1. DADOS DA ESCOLA
NOME: ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR BEVENUTO FILHO
MODALIDADES DE ENSINO: EDUCAÇÃO BÁSICA ENSINO FUNDAMENTAL I
(1º AO 5º ANO).
MUNICÍPIO: SÃO GONÇALO DO AMARANTE
ANO DO PROJETO: 2019
2. TÍTULO DO PROJETO
CONHECENDO SÃO GONÇALO DO AMARANTE
3. CAMPO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
LEITURA, LETRAMENTO E PRODUÇÃO DE TEXTO
4. PROBLEMÁTICA
A dificuldade que os educandos têm de ler e produzir textos, sem o domínio da leitura e da
escrita a aquisição do conhecimento se torna uma tarefa praticamente impossível, tendo em
vista que por meio da leitura e da escrita o aluno tem acesso a todas as áreas do
conhecimento, interagindo com variadas fontes de informações.
5. JUSTIFICATIVA
A Escola Estadual Professor Bevenuto Filho, localiza-se em Santo Antônio do
Potengi, considerado o maior distrito do município de São Gonçalo do Amarante, na
Grande Natal, situado à Rua Wilame Câmara de Brito, oferece o Ensino Fundamental I do
1º ao 5º ano.
A escola atende 200 alunos, e nos últimos anos apresentou um pequeno aumento no
do Índice de desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do 5º ano, sendo 3.1 em 2009;
3.5 em 2011; 4.2 em 2013 e 4.4 em 2015, porém no ano de 2017 houve uma queda para
3.9, uns dos motivos desta queda é a dificuldade que os educandos têm de ler e produzir
textos.
Acreditamos que a aquisição do conhecimento sem o domínio da leitura é uma
tarefa praticamente impossível, tendo em vista que por meio dessa atividade o aluno tem
acesso a todas as áreas do conhecimento, interagindo com variadas fontes de informações.
Visando superar este problema foi elaborado este projeto de integração curricular
com o objetivo de atender as necessidades de aprendizagem dos estudantes. O nosso
grande desafio é formar leitores críticos e reflexivos.
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Conforme Soares (2003) não basta apenas saber ler e escrever, é preciso também
saber fazer uso do que se lê e do que se escreve, saber responder às exigências de leitura e
de escrita que a sociedade faz constantemente. É ideal que o indivíduo saiba ler e escrever
no contexto das práticas sociais – ler num sentido mais amplo, não somente decodificar,
mas compreender e interpretar o mundo a sua volta.
Neste contexto, a escola pretende organizar os conteúdos dos componentes
curriculares de forma integrada, tomando por base os dados que mostram as disciplinas de
Língua Portuguesa e Matemática com resultados críticos, e constatando que a leitura é um
caminho para reverter esse quadro, busca-se através deste projeto, propiciar atividades
mais dinâmicas, oferecendo obras e temas variados, de fácil compreensão, que possam
envolver aspectos do conhecimento curricular de forma lúdica e criativa favorecendo o
interesse e a formação do hábito de ler, e assim melhorar o nível de qualidade da
aprendizagem dos alunos.
Podemos destacar o trabalho com Projetos como uma grande força, assim como é
uma atividade integradora, produz uma formação mais ampla do aluno pela aprendizagem
em diferentes áreas, seja emocional, social, afetiva, motora, ou cognitiva. Tendo em vista
que, o projeto pedagógico é a concretização da autonomia da escola através do trabalho
coletivo, que exige uma mudança da mentalidade que supere o individualismo peculiar à
nossa cultura ocidental e tão arraigado no currículo estritamente disciplinar, com seu
conhecimento fragmentado. O trabalho coletivo que nós propomos visa superar o
individualismo. (KLEIMAN, 1999)
Porém para que isto aconteça toda escola deve ser igualmente protagonista e abrir
caminhos para a construção de um currículo integrado, que precisa ser integrada inclusive
com à comunidade extra-escolar. Na verdade há que se abraçar isto como forma de
pedagogia, onde a interdisciplinaridade e a contextualização vão surgindo sem muito
mistério nem tanta dificuldade, ao contrário, como consequência normal e natural, que leva
inegavelmente ao trabalho, à aprendizagem, às soluções e ao que o aluno mais reclama: ao
prazer!
Com isso espera-se que a escola desenvolva uma visão curricular integrada, que
enfatize a abordagem interdisciplinar do conhecimento e priorize discussões de temas
transversais, que seja comprometida em criar nos seus alunos o gosto pela leitura, fazer,
questionar, e participar como sujeitos protagonistas da sua vida (extra) escolar, além de dar
espaço para que os alunos desenvolvam suas habilidades e competências individuais,
visando que estes indivíduos atuem no mundo social de maneira crítica, colocando em
prática os pressupostos teóricos previstos pela Lei Diretrizes e Base da Educação-LDB
(Lei Nº 9.394/96 e na Base Nacional Comum Curricular.
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6. OBJETIVOS
GERAL
Produzir uma formação mais ampla do aluno pela aprendizagem em diferentes áreas, seja
emocional, social, afetiva, motora, ou cognitiva, através de um projeto curricular integrado.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Desenvolver estratégias que sensibilize o aluno para a importância da leitura e escrita no
cotidiano.
Fomentar a prática da leitura extra-sala de aula, pelo uso de diferentes títulos e autores.
Desenvolver habilidades de ler diferentes gêneros textuais.
Expressar de diferentes formas, os conhecimentos construídos com as práticas de
leituras.
Desenvolver a pratica de produção de textos.
Conhecer e valorizar o município como lugar onde vivemos resgatando as memórias
desde sua fundação;
Conhecer através de pesquisas a história do município;
Refletir os benefícios da emancipação para o município;
Localizar o município e seus vizinhos;
Reconhecer que o hoje é fruto da sua história;
Realizar comparativos de como era na época da emancipação do município e de como é
agora, bem como serviços e entidades públicas existentes.
Envolver os alunos em um trabalho pedagógico que faça uso das novas tecnologias da
informação e comunicação enquanto ferramentas de construção do conhecimento.
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7. ÁREA DE CONHECIMENTO/COMPONENTES CURRICULARES/
CONTEÚDOS
Área de Conhecimento: Linguagem
Componente Curricular
Língua Portuguesa
Componente Curricular:
Arte
Componente Curricular:
Educação Física
Conteúdos:
Leitura e produção de textos
sobre o tema, Realização de
leitura de diversos gêneros
textuais de artista locais;
produção de texto coerente,
utilizando conhecimentos
linguísticos e gramaticais:
pontuação (ponto final, dois-
pontos, vírgulas em
enumerações) e regras
ortográficas.
Conteúdos:
Matrizes estéticas e culturais:
Reconhecimento e analise da
influência de distintas
matrizes estéticas e culturais
das artes visuais nas
manifestações artísticas da
cultura do município de São
Gonçalo do Amarante.
Conteúdos:
Danças, brincadeiras e jogos
populares do município.
Área de Conhecimento: Matemática
Componente Curricular: Matemática
Conteúdos: Leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais; Problemas
envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão; Leitura, interpretação, Coleta,
classificação e representação de dados, sobre o município em tabelas e gráficos.
Área de Conhecimento: Ciências da Natureza
Componente Curricular: Ciências
Conteúdos: Nutrição do organismo; Hábitos alimentares, comidas típicas do município.
Área de Conhecimento: Ciências da Humanas
Componente Curricular: Geografia Componente Curricular: História
Conteúdos: O sujeito e seu lugar no mundo;
A cidade e o campo: aproximações e
diferenças; os diferentes modos de vida do
povo das comunidades do município.
Patrimônios do município; Clima;
hidrografia, vegetação; Relevo e solo. A
economia do município: Indústria,
comércio, pecuária e agricultura.
Conteúdos: A história do município, sua
origem, processo de formação, emancipação
política; cultura do município.
Área de Conhecimento: Ensino Religioso
Componente Curricular: Ensino Religioso
Conteúdos: Representações religiosas na arte; representações religiosas em diferentes
expressões artísticas (pinturas, arquitetura, esculturas, ícones, símbolos, imagens),
reconhecendo-as como parte da identidade da cultura e tradição religiosa do município.
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8. METODOLOGIA DE TRABALHO
A escola empregará metodologias e estratégias para a formação do indivíduo como, por
exemplo, estímulo à leitura, utilização de filmes e documentários para a construção do
conhecimento, promoção de gincanas culturais, incentivo ao trabalho de pesquisa, passeios
culturais, desenvolvimento de atividades que desenvolva nos alunos, não somente
conhecimentos cognitivos e leitura decodificadora, mas que o preparem para ler, também, o
mundo a sua volta. O ser humano, ainda que não perceba, está rodeado da leitura e “Tudo o
que se ensina na escola está diretamente ligado à leitura e depende dela para se manter e se
desenvolver.” (CAGLIARI, 2004, p.149)
Estratégias Didáticas:
Levantamento de conhecimentos prévios através da roda de conversas formais e
informais sobre o tema a ser trabalhado, estabelecendo relações com os novos conteúdos.
Interação do grupo através de pesquisas, jogos, brincadeira, ensaios de danças, produção
de cartazes e atividades artísticas no coletivo.
Rodas de Leituras e Apreciação momentos em que os alunos serão levados a refletir
sobre o tema em estudo, momento para apresentar e apreciar obras de Artes, Música e
dança bem como os artistas que retratam o município. Será feito leitura de materiais
variados como, jornais, revistas, gibis, sobre o tema estudado, apresentação de vídeos de
danças típicas, músicas e apreciação de obras de arte, fazendo uso de diferentes portadores
textuais, para que os alunos possam dar significado a aprendizagem.
O fazer artístico, os alunos irão vivenciar situações em que serão orientados na produção
de trabalhos artísticos, propiciando o desenvolvimento de um percurso de criação pessoal.
Expressão corporal (Dança), através de ensaios de uma dança típica do município para
apresentação na culminância do projeto, serão explorados junto aos educando a expressão
corporal.
Apreciação musical, neste momento os alunos vão escutar e interagir com obras musicais
diferentes, voltados a cultura e a produção musical do município.
Apresentação de trabalho: Seminários; Exposição dos trabalhos dos alunos, recital de
poesias de escritores São-gonçalense.
Culminância: Realização da V Mostra Cultural, com apresentação de danças típicas do
município, teatros e exposição das atividades dos alunos.
Atividades do Projeto São Gonçalo do Amarante
-Atividades artísticas: desenhar, pintar, colar, modelar e construir maquetes de monumentos,
pintura em tela de monumentos arquitetônico e natural do município.
-Atividades de pesquisa histórica do município, Interpretação dos dados da pesquisa histórica e
Construção de linha do tempo.
-Atividades de Interpretação e Produção de textos de diversos gêneros sobre o município.
- Atividades de Pesquisa Geográfica, localização no estado, no país, no continente e no mundo,
clima, hidrografia (Rio Potengi), Relevo, solo, vegetação.
- Atividade sobre as religiões do município e o patrimônio religioso.
- Leitura e interpretação de dados matemáticos listas, tabelas e gráficos de dados sobre o
município.
-Atividades de coleta de dados e organização das informações em listas, tabelas e gráficos sobre
economia, educação e Cultura do município.
- Apresentação de vídeos sobre os aspectos estudados de cada país; Exposição de cartazes;
ensaios de danças para apresentação.
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Séri
e
Professor Tema de Estudo e
dança da
apresentação
Séri
e
Professor Tema de Estudo e
Dança da
apresentação
1º A SANDRA 3ºA ELMA
1ºB ADENILD
E
3ºB ADRIANA
2ºA WADNA 4ºU ANDERSO
N
2ºB TÂNIA 5ºU DIANA
9. AVALIAÇÃO
Avaliação será processual: Será observado durante todo processo de
desenvolvimento do projeto se ele está atingindo plenamente os objetivos propostos.
Através da autoavaliação da prática pedagógica e do desempenho dos educandos,
observando as produções dos alunos e seu envolvimento nos temas propostos.
O processo de avaliação será contínuo, através de observações e registros do
professor que poderá documentar os progressos do desenvolvimento dos alunos, das
habilidades conquistadas, interpretação, expressão, criticidade, comunicação, criatividade,
autonomia, respeito as regras sociais, etc. Estes, são o norte para que estes sujeitos possam
agir como (trans)formadores. Será avaliado a participação e o interesse dos alunos, e o
conhecimento na apresentação do seminário.
10. REFERÊNCIAS DO PROJETO
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Lingüística.. – 10.ed. – São Paulo – SP: editora
Scipione, 2004.
KLEIMAN, Ângela B. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da
escola/ Ângela B. Kleiman, Silvia E. Moraes. – Campinas, SP: Mercado das Letras, 1999,
- (Coleção Ideias sobre Linguagem).
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
11. REFERENCIAS SOBRE SÃO GONÇALO DO AMARANTE
ARAÙJO, Manoel Nazareno Nogueira. História de São Gonçalo. Ed. Comemorativa
(11/04/1933-1104/1983).
BRITO, Iaponira Peixoto de. Estudos Sociais do Município de São Gonçalo do
Amarante - RN. Vol. I. Natal Gráfica – RN. 2002.
CÂMARA JUNIOR, José Soares da. História do Legislativo: São Gonçalo do Amarante,
1998.
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CASCUDO, Luís da Câmara. História da Cidade do Natal. Natal, IHG/RN 1999.
______. História do Rio Grande do Norte. 2 ed. Rio de Janeiro: Achiamê; Natal:
Fundação José Augusto, 1984.
______ Nomes da terra: Geografia, História e toponímia do Rio Grande do Norte.
Natal Fundação José Augusto. 1968.
COSTA, Homero de Oliveira. A Insurreição Comunista de 1935: Natal, o primeiro ato
da trajetória. São Paulo: Ensaios; Natal: Cooperativa Cultural Universitária do Rio Grande
do Norte, 1995.
DANTAS, Meneval. Macaíba: Imagens, sonhos, reminiscências. Rio de Janeiro: Presença
Edições; Natal: Fundação José Augusto, 1985.
FACHIN, O. Fundamentos de Metodologia. São Paulo: Atlas, 1993.
Falas e Relatórios dos Presidentes da Província do RN - 1835 a 1859. Fundação Guimarães
Duque. Coleção Mossoroense Série G, Nº 08, abril 2001.
FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO, Centro de Pesquisa. São Gonçalo do Amarante. Natal,
Gráfica Manimbu, 1982.
LIMA, Auricéia Antunes de. Terras de Mártires. 2. ed. Natal, RN: Ed. do autor, 2002.
LYRA, Augusto Tavares de. História do Rio Grande do Norte. 2 ed. Fundação José
Augusto. Brasília:1998.
MARIZ, Marlene da Silva e SUASSUNA, Luiz Eduardo Brandão. História do Rio
Grande do Norte. Natal(RN) Sebo Vermelho, 2005.
MEDEIROS FILHO, Olavo de. Terra Natalense. Natal, Fundação José Augusto, 1991
______ . No rastro dos Flamengos. Natal, Fundação José Augusto, 1989.
MEDEIROS, Tarcisio. Aspectos Geopolítico e Antropológicos da história do Rio
Grande do Norte. Natal/RN Imprensa Universitária,1973.
MONTEIRO, Denise Mattos. Introdução à História do Rio Grande do Norte. 2. ed. rev.
Natal –RN: Cooperativa Cultural, 2002.
NOBRE, Manoel Ferreira. Breve Notícia sobre a Província do Rio Grande do Norte. 2.
ed. Rio de Janeiro. Ed. Pongetti, 1971.
MORAIS, Marcus César Cavalcanti de, Terras Potiguares. Natal (RN): Dinâmica
Editora,1998
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