PLANEJAMENTO DO 6º AO 9º ANO
Objetivos
de
História – 6ª a 9ª Ano
Espera-se que, os alunos gradativamente possam ampliar a
compreensão de sua realidade, especialmente confrontando-a e relacionando-a com
outras realidades históricas e, assim, possam fazer suas escolhas e estabelecer
critérios para orientar suas ações. Nesse sentido, os alunos deverão ser
capazes de:
• Identificar relações sociais no seu grupo de convívio, na
localidade, na região e no país, e outras manifestações estabelecidas em outros
tempos e espaço.
• Situar acontecimentos históricos e localizá-los em uma
multiplicidade de tempos.
• Reconhecer que o conhecimento histórico é parte de um
conhecimento interdisciplinar.
• Compreender que as histórias individuais são partes integrantes
de histórias coletivas.
• Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos, em
diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas,
políticas e sociais, reconhecendo semelhança e diferenças entre eles,
continuidades e descontinuidades, conflitos e contradições sociais.
• Questionar sua realidade, identificando problemas e possíveis soluções,
conhecendo formas políticos-institucionais e organizações da sociedade civil
que possibilitem modos de atuação.
• Dominar procedimentos de pesquisa escolar e de produção de texto,
aprendendo a observar e colher informações de diferentes paisagens e registros
escritos, iconográficos, sonoros e materiais.
• Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade
social, considerando critérios éticos.
• Valorizar o direito de cidadania dos indivíduos, dos grupos e
dos povos como condição de efetivo fortalecimento da democracia, mantendo-se o respeito
às diferenças e a luta contra as desigualdades.
Metodologia
• desenvolver atividades com diferentes fontes de
informação (jornais, revistas, livros, filmes, fotografias);
• trabalhar com documentos variados como: sítios
arqueológicos, plantas urbanas, mapas, vestimentas, objetos cerimoniais e
rituais;
• estimular procedimentos de pesquisa, organização das
informações coletadas, procedimentos para visitas e estudos do meio;
• promover estudos sobre modos de vida e de costumes que
convivem na mesma localidade; debater questões do cotidiano e suas relações com
contextos mais amplos;
• identificar diferentes posições defendidas por grupos e
instituições para solução de problemas sociais e econômicos;
• distinguir os padrões de medidas de tempo e construir
periodizações para os temas;
• solicitar resumos orais ou em forma de textos, imagens,
gráficos, linhas do tempo; propor a criação de murais, exposições e estimular a
criatividade expressiva.
Avaliação
A avaliação deve
levar em conta:
• o conhecimento
prévio, os domínios dos alunos e relacioná-los com as mudanças que ocorrem no
processo de ensino e aprendizagem.
• progresso
de cada um, averiguando conquistas por meio de comparações com o antes, o durante e o depois.
A avaliação deverá evitar testes e
exercícios que não exijam nenhum raciocínio, pois, a memorização e reprodução
não servem como parâmetros avaliativos nem para o professor; nem para os
alunos.
Conteúdo Programático
de História – 6ª ano
• Reflexão sobre História: para que serve estudar História.
• O Tempo e a História: contagem do tempo.
• Expansão Européia e Conquista do Brasil: formação de Portugal –
a vocação marítima.
• Os índios do Brasil
• Impacto da conquista.
• A implantação do Sistema Colonial: colonização do Brasil.
• Organização do Poder Político: Capitanias Hereditárias.
• Economia Colonial: estrutura econômica.
• Brasil Holandês: Domínio espanhol e conquista holandesa.
• Expansão Territorial: conquista do território.
• A Época do ouro no Brasil: descoberta do ouro.
• Sociedade Colonial: formação do povo.
• A crise do Sistema Colonial: rebeliões.
• A Emancipação Política: fim do Sistema Colonial.
Conteúdo Programático
de História – 7ª ano
• Da
Independência à Constituição – Independência brasileira.
• Da Confederação do Equador à Abdicação de D. Pedro I.
• A regência e a organização – Situação política.
• As revoltas provinciais – Conflitos que acabam com o Império.
• O jogo político do 2º reinado – Situação política do Império.
• Política externa do 2º reinado – Brasil rompe relações com a
Inglaterra.
• As transformações socioeconômicas – O país se transforma.
• Abolição da escravatura e queda da monarquia.
• Instalação e consolidação da República.
• A República Velha – Principais fases do período.
• Revoltas na República Velha – Revolta contra a pressão.
• Período Getulista – Crise de 1929 e revolução de 1930.
• Período Democrático – Brasil entra na era da democracia.
• A Ditadura Militar – Instalação do regime militar.
• Brasil Contemporâneo – Após 20 anos, os civis voltam ao poder.
Conteúdo Programático
de História – 8ª ano
• Homem,
cultura e tempo.
• Pré-história.
• Nascimento da civilização.
• Civilização Mesopotâmica.
• Civilização Egípcia.
• Civilização Hebraica.
• Civilização Fenícia.
• Civilização Persa.
• Civilização Grega: origens.
• Civilização Grega: evolução política e econômica.
• Civilização Grega: cultura e mentalidade.
• Civilização Romana: origens e evolução política e econômica.
• Civilização Romana: cultura e mentalidade.
• Civilização Bizantina.
• Civilização Islâmica.
• Formação dos Reinos Bárbaros.
• Império Carolíngio.
• Sistema Feudal.
• Igreja Medieval.
• Fim da Idade Média.
• A Cultura na Idade Média.
Conteúdo Programático
de História – 9ª ano
• Estado
Moderno – Absolutismo Monárquico.
• Expansão Marítimo-comercial – Navegações portuguesas e
espanholas.
• Mercantilismo e sistema colonial.
• Renascimento artístico e científico – humanismo.
• Reforma protestante – contra-reforma.
• Revolução inglesa: as lutas que destruíram o absolutismo inglês.
• Iluminismo e despotismo esclarecido.
• Revolução industrial - movimentos operários.
• Independência das 13 colônias.
• Revolução Francesa.
• Era Napoleônica.
• Independência das colônias latino-americanas.
• Unificação italiana e alemã.
• Imperialismo - crescimento capitalista.
• Primeira Guerra Mundial.
• Revolução Russa.
PROFESSORA EU PRECISA DO CONTEUDO DO 8 ANO TEM COMO MADAR PRA MEU EMAIL SUZUZINHA@YAHOO.COM.BR. GRATA
ResponderExcluiramei esse blog super recomendo
ResponderExcluirProfessora, eu preciso do conteúdo do 8 ano,por favor se possível me enviar, paulajosefa3105@gmail.com
ResponderExcluir