segunda-feira, 6 de março de 2017

PROJETO: CORREIO ESCOLAR

 


 
 
 
1. JUSTIFICATIVA
 
        O projeto Correio Escolar foi criado com a finalidade  de aprimorar a escrita,  leitura, compreensão e interpretação de textos, mensagens. Trata-se de uma troca de correspondências entre alunos da mesma salas e de salas diferentes  da escola e funcionários, para que, com isso, além de um possível avanço correlacionando a disciplina de Língua Portuguesa, os alunos possam criar entre si, um vinculo  positivo de amizade, harmonia e  a compreensão da importância da comunicação em nossa vida.
             De acordo com os PCNs (1997)  cartas, bilhetes, convites, cartões (de aniversário, de Natal, etc.), são gêneros adequados para o trabalho com a linguagem escrita, e podem integrar atividades tanto de leitura como de escrita.
          Desta forma pretendemos formar uma rede de comunicação entre alunos, direção, professores e funcionários utilizando cartões, cartas, bilhetes.  Aproveitando as datas comemorativas os aniversários dos funcionários e estudantes da escola. Os carteiros, que serão os próprios alunos  entregarão em datas determinadas pelos professores, após a confecção e correção da correspondência.
 
 
2. OBJETIVOS
 
• Avançar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimensões humanas;
• Exercitar a leitura e a escrita, compreender e diferenciar os gêneros textuais (carta, cartão...);
• Desenvolver noções sobre a função do correio;
• Desenvolver noções de como enviar uma carta;
• Compartilhar um espaço de expressão e comunicação por meio de um correio escolar;
• Desfrutar de momentos lúdicos e de muita imaginação.

 3. METODOLOGIA

-  Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos;
- Pesquisa da história do correio no Brasil;

- Aula  expositiva sobre diversos gêneros textuais (carta, cartão postal, convite, etc.) 
- Escrita  de carta à alguém, seguindo as normas, com e endereço do remetente e destinatário; 
 - Confeccionar uma caixa de correio;
- Entrega das correspondências pelos carteiros, alunos vestidos com a roupa de carteiro e com a bolsa
para guardar as cartas.  Por meio de um rodízio, em duplas, os alunos poderão se revezar, a cada semana, para entregar as correspondências. Toda semana, nas quinta-feira a caixa de correio será verificada pelo carteiro, que fará a separação das cartas pelos endereços dos destinatários,  e entregará as cartas nas salas.

 4. AVALIAÇÃO

A avaliação se dará de forma a acompanhar o desenvolvimento integral do aluno e do grupo. Para tanto, serão realizados observação e registro, que auxiliarão o professor a avaliar os seguintes aspectos: quais os momentos que o aluno mais participou; como interagiu com os colegas do seu e de outros grupos; o aluno já conhecia a função de um correio;  no momento de tomar decisões, manteve-se segura diante de suas escolhas, ou influenciou-se facilmente pelas opiniões dos colegas; os alunos  concluíram as cartas e ou convites que se propuseram a enviar para colegas de outras salas; envolveram-se nessa atividade com autonomia e criatividade; manifestaram interesse e concentração no momento de escrevê-las. Os registros feitos pelo professor servirão também de subsídios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para avaliar sua prática pedagógica.


5. REFERENCIAS

BRASIL.MEC, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. vol. 2 Brasília :1997.
Criação da logomarca dos correios
http://www.correios.com.br/sobreCorreios/empresa/marcas/default.cfm Vídeo sobre 350 anos de história dos correios
http://www.youtube.com/watch?v=FOoPvAQwpMo
História do correio
http://pt.wikipedia.org/wiki/Correio
História do correio brasileiro
http://srcarteiro.blogspot.com.br/


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