposição Arte das telas pintadas pelos alunos; aula-passeio ao Santuário Ecológico de Pipa, para 12 alunos destaque de cada turma.




2.17. Referências: (Relacionar as referência consultadas que resplandam e projeto)
BALTAR, Marcos. Letramento radiofônico na escola. Linguagem em (Dis)curso LemD, v. 8, n. 3, p. 563-580, set./dez. 2008. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ld/v8n3/08.pdf. Acesso dia 20 nov. 2015. CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. 10.ed. São Paulo: SP: editora Scipione, 2004. CÂNDIDO, F. Francineide. Aprendizagem significativa em uma sala de apoio aos alunos do Ensino Fundamental: um olhar sobre as práticas pedagógicas. UMa. Funchal, Portugal. 2013.
CARBONELL, J. A Aventura de Inovar: A mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002. CUNHA, M. I. da. Inovações pedagógicas: o desafio da reconfiguração de saberes na docência universitária. Cadernos Pedagogia Universitária, USP, 2008. GADOTTI, Moacir Projeto Político-Pedagógico da Escola Cidadã. In: BRASIL, MEC. Salto para o Futuro: Construindo a escola cidadã. SEED. Brasília, 1998. SOARES, Magda. Letramento e Escolarização. In: RIBEIRO V, M. (Org). Letramento no Brasil. São Paulo: Global, p.89-113, 2003.
3. Formulário de Cadastro dos Investimentos a serem financiados
Lista dos itens a serem financiados
Item:
Unidade de medida:
Quantidade:
Valor Unitário:
Total:
ENVELOPE PARA CARTA 114X162 75g C/RPC 2017 CX C/1000
CAIXA
2,00
50,00
100,00
AQUISIÇÃO DE SERVIÇO DE TRANSPORTE DE PASSAGEIRO FRETE DE ÔNIBUS PARA AULA-PASSEIO AO PARQUE ECOLÓGICO DE PIPA
UNIDADE
1,00
1.500,00
1.500,00
LIVROS PARADIDÁTICOS
UNIDADE
100,00
40,00
4.000,00
RÉGUA EXTENSORA BIVOLT COM 6 TOMADAS TRIPOLARES (2P+T), INTERRUPTOR LIGA/DESLIGA E FUSÍVEL PROTETOR
UNIDADE
5,00
100,00
500,00
CAIXA AMPLIFICADA MULTFUNCIONAL
UNIDADE
1,00
2.000,00
2.000,00
RESMA DE PAPEL OFÍCIO A4
RESMA
20,00
25,00
500,00
NOTEBOOKS
UNIDADE
4,00
1.650,00
6.600,00
TONER PARA IMPRESSORA
UNIDADE
8,00
100,00
800,00
REPETIDOR/ ROTEADOR WI-FI N 150 MPBS NPLUG
UNIDADE
1,00
150,00
150,00
ROTEADOR 40 S/ FIO N 150 MBPS WRN 240
UNIDADE
1,00
150,00
150,00
TELAS PARA PINTURA
UNIDADE
100,00
40,00
4.000,00
PINCEIS PARA PINTURA DE TELAS
UNIDADE
90,00
10,00
900,00
TINTA OLEO PARA PINTURA DE TELAS
UNIDADE
90,00
10,00
900,00
MICRO SYSTEM
UNIDADE
1,00
400,00
400,00
MICROFONES
UNIDADE
2,00
300,00
600,00
MULTFUNCIONAL LASER COLOR
UNIDADE
1,00
2.000,00
2.000,00
TELA DE PROJEÇÃO - TRIPÉ COM AJUSTE DE ALTURA
UNIDADE
1,00
600,00
600,00
TABLETS
UNIDADE
30,00
400,00
12.000,00
DATASHOW
UNIDADE
1,00
1.800,00
1.800,00
FILMADORA FULL HD COM PROJETOR INTEGRADO
UNIDADE
1,00
2.500,00
2.500,00
Total
42.000,00




Justificativa:

5. Cronograma de execução e perfil geral
Lista de atividades
Atividade
Meses
Execução da Temática Conhecendo o município de São Gonçalo do Amarante; Elaboração de Vídeos documentário sobre São Gonçalo do Amarante pelos alunos
Fevereiro, Março, Abril
Execução da temática Meio Ambiente; Produção de um programa de rádio escolar realizado pelos alunos.
Abril, Maio, Junho
Execução do Projeto Respeito a diversidade cultural; Realização da Mostra cultural
Julho, Agosto, Setembro
Execução da Temática Saúde e qualidade de vida; Postagens no blog da escola de textos produzidos pelos alunos sobre a temática.
Outubro, Novembro, Dezembro
5.1. Perfil escolar:
5.2. Instalações e equipamentos em condições de uso:
Perfil
Quantidade
Equipamentos
Possui
Quantidad e
Número total de Alunos:
184
Laboratório de Informática:
Não

Número de Professores:
8
Biblioteca/sala de leitura:
Não

Número de Funcionários:
12
Sala de Recursos Multifuncionais:
Não

Número de Turmas:
8
Projetor de imagem:
Sim
1
Turnos:
( X ) Manha ( X ) Tarde ( ) Noite
Câmara digital:
Não

Horário de funcionamento:
07:00 a 17:30
Máquina de fotocópia:
Sim
1
5.4. Programas existentes:
Computadores a disposição de alunos:
Não

MAIS EDUCAÇÃO
Computadores a disposição de professores:
Sim
1
Internet:
Sim