terça-feira, 22 de outubro de 2013

Revisão 2º Ano Ensino Médio 4º Bimestre BRASIL IMPÉRIO

FORMAÇÃO DO BRASIL IMPÉRIO

 Assista a Vídeo-aula


PRIMEIRO IMPÉRIO
• Aristocratas rurais, liberais urbanos e comerciantes portugueses apoiaram D. Pedro I na proclamação da independência. Afastaram-se do imperador por causa de suas tendências absolutistas.
• A independência do Brasil é reconhecida pelos EUA. Portugal exige uma indenização para reconhecê-la e a Inglaterra, a renovação dos Tratados de 1810. As nações latino-americanas ficam hesitantes.
• Após desgastar gradativamente sua imagem perante a opinião pública e a aristocracia rural, endividar o país na Guerra da Cisplatina e se envolver no conflito sucessório do trono português, D. Pedro I abdica em 1831, dando início ao período regencial.
PERÍODO REGENCIAL
• A aristocracia rural organiza-se em três grupos: Liberal Moderado (constituído por fazendeiros que aspiravam à descentralização política); Liberal Exaltado (formado pela classe média republicana) e Restaurador (comer­ciantes de origem portuguesa que exigiam o retorno de D. Pedro I).
• Os liberais assinam, em 1834, o Ato Adicional, que limitava o poder do imperador, estabelecia a       regência Una e dava maior autonomia às províncias.
• Com a morte de D. Pedro I ocorre um rearranjo político: surgem os partidos Regressista e Progressista formados por elementos da aristocracia rural e sem diferenças ideológicas entre si.
• Durante o período regencial eclodem rebeliões em vários pontos do país (Cabanagem, Balaiada, Farroupilha e Sabinada).
• Os liberais lideram a proposta de antecipação da maioridade de Pedro de Alcântara, conseguindo, com isso, dominar o primeiro ministério, formado em 1840.
SEGUNDO IMPÉRIO
• Para conseguir maioria na Câmara de Deputados, os liberais realizaram as "eleições do cacete" que foram anuladas em razão das fraudes.
• Em represália, os liberais realizam levantes, em 1842, nas províncias de São Paulo e Minas Gerais. Inicia-se uma política de revezamento do poder entre conser­vadores e liberais.
• As exportações de café dão ao governo de D. Pedro 11 o dinheiro que permite a realização de uma razoável atividade administrativa e a organização de um aparato repressivo inibidor de revoltas regionais.
   • O uso do Poder Moderador resulta no "parlamentaris­mo às avessas".
• De 1853 a 1858, funcionaram os "gabinetes de conciliação" com a participação de ministros liberais e consertadores.
• Entre 1822 e 1840, o Brasil endividou-se para poder pagar suas importações, dando origem à dívida externa.
• Os impostos cobrados no século 19 concentravam-se nas taxas alfandegárias.
• A Tarifa Alves Branco (1844) e o fim do tráfico negreiro (1850) favoreceram nossas atividades industriais. O barão de Mauá foi a grande figura no processo industrial brasileiro.
• A Questão Christie (1861-1865) provoca o rompimento diplomático entre Brasil e Inglaterra.
• O Brasil ajudou a derrotar o Partido Blanco em diversas ocasiões no Uruguai, firmando sua influência na região.
• A Guerra do Paraguai foi um conflito geopolítico entre o Paraguai e a Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai), que contava com o apoio econômico da Inglaterra.
• Após o término da Guerra, o exército brasileiro tornou-se uma organização de força política, encaminhando-se para o ideário republicano.
CRISE DO IMPÉRIO BRASILEIRO
• A escravidão negra deu lugar à mão-de-obra assalariada do imigrante branco. O oeste paulista tornou-se o principal pólo econômico do país.
• O Império não soube se adequar às transformações sociais e econômicas ocorridas no Brasil ao longo do século XIX.
• A recusa de uma bula papal contra a maçonaria provocou a Questão Religiosa, que afasta a Igreja do imperador.
• A Questão Militar provocou a insatisfação do Exército sendo um dos fatores que deram origem ao golpe militar que levou à derrubada do Império brasileiro.


EXERCÍCIO DE HISTÓRIA 2º Ano Ensino Médio 4º Bimestre BRASIL IMPÉRIO

I - Marque apenas uma alternativa

1) O que NÃO é correto afirmar sobre a independência do Brasil?
a(     ) A independência do Brasil é reconhecida pelos EUA.
b(    )As nações latino-americanas ficam hesitantes.
c(     )O Brasil passou a ser uma nação independente na economia e na politica
d(    )Portugal exige uma indenização para reconhecê-la  a Inglaterra, a renovação dos Tratados de 1810.


2)Podemos afirmar que aconteceu no império de D.Pedro I, EXCETO:
a(   )Aristocratas rurais, liberais urbanos e comerciantes portugueses apoiaram D. Pedro I na proclamação da independência, porém afastaram-se do imperador por causa de suas tendências absolutistas.
b(   )Após desgastar gradativamente sua imagem perante a opinião pública e a aristocracia rural, endividar o país na Guerra da Cisplatina e se envolver no conflito sucessório do trono português, D. Pedro I abdica em 1831, dando início ao período regencial.
c(    )Com uma boa imagem perante a opinião pública e a aristocracia rural,  D. Pedro I abdica em 1831, dando início ao período regencial.
d(     )A aristocracia rural organiza-se em três grupos: Liberal Moderado (constituído por fazendeiros que aspiravam à descentralização política); Liberal Exaltado (formado pela classe média republicana) e Restaurador (comer­ciantes de origem portuguesa que exigiam o retorno de D. Pedro I).
  
3) São acontecimentos do Período Regencial, EXCETO:
a(     )A aristocracia rural organiza-se em três grupos: Liberal Moderado (constituído por fazendeiros que aspiravam à descentralização política); Liberal Exaltado (formado pela classe média republicana) e Restaurador (comer­ciantes de origem portuguesa que exigiam o retorno de D. Pedro I).
b(     )Os liberais assinam, em 1834, o Ato Adicional, que limitava o poder do imperador, estabelecia a       regência Una e dava maior autonomia às províncias.
c(     )Os Restauradores assinam, em 1834, o Ato Adicional, que aumentava o poder do imperador, estabelecia a regência Una e diminuía a autonomia das províncias.
d(   ) Com a morte de D. Pedro I ocorre um rearranjo político: surgem os partidos Regressista e Progressista formados por elementos da aristocracia rural e sem diferenças ideológicas entre si.
e(    ) Durante o período regencial eclodem rebeliões em vários pontos do país (Cabanagem, Balaiada, Farroupilha e Sabinada).


4) Sobre a antecipação da maioridade de Pedro de Alcântara é correto afirmar:
a(     ) Os Restauradores lideram a proposta de antecipação da maioridade de Pedro de Alcântara, conseguindo, com isso, dominar o primeiro ministério, formado em 1840.
b(    ) Os liberais lideram a proposta de antecipação da maioridade de Pedro de Alcântara, conseguindo, com isso, dominar o primeiro ministério, formado em 1840.

5) Sobre a política no 2º Império podemos afirmar, EXCETO:
a(   ) Para conseguir maioria na Câmara de Deputados, os liberais realizaram as "eleições do cacete" que foram anuladas em razão das fraudes.
b (   ) Em represália, os liberais realizam levantes, em 1842, nas províncias de São Paulo e Minas Gerais. Inicia-se uma política de revezamento do poder entre conser­vadores e liberais.
c(   ) O uso do Poder Moderador resulta no "parlamentaris­mo às avessas".
d(   )De 1853 a 1858, funcionaram os "gabinetes de conciliação" com a participação de ministros liberais e consertadores e moderadores

6) Sobre a economia no 2º Império podemos afirmar, EXCETO:
a(    )No inicio as exportações de café dão ao governo de D. Pedro II o dinheiro que permite a realização de uma razoável atividade administrativa e a organização de um aparato repressivo inibidor de revoltas regionais.
b(    )Entre 1822 e 1840, o Brasil endividou-se para poder pagar suas importações, dando origem à dívida externa.
c(    )Os impostos cobrados no século 19 concentravam-se nas taxas alfandegárias.
d(   )A Tarifa Alves Branco (1844) e o fim do tráfico negreiro (1850) favoreceram nossas atividades industriais. O barão de Mauá foi a grande figura no processo industrial brasileiro.
e(    )Entre 1822 e 1840, o Brasil conseguiu pagar suas importações, acabando à dívida externa.

7) Sobre as Relações Internacionais no 2º Império podemos afirmar, EXCETO:
a(     )A Questão Christie (1861-1865) provoca o rompimento diplomático entre Brasil e Inglaterra.
b(     )O Brasil ajudou a derrotar o Partido Blanco em diversas ocasiões no Uruguai, firmando sua influência na região.
c(    )A Guerra do Paraguai foi um conflito geopolítico entre o Paraguai e a Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai), que contava com o apoio econômico da Inglaterra.
d(     )A Questão Christie (1861-1865) provoca o rompimento diplomático entre Brasil e Uruguai.

8) Foram causas da crise do Império Brasileiro, EXCETO:

a(   )Após o término da Guerra do Paraguai, o exército brasileiro tornou-se uma organização de força política, apoiando cada vez mais o império.
b(    )A escravidão negra deu lugar à mão-de-obra assalariada do imigrante branco, deixando a aristocracia contra o império.  O oeste paulista tornou-se o principal pólo econômico do país.
c(     )O Império não soube se adequar às transformações sociais e econômicas ocorridas no Brasil ao longo do século XIX.
d(    )A recusa de uma bula papal contra a maçonaria provocou a Questão Religiosa, que afasta a Igreja do imperador.
e(   )A Questão Militar provocou a insatisfação do Exército sendo um dos fatores que deram origem ao golpe militar que levou à derrubada do Império brasileiro.

Um comentário: