segunda-feira, 24 de março de 2014

Exercício 3 - 3º Nível


INVASÕES NO BRASIL COLONIA

• No final do século XVI, a Holanda separa-se da Espanha
• No período entre 1580 e 1640, Portugal e Espanha formam a União Ibérica.
• O rei da Espanha, visando a prejudicar o comércio holandês, decide proibir que brasileiros negociem açúcar com a Holanda.
• A invasão sobre Salvador foi um fracasso, pois os holandeses viram-se impedidos de expandir o território invadido .
• A invasão sobre Pernambuco realizou-se com o objetivo de conquistar o apoio dos grandes proprietários de terras do Nordeste .
• Sendo mais vantajoso vender açúcar para os holandeses, os senhores de engenho passam a dar apoio indireto aos invasores.
• A administração de Maurício de Nassau (1647-1644) mostrou-se produtiva, do ponto de vista dos donos de engenho.
• Após livrar-se da União Ibérica, Portugal, com o apoio inglês, expulsa os holandeses do Brasil.
• Os holandeses passam a produzir açúcar nas Antilhas, competindo com o açúcar produzido no Brasil.
• A primeira invasão francesa realizada no Rio de Janeiro, visava a implantar uma colonização de huguenotes  (protestantes) em território brasileiro.
• Os franceses aliaram-se aos índios tamoios e construíram o forte Coligny.
• Os portugueses contaram com o auxílio dos jesuítas para afastar os índios tamoios dos franceses.
• Em 1567 os franceses foram expulsos do Rio de Janeiro.
  • A invasão francesa sobre o Maranhão teve o apoio do rei Henrique IV e começou em 1612.
  • Os portugueses, liderados por Jerônimo de Albuquerque e Martim Soares Moreno, expulsam os franceses em 1615.

RESPONDA:

1) O que foi a União Ibérica?


2) Por que os holandeses invadiram o Brasil Colonia?


3) Quais os locais no Brasil invadidos pelos holandeses?

4) Qual o objetivo da invasão holandesa a Pernambuco?


5) Por que os senhores de engenho passam a dar apoio indireto aos invasores?


6) Quais os locais no Brasil invadidos pelos Franceses?

7) Qual o objetivo da primeira invasão francesa realizada no Rio de Janeiro?

8) Por que os Senhores de engenho passaram a apoiar indiretamente aos invasores holandeses?


9) Qual a consequência da expulsão dos holandeses do Brasil?


10) O que podemos afirmar sobre a administração do holandês Maurício de Nassau?

Exercício 3 - 4º Nível




ASSISTA O VÍDEO, LEIA O TEXTO RESUMO E RESPONDA AS QUESTÕES.
CRISE DA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA
§  Wenceslau Brás (1914-1918) notabilizou-se pela violência, assassinando opositores da política do café-com-leite e reprimindo movimentos populares.
§  O governo interino de Delfim Moreira (1918-1919) foi palco da disputa política entre dissidentes oligárquicos, organizados na "reação republicana", e os governistas, que conseguiram eleger Epitácio Pessoa.
·                     Importantes transformações socioculturais ganharam forma no governo Epitácio Pessoa  (1919-1922) como a Semana de Arte Moderna e a fundação do PCB, obras de combater a seca, Medidas restritivas à imigração foram adotadas, a fim de selecionar mais os imigrantes.
§  Artur Bernardes (1922-1926) governou sob estado de sítio. Muitas rebeliões tenentistas aconteceram nesse período. Em 1924, inicia-se a Coluna Prestes-Miguel Costa.
Revolta tenentista de 1924, comandada pelo general Dias Lopes foi sufocada e os cerca de seis mil soldados que restaram foram para o interior formando a Coluna Paulista.
§  Washington Luís (1926-1930) tentou construir um pacto de elites que congregasse industriais, mas a crise de 1929, quebra da bolsa de Nova Iorque, impediu o plano. Governo perde apoio das oligarquias, pois com a crise de 29 não foi possível mais salvá-los.
Ficam mais fortes os opositores com o enfraquecimento dos oligarcas (pequenas oligarquias, militares, industriais, população das cidades). Houve confronto entre SP e MG, pois o primeiro queria o candidato paulista Júlio Prestes, já o segundo queria o candidato mineiro Antonio Carlos Ribeiro de Andrada.
Os mineiros juntam-se as pequenas oligarquias dos outros estados, que formam assim a Aliança Liberal, com Getúlio Vargas para presidente e João Pessoa para vice.
O vencedor foi Júlio Prestes, mas em 25 de julho, João Pessoa foi assassinado e isso serviu de arma para no dia 24 de outubro, os militares do Rio de Janeiro, depuseram o presidente.
No dia três de novembro, o governo da República foi entregue a Getúlio Vargas. Desgastado pela crise econômica e por sucessivos embates políticos, a república do café-com-leite acaba derrubada, em outubro de 1930.

Responda:

1)Cite acontecimentos do governo de:
a) Wenceslau Brás


b) Delfim Moreira


c) Epitácio Pessoa


d) Artur Bernardes


e)Washington Luís


2) O que provocou a derrubada da república café-com-leite?



Exercício 2- 4º Nível


Assista o vídeo, leia o texto resumo e responda as questões.

REPÚBLICA OLIGÁRQUICA

§  Foram marcas da República Oligárquica o coronelismo, a política dos governadores e a política do café-com-Leite.
§  A República fomentou o aparecimento de revoltas e insurreições messiânicas nas regiões mais afastadas dos centros urbanos (Exemplo: A Guerra de Canudos e a do Contestado).
§  Para enfrentar o problema do endividamento externo, Campos Sales (1898-1902),  assinou o acordo conhecido como funding-Ioan.
§  O Rio de Janeiro passou por uma ampla remodelação urbana e sanitária, melhorando o aspecto e a infra-estrutura urbanos, mas deixando muitos desabrigados e ocasionando a Revolta da vacina.
§  Houve breves surtos de prosperidade econômica advindos da borracha (no Norte) e do cacau (no Nordeste). 
§  Durante o governo de Rodrigues Alves (1902-1906), mas à sua revelia, os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro firmaram um acordo pela valorização do café, em 1906, que ficou conhecido como Convênio de Taubaté.
§  Afonso Pena (1906-1909), incentivou ainda mais a imigração, faleceu e Nilo Peçanha(1909-1910) vice-presidente, completou o mandato.
§  Hermes da Fonseca (1910-1914) lançou-se candidato à Presidência da República para suceder Afonso Pena, provocando um rompimento na política do café-com-leite. Contra Hermes, organizou-se a Campanha Civilista de Rui Barbosa.
§  A principal rebelião de marinheiros contra os maus-tratos foi a Revolta da Chibata.
§  Para desalojar os oligarcas do poder regional, Hermes inicia a política das "salvações nacionais", provocando uma enorme turbulência política.

Responda as questões, de acordo com o texto.
1) Quais as principais marcas da república oligárquica?
-
-
2) Quais as revoltas e insurreições messiânicas deste período?
-
-
3) Qual a situação da cidade do Rio de Janeiro neste período?
-
-
-
4) Qual a situação econômica do país neste período?
-
-
5) Cite um acontecimento do governo de:
a) Campos Sales:
-
-
b) Rodrigues Alves:
-
-
c) Afonso Pena:
-
-
d) Hermes da Fonseca:
-
-
6) O que motivou a Revolta da Chibata?
-
-


Exercício 2- 3ºNível



Assista o vídeo, leia o texto resumo e responda as questões propostas?

• O arrendamento, o envio de navios apenas para patrulhar a costa e o início da extração de pau-brasil, feitas por indígenas sob a forma de escambo, foram as características desse período chamado de pré-colonial. Além disso, foi fundada em 1532, a Vila de São Vicente e criado o sistema de capitanias hereditárias.
• As capitanias hereditárias dividiam o território brasileiro em linhas paralelas ao Equador e tinham como objetivo ocupar todo o litoral brasileiro, colocando na mão de terceiros a tarefa de colonizar as novas terras . As capitanias não deram certo, devido sobretudo às dificuldades de comunicação entre elas, à distância em relação à Metrópole e à resistência indígena. São Vicente e Pernambuco foram as Capitanias que prosperaram.
• Após o aumento da competição com outras nações européias e certa crise no comércio com as índias, Portugal passa a investir mais no Brasil. Em 1549 se estabelece o Governo Geral, tentativa de centralizar o poder: Tomé de Souza, Duarte da Costa e Mem de Sá foram os três primeiros governadores, tendo Salvador como capital.


• Durante o século XIV, houve o desenvolvimento da sociedade do açúcar, baseada principalmente na escravidão negra. Os engenhos, verdadeiras unidades sociais, produziam o açúcar que era revendido para os holandeses, que o refinavam e o comercializavam com toda a Europa. O açúcar era bastante caro e raro e, por isso, atendia às necessidades das práticas mercantilistas. Além disso, a própria escravidão negra se enquadrava como mais uma mercadoria lucrativa dentro da mentalidade econômica do período. Não se pode esquecer da participação do negro como agente histórico em sua própria situação de escravidão, as negociações que ele mesmo empreendia e a forte resistência ao trabalho escravo. 

Responda de acordo com o texto:

1) Quais as características do período pré-colonial brasileiro?
-
-
-
2) o que foi as capitanias hereditárias? E Qual o seu objetivo?
-
-
-
3) Quais as capitanias que deram certo? E por que as outras não deram certo?
-
-
-
4) O que levou Portugal a começar investir no Brasil?
-
-
-
5) O que Portugal pretendia com a implantação do Governo Geral? E quais foram os três primeiros governadores gerais? 
-
-
-
6) Explique como funcionava a sociedade do açúcar?
-
-
-
-