sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

PLANO DE AÇÃO 2022


 1.      INTRODUÇÃO

 

“é preciso compreender a realidade enquanto processo em movimento, enquanto um processo contraditório e dialético em que o todo não se explica fora das partes e as partes não se compreendem fora do todo; portanto, é preciso agir sobre o todo agindo simultaneamente sobre as diferentes partes” (SAVIANI, 1991, p.55).

 

 

Este Plano visa explicitar as propostas da Gestão da Escola Estadual  Professor Bevenuto Filho,  nele está expresso os pressupostos teóricos que  nortearão a gestão democrática, o diagnóstico da situação atual da escola, a análise do diagnóstico, as propostas de metas e  as ações estratégicas nas dimensões: gestão administrativa e gestão pedagógica.

As propostas aqui explicitadas foram desenvolvidas baseadas na análise do diagnóstico e nas reivindicações e solicitações dos Professores, Funcionários,  Alunos e suas famílias, Pretende-se consolidar na prática as metas através das ações  e estratégias.

          Para realizar um trabalho com eficácia é necessário um bom planejamento e depois assegurar a execução deste planejamento, e isso só é possível através da paciente e desafiadora tarefa do tratamento continuado do cotidiano escolar. 

Este Plano de Gestão tem como princípio básico o compromisso de promover e direcionar o pleno desenvolvimento de nossos educandos, preparando-os para o exercício da cidadania, e, isso só será possível através de uma gestão verdadeiramente democrática, com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar.

Nossa intenção é  que todos se conscientizarem das possibilidades e dos limites da tarefa de educar e  sintam-se  reconhecidos e corresponsáveis pela escola, que possam planejar e propor ações assumindo cada um a sua parcela de responsabilidade nesta tarefa, acreditando sempre que é possível mudar para melhor.

   

 

2.      PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

 

Este Plano será norteado pelos princípios constitucionais e da legislação educacional que orientam o direito de acesso e permanência com sucesso no interior da escola que precisa constituir-se como espaço de respeito às diferentes culturas, valores e ideias, desenvolvimento de noções de democracia na própria vivência escolar.

O compromisso ético-político está descrito de forma clara em todo o texto, quando expressa a escola enquanto espaço de apreensão do conhecimento pelas classes populares que muitas vezes, têm na escola o único lugar de acesso ao saber elaborado. 

Acreditamos que a sociedade está em permanente transformação, movida pela luta de interesses contrários da classe dominante e da classe dominada, desses interesses diversos advém as contradições como molas propulsoras de mudanças sociais.

Os homens são percebidos como sujeitos e objetos, condicionados ao meio onde nasceram, inseridos numa cultura e economia, porém com capacidade de interferir e gerar também mudanças.

 educação escolar formal é vista como um dever do Estado, direito de todos os cidadãos, deve ser laica, gratuita, de qualidade. Tem o compromisso na transmissão do saber científico e sistematizado da cultura historicamente acumulada.

conhecimento  não pode ser qualquer conhecimento, tem que ser científico e organizado de tal forma que permita a apreensão pelos educandos, conforme LDB 9.394/96 e a Base Nacional Comum Curricular, com a finalidade de formar para a cidadania e para a continuidade de estudos, desenvolvendo conceitos e convivências amparadas em princípios de democracia participativa e noções ético-políticas.

O ensino e aprendizagem têm sua concepção norteada pela Pedagogia Histórico-Crítica, Pedagogia Libertária, fundamenta-se nos pressupostos epistemológicos das teorias psicológicas de Piaget – psicologia Genética e em Vigotsky – Psicologia Social e seus seguidores.

A gestão democrática é a ampliação da presença de toda comunidade escolar em sua, de modo que possa intervir para a melhoria da realidade social, econômica e cultural da regiãolevando todos os envolvidos a discutir, deliberar, planejar, solucionar problemas, acompanhar, executar e avaliar o conjunto das ações voltada ao desenvolvimento da escola. Pois se a “reflexão a respeito da escola for realizada de forma participativa por todas as pessoas envolvidas, certamente possibilitará a construção de um projeto de escola consistente e provável ( VEIGA, 1995, p. 45 )” .

Segundo Gabriel Chalita (2004),  a função do gestor escolar, trata-se de um cargo de liderança: sob sua responsabilidade atuam professores, alunos, coordenadores pedagógicos, técnicos educacionais, orientadores, funcionários em geral, famílias, membros de outras sociedades organizadas que se relacionam com as escolas. Como gestor, seu dever é atuar como um líder democrático que consiga fazer com que cada pessoa sob sua responsabilidade possa dar o melhor de si. Além disso, deve intervir para que o professor se sinta motivado, para que o aluno se sinta feliz, para que o espaço de convivência seja agradável.

 

 

3.      DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ATUAL DA ESCOLA

 

A Escola oferecer Ensino Fundamental do 1º ao 5ª  ano para 260 alunos, e está localizada dentro do perímetro urbano de Santo Antônio do Potengi, recebe alunos oriundos das camadas pobres e em vulnerabilidade social da comunidade rural e urbana.

Nos últimos anos o rendimento dos alunos vem melhorando, a taxa de aprovação nas turmas de 4º ao 5º Ano do Ensino Fundamental está em crescimento; o índice de reprovação está decrescendo; a taxa de evasão vem diminuindo. Porém a aquisição da leitura e da escrita, para maioria dos alunos, não ocorre até o 2º ano como recomenda a nova Base Nacional Comum Curricular, o que leva os alunos a chegarem ao 4º e 5º ano com grandes dificuldades de leitura e interpretação, o que só foi agravado devido a pandemia de Covid-19 e a suspensão das aulas presenciais por medida de segurança biológica.

 O quadro de professores atualmente encontrar-se completo com 10  professores titulares efetivos, 02 professores da Educação Especial efetivos 01 temporário, porém ainda faltar professores para alunos com deficiência. O planejamento das atividades escolares vem acontecendo, sendo executado e avaliado de forma participativa pela maioria dos educadores. Observa-se que alguns professores têm dificuldade de realizar o planejamento.  

          A Participação dos pais e da comunidade na escola vem aumento, mas ainda é considerada  mínima, demonstrada principalmente nas reuniões de pais e mestres e no acompanhamento dos deveres de casa dos alunos, porém nos eventos desenvolvidas pela escola a participação dos pais vem aumentando.

 Em relação à estrutura física, encontra-se em bom estado de conservação; acabou de  passar por uma reforma de ampliação. Dispõe de 05 salas de aula, 01 pátio coberto, 01 cozinha, 01 sala administrativa, 03 banheiros, 01 sala usada como arquivo, 01 sala dos professores, 01 sala de apoio pedagógico. Porém ainda se faz necessário colocar um piso adequado e proteção nas colunas na área de lazer coberta;   e piso em forma de rampa nas áreas laterais da escola.

A análise do diagnóstico da realidade nos permitiu o levantamento de alguns problemas que precisam ser resolvido, definimos prioridades e apresentamos o aqui as propostas de metas e  as ações estratégicas nas dimensões: gestão administrativa e gestão pedagógica.

 

 

4. DIMENSÕES DO PLANO

 

I- GESTÃO ADMINISTRATIVA

PROBLEMA: O acompanhamento e  avaliação da gestão e do processo ensino aprendizagem precisa melhorar

META 1: Ter 95% do processo de gestão e ensino aprendizagem monitorados

OBJETIVO:  Melhorar o acompanhamento e  avaliação da gestão e do processo ensino aprendizagem

AÇÕES:

PERÍODO

RESPONSÁVEL

Promover anualmente uma avaliação Institucional respondidas por todos os  funcionários.

1º bimestre

Direção da Escola e coordenação

Promover anualmente uma avaliação Institucional respondidas pelos pais (por amostragem)

2º bimestre

Direção da Escola, coordenação e professores

Realizar avaliação do ensino aprendizagem através de simulados da prova Brasil, Ana e Prova Brasil.

Todos os bimestres

Direção da Escola, coordenação e professores

Realizar análise dos resultados das avaliações do processo ensino aprendizagem com mapeamento dos resultados para tomada de decisão e redirecionamento das ações.

Todos os bimestres

Direção da Escola, coordenação e professores

Após análise das avaliações, os pais dos alunos com dificuldade de aprendizagem serão convocados e orientados para auxiliarem melhor os filhos no processo ensino aprendizagem (caso esse auxílio não ocorra o caso será encaminhado ao conselho tutelar).

Todos os bimestres

Direção da Escola, coordenação e professores

Promover a busca ativa dos alunos faltosos, notificar as famílias e encaminhar os casos para o conselho tutelar

Todos os bimestres

Direção da Escola, coordenação e professores

 

 

PROBLEMA: Falta de Integração Família/Escola

META 2: Aumentar para 95%   a participação dos pais na vida escolar dos filhos

OBJETIVO: Melhorar a Integração Família/Escola, aumentando a participação dos pais na vida escolar dos filhos.

AÇÕES:

PERÍODO

RESPONSÁVEL

Realizar oficinas, fóruns, palestras com especialistas e reunião com os pais na escola com abordagens de assuntos que possam orientar os pais a participarem mais da vida escolar dos filhos.

1 em cada Bimestre

Direção da Escola , coordenação e professores

Envolver as famílias  em atividades escolares de lazer, recreativas, esportivas e  culturais.

1 em cada Bimestre

Direção da Escola , coordenação e professores

Realizar uma premiação anual aos pais que participarem de todas as reuniões de pais e que colaborarem efetivamente na vida escolar do filho.

Anualmente

Direção da Escola, coordenação e professores

 

PROBLEMA: Necessidade colocar um piso adequado e proteção nas colunas da área de lazer coberta;   e piso em forma de rampa nas áreas laterais da escola.

META 4:. Melhorar a estrutura física da escola

OBJETIVO: Garantir uma estrutura física adequada

AÇÕES:

PERÍODO

RESPONSÁVEL

Realizar reuniões periódicas com Pais e Professores que tratem da temática violência e indisciplina na escola.

 

1 em cada Bimestre

Direção da Escola, coordenação e professores

Manter contato com os  responsáveis pelo aluno comunicando os atos de indisciplina, estabelecendo contato constante com o aluno e sua família  orientando –os  sobre o comportamento e respeito as  regras de convivência.

Sempre que necessário

Direção da Escola, coordenação e professores

Envolver as famílias  em atividades escolares, recreativas, esportivas e culturais, bem como Palestras Educativa sobre comportamento afetivo.

1 em cada Bimestre

Direção da Escola, coordenação e professores

Aplicar uma Metodologia inovadora: Vídeos;  DVDs; Músicas; Dança; Teatro; Poesia; Projetos Interdisciplinares, em que o aluno participe ativamente.

Todo o ano letivo

Direção da Escola, coordenação e professores

Encaminhar para diagnóstico médico e tratamento com especialista, quando necessário.

Todo o ano letivo

Coordenação e professores

Encaminhar ao conselho  tutelar os casos de violência e indisciplina dos alunos em que a família não vem dando o devido acompanhando.

Sempre que necessário

Direção da Escola, coordenação e professores

 

 

 

 

PROBLEMA: Falta de  professor para atender alunos com deficiências

META 3: Garantir professor auxiliar para atender alunos com deficiências

OBJETIVO: Melhor atender os alunos com deficiências, os demais alunos e profissionais.

AÇÕES:

 

PERÍODO

RESPONSÁVEL

Realizar diagnóstico escolar dos alunos e encaminhamento para a área da saúde para diagnóstico e laudo médico.

 

1º bimestre

Direção da Escola

Coordenação e professores

Orientar as famílias a procurar o médico para diagnóstico e laudo médico. Informando que é necessário para o bem do aluno, e que é direito do aluno e dever da família.

 

 

Durante todo ano

 

Direção da Escola

Coordenação e professores

Enviar ofício para a DIREC solicitando professor auxiliar para as turmas que tenham alunos com deficiências.

 

1º bimestre

Direção da Escola

DIREC

Orientar os pais sobre o direito ao professor auxiliar, para que o mesmo busque nos órgão competente.

 

Durante todo ano

Direção da Escola

Coordenação e professores

 

II- GESTÃO PEDAGÓGICA

PROBLEMA: A aquisição da leitura e da escrita, para maioria dos alunos, não vem ocorrendo até o 2º ano como recomenda a nova Base Nacional Comum Curricular.

META 5: Garantir que até o final do ano   mais de  95% dos alunos  do 2º ano do Ensino Fundamental estejam  alfabetizados.

OBJETIVO: Promover a Alfabetização dos  alunos até o 2º ano do Ensino Fundamental

AÇÕES:

PERÍODO

RESPONSÁVEL

Adquirir novos livros paradidáticos para alfabetização e jogos educativos para alfabetização.

Todo o ano letivo

Direção da Escola e DIREC

Realizar empréstimo de livros paradidáticos para os alunos

Todo o ano letivo

Coordenação e professores

Capacitar os professores do 1º ao 2º ano através de formação continuada, palestras, dinâmicas de grupo, troca de experiências.

1 capacitação em cada bimestre

DIREC, Direção e Coordenação da Escola.

Realizar atividades de alfabetização inovadoras, como jogos de leitura e letramento com tablets.

Todo o ano letivo

Coordenação e professores

Acompanhar o planejamento do Professor

Todo o ano letivo

Coordenação e professores

 

 

 

 

 

 

PROBLEMA: 30% dos alunos do 3º, 4º e 5º anos ainda não estão alfabetizados 

META 6: Garantir que até o final do ano,  98% dos alunos  do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental estejam  alfabetizados.

OBJETIVO: Promover a Alfabetização dos alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental

AÇÕES:

PERÍODO

RESPONSÁVEL

Realizar projetos de empréstimo de livros aos alunos

Durante todo o ano

Coordenação e professores

Realizar atividades de alfabetização inovadoras, como jogos de leitura e letramento com tablets.

Todo o ano letivo

Coordenação e professores

Garantir na escola um assistente do Programa Mais Educação para realizar oficinas de alfabetização.

Todo o ano letivo

Coordenação e professores

 

PROBLEMA: Necessidade de executar o planejamento de forma inovadora

META 7:. Ter  95% da participação dos professores em atividades de reflexão, planejamento e inovação da sua prática pedagógica.

OBJETIVO: Promover a participação dos professores em atividades de planejamento e reflexão da prática pedagógica.

AÇÕES:

PERÍODO

RESPONSÁVEL

Promover a  participação de todos os professores em eventos internos como reuniões pedagógicas de estudo que auxiliem o professor na sua prática diária.

1 em cada Bimestre

Direção da Escola, coordenação e professores

Divulgação das ações e atividades exitosas dos professores no blog da escola, divulgando os méritos alcançados.

1 em cada Bimestre

Direção da Escola, coordenação e professores

Organizar o acervo bibliográfico da escola, e os recursos didáticos, jogos pedagógicos entre outros, para facilitar o acesso e o uso dos professores diariamente em sala de aula.

Todo o ano letivo

Direção da Escola, coordenação e professores

Viabilizar a  participação dos professores em Eventos Externos  como seminários e palestras que auxiliem o professor na sua Formação Continuada.

Sempre que possível

DIREC,

Direção da Escola, coordenação e professores

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5.  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

BRASIL, Lei 9 394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, MEC. Brasília, 1997.

 

CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto. 13ª ed. rev. e atual. São

Paulo: Editora Gente, 2004.

 

VEIGA, I. P. A. Perspectivas para reflexão em torno do Projeto Político pedagógico. In: VEIGA, I. P. A. e RESENDE, L. M. G. de (org.). Escola: espaço do Projeto Político Pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 1998.

 

RIBEIRO, Arilda Inês Miranda. Formação do Gestor Educacional. São Paulo:Arte e Ciência, 2005

 

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras aproximações. São Paulo: Cortez, 1991.


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