quarta-feira, 6 de março de 2013

PROJETO LITERÁRIO LER É UMA AVENTURA

 PROJETO LITERÁRIO LER É UMA AVENTURA

APRESENTAÇÃO


A Escola Estadual Professor Bevenuto Filho presenta este projeto que tem como objetivo principal desenvolver a linguagem oral e escrita dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, utilizando a literatura infantil, para levar os educandos a ouvir, ler e se apropriar da estrutura das narrativas, das regras que organizam os diferentes tipos textuais, e assim, compreender narrativas, recontá-las e reescrevê-las.

Pretende-se com este trabalho desenvolver atividades que possibilitem momentos de interação entre os alunos, estimule a oralidade, desenvolva a capacidade de produção de textos, a criatividade, a percepção auditiva e desperte nos estudantes o gosto pela leitura e escrita, aproximando-as ao hábito de ler e escrever. Espera-se, ainda, que este projeto dê subsídios aos (às) professores (as) de 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, contribuindo no trabalho da leitura e escrita.

Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador, cheio ou não de mistérios e surpresas, mas sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina. É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que formamos o leitor e o escritor. Sandroni & Machado (1998, p.15) afirmam que “os livros aumentam muito o prazer de imaginar coisas. A partir de histórias simples, a criança começa a reconhecer e interpretar sua experiência da vida real”. 

A criança aprende brincando em um mundo de imaginação, sonhos e fantasias. Segundo Vigotsky (1992, p.128,129) : “a imaginação é um momento totalmente necessário, inseparável do pensamento realista... o afastamento do aspecto externo aparente da realidade dada imediatamente na percepção primária possibilita processos cada vez mais complexos, com a ajuda dos quais a cognição da realidade se complica e se enriquece”.

Para Coelho (2000 p. 27) "a literatura infantil é, antes de tudo, literatura; ou melhor, é arte: fenômeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida através da palavra".

Desta forma, é através de experiências felizes com literatura em sala de aula que o aluno tem a possibilidade de interagir com diversos textos trabalhados, possibilitando o entendimento do mundo em que vive e possibilitando a construção de seu próprio conhecimento.


JUSTIFICATIVA

A aprendizagem do sistema de escrita alfabética dá acesso à linguagem escrita e amplia as possibilidades de simbolizar a realidade. Assim como o diálogo com os adultos permite que aprendam a falar, a interação com livros infantis contribui para que os alunos aprendam a ler, vivenciem novas experiências e construam conhecimentos. A imagem divide com a palavra o espaço da página, emergindo um novo modo de ler e contar histórias, entrelaçando as duas linguagens. Dessa forma, o livro de literatura infantil dá autonomia à criança para imaginar o que acontece aos personagens, para encantar-se com os mundos criados pela literatura, imaginar seus enredos e se aproximar da trama por trás das letras.

A leitura tem um papel fundamental no desenvolvimento da capacidade de produzir textos escritos. Pois por meio dela os (as) educandos (as) entram em contato com toda a riqueza e a complexidade da linguagem escrita. É também a leitura que contribui para ampliar a visão de mundo, estimular o desejo de outras leituras, exercitar a fantasia e a imaginação, compreender o funcionamento comunicativo da escrita, desenvolver estratégias de leitura, favorecer a aprendizagem das convenções de escrita, além de ampliar o repertório textual contribuindo para a produção dos próprios textos.

FREIRE (1997, p. 25) afirma que quando aprendemos a ler, o fazemos sobre a escrita de alguém que antes aprendeu a ler e a escrever. Ao aprender a ler nos preparamos para imediatamente escrever a fala que socialmente construímos.

Nesta perspectiva, o ato de ler e o ato de escrever são elementos indissociáveis no processo ensino-aprendizagem e devem estar vinculados às necessidades e interesses do público aprendiz.

Portanto, deve-se estimular e propiciar ao alcance dos alunos os livros de literatura infantis, os contos, as poesias, os mitos, as lendas, as fábulas, permitindo-lhes penetrar em seu universo mágico dos sonhos.

Nesta perspectiva, a Escola Estadual Bevenuto Filho elaborou este Projeto Literário, como o caminho, não apenas de descoberta, mas também um dos mais completos meios de enriquecimento e desenvolvimento da personalidade.

O trabalho com projetos possibilita a interação da temática principal com as diversas áreas do conhecimento, favorecendo a aprendizagem de forma contextualizada. Por este motivo este ano desenvolveremos o projeto literário onde cada turma da Escola estudará livros de um determina escritor.

O Projeto Literário tem como objetivos auxiliar as crianças a formular novas representações e transformar suas concepções do mundo, propondo situações de aprendizagens que fomentem a curiosidade, a descoberta do novo, a formulação de explicações sobre diferentes situações e a busca de conhecimentos.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver a linguagem oral e escrita dos (as) educandos (as), utilizando a literatura

infanto-juvenil


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Desenvolver habilidades e o prazer pela leitura e escrita;

• Produzir textos criativos, observando a estrutura, coesão e coerência;

• Refletir sobre a escrita convencional das palavras;

• Ampliar o repertório textual;

• Estabelecer relações entre a linguagem oral e a linguagem escrita;


METODOLOGIA

No desenvolvimento desse projeto é fundamental que o (a) educador (a) atente-se para a necessidade de tornar as atividades ao mesmo tempo atrativas e enriquecedoras para aprendizagem dos (as) educandos (as). Sob esse prisma sugere-se, para o trabalho com as histórias, a utilização de recursos como: filmes, montagens de painéis, fantoches, dramatizações, entre outros.

O projeto terá a duração anual e contará com as seguintes atividades:

 Apresentação do projeto para os (as) educandos: Escolha do Escritor por cada turma; (as); Roda de conversa sobre o escritor, levantando informações sobre as suas obras; Produção de lista de obras do escritor; Escolha das obras preferidas; (Disponibilizar diversos livros para este momento)

 Trabalho com as obras preferidas: Leitura das obras escolhidas (a atividade pode ser realizada todos os dias na hora da história, a leitura pode ser feita em capítulos, versos...); Atividades sobre as leituras: Exibição do filme; Ilustração; Escrever as falas dos personagens nos balões da história em quadrinhos; Reescrita coletiva da história; Ilustração (montagem de painel com os desenhos feitos pelos (as) educandos (as); Reproduzir conto por meio de recursos diversos (áudio, vídeo); Reconto da história; Diálogo sobre o respeito às diferenças; Texto lacunado da história; Revisão textual (observando a estrutura do texto, ordem dos fatos e aspectos ortográficos); Ler a história em voz alta para os (as) educandos (as) (pode-se contar a história utilizando fantoches); Reconto da história (o (a) professor (a) pode iniciar e solicitar que cada um relate um trecho); Ler e ilustrar as partes da história; Produção de lista de personagens da história; Ilustração do conto em quadrinhos; Propor a dramatização da história com as devidas caracterizações; Reescrita em dupla; Peça teatral: escolher com os (as) educandos (as) um dos contos trabalhados para apresentarem em forma de teatro para a mostra cultural.

 O Correio Escolar que foi criado com a finalidade de aprimorar a escrita, leitura, compreensão e interpretação de textos, mensagens. Trata-se de uma troca de correspondências semanal entre alunos da mesma sala, de salas diferentes da escola e funcionários, para que, com isso, além de um possível avanço correlacionando a leitura e a escrita, os alunos possam criar entre si, um vinculo positivo de amizade, harmonia e a compreensão da importância da comunicação em nossa vida.

 O empréstimo de livros que consiste no aluno levar para casa, toda semana, livros de sua escolha para que leia com a família, demonstrando para os alunos que a leitura é algo natural, fácil e prazeroso, é algo que não exige esforço nem envolve dificuldades. Acreditamos que a possibilidade de convívio com os livros deve extrapolar as paredes da sala de aula e o desenvolvimento sistemático da sua escolarização.

 Atividades nos tablets, a escola proporcionou aos alunos uma aproximação com os recursos tecnológicos, através do uso de tablets, trabalhando por meio da interdisciplinaridade, integrando os conteúdos da realidade dos alunos, priorizado a princípio, a leitura e produção de textos (produção de cartas, de postagem no blog da escola...), jogos educativos de alfabetização e sistematização. Tendo como objetivo alfabetizar, incentivar o prazer pela leitura e estimular os alunos a produzirem textos diversos, permitindo o desenvolvimento da criatividade, das habilidades de leitura, escrita e utilização de tecnologia digital.

 Culminância do Projeto com a Mostra Cultural,cada professor deverá organizar, escolher e decidir a composição da Mostra de acordo com a identidade preponderante do fazer e da criatividade dos estudantes, podendo ser: Experimentos, Jogos, Coreografias, Produções Literárias, Curta Metragem, Dicionários Ilustrados, Peça Teatral, dentre outros, desde que contemplem as competências e habilidades do Projeto. Recursos e procedimentos diversificados. Materiais audiovisuais, mas cuidado com relação a quantidade de texto e letra em tamanho visível ao visitante.


CRONOGRAMA

PERÍODO ATIVIDADES

Fevereiro - Avaliação diagnóstica

Março - Análise do resultado da avaliação diagnóstica e Elaboração do Projeto

Abril - Execução do Projeto: Apresentação do projeto para os (as) educandos

Maio Execução do Projeto: Trabalho com as obras escolhidas

Junho -Execução do Projeto

Julho -Execução do Projeto

Agosto - Execução do Projeto,  Avaliação de Percurso e análise do resultado da avaliação

Setembro-  Execução do Projeto, Culminância do Projeto: Mostra Cultural

Outubro - Execução do Projeto

Novembro -Execução do Projeto, Avaliação Final

Dezembro - Finalização do projeto. Análise do resultado da avaliação Final


AVALIAÇÃO

A avaliação será processual e contínua, e por meio das atividades e mostras dos trabalhos realizados pelos (as) educandos (as). Deve-se observar, também, se apresentaram avanços na leitura e escrita. É importante ressaltar, que as propostas das atividades supracitadas, como também a escolha das histórias devem ser adequada aos interesses e necessidades de cada turma. Considerando os níveis de escrita dos (as) educandos (as), principalmente do 1° e 2° ano, as reescritas podem ser realizadas em duplas (um dita e o outro escreve), cabendo ao (à) professor (a) fazer os agrupamentos.


REFERÊNCIAS

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise e didática. São Paulo: Moderna, 2000.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D ́água, 1997.

SANDRONI, Laura. C; MACHADO, Luiz, Raul. (orgs.). A criança e o livro. São Paulo: ed. Ática, 1998.

VYGOTSKY, L.S. O Desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário