quinta-feira, 10 de março de 2016

PLANO DE GESTÃO 2016

 

 

PLANO DE AÇÃO - PIP/2016

Escola

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR BEVENUTO FILHO

DIRED

Público Alvo

ALUNOS DO 4º E 5º ANO

Diretor (a)

ANA HELOISA SILVA DE OLIVEIRA

Coordenador(a) do PIP

VERÔNICA MARIA OLIVEIRA DE SOUZA

Título do Projeto

CIDADÃO LEITOR

Campo de Desenvolvimento

LEITURA E LETRAMENTO

OBJETIVOS DO PIP DA ESCOLA

 

Geral: Criar condições para atender as necessidades de aprendizagem dos estudantes durante o ano letivo de 2016, formando leitores críticos e reflexivos para a escola e para a vida, através de um currículo integrado e de uma metodologia inovadora, fazendo uso das novas tecnologias, e assim diminuir o índice de reprovação e de distorção idade/série.

 

Específicos:

- Envolver os alunos em um trabalho pedagógico que faça uso das novas tecnologias da informação e comunicação enquanto ferramentas de construção do conhecimento;

- Desenvolver estratégias que sensibilize o aluno para a importância da leitura e escrita no cotidiano;

- Fomentar a prática da leitura fora da sala de aula, pelo uso de diferentes meios como jornais, revistas e títulos e autores; - Desenvolver habilidades de ler diferentes gêneros textuais;

 - Expressar de diferentes formas, os conhecimentos construídos com as práticas de leitura, como postagem de texto no blog, e confecção de maquetes.

 

METAS DO PIP DA ESCOLA

Diminuir o índice de reprovação das turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de 25,3,% para 3%;

Diminuir o índice de distorção idade/série das turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de 32,1,% para 3%;

Concluir o ano letivo de 2016 com 100% dos alunos do 4º e 5º ano tendo adquirido com proficiência as habilidades da leitura , da escrita e do letramento social.

Atividade:  01

Atividade

Objetivo

Metodologia

Avaliação

Recursos

Materiais

Articulador/

áreas envolvidas

Colaboradores

Parceiros

 

Público

(nº)

Status

Execução da Temática Conhecendo o município de São Gonçalo do

Amarante

 

-Conhecer e valorizar o município como lugar onde vivemos resgatando as memórias desde sua fundação;

-Conhecer através de pesquisas a história do município;

-Localizar o município e seus vizinhos;

-Desenvolver habilidades de ler diferentes gêneros textuais;

- Desenvolver habilidades de produzir textos coerentes.

.

 

 

 

-Pesquisa e entrevista com os moradores mais velhos;

- Elaboração de Vídeos Documentário;

- Tirar fotos dos Patrimônios;

-Pintura em tela do patrimônios;

 -Exposição de Arte

das telas pintadas pelos alunos;

- Leitura, e intepretação do Hino de São Gonçalo;

- Produção de textos sobre São Gonçalo para postagem no Blog da Escola.

- Localizar em mapas o município e seus vizinhos;

Avaliar o procedimento e atitude do aluno:

Procedimentos Participação nas atividades de Pesquisa histórica;

Interpretação dos dados da pesquisa histórica;

Construção de linha do tempo, maquetes;

Atitude

Valorização da História do município;

Reflexão crítica sobre a História do município.

Papel Ofício; impressora; toner para impressora;

Livros didáticos e paradidáticos;

Aparelho de som;

Computadores; Tablets; internet;

Datashow;

Filmadora; Maquina  fotográfica;

Telas para pinturas;

Tinta para pintura em tela;

Pinceis para pintura em tela de vários tamanhos; Mapas do Município de são Gonçalo;

Verônica Maria Coordenadora da atividade;

Cada professor polivalente executará na sua sala de aulas as atividades

Colaboração do Museu de São Gonçalo/ Dona Militana

 

90 Alunos do 4º e 5º ano

 

 

-Em execução

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Local

Escola Estadual Professor Bevenuto Filho

Data/Período

1º bimestre de 15 Fevereiro a 27 de abril de 2016

Comunicação/divulgação

Avisos e convites nas agendas dos alunos e nas redes sociais.

Observações/Tipos de Registro

Registro fotográfico, filmagem e relatório com registro de observação, publicação de registros nas redes sociais.

Assinatura/Rubrica dos responsáveis pela atividade

 

 

Obs.: anexar ao término de cada atividade a lista nominal dos participantes 

 

 

 

Atividade: 02

Atividade

Objetivo

Metodologia

Avaliação

Recursos

Materiais

Articulador/

áreas envolvidas

Colaboradores

Parceiros

 

Público

(nº)

Status

 

Execução da temática Meio Ambiente

.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-Valorizar e respeitar o meio ambiente;

-Desenvolver atitudes e comportamentos favoráveis a preservação do meio ambiente;

-Participar de entrevistas, observação direta e indireta, experimentação;

- Elaborar om coerência   textos, esquemas, listas, tabelas e cartazes. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Produção de um

programa de rádio escolar realizado

pelos alunos

Postagens de textos feitos pelos alunos no blog da escola; Leitura e pesquisas

nos tablets; Reprodução e produção de vídeos; Realização de oficinas literárias;

Realização de entrevistas; Produção de documentário através de imagens (audiovisuais); Apresentação de

seminários; Ciclos de palestras e debates; Produção de cordéis e paródias; passeios a áreas de preservação (Rio Potengi/Barco Escola)

 

Avaliar o procedimento e atitude do aluno: Procedimentos

Participação em entrevistas, em observação direta e indireta, em experimentação. Elaboração de textos, esquemas, listas, tabelas e cartazes.  

Atitude

Valorização e respeito ao meio ambiente; Desenvolvimento de atitudes e comportamentos favoráveis do preservação a meio ambiente

Papel Ofício; impressora; toner para impressora;

Livros didáticos e paradidáticos;

Aparelho de som;

Computadores; Tablets; internet;

Datashow; Filmadora; Maquina  fotográfica;

Caixa de som e microfone.

 

 

Cada professor polivalente executará na sua sala de aulas as atividades, coordenados por Verônica Maria

Colaboração do  Barco Escola Chama Maré

 

90 Alunos do 4º e 5º ano

 

-A executar

 

 Local

Escola Estadual Professor Bevenuto Filho

Data/Período

2º Bimestre De 28 de abril a 21 de agosto De 2016

Comunicação/divulgação

Avisos e convites nas agendas dos alunos e nas redes sociais

Observações/Tipos de Registro

Registro fotográfico, filmagem e relatório com registro de observação, publicação de registros nas redes sociais.

Assinatura/ Rubrica dos responsáveis pela atividade

 

 

 

 

 

Atividade: 03

Atividade

Objetivo

Metodologia

Avaliação

Recursos

Materiais

Articulador/

áreas envolvidas

Colaboradores

Parceiros

 

Público

(nº)

Status

 

Execução do Projeto Respeito a

diversidade cultural;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Conhecer as diversidades culturais das regiões brasileiras, bem como suas particularidades, através do processo de conhecer, descobrir, interagir, crescer e apropriar-se de novos repertórios de forma prazerosa, rica e envolvente.

 

      - Experimentar vivências do campo das Artes Visuais, Música e Dança existentes nas regiões brasileiras.

 

      - Apreciar, valorizar e respeitar a diversidade cultural presente na sociedade em que vivemos.

Elaboração de histórias por meio de softwares educativos;  Postagens de textos feitos pelos alunos no blog da escola; Leitura e pesquisas nos tablets; Realização do correio da amizade, Realização de oficinas literatura popular;

Produção de documentário através de imagens (audiovisuais); Apresentação de

seminários; palestras e debates; Produção de cordéis, paródias e dramatizações;

Ensaios e apresentação de danças típicas; Realização da Mostra cultural, com apresentação de danças típicas pelos alunos e exposição dos trabalhos desenvolvidos.

Avaliar o procedimento e atitude do aluno: Procedimentos

Participação em pesquisa; Elaboração de textos, cartazes e cordel.  

Atitude

Valorização e respeito a diversidade cultural; Desenvolvimento de atitudes e comportamentos favoráveis  as diferenças

Papel Ofício; impressora; toner para impressora;

Livros didáticos e paradidáticos;

Aparelho de som;

Computadores; Tablets; internet;

Datashow; Filmadora; Maquina  fotográfica;

Caixa de som e microfone.

 

Cada professor polivalente executará na sua sala de aulas as atividades, coordenados por Verônica Maria

Colaboração do Teatro de São Gonçalo do Amarante

90 Alunos do 4º e 5º ano

 

-A executar

 

 Local

Escola Estadual Professor Bevenuto Filho

Data/Período

3º Bimestre de 22 de agosto a 30 de setembro

Comunicação/divulgação

Avisos e convites nas agendas dos alunos e nas redes sociais

Observações/Tipos de Registro

Registro fotográfico, filmagem e relatório com registro de observação, publicação de registros nas redes sociais.

Assinatura/ Rubrica dos responsáveis pela atividade

 

 

 

 

Atividade: 04

Atividade

Objetivo

Metodologia

Avaliação

Recursos

Materiais

Articulador/

áreas envolvidas

Colaboradores

Parceiros

 

Público

(nº)

Status

 

Execução da Temática Saúde e

qualidade de vida;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-Valorizar o cuidado com a saúde;

-Desenvolver   atitudes e comportamentos favoráveis à boa saúde.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Postagens no blog da escola de textos produzidos pelos alunos sobre a temática;

Elaboração de histórias por meio de softwares educativos; 

Leitura e pesquisas nos tablets; Realização do correio da amizade, Realização de oficinas de literatura;

Produção de documentário através de imagens (audiovisuais); Apresentação de

seminários; palestras e debates; Produção de cordéis, paródias e dramatizações.

 

Avaliar o procedimento e atitude do aluno: Procedimentos Leitura e interpretação de listas, gráficos  e tabelas;

Produção de tabelas, gráficos  e cartazes.

Atitude

Valorização e cuidado com a saúde;

Desenvolvimento de atitudes e comportamentos favoráveis à saúde.

 

Papel Ofício; impressora; toner para impressora;

Livros didáticos e paradidáticos;

Aparelho de som;

Computadores; Tablets; internet;

Datashow; Filmadora; Maquina  fotográfica;

Caixa de som e microfone.

 

Cada professor polivalente executará na sua sala de aulas as atividades, coordenados por Verônica Maria

Colaboração do Posto de Saúde da comunidade

90 Alunos do 4º e 5º ano

 

-A executar

 

 Local

Escola Estadual Professor Bevenuto Filho

Data/Período

4º Bimestre de 04 de outubro a 20 de dezembro de 2016

Comunicação/divulgação

Avisos e convites nas agendas dos alunos e nas redes sociais

Observações/Tipos de Registro

Registro fotográfico, filmagem e relatório com registro de observação, publicação de registros nas redes sociais.

Assinatura/ Rubrica dos responsáveis pela atividade

 

 

 

 

 

 

 

 

LISTA DE TAREFAS

Atividade

Responsável

Período

Observações

01

Reunião de planejamento com todos os professores que atuam nas turmas contempladas com o PIP.

Gestor, coordenador pedagógico e coordenador do projeto.

Dia 26/02/2016.

Os  04 professores das turmas contempladas com o PIP participarão do planejamento  das ações  do projeto.

02

Apresentação do PIP para a comunidade escolar.

Gestor, coordenador pedagógico, coordenador do projeto e professores das turmas contempladas.

Dia 04/03/2016.

Todos os pais serão convidados a participar da apresentação do projeto, bem como, alunos, funcionários, conselhos, parceiros e colaboradores.

03

Elaboração do plano de ação por atividade

Gestor, coordenador pedagógico e do projeto e professores das turmas contempladas.

Envio da 1ª versão: até 24/02/2016.

Versão final: entregar na visita do orientador a escola.

O plano de ação foi elaborado a partir das atividades propostas no projeto apresentado pela escola.

 

04

Visita do orientador à escola

Coordenação e orientadores do PIP.

Março de 2016.

Estarão presentes para reunião de orientação e planejamento o Gestor, a coordenação pedagógica, o coordenador do projeto e os professores das turmas contempladas.

O orientador entrará em contato com a escola para informar a data da visita.

05

Registro das atividades do PIP

Equipe envolvida nas atividades do projeto.

Durante a execução do projeto.

Os registros serão feitos através de filmagens, fotos e postagens no Blog da escola, visando facilitar a elaboração do relatório final do projeto.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário