quarta-feira, 28 de maio de 2014

5º Exercício do 3º Nível


 CRISE DO PACTO COLONIAL
O crescimento da economia e a perda dos vínculos culturais entre os colonos e a metrópole estão na origem das lutas pela independência do Brasil.
A conjuntura internacional, com o fortalecimento da burguesia e das ideias liberais, também favorece o movimento pela emancipação do Brasil.
• As rebeliões nativistas preocupavam-se com a resolução de problemas locais, não se posicionavam claramente pela independência. As principais foram: Aclamação de Ama dor Bueno; Revolta de Beckman; Guerra dos Emboabas; Guerra dos Mascates; Revolta de Filipe dos Santos.
A Guerra dos Emboabas foi um conflito que ocorreu entre 1708 e 1709. O confronto em Minas Gerais aconteceu porque os bandeirantes paulistas queriam ter exclusividade na exploração do ouro recém descoberto no Brasil.
A Guerra dos Mascates aconteceu entre 1710 e 1711. O confronto em Pernambuco envolveu senhores de engenho de Olinda e comerciantes portugueses de Recife. A elevação de Olinda à categoria de vila desagradou os comerciantes enriquecidos de Recife, gerando um conflito.
A Revolta de Filipe dos Santos aconteceu em 1720. O líder Filipe dos Santos Freire representou a insatisfação dos donos de minas de ouro em Vila Rica com a cobrança do quinto e a instalação das Casas de Fundição.
A Revolta de Beckman ocorreu no ano de 1684 sob liderança dos irmãos Manuel e Tomas Beckman. O evento que se passou no Maranhão reivindicava melhorias na administração colonial.
• As rebeliões separatista - aspiravam à libertação da metrópole e passaram a ocorrer a partir do último quartel do século XVII; as principais foram: Conjuração Mineira (1789), Conjuração Baiana (1798) e Conjuração Pernambucana (1817).
A Inconfidência Mineira, com caráter de revolta separatista, aconteceu em 1789. A revolta dos mineiros contra a exploração dos portugueses pretendia tornar Minas Gerais independente de Portugal, mas o movimento foi descoberto antes de ser deflagrado e acabou sendo punido com rigidez pela metrópole.
A Conjuração Baiana, também separatista, ocorreu em 1798. O movimento ocorrido na Bahia pretendia separar o Brasil de Portugal e acabar com o trabalho escravo. Foi severamente punida pela Coroa Portuguesa.
.

RESPONDA DE ACORDO COM O TEXTO
  1. Quais os fatores internos que favoreceram a origem das lutas pela independência do Brasil?
  2. Quais os fatores externos que favoreceram o movimento pela emancipação do Brasil?
  3. Quais as características das rebeliões nativistas?
  4. Quais as características das
  5. Cite exemplos de rebeliões nativistas?
  6. Cite exemplos de rebeliões separatistas?
  7. O que motivou a Guerra dos Emboabas?
  8. O que gerou a Guerra dos Mascates?
  9. O que provocou a revolta Felipe dos Santos?
  10. O que reivindicava a Revolta de Beckman?
  11. O que pretendia a Inconfidência Mineira?
  12. O que pretendia a Conjuração Baiana?

Nenhum comentário:

Postar um comentário