quarta-feira, 4 de março de 2020

ESCOLA BEVENUTO HÁ 60 ANOS LENDO O MUNDO

 1. DADOS DA ESCOLA

NOME: ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR BEVENUTO FILHO

MODALIDADES DE ENSINO: EDUCAÇÃO BÁSICA ENSINO FUNDAMENTAL I

(1 º AO 5º ANO).

MUNICÍPIO: SÃO GONÇALO DO AMARANTE

ANO DO PROJETO: 2020


2. TÍTULO DO PROJETO

ESCOLA BEVENUTO HÁ 60 ANOS LENDO O MUNDO


3. CAMPO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

LEITURA, LETRAMENTO E PRODUÇÃO DE TEXTO


4. PROBLEMÁTICA

A dificuldade que os educandos têm de ler e produzir textos. Sem o domínio da leitura e da escrita a aquisição do conhecimento se torna uma tarefa praticamente impossível, tendo em vista que por meio da leitura e da escrita o aluno tem acesso a todas as áreas do conhecimento, interagindo com variadas fontes de informações.


5. JUSTIFICATIVA

A Escola Estadual Professor Bevenuto Filho, localiza-se em Santo Antônio do Potengi, considerado o maior distrito do município de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, situado à Rua Wilame Câmara de Brito, oferece o Ensino Fundamental I do 1º ao 5º ano e atende 200 alunos.

Na avaliação do Índice de desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2017 a nota do 5º ano foi 3.9, representando uma diminuição da nota, pois, em 2013 a nota foi 4.2 e 4.4 em 2015, uns dos motivos desta queda é a dificuldade que os educandos têm de ler e produzir textos. 

Acreditamos que a aquisição do conhecimento sem o domínio da leitura é uma tarefa praticamente impossível, tendo em vista que por meio dessa atividade o aluno tem acesso a todas as áreas do conhecimento, interagindo com variadas fontes de informações.

Visando superar este problema foi elaborado este projeto de integração curricular sobre os 60 anos de existência da Escola Estadual Professor Bevenuto Filho, com o objetivo de atender as necessidades de aprendizagem dos estudantes e estudar a trajetória da Escola. 

O nosso grande desafio é formar leitores críticos e reflexivos. Conforme Soares (2003) não basta apenas saber ler e escrever, é preciso também saber fazer uso do que se lê e do que se escreve, saber responder às exigências de leitura e de escrita que a sociedade faz constantemente. É ideal que o indivíduo saiba ler e escrever no contexto das práticas sociais – ler num sentido mais amplo, não somente decodificar, mas compreender e interpretar o mundo a sua volta.

Neste contexto, a escola pretende organizar os conteúdos dos componentes curriculares de forma integrada, tomando por base os dados que mostram as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática com resultados críticos, e constatando que a leitura é um caminho para reverter esse quadro, busca-se através deste projeto, propiciar atividades mais dinâmicas, oferecendo obras e temas variados, de fácil compreensão, que possam envolver aspectos do conhecimento curricular de forma lúdica e criativa favorecendo o interesse e a formação do hábito de ler, e assim melhorar o nível de qualidade da aprendizagem dos alunos.

Podemos destacar o trabalho com Projetos como uma grande força, assim como é uma atividade integradora, produz uma formação mais ampla do aluno pela aprendizagem em diferentes áreas, seja emocional, social, afetiva, motora, ou cognitiva. Tendo em vista que, o projeto pedagógico é a concretização da autonomia da escola através do trabalho coletivo, que exige uma mudança da mentalidade que supere o individualismo peculiar à nossa cultura ocidental e tão arraigado no currículo estritamente disciplinar, com seu conhecimento fragmentado. O trabalho coletivo que nós propomos visa superar o individualismo. (KLEIMAN, 1999)

Porém, para que isto aconteça toda escola deve ser igualmente protagonista e abrir caminhos para a construção de um currículo integrado, que precisa ser integrada inclusive com à comunidade extra-escolar. Na verdade há que se abraçar isto como forma de pedagogia, onde a interdisciplinaridade e a contextualização vão surgindo sem muito mistério nem tanta dificuldade, ao contrário, como consequência normal e natural, que leva inegavelmente ao trabalho, à aprendizagem, às soluções e ao que ao prazer!

Com isso espera-se que a escola desenvolva uma visão curricular integrada, que enfatize a abordagem interdisciplinar do conhecimento e priorize discussões de temas transversais, que seja comprometida em criar nos seus alunos o gosto pela leitura, fazer, questionar, e participar como sujeitos protagonistas da sua vida (extra) escolar, além de dar espaço para que os alunos desenvolvam suas habilidades e competências individuais, visando que estes indivíduos atuem no mundo social de maneira crítica, colocando em prática os pressupostos teóricos previstos pela Lei Diretrizes e Base da Educação-LDB (Lei No 9.394/96 e pela Base Nacional Comum Curricular.

6. OBJETIVOS

 GERAL

Produzir uma formação mais ampla do aluno pela aprendizagem em diferentes áreas, seja emocional, social, afetiva, motora, ou cognitiva, através de um projeto curricular integrado.

 OBJETIVOS ESPECIFICOS

  •  Desenvolver estratégias que sensibilize o aluno para a importância da leitura e escrita no cotidiano;
  • Fomentar a prática da leitura extra-sala de aula, pelo uso de diferentes títulos e autores;
  • Desenvolver habilidades de ler diferentes gêneros textuais;
  • Expressar de diferentes formas, os conhecimentos construídos com as práticas de
  • leituras;
  • Desenvolver a pratica de produção de textos;
  • Conhecer e valorizar a História da Escola resgatando as memórias desde sua fundação;
  • Conhecer através de pesquisas a história da Escola;
  • Refletir sobre a importância da Escola na comunidade;
  • Reconhecer que o hoje é fruto da história;
  • Realizar comparativos de como era a escola em cada década de sua história;
  • Envolver os alunos em um trabalho pedagógico que faça uso das novas tecnologias da informação e comunicação enquanto ferramentas de construção do conhecimento.

7. ÁREA DE CONHECIMENTO/COMPONENTES CURRICULARES/CONTEÚDOS

Área de Conhecimento: Linguagem

Componente Curricular: Língua Portuguesa 

Conteúdos: Produção de texto coerente, utilizando conhecimentos linguísticos e gramaticais: pontuação (ponto final, dois- pontos, vírgulas e enumerações) e regras ortográficas; Leitura de textos sobre diversos temas e diversos gêneros textuais de artista de cada década da historia da escola.

Componente Curricular:: Arte

Conteúdos: Matrizes estéticas e culturais: Reconhecimento e analise da influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas de cada década da historia da escola. Atividades artísticas: desenhar, pintar, colar, pintura em tela, modelar e construir maquetes. 

Componente Curricular: Educação Física

Conteúdos: Danças, brincadeiras e jogos populares de cada década da historia da escola. Ensaios de danças para apresentação na mostra.

Área de Conhecimento: Matemática

Componente Curricular: Matemática

Conteúdos: Leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais; Problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão; Leitura, interpretação, Coleta, classificação e representação de dados em tabelas e gráficos; calculo do número de professores, funcionários e alunos de cada década da historia da escola. Estudo da planta baixa da escola (área, m2).

Área de Conhecimento: Ciências da Natureza

Componente Curricular: Ciências

Conteúdos: Nutrição do organismo; Hábitos alimentares, pesquisa sobre as comidas servidas no lanche da escola em cada década da historia da escola.

Área de Conhecimento: Ciências da Humanas

Componente Curricular: Geografia 

Conteúdos: O sujeito e seu lugar no mundo; A escola como Patrimônio da comunidade.

Componente Curricular: História

Conteúdos: A história da Escola, da sua fundação aos dias atuais, sua importância para comunidade. Atividades de pesquisa histórica, Interpretação dos dados da pesquisa histórica e Construção de linha do tempo sobre cada década da historia da escola.

Área de Conhecimento: Ensino Religioso

Componente Curricular: Ensino Religioso

Conteúdos: Representações religiosas na arte; representações religiosas em diferentes expressões artísticas (pinturas, arquitetura, esculturas, ícones, símbolos, imagens), reconhecendo-as como parte da identidade da cultura e tradição.

8. METODOLOGIA DE TRABALHO

A escola empregará metodologias e estratégias para a formação do indivíduo estimulando à leitura, utilizando filmes e documentários para a construção do conhecimento, promovendo gincanas culturais, incentivando ao trabalho de pesquisa, realizando passeios culturais e atividades que desenvolva nos alunos, não somente a leitura decodificadora, mas que o preparem para ler também o mundo a sua volta. O ser humano, ainda que não perceba, está rodeado da leitura e “Tudo o que se ensina na escola está diretamente ligado à leitura e depende dela para se manter e se desenvolver.” (CAGLIARI, 2004, p.149)

Os 60 anos da história da Escola será dividida em décadas e distribuída para cada turma: 1960- 5º ano; 1970- 4º ano A; 1980- 4º ano B; 1990- 3º ano A e B; 2000- 2º ano A e B; 2010- 1º ano. As turmas estudarão a cultura da década, literatura, música infantil contextualizando com a história politica e social da época.

Estratégias Didáticas:

Levantamento de conhecimentos prévios através da roda de conversas formais e informais sobre o tema a ser trabalhado, estabelecendo relações com os novos conteúdos. Interação do grupo através de pesquisas, jogos, brincadeira, ensaios de danças, produção de cartazes e atividades artísticas no coletivo. Rodas de Leituras e Apreciação momentos em que os alunos serão levados a refletir sobre o tema em estudo, momento para apresentar e apreciar obras de Artes, Música e dança bem como os artistas que retratam cada década estudada. Será feito leitura de materiais variados como, jornais, revistas, gibis, sobre o tema estudado, apresentação de vídeos de danças, músicas e apreciação de obras de arte, fazendo uso de diferentes portadores textuais, para que os alunos possam dar significado a aprendizagem. O fazer artístico, os alunos irão vivenciar situações em que serão orientados na produção de trabalhos artísticos, propiciando o desenvolvimento de um percurso de criação pessoal. Expressão corporal (Dança), através de ensaios de uma dança que represente a década estudada para apresentação na culminância do projeto, serão explorados junto aos educando a expressão corporal. Pesquisa e entrevista, realizar pesquisa sobre a história da escola e entrevistas com ex- funcionários, professores e alunos da escola. Apreciação musical, neste momento os alunos vão escutar e interagir com obras musicais diferentes, voltados a cultura e a produção musical da década estudada. Apresentação de trabalho: Seminários; Exposição dos trabalhos dos alunos, recital de poesias de escritores da década estudada. Correio Escolar os alunos escreverão cartas, cartões de aniversários para colegas, professores e funcionários, e colocam as correspondências na caixa do correio escolar, na quinta-feira, dois alunos são escolhidos para serem os carteiros, devidamente caracterizados, e realizarem a entregar das cartas. Programa TV Bevenuto, a cada semana uma turma ficará responsável pela simulação de um programa de TV para ser apresentado na sexta-feira no intervalo da aula. Tablets em sala de aula, para leitura de livros digitais de diversos gêneros, produções de textos em aplicativos educativos e interação com jogos educativos. Culminância: Realização da VI Mostra Cultural, com apresentação de danças de musicas que foram sucesso em cada década da história da Escola e exposição de trabalho.

9. AVALIAÇÃO

Avaliação será processual: Será observado durante todo processo de desenvolvimento do projeto se ele está atingindo plenamente os objetivos propostos. Através da autoavaliação da prática pedagógica e do desempenho dos educandos, observando as produções dos alunos e seu envolvimento nos temas propostos. O processo de avaliação será contínuo, através de observações e registros do professor que poderá documentar os progressos do desenvolvimento dos alunos, das habilidades conquistadas, interpretação, expressão, criticidade, comunicação, criatividade, autonomia, respeito as regras sociais, etc. Estes, são o norte para que estes sujeitos possam agir como (trans)formadores. Será avaliado a participação e o interesse dos alunos, e o conhecimento na apresentação do seminário.

10. REFERÊNCIAS

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística.. – 10.ed. – São Paulo – SP: editora Scipione, 2004.

KLEIMAN, Ângela B. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola/ Ângela B. Kleiman, Silvia E. Moraes. – Campinas, SP: Mercado das Letras, 1999, - (Coleção Ideias sobre Linguagem).

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário