Objetivos do ensino de História
Espera-se que, os alunos gradativamente
possam ampliar a compreensão de sua realidade, especialmente confrontando-a e
relacionando-a com outras realidades históricas e, assim, possam fazer suas
escolhas e estabelecer critérios para orientar suas ações. Nesse sentido, os
alunos deverão ser capazes de:
§ estabelecer
relações entre a história do presente e acontecimentos e/ou processos
históricos do passado;
§ identificar
diferentes temporalidades no presente (por exemplo, ao caminhar por uma cidade,
reconhecer diferentes estilos e épocas na arquitetura de casas, pontes,
chafarizes, prédios, percebendo a permanência de construções antigas convivendo
com outras, arrojadas e futurísticas);
§ reconhecer
fatos históricos relevantes, organizar essas informações, compreender e
utilizar conceitos históricos;
§ identificar
a diversidade nas experiências humanas na mesma época ou em tempos diferentes
(por exemplo, ao estudar os costumes familiares no final do século 18 e início
do 19, perceber diferenças entre a organização das famílias patriarcais dos
senhores de engenho do Nordeste e a das famílias matriarcais nas camadas pobres
da cidade de São Paulo);
§ extrair
informações e analisar criticamente objetos, textos, imagens, músicas etc.,
dominando uma metodologia de análise de documentos (sugerida mais adiante);
§ obter
e relacionar idéias e informações em textos;
§ escrever
textos;
§ opinar
sobre o tema em estudo;
§ estudar
em grupo;
§ valorizar
a convivência com diferenças étnicas e culturais etc.
Conteúdo
1º Bimestre
• A Ditadura Militar – Instalação do regime
militar.
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2º Bimestre
• Brasil Contemporâneo – Após 20 anos, os civis
voltam ao poder.
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Metodologia
• os conteúdos serão introduzidos através de aulas
expositivas, privilegiando discussão e debates;
• valorizar, inicialmente, os saberes que
os alunos já possuem sobre o tema abordado, criando momentos de trocas de
informações e opiniões;
•desenvolver atividades com diferentes
fontes de informação (jornais, revistas, livros, filmes, fotografias);
• trabalhar com documentos variados como:
sítios arqueológicos, plantas urbanas, mapas, vestimentas, objetos cerimoniais
e rituais;
• estimular procedimentos de pesquisa,
organização das informações coletadas, procedimentos para visitas e estudos do
meio;
• promover estudos sobre modos de vida e
de costumes que convivem na mesma localidade; debater questões do cotidiano e
suas relações com contextos mais amplos;
• solicitar resumos orais ou em forma de
textos, imagens, gráficos, linhas do tempo; propor a criação de murais,
exposições e estimular a criatividade expressiva.
Avaliação
A avaliação deve levar em conta:
• o conhecimento prévio, os domínios
dos alunos e relacioná-los com as mudanças que ocorrem no processo de ensino e
aprendizagem.
• progresso de cada um, averiguando
conquistas por meio de comparações com o antes, o
durante e o depois.
A avaliação deverá evitar testes e exercícios que não exijam nenhum raciocínio,
pois, a memorização e reprodução não servem como parâmetros avaliativos nem
para o professor; nem para os alunos.
Excelente seus planos de ensino e de aula, quero estabelecer contato e intercambio, a fim de trocarmos experiências e socializarmos práticas docentes.
ResponderExcluirExcelente, são planos abrangentes com conteúdo, especifico e metodologia simples muito bom. Parabéns,
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