JSTIFICATIVA
Estamos em ano de eleições, e podemos
aproveitar este período para questionar os alunos: Será que os alunos sabem o
que fazem aqueles políticos que querem o voto dos eleitores? Será que também
estão preocupados com os problemas do seu país? Da sua escola? Do seu
bairro?
Nesta perspectiva, a escola
elaborou este projeto com o objetivo de organizar uma eleição para
escolher representantes, aquele que deverão representar os alunos da
escola. Os candidatos deverão apresentar suas propostas para, então, se
submeterem à eleição. O candidato que demonstrar maior envolvimento com as
causas sociais e atividades que desenvolvam o senso de cidadania,
provavelmente, será o escolhido.
Segundo
os PCNs(1997) a democracia é um modo de convivência humana e os alunos
devem encontrar na escola a possibilidade de vivenciá-la. Daí a importância de
se promover experiências como as propostas neste projeto. Com o
desenvolver do projeto os alunos poderão aprender mais sobre a importância
do voto e também escolher um candidato para representar seus interesses em
melhorias para a escola. Desta forma, serão capazes de
compreender que o voto é um instrumento de transformação social,
onde os eleitos estarão nos representando, e que devemos cobrar
deles atitudes honestas que beneficiem todos.
2. OBJETIVOS:
– Desenvolver a
cidadania;
– Compreender a cidadania como participação social e
política;
– Levar os alunos a compreender seus direitos e
obrigações;
– Compreender características fundamentais das eleições, construindo a noção de
identidade nacional;
– Aprender a questionar a realidade;
– Construir o conceito de: democracia; eleição; convenção, comício,
assembleia; voto; título de eleitor;
– Identificar os candidatos, seus partidos políticos e siglas.
3. METODOLOGIA:
–
Pesquisar e explicar o processo de eleição do
Brasil;
– Analisar propagandas e programas eleitorais;
-
Elaboração de proposta pelos candidatos;
– Desenvolver um processo de eleição da escola.
Atividades:
Cada turma deverá:
- Escolher os candidatos da
turma;
– Criar um logotipo para campanha (não podendo ser de um partido já
existente. Deve ser feito à mão livre)
– Criar um slogan para a
Campanha;
– Detalhar as prioridades do seu governo (ex: saúde, educação, meio ambiente);
– Explicar quem é esse político e o que
ele pretende fazer (uma proposta de governo com sugestões e medidas que poderão
ser tomadas para minimizar problemas da comunidade
escolar;
– Justificar por que devem
votar no seu candidato;
– Confeccionar título de eleitor.
Produção
final:
- Exposição de cartazes
com nomes dos candidatos, suas propostas, logomarcas, e slogan da
campanha;
– Debates com os alunos da escola, onde
cada candidato terá oportunidade de esclarecer suas propostas;
- Simulação de programa de rádio
para os candidatos apresentar suas
propostas;
-
Realização da eleição usando um programa digital Urna Eletrônica;
– Divulgar a apuração e realizar uma cerimônia de posse dos eleitos.
O
que pode ser trabalhado com este projeto:
Língua
Portuguesa: Leitura e escrita informal;
Elaboração de discursos; Produção de textos.
Artes: Confecção de cartazes,
faixas, logomarcas e slogan para a campanha;
Título de Eleitor.
História/Geografia: História das Eleições, Estudo dos Três
Poderes; Poluição sonora e visual.
Matemática: Número de candidatos, de eleitores e de
vagas; horários dos programas; datas e horários das eleições, porcentagem dos
votos.
4. AVALIAÇÃO:
Será feita durante todo o processo
através da observação da participação dos discentes e docentes nas
atividades desenvolvidas, para verificar se os objetivos foram alcançados.
5.
REFERÊNCIAS
BRASIL. MEC. Secretaria de Educação
Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Apresentação dos Temas
Transversais e Ética. Vol. 8. Brasília :1997
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