quinta-feira, 23 de abril de 2015

Atividade 2 História de São Gonçalo do Amarante

II -Marque C para a alternativa Certa e E para a Errada

6 - Como podemos descrever  o período entre 1844 a 1846 :
 a(    ) Ocorreu uma grande seca na província, ao que tudo indica, essa seca foi a que teve o maior impacto sobre a sociedade e a economia da província;
b(   ) A seca provocou profundas modificações econômicas na província. De região quase exclusivamente criadora que era passou a ser também zona agrícola por excelência; 
c(    ) A seca provocou um declínio na econômicas na província;
d(   ) A seca acabou impulsionando a expansão da produção de açúcar na província, o que é justificado pelo fato do cultivo ser na faixa litorânea onde a seca era menos sentida.

7 - Em relação a situação economica de São Gonçalo nos meados do século XIX, podemos afirmar que:
a(    ) Em 1859, havia em São Gonçalo do Amarante 31  engenhos de açúcar, esse foi um período em que a produção de açúcar aumentou de forma surpreendente, São Gonçalo esteve em terceiro lugar, segundo Câmara Cascudo, (1999, p. 242). 
b(     ) São Gonçalo possuía atividade econômica diversificada - criação de gado, engenhos de açúcar, roçaria, pesca e até salinas, era uma época de esplendor social e domínio político, isto é, de desenvolvimento do município (CASCUDO, 1968).
c(    )Em 14/02/1859, o desenvolvimento comercial de uma vila de São Gonçalo - Macaíba - (Guarapes) chega a ser mencionado pelo Presidente da Província Nunes Gonçalves, em seu relatório, no qual  acrescenta que, "para Guarapes, a sede da Província no futuro poderá ser transferida".
d(    ) São Gonçalo possuía apenas um tipo de atividade economica.

    8 - Sobre a Emancipação Política de São Gonçalo do Amarante podemos afirmar que:

a(    )Em 11 de abril de 1833 foi criado o município de São Gonçalo do Amarante por ato que o desmembrou de Natal, por deliberação do Conselho da Província, no governo de Manoel Lobo de Miranda Henrique. Porém em 11 de março de 1868, no governo provincial de Gustavo Augusto de Sá, a Lei Provincial nº 604 suprimiu o município, incorporando seu território a Natal. 
b(   ) São Gonçalo foi novamente levada a condição de município em 1874 no governo de João Capistrano Bandeira de Melo Filho. Porém em novembro de 1879,   foi transferido para a vila de macaíba (antigo cuité). 
c(   ) O vice-presidente José Inácio Fernandes Barros desmembrou São Gonçalo do Amarante de Macaíba, através de um decreto datado de 1890. Mas em 1943, perdeu novamente a sua soberania, tendo parte das terras transferidas para a vila de São Paulo do Potengi e a outra parte doada ao território de Macaíba.
d(   )A emancipação definitiva de São Gonçalo só veio acontecer em 11 de dezembro de 1958, pelo decreto 2.323, promulgado pelo vice-governador Dr. José Augusto Varela.

9 - A partir dos anos de 1870, iniciou-se  uma grave crise econômica que atingiu a provícia do RN:
a(   )Essa crise gerou grandes problemas sociais, a produção de açúcar da província passou a sofrer com a concorrência do açúcar cubano e do açúcar à base de beterraba fabricado na Europa e nos Estados Unidos, açúcar esse que, dominaria o mercado mundial.
b(   )A partir de 1870,  a crise econômica que provocou o declínio na força comercial de toda província, abriu caminho para os ideais republicanos, que , começaram a mobilizar a opinião pública no Brasil.
c(   )A partir de 1872, várias casas comerciais importadora - exportadora se instalaram na província do RN
d(   ) A partir de 1872, várias casas comerciais importadora - exportadora que haviam se estabelecido na província do Rio Grande do Norte, na fase da expansão econômica fecharam, entre elas, a Casa Comercial de Fabrício Pedrosa em Guarapes (Macaíba). 
10 -  Sobre a economia de São Gonçalo no início do século XX, podemos afirmar que:
a(    ) Em 1904, no município de São Gonçalo, foi fundada a primeira   Fábrica de Óleos e Farelos de Algodão do RN,  e pertencia a Sérgio Barreto, cunhado de Pedro Velho. Desse modo, a utilização do algodão para indústria no próprio estado aumentou.
b(   )Em 1929, fontes comprovam que  o Rio Grande do Norte possuía 68 salinas, sendo quatro no município de São Gonçalo. 
c(     ) A economia de São Gonçalo era desprezível.
d(   ) No ano de 1935, São Gonçalo possuía 11 engenhos bangüês, que produziam açúcar mascavo, conhecido como açúcar “bruto” e rapadura, com uma produção média anual de 5 900 em sacos de 60 quilos. 



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário