Apresento aqui documentos elaborados durante a minha atuação como coordenadora pedagógica.
PROJETOS
O trabalho com projetos visa alcançar um processo mais abrangente, plural e que atenda as diversidades de cultura, comportamento, e características próprias de cada aluno de uma sala de aula ou de uma classe, seguindo as teorias de Piaget e Vigotsky que defenderam a aprendizagem baseada na interação com o ambiente, os objetos do cotidiano, a cultura socio-histórica e principalmente com outros indivíduos
A metodologia do trabalho com Projetos valoriza a participação do educando e do educador no processo ensino-aprendizagem, tornando-os responsáveis pela elaboração e desenvolvimento de cada Projeto, permitindo uma reflexão sobre a realidade social, orientando os Projetos para uma reflexão sobre as condições de vida da comunidade que o grupo faz parte, analisando-as em relação a um contexto sócio-político maior e elaborando propostas de intervenção que visem a transformação social (Freire, 1997).
A educação através de Projetos permite uma aprendizagem por meio da participação ativa dos educandos, vivenciando as situações-problema, refletindo sobre elas e tomando atitudes diante dos fatos. Ao educador compete resgatar as experiências do educando, auxiliá-lo na identificação de problemas, nas reflexões sobre eles e na concretização dessas reflexões em ações.
A aprendizagem passa então a ser vista como um processo complexo e global, onde teoria e prática não estão dissociados, onde o conhecimento da realidade e a intervenção nela tornam-se faces de uma mesma moeda. A aprendizagem é desencadeada a partir de um problema que surge e que conduz à investigação, à busca de informações, à construção de novos conceitos, à seleção de procedimentos adequados.
PROJETO LITERÁRIO: LER É UMA AVENTURA
PROJETO:"SOMOS PARTE DESTA TERRA MUITO AMADA,
SOU DO BERÇO DA CULTURA POPULAR"
PROJETO DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR (PIC):
PROJETO: EMPRÉSTIMO DE LIVROS:
ME LEVA PARA CASA E VAMOS NOS DIVERTIR!
PROJETO DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR-PIC
PROJETO: OS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA
PROJETO : SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
PROJETO: RESPEITO AO MEIO AMBIENTE
PROJETO INOVAÇÃO PEDAGÓGICA - PIP
PROJETO INTERDISCIPLINAR CULTURA AFRO-BRASILEIRA
PROJETO LITERÁRIO: LEITURA, CAMINHO DE DESCOBERTAS
PROJETO CONHECENDO A HISTÓRIA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE
Plano de Gestão
Apresento Planos de Gestão, onde é expresso os pressupostos teóricos para nortear a gestão administrativa e pedagógica da escola, nele é apresentado o diagnóstico da situação da escola, a análise do diagnóstico, as propostas de metas e de ações estratégicas, bem como a forma de avaliação do plano.
PLANO DE AÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR 2022
PLANO DE AÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR 2021
PLANO DE AÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR - 2020PLANO DE AÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR - 2019
PLANO DE AÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR - 2018
PLANO DE AÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR –2017
PLANO DE AÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR - 2016
PLANO DE AÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR – 2015PLANO DE AÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR – 2014
Plano Curricular
Apresento Planos Curriculares, entendem-se por plano curricular todas as oportunidades de aprendizagem oferecidas pela escola e incorporadas nos diversos componentes curriculares. O processo educacional desenvolvido na escola exige uma organização sistêmica do Plano Curricular de forma a viabilizar o aprendizado nas mais diversas áreas do conhecimento. O plano curricular inclui práticas pedagógicas a serem desenvolvidas no ambiente escolar, contemplando a formação integral e integradora do ser humano. Tanto os aspectos científicos como os filosóficos e psicológicos fazem parte do plano curricular, portanto do currículo a ser desenvolvido.
PLANO DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2020
PLANO DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2020
PLANO DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2020
PLANO DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2020
PLANO DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2020
PLANO CURRICULAR 2019PLANO DO 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
PLANO DO 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
PLANO DO 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
PLANO DO 4º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
PLANO DO 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
PLANO CURRICULAR 2018
Plano do 5º ano do Ensino Fundamental
Plano do 4º ano do Ensino Fundamental
Plano do 3º ano do Ensino Fundamental
Plano do 2º ano do Ensino Fundamental
Plano do 1º ano do Ensino Fundamental
PLANO DE PORTUGUÊS 1º AO 3º ANO
PLANO DE PORTUGUÊS 4º e 5º ANO
PLANO DE MATEMÁTICA 1º ao 3º ano
PLANO DE MATEMÁTICA 4º e 5º ano
PLANO DE CIÊNCIAS 1º ao 3º ano
PLANO DE GEOGRAFIA 1º ao 3º ano
PLANO DE HISTÓRIA 1º ao 3º ano
PLANO DE EDUCAÇÃO FÍSICA do 1º ao 3º ano
PLANO DE EDUCAÇÃO FÍSICA do 4º e 5º ano
PLANO DE RELIGIÃO do 1º ao 3º ano
PLANO DE RELIGIÃO do 4º e 5º ano
PLANO CURRICULAR 2013
Plano do 5º Ano do Ensino Fundamental
Plano do 4º Ano do Ensino Fundamental
Plano do 3º Ano do Ensino Fundamental
Plano do 2º Ano do Ensino Fundamental
Plano do 1º Ano do Ensino Fundamental
Projeto Político Pedagógico
Apresentamos Projeto Político Pedagógico (PPP), documento que define em linhas gerais, os anseios, concepções, visão de futuro, missão e objetivos da escola, bem como as diretrizes propostas, as ações programadas, e os esforços que deverão ser empreendidos para que o programado seja concretizado, para que efetivamente consigamos gerar as mudanças necessárias para tornar a escola moderna, atraente e de qualidade – um agente de transformação e reflexão.
O projeto político-pedagógico busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sócio - político e com os interesses reais e coletivos da população majoritária. (Veiga, 1995).
No decorrer do processo de elaboração e atualização do PPP, consideramos dois momentos interligados e permeados pela avaliação: o primeiro momento, o da coleta de dados para a obtenção de informações precisas sobre a instituição escolar; o segundo momento, da organização e análise dos dados obtidos criando assim, estratégias de ação para escolha de soluções.
Esse dois momentos sempre são trabalhados coletivamente, com a participação de toda comunidade escolar, através das Oficinas de elaboração e atualização do PPP, pois acreditamos que para realizar um real PPP é imprescindível realizá-lo de forma coletiva com a participação efetiva de todos os segmentos sociais e profissionais que constituem a comunidade escolar.
As experiências e interações vivenciadas e as dificuldades encontradas durante as Oficinas de elaboração e atualização do PPP traz mais segurança na construção do Projeto Político Pedagógico, pois nos oportunizam momentos de reflexão, atualização e integração com toda comunidade escolar: pais, alunos, professores e servidores técnico-administrativos.
Regimento
Apresentamos aqui modelo de Regimento Escolar, documento que estabelece normas básicas para organização e funcionamento da escola em seus aspectos pedagógicos e administrativo. O Regimento Escolar é um documento essencial na escola pois ele define os ordenamentos básicos da estrutura e do funcionamento da escola e expressa a efetiva autonomia administrativa e pedagógica da escola, nele contém os princípios educacionais que orientam as atividades de cada nível de ensino oferecido, bem como o registro do compromisso formal dos diferentes segmentos da escola para com a comunidade na qual está inserida e as relações entre eles.
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