|
PLANO DE
AÇÃO - PIP/2016 |
|||||||
|
Escola |
ESCOLA ESTADUAL
PROFESSOR BEVENUTO FILHO |
DIRED |
1ª |
Público Alvo |
ALUNOS DO 4º E 5º ANO |
||
|
Diretor (a) |
ANA HELOISA SILVA DE OLIVEIRA |
Coordenador(a) do PIP |
VERÔNICA MARIA OLIVEIRA DE SOUZA |
||||
|
Título do Projeto |
CIDADÃO LEITOR |
||||||
|
Campo de Desenvolvimento |
LEITURA E LETRAMENTO |
||||||
|
OBJETIVOS DO PIP DA ESCOLA |
|||||||
|
Geral: Criar condições para
atender as necessidades de aprendizagem dos estudantes durante o ano letivo
de 2016, formando leitores críticos e reflexivos para a escola e para a vida,
através de um currículo integrado e de uma metodologia inovadora, fazendo uso
das novas tecnologias, e assim diminuir o índice de reprovação e de distorção
idade/série. Específicos: - Envolver os alunos em
um trabalho pedagógico que faça uso das novas tecnologias da informação e
comunicação enquanto ferramentas de construção do conhecimento; - Desenvolver estratégias
que sensibilize o aluno para a importância da leitura e escrita no cotidiano;
- Fomentar a prática da
leitura fora da sala de aula, pelo uso de diferentes meios como jornais,
revistas e títulos e autores; - Desenvolver habilidades de ler diferentes
gêneros textuais; - Expressar de diferentes formas, os
conhecimentos construídos com as práticas de leitura, como postagem de texto
no blog, e confecção de maquetes. |
|||||||
|
METAS DO PIP DA ESCOLA |
|||||||
|
Diminuir o índice de
reprovação das turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de 25,3,% para 3%;
Diminuir o índice de
distorção idade/série das turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de
32,1,% para 3%; Concluir o ano letivo de 2016 com 100% dos alunos do 4º e 5º ano tendo adquirido com proficiência as habilidades da leitura , da escrita e do letramento social. |
|||||||
Atividade: 01
|
Atividade |
Objetivo |
Metodologia |
Avaliação |
Recursos Materiais |
Articulador/ áreas envolvidas |
Colaboradores Parceiros |
Público (nº) |
Status |
||||||
|
Execução da Temática
Conhecendo o município de São Gonçalo do Amarante |
-Conhecer e valorizar o município como lugar onde
vivemos resgatando as memórias desde sua fundação; -Conhecer através de pesquisas a história do
município; -Localizar o município e seus vizinhos; -Desenvolver
habilidades de ler diferentes gêneros textuais; - Desenvolver
habilidades de produzir textos coerentes. . |
-Pesquisa e entrevista
com os moradores mais velhos; - Elaboração de Vídeos
Documentário; - Tirar fotos dos Patrimônios; -Pintura em tela do
patrimônios; -Exposição de Arte das telas pintadas pelos
alunos; - Leitura, e intepretação
do Hino de São Gonçalo; - Produção de textos
sobre São Gonçalo para postagem no Blog da Escola. - Localizar
em mapas o município e seus vizinhos; |
Avaliar o
procedimento e atitude do aluno: Procedimentos Participação nas atividades de Pesquisa histórica; Interpretação dos
dados da pesquisa histórica; Construção de
linha do tempo, maquetes; Atitude Valorização da
História do município; Reflexão crítica sobre a História do município. |
Papel Ofício;
impressora; toner para impressora; Livros didáticos e
paradidáticos; Aparelho de som; Computadores;
Tablets; internet; Datashow; Filmadora; Maquina fotográfica; Telas para pinturas; Tinta para pintura em tela; Pinceis para
pintura em tela de vários tamanhos; Mapas do Município de são Gonçalo; |
Verônica Maria Coordenadora da atividade; Cada professor polivalente executará na sua sala de
aulas as atividades |
Colaboração do Museu de São Gonçalo/ Dona Militana |
90 Alunos do 4º e 5º ano |
-Em execução |
||||||
|
Local |
Escola Estadual Professor Bevenuto Filho |
Data/Período |
1º bimestre de 15 Fevereiro a
27 de abril de 2016 |
|||||||||||
|
Comunicação/divulgação |
Avisos e convites nas agendas
dos alunos e nas redes sociais. |
|||||||||||||
|
Observações/Tipos de Registro |
Registro fotográfico, filmagem
e relatório com registro de observação, publicação de registros nas redes
sociais. |
|||||||||||||
|
Assinatura/Rubrica dos
responsáveis pela atividade |
|
|||||||||||||
|
Obs.: anexar ao término de
cada atividade a lista nominal dos participantes |
||||||||||||||
Atividade: 02
|
Atividade |
Objetivo |
Metodologia |
Avaliação |
Recursos Materiais |
Articulador/ áreas
envolvidas |
Colaboradores Parceiros |
Público (nº) |
Status |
||||||
|
Execução da temática Meio
Ambiente . |
-Valorizar e respeitar o meio ambiente; -Desenvolver atitudes e comportamentos favoráveis a preservação
do meio ambiente; -Participar de
entrevistas, observação direta e indireta, experimentação; - Elaborar om
coerência textos, esquemas, listas, tabelas e cartazes. |
Produção de um programa de rádio escolar
realizado pelos alunos Postagens de textos
feitos pelos alunos no blog da escola; Leitura e pesquisas nos tablets; Reprodução e
produção de vídeos; Realização de oficinas literárias; Realização de
entrevistas; Produção de documentário através de imagens (audiovisuais);
Apresentação de seminários; Ciclos de
palestras e debates; Produção de cordéis e paródias; passeios a áreas de
preservação (Rio Potengi/Barco Escola) |
Avaliar o
procedimento e atitude do aluno: Procedimentos Participação em
entrevistas, em observação direta e indireta, em experimentação. Elaboração
de textos, esquemas, listas, tabelas e cartazes. Atitude Valorização e
respeito ao meio ambiente; Desenvolvimento de atitudes e comportamentos
favoráveis do preservação a meio ambiente |
Papel Ofício;
impressora; toner para impressora; Livros didáticos e
paradidáticos; Aparelho de som; Computadores;
Tablets; internet; Datashow; Filmadora;
Maquina fotográfica; Caixa de som e
microfone. |
Cada professor polivalente executará na sua sala de
aulas as atividades, coordenados por Verônica Maria |
Colaboração do
Barco Escola Chama Maré |
90 Alunos do 4º e 5º ano |
-A executar |
||||||
|
Local |
Escola Estadual Professor Bevenuto
Filho |
Data/Período |
2º Bimestre De 28 de abril a
21 de agosto De 2016 |
|||||||||||
|
Comunicação/divulgação |
Avisos e convites nas agendas
dos alunos e nas redes sociais |
|||||||||||||
|
Observações/Tipos de Registro |
Registro fotográfico, filmagem
e relatório com registro de observação, publicação de registros nas redes
sociais. |
|||||||||||||
|
Assinatura/ Rubrica dos
responsáveis pela atividade |
|
|||||||||||||
|
|
||||||||||||||
Atividade: 03
|
Atividade |
Objetivo |
Metodologia |
Avaliação |
Recursos Materiais |
Articulador/ áreas
envolvidas |
Colaboradores Parceiros |
Público (nº) |
Status |
||||||
|
Execução do Projeto
Respeito a diversidade cultural; |
- Conhecer as diversidades culturais das regiões
brasileiras, bem como suas particularidades, através do processo de conhecer,
descobrir, interagir, crescer e apropriar-se de novos repertórios de forma
prazerosa, rica e envolvente. - Experimentar vivências do
campo das Artes Visuais, Música e Dança existentes nas regiões brasileiras. - Apreciar, valorizar e
respeitar a diversidade cultural presente na sociedade em que vivemos. |
Elaboração de histórias
por meio de softwares educativos;
Postagens de textos feitos pelos alunos no blog da escola; Leitura e
pesquisas nos tablets; Realização do correio da amizade, Realização de
oficinas literatura popular; Produção de documentário
através de imagens (audiovisuais); Apresentação de seminários; palestras e
debates; Produção de cordéis, paródias e dramatizações; Ensaios e apresentação de
danças típicas; Realização da Mostra cultural, com apresentação de danças
típicas pelos alunos e exposição dos trabalhos desenvolvidos. |
Avaliar o
procedimento e atitude do aluno: Procedimentos Participação em
pesquisa; Elaboração de textos, cartazes e cordel. Atitude Valorização e
respeito a diversidade cultural; Desenvolvimento de atitudes e comportamentos
favoráveis as diferenças |
Papel Ofício;
impressora; toner para impressora; Livros didáticos e
paradidáticos; Aparelho de som; Computadores;
Tablets; internet; Datashow;
Filmadora; Maquina fotográfica; Caixa de som e
microfone. |
Cada professor polivalente executará na sua sala de
aulas as atividades, coordenados por Verônica Maria |
Colaboração do Teatro de São Gonçalo do Amarante |
90 Alunos do 4º e 5º ano |
-A executar |
||||||
|
Local |
Escola Estadual Professor Bevenuto Filho |
Data/Período |
3º Bimestre de 22 de agosto a
30 de setembro |
|||||||||||
|
Comunicação/divulgação |
Avisos e convites nas agendas
dos alunos e nas redes sociais |
|||||||||||||
|
Observações/Tipos de Registro |
Registro fotográfico, filmagem
e relatório com registro de observação, publicação de registros nas redes
sociais. |
|||||||||||||
|
Assinatura/ Rubrica dos
responsáveis pela atividade |
|
|||||||||||||
|
|
||||||||||||||
Atividade: 04
|
Atividade |
Objetivo |
Metodologia |
Avaliação |
Recursos Materiais |
Articulador/ áreas
envolvidas |
Colaboradores Parceiros |
Público (nº) |
Status |
||||||
|
Execução da Temática
Saúde e qualidade de vida; |
-Valorizar o cuidado com a saúde; -Desenvolver atitudes e comportamentos favoráveis à boa saúde. |
Postagens no blog da
escola de textos produzidos pelos alunos sobre a temática; Elaboração de histórias
por meio de softwares educativos; Leitura e pesquisas nos
tablets; Realização do correio da amizade, Realização de oficinas de literatura; Produção de documentário
através de imagens (audiovisuais); Apresentação de seminários; palestras e
debates; Produção de cordéis, paródias e dramatizações. |
Avaliar o
procedimento e atitude do aluno: Procedimentos Leitura e interpretação
de listas, gráficos e tabelas; Produção de tabelas, gráficos e
cartazes. Atitude Valorização e cuidado com a saúde; Desenvolvimento de atitudes e comportamentos favoráveis à saúde. |
Papel Ofício; impressora;
toner para impressora; Livros didáticos e
paradidáticos; Aparelho de som; Computadores;
Tablets; internet; Datashow;
Filmadora; Maquina fotográfica; Caixa de som e
microfone. |
Cada professor polivalente executará na sua sala de
aulas as atividades, coordenados por Verônica Maria |
Colaboração do Posto de Saúde da comunidade |
90 Alunos do 4º e 5º ano |
-A executar |
||||||
|
Local |
Escola Estadual Professor Bevenuto Filho |
Data/Período |
4º Bimestre de 04 de outubro a
20 de dezembro de 2016 |
|||||||||||
|
Comunicação/divulgação |
Avisos e convites nas agendas
dos alunos e nas redes sociais |
|||||||||||||
|
Observações/Tipos de Registro |
Registro fotográfico, filmagem
e relatório com registro de observação, publicação de registros nas redes
sociais. |
|||||||||||||
|
Assinatura/ Rubrica dos
responsáveis pela atividade |
|
|||||||||||||
|
|
||||||||||||||
|
LISTA DE TAREFAS |
||||
|
Nº |
Atividade |
Responsável |
Período |
Observações |
|
01 |
Reunião de
planejamento com todos os professores que atuam nas turmas contempladas com o
PIP. |
Gestor, coordenador
pedagógico e coordenador do projeto. |
Dia 26/02/2016. |
Os 04 professores das turmas contempladas com o
PIP participarão do planejamento das
ações do projeto. |
|
02 |
Apresentação do PIP
para a comunidade escolar. |
Gestor, coordenador
pedagógico, coordenador do projeto e professores das turmas contempladas. |
Dia 04/03/2016. |
Todos os pais serão
convidados a participar da apresentação do projeto, bem como, alunos, funcionários,
conselhos, parceiros e colaboradores. |
|
03 |
Elaboração do plano
de ação por atividade |
Gestor, coordenador
pedagógico e do projeto e professores das turmas contempladas. |
Envio da 1ª versão:
até 24/02/2016. Versão final:
entregar na visita do orientador a escola. |
O plano de ação foi
elaborado a partir das atividades propostas no projeto apresentado pela
escola. |
|
04 |
Visita do orientador
à escola |
Coordenação e
orientadores do PIP. |
Março de 2016. |
Estarão presentes
para reunião de orientação e planejamento o Gestor, a coordenação pedagógica,
o coordenador do projeto e os professores das turmas contempladas. O orientador entrará
em contato com a escola para informar a data da visita. |
|
05 |
Registro das
atividades do PIP |
Equipe envolvida nas
atividades do projeto. |
Durante a execução do
projeto. |
Os registros serão feitos
através de filmagens, fotos e postagens no Blog da escola, visando facilitar a
elaboração do relatório final do projeto. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário