MINHAS PUBLICAÇÕES

 


O artigo "O PERFIL DO ALUNADO EJA DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE/RN: APONTAMENTOS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA,  traz um relato de experiência, resultante de uma pesquisa, realizada na Educação de Jovens e Adultos em escolas públicas municipais de São Gonçalo do Amarante–RN, no período de março a agosto de 2018. A coleta de dados ocorreu através de entrevista semiestruturada e da aplicação de questionários. O objetivo deste artigo consiste em apresentar a caracterização/perfil dessa modalidade de ensino. Para orientar a realização deste trabalho, Andrade (2004), Arroyo (2007) Paulo Freire (1996), Soares (2005), entre outros, figuram como referências. No delineamento das características pesquisadas, priorizou-se as que se referiam a grupos etários, escolarização, trabalho, interesses e projeto de futuro. Os resultados da investigação sinalizaram a necessidade de uma formação docente voltada para atender a diversidade, os interesses e projetos de vida dos estudantes. A partir dos resultados obtidos, foram realizadas as formações inicial e continuada, de maneira a dar suporte aos materiais didáticos destinados a suprir as necessidades dos alunos.




O capítulo do livro "O tablet como ferramenta pedagógica", da obra Horizontes educacionais: explorando propostas e temas pedagógicos da Editora Mentes Abertas, relata a experiência da autora como coordenadora do Projeto de Inovação Pedagógica-PIP, desenvolvido na Escola Estadual Professor Bevenuto Filho, no município de São Gonçalo do Amarante Estado do Rio Grande do Norte, que teve inicialmente como público alvo alunos do 4o e 5o anos do Ensino Fundamental. O objetivo do projeto foi promover inovação pedagógica, incluir o aluno no mundo digital através do uso de tablets em sala de aula e promover a aprendizagem da leitura de forma rica e prazerosa, rica em diversidade, contidas nos recursos tecnológicos e prazerosa, considerando que através do lúdico e inovador se aprende com significado.


O Artigo A FORMAÇÃO PRÓ-ALFA E OS COORDENADORES PEDAGÓGICOS EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE-RN foi publicado nos Anais XI Congresso Nacional de Educação. O trabalho investiga as contribuições da Formação Pró-Alfa nas práticas pedagógicas dos coordenadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais de São Gonçalo do Amarante-RN. A pesquisa em andamento se propõe compreender o impacto do curso formativo Pró-Alfa na ação do(a) coordenador(a) para o desenvolvimento de um trabalho coletivo e coerente que vise a garantia dos direitos de aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental nos anos iniciais, estimulando a alfabetização na idade certa e a recomposição das aprendizagens. A pesquisa tem como referencial teórico as concepções de formação continuada por meio dos estudos realizados por Day (2001), Ramalho et al. (2004, 2014); Perrenoud et al. (2001); Charlot (2001); Perrenoud (2000); Imbernón, (2012), Garcia (2013); observando o papel do coordenador pedagógico no ambiente educativo através dos estudos de Diaz e Perez (2023), Almeida e Placco (2001), Vasconcellos (2002) Libâneo (2001); e isto mediante as concepções de alfabetização e letramento abordado por Kleiman (2025), Lopes (2012), Soares (1998, 2005, 2016). A pesquisa tem uma abordagem qualitativa de natureza básica com objetivo exploratório, de modo que utilizamos o questionário uniformizado e a entrevista semiestruturada, além das observações no ato formativo, nos documentos, nos registros e os procedimentos de interpretação. Os resultados perpassam pelas mudanças de concepção e prática dos coordenadores, e também atinge o reconhecimento desse profissional observado no papel do coordenador pedagógico no ambiente educacional, mostrando seu protagonismo na busca de atingir a alfabetização dos aprendizes e a recomposição das aprendizagens daqueles que por algum motivo não alcançaram na idade certa. O processo de alfabetização na perspectiva do letramento durante o curso formativo Pró-Alfa tem sido reflexão constante para que o coordenador pedagógico se aproprie da teoria e construa possibilidades junto aos professores, de práticas assertivas na busca de alcançar a meta de leitura e escrita pelas crianças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário