História E. Fundamental II


PLANEJAMENTO DO 6º AO 9º  ANO
Objetivos de História – 6ª a 9ª Ano
Espera-se que, os alunos gradativamente possam ampliar a compreensão de sua realidade, especialmente confrontando-a e relacionando-a com outras realidades históricas e, assim, possam fazer suas escolhas e estabelecer critérios para orientar suas ações. Nesse sentido, os alunos deverão ser capazes de:
• Identificar relações sociais no seu grupo de convívio, na localidade, na região e no país, e outras manifestações estabelecidas em outros tempos e espaço.
• Situar acontecimentos históricos e localizá-los em uma multiplicidade de tempos.
• Reconhecer que o conhecimento histórico é parte de um conhecimento interdisciplinar.
• Compreender que as histórias individuais são partes integrantes de histórias coletivas.
• Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhança e diferenças entre eles, continuidades e descontinuidades, conflitos e contradições sociais.
• Questionar sua realidade, identificando problemas e possíveis soluções, conhecendo formas políticos-institucionais e organizações da sociedade civil que possibilitem modos de atuação.
• Dominar procedimentos de pesquisa escolar e de produção de texto, aprendendo a observar e colher informações de diferentes paisagens e registros escritos, iconográficos, sonoros e materiais.
• Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade social, considerando critérios éticos.
• Valorizar o direito de cidadania dos indivíduos, dos grupos e dos povos como condição de efetivo fortalecimento da democracia, mantendo-se o respeito às diferenças e a luta contra as desigualdades.

Metodologia
desenvolver atividades com diferentes fontes de informação (jornais, revistas, livros, filmes, fotografias);
trabalhar com documentos variados como: sítios arqueológicos, plantas urbanas, mapas, vestimentas, objetos cerimoniais e rituais;
estimular procedimentos de pesquisa, organização das informações coletadas, procedimentos para visitas e estudos do meio;
promover estudos sobre modos de vida e de costumes que convivem na mesma localidade; debater questões do cotidiano e suas relações com contextos mais amplos;
identificar diferentes posições defendidas por grupos e instituições para solução de problemas sociais e econômicos;
distinguir os padrões de medidas de tempo e construir periodizações para os temas;
solicitar resumos orais ou em forma de textos, imagens, gráficos, linhas do tempo; propor a criação de murais, exposições e estimular a criatividade expressiva.

Avaliação
A avaliação deve levar em conta:
• o conhecimento prévio, os domínios dos alunos e relacioná-los com as mudanças que ocorrem no processo de ensino e aprendizagem.
progresso de cada um, averiguando conquistas por meio de comparações com o antes, o durante e o depois.
           A avaliação deverá evitar testes e exercícios que não exijam nenhum raciocínio, pois, a memorização e reprodução não servem como parâmetros avaliativos nem para o professor; nem para os alunos.

Conteúdo Programático de História – 6ª ano
• Reflexão sobre História: para que serve estudar História.
• O Tempo e a História: contagem do tempo.                                                                                       
• Expansão Européia e Conquista do Brasil: formação de Portugal – a vocação marítima.
• Os índios do Brasil
• Impacto da conquista.
• A implantação do Sistema Colonial: colonização do Brasil.
• Organização do Poder Político: Capitanias Hereditárias.
• Economia Colonial: estrutura econômica.
• Brasil Holandês: Domínio espanhol e conquista holandesa.
• Expansão Territorial: conquista do território.
• A Época do ouro no Brasil: descoberta do ouro.
• Sociedade Colonial: formação do povo.
• A crise do Sistema Colonial: rebeliões.
• A Emancipação Política: fim do Sistema Colonial.


Conteúdo Programático de História – 7ª ano
• Da Independência à Constituição – Independência brasileira.
• Da Confederação do Equador à Abdicação de D. Pedro I.
• A regência e a organização – Situação política.
• As revoltas provinciais – Conflitos que acabam com o Império.
• O jogo político do 2º reinado – Situação política do Império.
• Política externa do 2º reinado – Brasil rompe relações com a Inglaterra.
• As transformações socioeconômicas – O país se transforma.
• Abolição da escravatura e queda da monarquia.
• Instalação e consolidação da República.
• A República Velha – Principais fases do período.
• Revoltas na República Velha – Revolta contra a pressão.
• Período Getulista – Crise de 1929 e revolução de 1930.
• Período Democrático – Brasil entra na era da democracia.
• A Ditadura Militar – Instalação do regime militar.
• Brasil Contemporâneo – Após 20 anos, os civis voltam ao poder.


Conteúdo Programático de História – 8ª ano
• Homem, cultura e tempo.
• Pré-história.
• Nascimento da civilização.
• Civilização Mesopotâmica.
• Civilização Egípcia.
• Civilização Hebraica.
• Civilização Fenícia.
• Civilização Persa.
• Civilização Grega: origens.
• Civilização Grega: evolução política e econômica.
• Civilização Grega: cultura e mentalidade.
• Civilização Romana: origens e evolução política e econômica.
• Civilização Romana: cultura e mentalidade.
• Civilização Bizantina.
• Civilização Islâmica.
• Formação dos Reinos Bárbaros.
• Império Carolíngio.
• Sistema Feudal.
• Igreja Medieval.
• Fim da Idade Média.
• A Cultura na Idade Média.
Conteúdo Programático de História – 9ª ano
• Estado Moderno – Absolutismo Monárquico.
• Expansão Marítimo-comercial – Navegações portuguesas e espanholas.
• Mercantilismo e sistema colonial.
• Renascimento artístico e científico – humanismo.
• Reforma protestante – contra-reforma.
• Revolução inglesa: as lutas que destruíram o absolutismo inglês.
• Iluminismo e despotismo esclarecido.
• Revolução industrial - movimentos operários.
• Independência das 13 colônias.
• Revolução Francesa.
• Era Napoleônica.
• Independência das colônias latino-americanas.
• Unificação italiana e alemã.
• Imperialismo - crescimento capitalista.
• Primeira Guerra Mundial.
• Revolução Russa.

3 comentários:

  1. PROFESSORA EU PRECISA DO CONTEUDO DO 8 ANO TEM COMO MADAR PRA MEU EMAIL SUZUZINHA@YAHOO.COM.BR. GRATA

    ResponderExcluir
  2. Professora, eu preciso do conteúdo do 8 ano,por favor se possível me enviar, paulajosefa3105@gmail.com

    ResponderExcluir