quarta-feira, 14 de maio de 2014

PROJETO DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR (PIC): CONHECENDO SÃO GONÇALO DO AMARANTE


1. DADOS DA ESCOLA

NOME: ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR BEVENUTO FILHO

MODALIDADES DE ENSINO: EDUCAÇÃO BÁSICA ENSINO FUNDAMENTAL I

(1º AO 5º ANO).

MUNICÍPIO: SÃO GONÇALO DO AMARANTE

ANO DO PROJETO: 2019


2. TÍTULO DO PROJETO

CONHECENDO SÃO GONÇALO DO AMARANTE


3. CAMPO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

LEITURA, LETRAMENTO E PRODUÇÃO DE TEXTO


4. PROBLEMÁTICA

A dificuldade que os educandos têm de ler e produzir textos, sem o domínio da leitura e da

escrita a aquisição do conhecimento se torna uma tarefa praticamente impossível, tendo em

vista que por meio da leitura e da escrita o aluno tem acesso a todas as áreas do

conhecimento, interagindo com variadas fontes de informações.


5. JUSTIFICATIVA


           A Escola Estadual Professor Bevenuto Filho, localiza-se em Santo Antônio do

Potengi, considerado o maior distrito do município de São Gonçalo do Amarante, na

Grande Natal, situado à Rua Wilame Câmara de Brito,  oferece o Ensino Fundamental I do

1º  ao 5º ano.

           A escola atende 200 alunos, e nos últimos anos apresentou um pequeno aumento no

do Índice de desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do 5º ano, sendo 3.1 em 2009;

3.5 em 2011; 4.2 em 2013 e 4.4 em 2015, porém no ano de 2017 houve uma queda para

3.9, uns dos motivos desta queda é a dificuldade que os educandos têm de ler e produzir

textos.

Acreditamos que a aquisição do conhecimento sem o domínio da leitura é uma

tarefa praticamente impossível, tendo em vista que por meio dessa atividade o aluno tem

acesso a todas as áreas do conhecimento, interagindo com variadas fontes de informações.

            Visando superar este problema foi elaborado este projeto de integração curricular

com o objetivo de atender as necessidades de aprendizagem dos estudantes. O nosso

grande desafio é formar leitores críticos e reflexivos.


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Conforme Soares (2003) não basta apenas saber ler e escrever, é preciso também

saber fazer uso do que se lê e do que se escreve, saber responder às exigências de leitura e

de escrita que a sociedade faz constantemente. É ideal que o indivíduo saiba ler e escrever

no contexto das práticas sociais – ler num sentido mais amplo, não somente decodificar,

mas compreender e interpretar o mundo a sua volta.

Neste contexto, a escola pretende organizar os conteúdos dos componentes

curriculares de forma integrada, tomando por base os dados que mostram as disciplinas de

Língua Portuguesa e Matemática com resultados críticos, e constatando que a leitura é um

caminho para reverter esse quadro, busca-se através deste projeto, propiciar atividades

mais dinâmicas, oferecendo obras e temas variados, de fácil compreensão, que possam

envolver aspectos do conhecimento curricular de forma lúdica e criativa favorecendo o

interesse e a formação do hábito de ler, e assim melhorar o nível de qualidade da

aprendizagem dos alunos.

            Podemos destacar o trabalho com Projetos como uma grande força, assim como é

uma atividade integradora, produz uma formação mais ampla do aluno pela aprendizagem

em diferentes áreas, seja emocional, social, afetiva, motora, ou cognitiva. Tendo em vista

que, o projeto pedagógico é a concretização da autonomia da escola através do trabalho

coletivo, que exige uma mudança da mentalidade que supere o individualismo peculiar à

nossa cultura ocidental e tão arraigado no currículo estritamente disciplinar, com seu

conhecimento fragmentado. O trabalho coletivo que nós propomos visa superar o

individualismo. (KLEIMAN, 1999)

Porém para que isto aconteça   toda escola deve ser igualmente protagonista e abrir

caminhos para a construção de um  currículo integrado,  que precisa ser integrada inclusive

com  à comunidade extra-escolar. Na verdade há que se abraçar isto como forma de

pedagogia, onde a interdisciplinaridade e a contextualização vão surgindo sem muito

mistério nem tanta dificuldade, ao contrário, como consequência normal e natural, que leva

inegavelmente ao trabalho, à aprendizagem, às soluções e ao que o aluno mais reclama: ao

prazer!

Com isso espera-se que a escola desenvolva uma visão curricular integrada, que

enfatize a abordagem interdisciplinar do conhecimento e priorize discussões de temas

transversais, que seja comprometida em criar nos seus alunos o gosto pela leitura,  fazer,

questionar, e participar como sujeitos protagonistas da sua vida (extra) escolar, além de dar

espaço para que os alunos desenvolvam suas habilidades e competências individuais,

visando que estes indivíduos atuem no mundo social de maneira crítica, colocando em

prática os pressupostos teóricos previstos pela Lei Diretrizes e Base da Educação-LDB

(Lei Nº 9.394/96 e na Base Nacional Comum Curricular.


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6. OBJETIVOS

 GERAL


Produzir uma formação mais ampla do aluno pela aprendizagem em diferentes áreas, seja

emocional, social, afetiva, motora, ou cognitiva, através de um projeto curricular integrado.


 OBJETIVOS ESPECIFICOS


 Desenvolver estratégias que sensibilize o aluno para a importância da leitura e escrita no

cotidiano.

 Fomentar a prática da leitura extra-sala de aula, pelo uso de diferentes títulos e autores.

 Desenvolver habilidades de ler diferentes gêneros textuais.

 Expressar de diferentes formas, os conhecimentos construídos com as práticas de

leituras.

 Desenvolver a pratica de produção de textos.

 Conhecer e valorizar o município como lugar onde vivemos resgatando as memórias

desde sua fundação;

 Conhecer através de pesquisas a história do município;

 Refletir os benefícios da emancipação para o município;

 Localizar o município e seus vizinhos;

 Reconhecer que o hoje é fruto da sua história;

 Realizar comparativos de como era na época da emancipação do município e de como é

agora, bem como serviços e entidades públicas existentes.

 Envolver os alunos em um trabalho pedagógico que faça uso das novas tecnologias da

informação e comunicação enquanto ferramentas de construção do conhecimento.


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7. ÁREA DE CONHECIMENTO/COMPONENTES CURRICULARES/

CONTEÚDOS


Área de Conhecimento: Linguagem


Componente Curricular

Língua Portuguesa


Componente Curricular:

Arte


Componente Curricular:

Educação Física


Conteúdos:

Leitura e produção de textos

sobre o tema, Realização de

leitura de diversos gêneros

textuais de artista locais;

produção de texto coerente,

utilizando conhecimentos

linguísticos e gramaticais:

pontuação (ponto final, dois-

pontos, vírgulas em

enumerações) e regras

ortográficas.


Conteúdos:

Matrizes estéticas e culturais:

Reconhecimento e analise da

influência de distintas

matrizes estéticas e culturais

das artes visuais nas

manifestações artísticas da

cultura do município de São

Gonçalo do Amarante.


Conteúdos:

Danças, brincadeiras e jogos

populares do município.


Área de Conhecimento: Matemática

Componente Curricular: Matemática


Conteúdos: Leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais; Problemas

envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão; Leitura, interpretação, Coleta,

classificação e representação de dados, sobre o município em tabelas e gráficos.

Área de Conhecimento: Ciências da Natureza

Componente Curricular: Ciências


Conteúdos: Nutrição do organismo; Hábitos alimentares, comidas típicas do município.


Área de Conhecimento: Ciências da Humanas


Componente Curricular: Geografia Componente Curricular: História

Conteúdos: O sujeito e seu lugar no mundo;

A cidade e o campo: aproximações e

diferenças; os diferentes modos de vida do

povo das comunidades do município.

Patrimônios do município; Clima;

hidrografia, vegetação; Relevo e solo. A

economia do município: Indústria,

comércio, pecuária e agricultura.


Conteúdos: A história do município, sua

origem, processo de formação, emancipação

política; cultura do município.


Área de Conhecimento: Ensino Religioso

Componente Curricular: Ensino Religioso


Conteúdos: Representações religiosas na arte; representações religiosas em diferentes

expressões artísticas (pinturas, arquitetura, esculturas, ícones, símbolos, imagens),

reconhecendo-as como parte da identidade da cultura e tradição religiosa do município.


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8. METODOLOGIA DE TRABALHO

A escola empregará metodologias e estratégias para a formação do indivíduo como, por

exemplo, estímulo à leitura, utilização de filmes e documentários para a construção do

conhecimento, promoção de gincanas culturais, incentivo ao trabalho de pesquisa, passeios

culturais, desenvolvimento de atividades que desenvolva nos alunos, não somente

conhecimentos cognitivos e leitura decodificadora, mas que o preparem para ler, também, o

mundo a sua volta. O ser humano, ainda que não perceba, está rodeado da leitura e “Tudo o

que se ensina na escola está diretamente ligado à leitura e depende dela para se manter e se

desenvolver.” (CAGLIARI, 2004, p.149)

Estratégias Didáticas:

Levantamento de conhecimentos prévios através da roda de conversas  formais e

informais sobre o tema a ser trabalhado, estabelecendo relações com os novos conteúdos.

Interação do grupo através de pesquisas, jogos, brincadeira, ensaios de danças, produção

de cartazes e atividades artísticas no coletivo.

Rodas de Leituras e Apreciação momentos em que os alunos serão levados a refletir

sobre o tema em estudo, momento para apresentar e apreciar obras de Artes, Música e

dança bem como os artistas que retratam o município. Será feito leitura de materiais

variados como, jornais, revistas, gibis, sobre o tema estudado, apresentação de vídeos de

danças típicas, músicas e apreciação de obras de arte, fazendo uso de diferentes portadores

textuais, para que os alunos possam dar significado a aprendizagem.

O fazer artístico, os alunos irão vivenciar situações em que serão orientados na produção

de  trabalhos artísticos, propiciando o desenvolvimento de um percurso de criação pessoal.

Expressão corporal (Dança), através de ensaios de uma dança típica do município para

apresentação na culminância do projeto, serão explorados junto aos educando a expressão

corporal.

Apreciação musical, neste momento os alunos vão escutar e interagir com obras musicais

diferentes, voltados a cultura e a produção musical do município.

Apresentação de trabalho: Seminários; Exposição dos trabalhos dos alunos, recital de

poesias de escritores São-gonçalense.

Culminância: Realização da V Mostra Cultural, com apresentação de danças típicas do

município, teatros e exposição das atividades dos alunos.


Atividades do Projeto São Gonçalo do Amarante


-Atividades artísticas: desenhar, pintar, colar, modelar e construir maquetes de monumentos,

pintura em tela de monumentos arquitetônico e natural do município.

-Atividades de pesquisa histórica do município, Interpretação dos dados da pesquisa histórica e

Construção de linha do tempo.

-Atividades de Interpretação e Produção de textos  de diversos gêneros sobre o município.

- Atividades de Pesquisa Geográfica, localização no estado, no país, no continente e no mundo,

clima, hidrografia (Rio Potengi), Relevo, solo, vegetação.

- Atividade sobre as religiões do município e o patrimônio religioso.

- Leitura e interpretação de dados matemáticos listas, tabelas e gráficos de dados sobre o

município.

-Atividades de coleta de dados e organização das informações em listas, tabelas e gráficos sobre

economia, educação e Cultura do município.

- Apresentação de vídeos sobre os aspectos estudados de cada país; Exposição de cartazes;

ensaios de danças para apresentação.


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Séri

e

Professor Tema de Estudo e

dança da

apresentação


Séri

e

Professor Tema de Estudo e

Dança da

apresentação


1º A SANDRA 3ºA ELMA

1ºB ADENILD

E


3ºB ADRIANA

2ºA WADNA 4ºU ANDERSO

N

2ºB TÂNIA 5ºU DIANA

9. AVALIAÇÃO

         Avaliação será processual: Será observado durante todo processo de

desenvolvimento do projeto se ele está atingindo plenamente os objetivos propostos.

Através da autoavaliação da prática pedagógica e do desempenho dos educandos,

observando as produções dos alunos e seu envolvimento nos temas propostos.

O processo de avaliação será contínuo, através de observações e registros do

professor que poderá documentar os progressos do desenvolvimento dos alunos, das

habilidades conquistadas, interpretação, expressão, criticidade, comunicação, criatividade,

autonomia, respeito as regras sociais, etc. Estes, são o norte para que estes sujeitos possam

agir como (trans)formadores. Será avaliado a participação e o interesse dos alunos, e o

conhecimento na apresentação do seminário.


10. REFERÊNCIAS DO PROJETO

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Lingüística.. – 10.ed. – São Paulo – SP: editora

Scipione, 2004.

KLEIMAN, Ângela B. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da

escola/ Ângela B. Kleiman, Silvia E. Moraes. – Campinas, SP: Mercado das Letras, 1999,

- (Coleção Ideias sobre Linguagem).

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. 


11. REFERENCIAS SOBRE SÃO GONÇALO DO AMARANTE

ARAÙJO, Manoel Nazareno Nogueira. História de São Gonçalo. Ed. Comemorativa

(11/04/1933-1104/1983).

BRITO, Iaponira Peixoto de. Estudos Sociais do Município de São Gonçalo do

Amarante - RN. Vol. I. Natal Gráfica – RN. 2002.

CÂMARA JUNIOR, José Soares da. História do Legislativo: São Gonçalo do Amarante,

1998.


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CASCUDO, Luís da Câmara. História da Cidade do Natal. Natal, IHG/RN 1999.

______. História do Rio Grande do Norte. 2 ed. Rio de Janeiro: Achiamê; Natal:

Fundação José Augusto, 1984.

______ Nomes da terra: Geografia, História e toponímia do Rio Grande do Norte.

Natal Fundação José Augusto. 1968.

COSTA, Homero de Oliveira. A Insurreição Comunista de 1935: Natal, o primeiro ato

da trajetória. São Paulo: Ensaios; Natal: Cooperativa Cultural Universitária do Rio Grande

do Norte, 1995.

DANTAS, Meneval. Macaíba: Imagens, sonhos, reminiscências. Rio de Janeiro: Presença

Edições; Natal: Fundação José Augusto, 1985.

FACHIN, O. Fundamentos de Metodologia. São Paulo: Atlas, 1993.

Falas e Relatórios dos Presidentes da Província do RN - 1835 a 1859. Fundação Guimarães

Duque. Coleção Mossoroense Série G, Nº 08, abril 2001.

FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO, Centro de Pesquisa. São Gonçalo do Amarante. Natal,

Gráfica Manimbu, 1982.

LIMA, Auricéia Antunes de. Terras de Mártires. 2. ed. Natal, RN: Ed. do autor, 2002.

LYRA, Augusto Tavares de. História do Rio Grande do Norte. 2 ed. Fundação José

Augusto. Brasília:1998.

MARIZ, Marlene da Silva e SUASSUNA, Luiz Eduardo Brandão. História do Rio

Grande do Norte. Natal(RN) Sebo Vermelho, 2005.

MEDEIROS FILHO, Olavo de. Terra Natalense. Natal, Fundação José Augusto, 1991

______ . No rastro dos Flamengos. Natal, Fundação José Augusto, 1989.

MEDEIROS, Tarcisio. Aspectos Geopolítico e Antropológicos da história do Rio

Grande do Norte. Natal/RN Imprensa Universitária,1973.

MONTEIRO, Denise Mattos. Introdução à História do Rio Grande do Norte. 2. ed. rev.

Natal –RN: Cooperativa Cultural, 2002.

NOBRE, Manoel Ferreira. Breve Notícia sobre a Província do Rio Grande do Norte. 2.

ed. Rio de Janeiro. Ed. Pongetti, 1971.

MORAIS, Marcus César Cavalcanti de, Terras Potiguares. Natal (RN): Dinâmica

Editora,1998

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