terça-feira, 13 de agosto de 2013

Exercício - Nova República

Questão 1: (UEMS)- Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - 
O movimento Diretas Já foi responsável pela mobilização da opinião pública brasileira sobre o retorno da democracia no Brasil. Após 20 anos de ditadura militar, o Brasil elegeu:
A - por voto direto, Tancredo Neves, presidente do Brasil;
B - por voto direto, José Sarney, presidente do Brasil;
C - por voto direto, José Sarney, vice-presidente do Brasil;
D - por voto indireto, José Sarney, presidente do Brasil;
E - por voto indireto, Tancredo Neves, presidente do Brasil;



Questão 2: (ACAFE/SC) - Associação Catarinense das Fundações Educacionais - 
Cruzeiro, cruzado, real. O Brasil, em sua história recente passou por diversas reformas monetárias e terríveis crises econômicas. As tentativas para reverter esse quadro nem sempre obtiveram sucesso. No governo Sarney, o Plano Cruzado foi um dos mais expressivos planos de estabilização que fracassou.Sobre esse governo e essa realidade econômica, todas as alternativas estão corretas, exceto:
A - Sarney terminou seu governo com uma inflação gigantesca em seus últimos meses de mandato.
B - Dilson Funaro, Ministro da Fazenda de Sarney, foi o principal articulador do Plano Cruzado.
C - Com o congelamento de preços e salários, Sarney convidou os brasileiros e brasileiras a fiscalizar a atuação de empresários que escondiam mercadorias e cobravam ágio para vender seus produtos. 
D - Com o sucesso inicial do plano, o PMDB, principal partido do governo, obteve uma vitória expressiva nas eleições de 1986, ganhando quase todas as eleições para o governo dos Estados. Após as eleições, o plano começou a ruir. 
E - O Plano Cruzado foi uma das primeiras medidas que Sarney tomou logo após ser eleito. Confiscou a poupança, estabilizou preços e salários e acabou com a inflação. No terceiro ano de seu mandato, o plano fracassou pela falta de liquidez no mercado acionário. 



Questão 3: (UFPE) - Universidade Federal de Pernambuco - 
No âmbito da economia nacional, o Plano Real:
A - foi criado e executado durante o primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso, com amplo apoio da população;
B - beneficiou os trabalhadores assalariados, que, pela primeira vez na história do Brasil, tiveram seu poder de compra valorizado;
C - além de ter uma expressiva aceitação popular, contribuiu para a estabilidade política do governo de Fernando Henrique Cardoso;
D - foi uma criação de Delfim Neto, quando era ministro de Itamar Franco, o que lhe garantiu a eleição como deputado federal;
E - não guarda relações com o neoliberalismo, pois tem como princípio a intervenção do Estado na gestão da economia.

Questão 4: (PUC-PR) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - 
A constituição de 1988, escrita pelos membros do Congresso Nacional, que recebera poder constituinte, consagrou numerosos direitos trabalhistas no seu artigo 7.Assim sendo, complete as lacunas:Estabeleceu que a jornada normal de trabalho é de _______ horas semanais e que o pagamento por horas extras será no mínimo de _______% a mais que a hora normal. A licença à gestante será de _______ dias, concedendo-se ao pai a licença paternidade de _______ dias. Prevê direito a férias de _______ dias por ano trabalhado (sem faltas injustificadas). A alternativa que completa corretamente o texto é: 
A - 40 – 20 – 140 – 7 – 20
B - 44 – 50 – 120 – 5 – 30
C - 44 – 50 – 110 – 5 – 30
D - 40 – 60 – 120 – 3 – 30
E - 48 – 40 – 150 – 9 – 31


Questão 5: (MACKENZIE/SP) - Universidade Presbiteriana Mackenzie - 
Na eleição direta presidencial de 1989, a primeira realizada depois de 29 anos, elegeu-se o candidato do PRN, Fernando Collor de Mello. Seu mandato, entretanto, foi bastante agitado e encerrado antecipadamente por uma grave crise política em 1992. A respeito desse governo, é incorreta a seguinte afirmação:
- O presidente pôs em prática, logo no início do mandato, o plano econômico Brasil Novo, de forte impacto na economia, e que alcançou rápida e duradoura estabilidade financeira, ao lado de significativos ganhos reais dos salários.
B - O presidente imprimiu um "estilo jovem e arrojado" às suas ações políticas, de forte efeito propagandístico e próprio de sua concepção demagógica de poder.
C - Sua vitória eleitoral foi, em grande parte, fruto de uma campanha feita em nome do combate à corrupção, o que não impediu que, durante o mandato, surgissem fundadas denúncias de práticas ilícitas do governo.
D - Encerrados os trabalhos da CPI (agosto de 1992), concluiu-se pela culpabilidade do presidente e iniciou-se o processo de cassação de seus direitos políticos, que o tornaria inelegível por oito anos.
E - Apesar do fracasso dos planos econômicos e da curta duração do mandato, foram tentadas medidas liberalizantes, que visavam diminuir a participação do Estado na condução das atividades econômicas.

Questão 6: (UCS/RS) - Universidade de Caxias do Sul - 
Analise, quanto à sua veracidade (V) ou falsidade (F), as afirmativas abaixo, sobre o período da história brasileira conhecido como “Nova República”:
(__) Representou o retorno dos civis ao poder, com a eleição de Tancredo Neves, em 1985. Porém, com sua morte antes da posse, quem assumiu foi seu vice, José Sarney, um antigo membro da Arena, partido que apoiava o governo militar. Ao assumir, Sarney comprometeu-se em convocar uma Assembléia Constituinte e implementar as reformas necessárias à retomada do crescimento econômico.
(__) José Sarney e todos os presidentes civis que o sucederam tiveram como principal tarefa debelar a inflação. Planos econômicos foram concebidos e implantados sem sucesso até a criação do Plano Real, durante o governo de Itamar Franco. O responsável pelo plano era o então Ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, que, posteriormente, se elegeu para presidência da República, por duas vezes consecutivas.
(__) No cenário internacional, os regimes socialistas desmoronavam, pondo em xeque as esquerdas em todo o mundo: o muro de Berlim caiu em 1989 e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi dissolvida em 1991. Desde o início dos anos 80, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos lideravam um processo de desregulamentação da economia, conhecido como neoliberalismo, adotado por vários países, entre eles o Brasil.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo: 
A - V – V – V
B - V – V – F
C - F – V – F
D - F – V – V
E - V – F – F

Questão 7: (PUC-RS) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - 
A reforma do estado brasileiro promovida por Fernando Collor de Mello (1990-92) é definida como neoliberal porque estava baseada: 
A - em uma política de privatizações e na abertura comercial à concorrência estrangeira;
B - no aumento dos investimentos públicos e no protecionismo comercial;
C - na emissão de dinheiro e no aumento de impostos;
D - em uma política estatizante e no investimento em indústrias de base;
E - na criação de novas empresas públicas e na liberação das importações.



Questão 8: (UEM/PR) - Universidade Estadual de Maringá - 
Em 1985, tomou posse na Presidência da República do Brasil o político civil José Sarney, encerrando a fase do regime militar brasileiro, que havia começado com o golpe de 1964. Uma das primeiras tarefas do regime democrático recém-instalado foi elaborar uma nova Constituição. Depois de longos debates na Assembléia Nacional Constituinte, a nova Constituição é aprovada e promulgada em 1988. Sobre essa Constituição de 1988, Analise, quanto à sua veracidade (V) ou falsidade (F), as afirmativas abaixo
(    )- Conhecida como Constituição-Cidadã, essa nova carta constitucional garantiu uma série de novos direitos aos trabalhadores, tais como: ampliação do direito de greve, jornada de trabalho de 44 horas semanais, décimo terceiro salário para aposentados, etc.
(     )- Com essa Constituição, instituiu-se uma descentralização política, administrativa e financeira, dando mais autonomia para Estados e municípios.
 (    )- Essa Constituição manteve o sistema de eleição indireta para Presidente da República. De acordo com esse sistema, o sucessor do Presidente José Sarney seria eleito, em 1989, por um colégio eleitoral composto por militares, senadores e deputados.
 (     )- Essa Constituição já sofreu várias reformas desde sua promulgação. Uma delas, a reforma previdenciária, foi aprovada recentemente pelo Congresso Nacional.
(     ) - Com ela se introduziu o regime republicano parlamentarista no Brasil, no qual o poder executivo de fato é exercido pelo Primeiro Ministro e não pelo Presidente da República.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo: 

A - V – V – F - V
B - V – V – F - F
C - F – V – F - F
D - F – V – V - F

E - V – F – F - V

Nenhum comentário:

Postar um comentário