1. INTRODUÇÃO
“é preciso compreender a realidade enquanto processo em movimento,
enquanto um processo contraditório e dialético em que o todo não se explica
fora das partes e as partes não se compreendem fora do todo; portanto, é
preciso agir sobre o todo agindo simultaneamente sobre as diferentes partes”
(SAVIANI, 1991, p.55).
Este Plano visa explicitar
as propostas da Gestão da Escola Estadual Professor Bevenuto
Filho, nele está expresso os
pressupostos teóricos que nortearão a gestão democrática, o
diagnóstico da situação atual da escola, a analise do diagnóstico, as propostas
de metas e as ações estratégicas nas
dimensões: gestão administrativa e gestão pedagógica.
As propostas aqui
explicitadas foram desenvolvidas baseadas na analise do diagnóstico e nas
reivindicações e solicitações dos Professores, Funcionários, Alunos e suas famílias, Pretende-se
consolidar na prática as metas através das ações e estratégias.
Para realizar um trabalho com
eficácia é necessário um bom planejamento e depois assegurar a execução deste
planejamento, e isso só é possível através da paciente e desafiadora tarefa do
tratamento continuado do cotidiano escolar.
Este Plano de Gestão tem
como princípio básico o compromisso de promover e direcionar o pleno
desenvolvimento de nossos educandos, preparando-os para o exercício da
cidadania, e, isso só será possível através de uma gestão verdadeiramente
democrática, com a participação de todos os seguimentos da comunidade
escolar.
Nossa intenção
é que todos se conscientizarem das possibilidades e dos limites da
tarefa de educar e sintam-se
reconhecidos e corresponsáveis pela escola, que possam
planejar e propor ações assumindo cada um a sua parcela de responsabilidade
nesta tarefa, acreditando sempre que é possível mudar para melhor.
2. PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
Este Plano será
norteado pelos princípios constitucionais e da legislação educacional que
orientam o direito de acesso e permanência com sucesso no interior da escola
que precisa constituir-se como espaço de respeito às diferentes culturas,
valores e ideias, desenvolvimento de noções de democracia na própria vivência
escolar.
O compromisso
ético-político está descrito de forma clara em todo o texto, quando expressa
a escola enquanto espaço de apreensão do conhecimento pelas
classes populares que muitas vezes, têm na escola o único lugar de acesso ao
saber elaborado.
Acreditamos
que a sociedade está em permanente transformação,
movida pela luta de interesses contrários da classe dominante e da classe
dominada, desses interesses diversos advém as contradições como molas
propulsoras de mudanças sociais.
Os homens são
percebidos como sujeitos e objetos, condicionados ao meio onde nasceram,
inseridos numa cultura e economia, porém com capacidade de interferir e gerar
também mudanças.
A educação
escolar formal é vista como um dever do Estado, direito de todos os
cidadãos, deve ser laica, gratuita, de qualidade. Tem o compromisso na
transmissão do saber científico e sistematizado da cultura historicamente
acumulada.
O conhecimento
não pode ser qualquer conhecimento, tem que ser científico e organizado de tal
forma que permita a apreensão pelos educandos, conforme
LDB 9.394/96 e a Base Nacional Comum Curricular, com a finalidade de formar
para a cidadania e para a continuidade de estudos,
desenvolvendo conceitos e convivências amparadas em princípios
de democracia participativa e noções ético-políticas.
O ensino e
aprendizagem têm sua concepção norteada pela Pedagogia Histórico-Crítica, Pedagogia Libertária,
fundamenta-se nos pressupostos epistemológicos das teorias psicológicas de
Piaget – psicologia Genética e em Vigotsky – Psicologia Social e seus
seguidores.
A gestão democrática é a ampliação
da presença de toda comunidade escolar em sua, de modo que possa intervir para
a melhoria da realidade social, econômica e cultural da região, levando todos os envolvidos a
discutir, deliberar, planejar, solucionar problemas, acompanhar, executar e
avaliar o conjunto das ações voltada ao desenvolvimento da escola. Pois se a “reflexão
a respeito da escola for realizada de forma participativa por todas as pessoas
envolvidas, certamente possibilitará a construção de um projeto de escola
consistente e provável ( VEIGA, 1995, p. 45 )” .
Segundo Gabriel
Chalita (2004), a função do gestor escolar, trata-se de
um cargo de liderança: sob sua responsabilidade atuam professores, alunos,
coordenadores pedagógicos, técnicos educacionais, orientadores, funcionários em
geral, famílias, membros de outras sociedades organizadas que se relacionam com
as escolas. Como gestor, seu dever é atuar como um líder democrático que
consiga fazer com que cada pessoa sob sua responsabilidade possa dar o melhor
de si. Além disso, deve intervir para que o professor se sinta motivado, para que
o aluno se sinta feliz, para que o espaço de convivência seja agradável.
3. DIAGNÓSTICO DA
SITUAÇÃO ATUAL DA ESCOLA
A Escola oferecer
Ensino Fundamental do 1º ao 5ª ano para 200 alunos, e esta
localizada dentro do perímetro urbano de Santo Antônio do Potengi, recebe
alunos oriundos das camadas pobres e em vulnerabilidade social da comunidade
rural e urbana.
Nos últimos anos o
rendimento dos alunos vem melhorando, a taxa de aprovação nas turmas de 4º ao
5º Ano do Ensino fundamental esta em crescimento; o índice de reprovação esta
decrescendo; a taxa de evasão vem diminuído. Porém a aquisição da leitura e da
escrita, para maioria dos alunos, não ocorre até o 2º ano como recomenda a nova
Base Nacional Comum Curricular, o que leva os alunos a chegarem ao 4º e 5º ano
com grandes dificuldades de leitura e interpretação, o que gerou uma queda na
nota do IDEB da escola em 2017, pois a escola em 2015 ultrapassou a meta com a
nota 4.4, já em 2017 a nota caiu para 3.9 devido à dificuldade de interpretação
da maioria dos alunos do 5º ano que já deveriam está na fase de sistematização
do conhecimento, porém ainda se encontravam na fase da alfabetização, devido
uma falta de professores em anos anteriores.
O quadro de
professores atualmente encontrar-se completo com 08 professores
efetivos, porém faltar professores auxiliares para alunos com deficiências. O
planejamento das atividades escolares vem acontendo, sendo executado e avaliado
de forma participativa pela maioria dos educadores. Observa-se que alguns
educadores tem dificuldade em executar o planejamento e alegam que sua dificuldade
é causada pela indisciplina dos alunos e falta de apoio dos pais
diante dos problemas de aprendizagem dos filhos.
A
Participação dos pais e da comunidade na escola vem aumento, mas ainda é
considerada mínima, demonstrada principalmente nas reuniões de pais
e mestres e no acompanhamento dos deveres de casa dos alunos, porém nos eventos
desenvolvidas pela escola a participação dos pais vem aumentando.
Em relação à
estrutura física, encontra-se em bom estado de conservação; acaba de receber
uma pintura. Dispõe de 04 salas de aula, 01 pátio coberto, 01 cozinha, 01 sala
administrativa, dois banheiros, 01 sala usada como arquivo, sala dos
professores e sala de aula para o Programa Mais Educação. Desta forma, torna-se
necessária uma sala de aula exclusiva em condições adequada para as aulas do Programa
Mais Educação.
Necessitam de
constantes cuidados e atenção, para sempre está em boas condições de uso, a iluminação, a ventilação
(ar condicionados, ventiladores), instalações sanitárias em todas as salas e espaços de circulação da
escola.
A
análise do diagnóstico da realidade nos permitiu o levantamento de alguns
problemas que precisam ser resolvido, definimos prioridades e apresentamos o aqui as propostas
de metas e as ações estratégicas nas
dimensões: gestão administrativa e gestão pedagógica.
4.
DIMENSÕES DO PLANO
I- GESTÃO ADMINISTRATIVA
|
PROBLEMA: Falta de avaliação continua da gestão e do processo
ensino aprendizagem |
||
|
META 1: Ter 95% do processo de gestão e ensino aprendizagem
monitorados por avaliação periódica |
||
|
OBJETIVO:
Promover avaliação continua da gestão e do
processo ensino aprendizagem |
||
|
AÇÕES: |
PERÍODO |
RESPONSÁVEL |
|
Promover anualmente uma avaliação Institucional respondidas por todos
os funcionários. |
1º
bimestre |
Direção
da Escola e coordenação |
|
Promover anualmente uma avaliação Institucional respondidas pelos pais
(por amostragem) |
2º
bimestre |
Direção
da Escola, coordenação e professores |
|
Realizar avaliação do ensino aprendizagem através de simulados da
provinha Brasil, Ana e Prova Brasil. |
Todos
os bimestres |
Direção
da Escola, coordenação e professores |
|
Realizar análise
dos resultados das avaliações do processo ensino aprendizagem com mapeamento
dos resultados para tomada de decisão e redirecionamento das ações. |
Todos
os bimestres |
Direção
da Escola, coordenação e professores |
|
Após análise das
avaliações, os pais dos alunos com dificuldade de aprendizagem serão convocados
e orientados para auxiliarem melhor os filhos no processo ensino aprendizagem
(caso esse auxílio não ocorra o caso será encaminhado ao conselho tutelar). |
Todos
os bimestres |
Direção
da Escola, coordenação e professores |
|
PROBLEMA: Falta de Integração Família/Escola |
||
|
META 2: Aumentar para 95%
a participação dos
pais na vida escolar dos filhos |
||
|
OBJETIVO:
Melhorar
a Integração Família/Escola, aumentando a participação dos pais na vida
escolar dos filhos. |
||
|
AÇÕES: |
PERÍODO |
RESPONSÁVEL |
|
Realizar oficinas,
fóruns, palestras com especialistas e reunião com os pais na escola com
abordagens de assuntos que possam orientar os pais a participarem mais da
vida escolar dos filhos. |
1
em cada Bimestre |
Direção
da Escola , coordenação e professores |
|
Envolver as
famílias em atividades escolares de
lazer, recreativas, esportivas e
culturais. |
1
em cada Bimestre |
Direção
da Escola , coordenação e professores |
|
Realizar uma
premiação anual aos pais que participarem de todas as reuniões de pais e que
colaborarem efetivamente na vida escolar do filho. |
Anualmente
|
Direção
da Escola, coordenação e professores |
|
PROBLEMA: Muitos casos de Indisciplina dos alunos |
||
|
META 4:. Diminuir em 95% os casos de
Indisciplina dos alunos |
||
|
OBJETIVO:
Promover
atividades que colaborem na diminuição das ações de violência e indisciplina
na escola. |
||
|
AÇÕES: |
PERÍODO |
RESPONSÁVEL |
|
Realizar reuniões periódicas com Pais e Professores que tratem da
temática violência e indisciplina na escola. |
1
em cada Bimestre |
Direção
da Escola, coordenação e professores |
|
Manter contato com os responsáveis pelo aluno comunicando
os atos de indisciplina, estabelecendo contato constante com o aluno e sua
família orientando –os
sobre o comportamento e respeito as
regras de convivência. |
Sempre
que necessário |
Direção
da Escola, coordenação e professores |
|
Envolver as famílias em
atividades escolares, recreativas, esportivas e culturais, bem como Palestras
Educativa sobre comportamento afetivo. |
1
em cada Bimestre |
Direção
da Escola, coordenação e professores |
|
Aplicar uma Metodologia inovadora: Vídeos; DVDs; Músicas;
Dança; Teatro; Poesia; Projetos Interdisciplinares, em que o aluno participe
ativamente. |
Todo
o ano letivo |
Direção
da Escola, coordenação e professores |
|
Encaminhar para diagnóstico médico e tratamento com especialista,
quando necessário. |
Todo
o ano letivo |
Coordenação
e professores |
|
Encaminhar ao conselho tutelar os casos de violência e
indisciplina dos alunos em que a família não vem dando o devido acompanhando. |
Sempre
que necessário |
Direção
da Escola, coordenação e professores |
|
PROBLEMA: Falta de professor auxiliar para atender alunos com
deficiências |
||
|
META 3: Garantir professor auxiliar para atender alunos com deficiências |
||
|
OBJETIVO:
Melhor atender os
alunos com deficiências, os demais alunos e profissionais. |
||
|
AÇÕES: |
PERÍODO |
RESPONSÁVEL |
|
Realizar diagnóstico escolar e encaminhamento para a área da saúde
para diagnóstico e laudo médico. |
1º
bimestre |
Direção
da Escola Coordenação
e professores |
|
Enviar ofício para a DIREC solicitando professor auxiliar para as
turmas que tenham alunos com deficiências. |
1º
bimestre |
Direção
da Escola DIREC |
|
Orientar os pais sobre o direito ao professor auxiliar, para que o
mesmo busque nos órgão competente. |
Durante
todo ano |
Direção
da Escola Coordenação
e professores |
II- GESTÃO PEDAGÓGICA
|
PROBLEMA: A aquisição da leitura e da escrita, para maioria dos alunos, não vem
ocorrendo até o 2º ano como recomenda a nova Base Nacional Comum Curricular. |
||
|
META 5: Garantir que até o final de 2019 mais de
95% dos alunos do 2º ano do
Ensino Fundamental estejam
alfabetizados. |
||
|
OBJETIVO:
Promover a
Alfabetização dos alunos até o 2º ano
do Ensino Fundamental |
||
|
AÇÕES: |
PERÍODO |
RESPONSÁVEL |
|
Adquirir novos livros paradidáticos para alfabetização e jogos
educativos para alfabetização. |
Todo
o ano letivo |
Direção
da Escola e DIREC |
|
Realizar empréstimo de livros paradidáticos para os alunos |
Todo
o ano letivo |
Coordenação
e professores |
|
Capacitar os professores do
1º ao 2º ano através de formação continuada, palestras, dinâmicas de grupo,
troca de experiências. |
1
capacitação em cada bimestre |
DIREC,
Direção e Coordenação da Escola. |
|
Realizar
atividades de alfabetização inovadoras, como jogos de leitura e letramento
com tablets. |
Todo
o ano letivo |
Coordenação
e professores |
|
Garantir
na escola um assistente do Programa
Mais Alfabetização para as turmas do 1º e 2º |
Todo
o ano letivo |
Direção
da Escola e DIREC |
|
PROBLEMA: 30% dos alunos do 3º, 4º e 5º anos ainda não estão
alfabetizados |
||
|
META 6: Garantir que até o final de 2019, 98% dos alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental
estejam alfabetizados. |
||
|
OBJETIVO:
Promover a
Alfabetização dos alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental |
||
|
AÇÕES: |
PERÍODO |
RESPONSÁVEL |
|
Realizar projetos de empréstimo de livros aos alunos |
Durante
todo o ano |
Coordenação
e professores |
|
Realizar
atividades de alfabetização inovadoras, como jogos de leitura e letramento
com tablets. |
Todo
o ano letivo |
Coordenação
e professores |
|
Garantir
na escola um assistente do Programa Mais Educação para realizar oficinas de
alfabetização. |
Todo
o ano letivo |
Coordenação
e professores |
|
PROBLEMA: Necessidade de executar o planejamento de forma inovadora |
||
|
META 7:. Ter 95% da
participação dos professores em atividades de reflexão, planejamento e
inovação da sua prática pedagógica. |
||
|
OBJETIVO: Promover a participação dos
professores em atividades de planejamento e reflexão da prática pedagógica. |
||
|
AÇÕES: |
PERÍODO |
RESPONSÁVEL |
|
Promover a participação de
todos os professores em eventos internos como reuniões pedagógicas de estudo
que auxiliem o professor na sua prática diária. |
1
em cada Bimestre |
Direção
da Escola, coordenação e professores |
|
Divulgação das ações e atividades exitosas dos professores no blog da
escola, divulgando os méritos alcançados. |
1
em cada Bimestre |
Direção
da Escola, coordenação e professores |
|
Organizar o acervo
bibliográfico da escola, e os recursos didáticos, jogos pedagógicos entre
outros, para facilitar o acesso e o uso dos professores diariamente em sala
de aula. |
Todo
o ano letivo |
Direção
da Escola, coordenação e professores |
|
Viabilizar a participação dos
professores em Eventos Externos como
seminários e Palestras que auxiliem o professor na sua Formação Continuada. |
Sempre
que possível |
DIREC, Direção
da Escola, coordenação e professores |
|
PROBLEMA: O índice de reprovação 2018 chegou
a 4% |
||
|
META 8: Diminuir o índice de reprovação de 4%
para 2% . |
||
|
OBJETIVO: Proporcionar uma gestão administrativa e pedagógica
eficiente que direcione o pleno desenvolvimento dos educandos, preparando-os
para o exercício da cidadania. |
||
|
AÇÕES: |
PERÍODO |
RESPONSÁVEL |
|
Promover uma gestão pedagógica eficiente mantendo a Escola como um
espaço prazeroso, adequando o espaço físico sempre que necessário,
contribuindo para o bem estar e permanência de todos os segmentos da escola. |
Todo ano letivo |
Direção
da Escola e coordenação |
|
Promover uma gestão pedagógica eficiente mantendo uma interatividade
com os estudantes, incentivando e realizando gincanas culturais,
cívicas e esportivas, exposições, competições, teatros, festivais, feiras,
festas populares, desenvolvendo a criatividade, a arte, a iniciativa e o
espírito de equipe dos alunos, de forma que promova seu sucesso
no processo de aprendizagem. |
Todo o ano letivo |
Direção
da Escola, coordenação e professores |
|
PROBLEMA: A nota do IDEB 2017 baixou |
||
|
META 9: Melhorar o desempenho dos alunos em avaliações externas, como Prova Brasil, para aumentar a nota do IDEB de 3.9
para 4.8 |
||
|
OBJETIVO:
Promover uma aprendizagem eficiente que leve ao pleno desenvolvimento
dos educandos, proporcionando-os aprender a aprender. |
||
|
AÇÕES: |
PERÍODO |
RESPONSÁVEL |
|
Dinamizar
o processo de ensino aprendizagem com
aulas inovadoras, proporcionando o
aluno aprender a aprender. |
Todos
os bimestres |
Direção
da Escola , coordenação e professores |
|
Realizar simulados de
avaliações externas e
realizar análise e mapeamento dos resultados dos simulados, para tomada de
decisão e redirecionamento das ações de ensino aprendizagem. |
Todos
os bimestres |
Direção
da Escola , coordenação e professores |
5. REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL, Lei 9 394/96 de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional, MEC. Brasília, 1997.
CHALITA, Gabriel. Educação: a solução
está no afeto. 13ª ed. rev. e atual. São
Paulo: Editora Gente, 2004.
VEIGA, I. P. A. Perspectivas
para reflexão em torno do Projeto Político pedagógico. In: VEIGA, I.
P. A. e RESENDE, L. M. G. de (org.). Escola: espaço do Projeto Político
Pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 1998.
RIBEIRO, Arilda Inês Miranda. Formação
Do Gestor Educacional. São Paulo:Arte e Ciência, 2005
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia
Histórico-Crítica: Primeiras aproximações. São Paulo: Cortez, 1991.
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