sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

PLANO DE GESTÃO 2018


1.      INTRODUÇÃO

 

“é preciso compreender a realidade enquanto processo em movimento, enquanto um processo contraditório e dialético em que o todo não se explica fora das partes e as partes não se compreendem fora do todo; portanto, é preciso agir sobre o todo agindo simultaneamente sobre as diferentes partes” (SAVIANI, 1991, p.55).

 

 

Este Plano visa explicitar as propostas da Escola Estadual  Professor Bevenuto Filho, elaborado pela comunidade escolar, nele está expresso os pressupostos teóricos que  nortearão a gestão democrática, o diagnóstico da situação atual da escola, a analise do diagnóstico, as propostas de metas e  as ações estratégicas nas dimensões: gestão escolar democrática; prática pedagógica; avaliação; acesso, permanência e sucesso na escola.

As propostas aqui explicitadas foram desenvolvidas baseadas na analise do diagnóstico e .nas reivindicações e solicitações dos Professores, Funcionários,  Alunos e suas famílias, Pretende-se consolidar na prática as metas através das ações  e estratégias.

          Para realizar um trabalho com eficácia é necessário um bom planejamento e depois assegurar o funcionamento deste planejamento, e isso só é possível através da paciente e desafiadora tarefa do tratamento continuado do cotidiano escolar. 

Este Plano de Gestão tem como princípio básico o compromisso de promover e direcionar o pleno desenvolvimento de nossos educandos, preparando-os para o exercício da cidadania, e, isso só será possível através de uma gestão verdadeiramente democrática, com a participação de todos os seguimentos da comunidade escolar.

Nossa intenção é  que todos se conscientizarem das possibilidades e dos limites da tarefa de educar e  sintam-se  reconhecidos e corresponsáveis pela escola, que possam planejar e propor ações assumindo cada um a sua parcela de responsabilidade nesta tarefa, acreditando sempre que é possível mudar para melhor.

   

 

2.      PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

 

Este Plano será norteado pelos princípios constitucionais e da legislação educacional que orientam o direito de acesso e permanência com sucesso no interior da escola que precisa constituir-se como espaço de respeito às diferentes culturas, valores e ideias, desenvolvimento de noções de democracia na própria vivência escolar.

O compromisso ético-político está descrito de forma clara em todo o texto, quando expressa a escola enquanto espaço de apreensão do conhecimento pelas classes populares que muitas vezes, têm na escola o único lugar de acesso ao saber elaborado. 

Acreditamos que a sociedade está em permanente transformação, movida pela luta de interesses contrários da classe dominante e da classe dominada, desses interesses diversos advém as contradições como molas propulsoras de mudanças sociais.

Os homens são percebidos como sujeitos e objetos, condicionados ao meio onde nasceram, inseridos numa cultura e economia, porém com capacidade de interferir e gerar também mudanças.

 educação escolar formal é vista como um dever do Estado, direito de todos os cidadãos, deve ser laica, gratuita, de qualidade. Tem o compromisso na transmissão do saber científico e sistematizado da cultura historicamente acumulada.

conhecimento  não pode ser qualquer conhecimento, tem que ser científico e organizado de tal forma que permita a apreensão pelos educandos, conforme LDB 9.394/96 e a Base Nacional Comum Curricular, com a finalidade de formar para a cidadania e para a continuidade de estudos, desenvolvendo conceitos e convivências amparadas em princípios de democracia participativa e noções ético-políticas.

O ensino e aprendizagem têm sua concepção norteada pela Pedagogia Histórico-Crítica, Pedagogia Libertária, fundamenta-se nos pressupostos epistemológicos das teorias psicológicas de Piaget – psicologia Genética e em Vigotsky – Psicologia Social e seus seguidores.

A gestão democrática é a ampliação da presença de toda comunidade escolar em sua, de modo que possa intervir para a melhoria da realidade social, econômica e cultural da regiãolevando todos os envolvidos a discutir, deliberar, planejar, solucionar problemas, acompanhar, executar e avaliar o conjunto das ações voltada ao desenvolvimento da escola. Pois se a “reflexão a respeito da escola for realizada de forma participativa por todas as pessoas envolvidas, certamente possibilitará a construção de um projeto de escola consistente e provável ( VEIGA, 1995, p. 45 )” .

Segundo Gabriel Chalita (2004),  a função do gestor escolar, trata-se de um cargo de liderança: sob sua responsabilidade atuam professores, alunos, coordenadores pedagógicos, técnicos educacionais, orientadores, funcionários em geral, famílias, membros de outras sociedades organizadas que se relacionam com as escolas. Como gestor, seu dever é atuar como um líder democrático que consiga fazer com que cada pessoa sob sua responsabilidade possa dar o melhor de si. Além disso, deve intervir para que o professor se sinta motivado, para que o aluno se sinta feliz, para que o espaço de convivência seja agradável.

 

 

3.      DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ATUAL DA ESCOLA

 

A Escola oferecer Ensino Fundamental do 1º ao 5ª  ano para 200 alunos, e esta localizada dentro do perímetro urbano de Santo Antônio do Potengi, recebe alunos oriundos das camadas pobres e em vulnerabilidade social da comunidade rural e urbana.

Nos últimos anos o rendimento dos alunos vem melhorando, a taxa de aprovação nas turmas de 4º ao 5º Ano do Ensino fundamental esta em crescimento; o índice de reprovação esta decrescendo; a taxa de evasão vem diminuído; observa-se interesse e motivação por partes da maioria dos educandos o que refletiu no resultado do IDEB da escola, no qual a escola ultrapassou a meta de 2015, porém a aquisição da leitura e da escrita, para maioria dos alunos, não ocorre até o 2º ano como recomenda a nova Base Nacional Comum Curricular.

            O quadro de professores atualmente encontrar-se completo com 08  professores efetivos, porém faltar professores auxiliares para alunos com deficiências. Observa-se em alguns educadores falta de interesse e motivação para planejar e inovar sua prática pedagógica. Os professores alegam que sua desmotivação é provocada pela  falta de apoio dos pais diante da indisciplina dos alunos, que é provocada pela liberação exagerada e falta de limites, desestruturação familiar, problemas sociais e a má interpretação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) refletindo-se em problemas na escola.  O planejamento das atividades escolares vem acontendo, sendo executado e avaliado de forma participativa pela maioria dos educadores.

          A Participação dos pais e da comunidade na escola vem aumento, mas ainda é considerada  mínima, demonstrada principalmente nas reuniões de pais e mestres e no acompanhamento dos deveres de casa dos alunos, porém nos eventos desenvolvidas pela escola a participação dos pais vem aumentando.

 Em relação à estrutura física, encontra-se em bom estado de conservação; acaba de receber uma pintura. Dispõe de 04 salas de aula, 01 pátio coberto, 01 cozinha, 01 sala administrativa, dois banheiros, 01 sala usada como arquivo, sala dos professores e sala de aula para o Programa Mais Educação. Desta forma, torna-se necessária uma sala de aula exclusiva em condições adequada para as aulasdo Programa  Mais Educação.

Condições de uso como iluminação, ventilação (ar condicionados, ventiladores), limpeza, instalações sanitárias, necessitam de constantes cuidados e atenção, em todas as salas e espaços de circulação.

A análise do diagnóstico da realidade nos permitiu o levantamento de alguns problemas que precisam ser resolvido, definimos prioridades e apresentamos o aqui as propostas de metas e  as ações estratégicas nas dimensões: gestão escolar democrática; prática pedagógica; avaliação; acesso, permanência e sucesso na escola.

 

4. DIMENSÕES DO PLANO

I- GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

PROBLEMA:. Falta de Integração Escola-Família

META: Aumentar para 100%   a participação dos pais nas reuniões e eventos da escola.

OBJETIVO: Melhorar a Integração Escola-Família, aumentando a participação dos pais nas reuniões e eventos da escola.

AÇÕES:

PERÍODO

RESPONSÁVEL

Realizar oficinas/fóruns/ reunião com os pais na escola com abordagens de assuntos que possam orientar e integrar às famílias a escola.

1 em cada Bimestre

Direção da Escola , coordenação e professores

Envolver as famílias  em atividades escolares de lazer, recreativas, esportivas e  culturais.

1 em cada Bimestre

Direção da Escola , coordenação e professores

 

PROBLEMA:. Falta de  Estrutura Física da escola para atender pessoas com deficiências

META: Melhorar em 100% a Estrutura Física da escola para atender pessoas com deficiências

OBJETIVO: Melhor atender as pessoas com deficiências, os demais alunos e profissionais.

AÇÕES:

PERÍODO

RESPONSÁVEL

Realizar reformas  para adequar a escola para pessoas com deficiências

2º semestre

Direção da Escola

DIREC

Realizar reformas para adequar a sala de apoio educacional do Mais Educação, que atualmente funciona na sala de arquivo

2º semestre

Direção da Escola

DIREC

Revisar manutenção do sistema de esgoto e elétrico da escola.

2º semestre

Direção da Escola

DIREC

Viabilizar a construção de uma sala para os professores e uma sala para  arquivo

2º semestre

Direção da Escola

DIREC

 

 

 

II- PRÁTICA PEDAGÓGICA

PROBLEMA: A aquisição da leitura e da escrita, para maioria dos alunos, não vem ocorrendo até o 2º ano como recomenda a nova Base Nacional Comum Curricular.

META: Garantir que até o final de 2018 mais de  95% dos alunos  do 2º ano do Ensino Fundamental estejam  alfabetizados.

OBJETIVO: Promover a Alfabetização dos  os alunos até o 2º ano do Ensino Fundamental

AÇÕES:

PERÍODO

RESPONSÁVEL

Adquirir novos livros paradidáticos para fazer empréstimo aos alunos

1º Bimestre

Direção da Escola e DIREC

Capacitar os professores do 1º ao 2º ano através de formação continuada, palestras, dinâmicas de grupo, troca de experiências.

1 capacitação em cada bimestre

Direção e Coordenação da Escola

Realizar atividades e jogos de leitura e letramento com tablets

Todo o ano letivo

Coordenação e professores

Garantir na escola  um assistente do Programa Mais Alfabetização para as turmas do 1º e 2º anos e promover a formação dos assistentes.

1º semestre

Direção da Escola e DIREC

 

PROBLEMA: Muitos casos de Indisciplina dos alunos

META:. Diminuir em 100% os casos de  Indisciplina dos alunos

OBJETIVO: Promover atividades que colaborem na diminuição das ações de violência e indisciplina na escola.

AÇÕES:

PERÍODO

RESPONSÁVEL

Realizar reuniões periódicas com Pais e Professores que tratem da temática violência e indisciplina na escola.

 

1 em cada Bimestre

Direção da Escola , coordenação e professores

Manter contato com os  responsáveis pelo aluno comunicando os atos de indisciplina, estabelecendo contato  constante com o aluno e sua família  orientando –os  sobre o comportamento e respeito as  regras de convivência.

Sempre que necessário

Direção da Escola , coordenação e professores

Envolver as famílias  em atividades escolares, recreativas, esportivas e culturais, bem como Palestras Educativa sobre comportamento afetivo.

 

1 em cada Bimestre

Direção da Escola , coordenação e professores

Aplicar uma Metodologia inovadora: Vídeos;  DVDs; Músicas; Dança; Teatro; Poesia; Projetos Interdisciplinares, em que o aluno participe ativamente.

Todo o ano letivo

Direção da Escola , coordenação e professores

Encaminhar para tratamento clínico em geral, quando necessário.

Todo o ano letivo

Coordenação e professores

Encaminhar ao conselho  tutelar os casos de violência e indisciplina dos alunos em que a família não vem dando o devido acompanhando.

Sempre que necessário

Direção da Escola , coordenação e professores

 

 

 

 

PROBLEMA: Educadores desmotivados em planejar e inovar sua prática pedagógica

META:. Ter 100% da participação dos professores em atividades de reflexão, planejamento e inovação da sua prática pedagógica.

OBJETIVO: Promover a participação dos professores em atividades de planejamento e reflexão da prática pedagógica.

AÇÕES:

PERÍODO

RESPONSÁVEL

Realizar reuniões Pedagógicas envolvendo todos os professores com dinâmicas de valorização do Profissional.

1 em cada Bimestre

Direção da Escola , coordenação e professores

Divulgação das ações e atividades exitosas dos professores no blog da escola, divulgando os méritos alcançados.

Mensalmente

Direção da Escola , coordenação e professores

Organizar o acervo bibliográfico da escola, e os recursos didáticos, jogos pedagógicos entre outros, para facilitar o acesso e o uso dos professores diariamente em sala de aula.

Todo o ano letivo

Direção da Escola , coordenação e professores

Promover a  participação de todos os professores em eventos internos como reuniões pedagógicas de estudo que auxiliem o professor na sua prática diária.

1 reunião de estudo por mês

Coordenação e professores

Viabilizar a  participação dos professores em Eventos Externos  como seminários e Palestras que auxiliem o professor na sua Formação Continuada.

Sempre que possível

DIREC,

Direção da Escola , coordenação e professores

 

III -AVALIAÇÃO

PROBLEMA: Falta de  avaliação continua da gestão e do processo ensino aprendizagem

META: Ter 100% do processo de gestão e ensino aprendizagem monitorados por avaliação períodicas

OBJETIVO: Promover avaliação continua da gestão e do processo ensino aprendizagem

AÇÕES:

PERÍODO

RESPONSÁVEL

Promover anualmente uma avaliação Institucional respondidas por todos os  funcionários.

 

1º bimestre

Direção da Escola e coordenação

Promover anualmente uma avaliação Institucional respondidas pelos pais (por amostragem)

 

2º bimestre

Direção da Escola , coordenação e professores

Realizar avaliação do ensino aprendizagem através de simulados da provinha Brasil, Ana e Prova Brasil.

Todos os bimestres

Direção da Escola , coordenação e professores

Realizar análise dos resultados das avaliações do processo ensino aprendizagem com mapeamento dos resultados, para tomada de decisão e redirecionamento das ações.

Todos os bimestres

Direção da Escola , coordenação e professores

 

 

 

 

 

V- ACESSO, PERMANÊNCIA E SUCESSO NA ESCOLA

PROBLEMA: Alto índice de reprovação

META: Diminuir o índice de reprovação de 6%  para 1% e da evasão escolar de 1% para 0%

OBJETIVO: Proporcionar  uma gestão administrativa e pedagógica eficiente que direcione o pleno desenvolvimento dos educandos, preparando-os para o exercício da cidadania.

AÇÕES:

PERÍODO

RESPONSÁVEL

Promover uma gestão administrativa eficiente mantendo a Escola como um espaço prazeroso, adequando o espaço físico sempre que necessário, contribuindo para o bem estar e permanência de todos os segmentos da escola.

Todo ano letivo

Direção da Escola e coordenação

Promover uma gestão pedagógica eficiente mantendo uma interatividade com os estudantes:  incentivando e realizando gincanas culturais, cívicas e esportivas, exposições, competições, teatros, festivais, feiras, festas populares, desenvolvendo a criatividade, a arte, a iniciativa e o espírito de equipe dos alunos, de forma que promova seu sucesso no processo de aprendizagem.

Todo o ano letivo

Direção da Escola, coordenação e professores

 

 

 

5.  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

BRASIL, Lei 9 394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, MEC. Brasília, 1997.

 

CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto. 13ª ed. rev. e atual. São

Paulo: Editora Gente, 2004.

 

VEIGA, I. P. A. Perspectivas para reflexão em torno do Projeto Político pedagógico. In: VEIGA, I. P. A. e RESENDE, L. M. G. de (org.). Escola: espaço do Projeto Político Pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 1998.

 

RIBEIRO, Arilda Inês Miranda. Formação Do Gestor Educacional. São Paulo:Arte e Ciência, 2005

 

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras aproximações. São Paulo: Cortez, 1991.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário