1. INTRODUÇÃO
“é preciso compreender a realidade enquanto processo em movimento,
enquanto um processo contraditório e dialético em que o todo não se explica
fora das partes e as partes não se compreendem fora do todo; portanto, é
preciso agir sobre o todo agindo simultaneamente sobre as diferentes partes”
(SAVIANI, 1991, p.55).
Este Plano visa explicitar
as propostas da Escola Estadual Professor Bevenuto Filho, elaborado
pela comunidade escolar, nele está expresso os pressupostos teóricos
que nortearão a gestão democrática, o diagnóstico da situação atual
da escola, a analise do diagnóstico, as propostas de metas e as
ações estratégicas nas dimensões: gestão escolar democrática;
prática pedagógica; avaliação; acesso, permanência e sucesso na escola.
As propostas aqui
explicitadas foram desenvolvidas baseadas na analise do diagnóstico e .nas
reivindicações e solicitações dos Professores, Funcionários, Alunos e suas famílias, Pretende-se
consolidar na prática as metas através das ações e estratégias.
Para realizar um trabalho com
eficácia é necessário um bom planejamento e depois assegurar o funcionamento
deste planejamento, e isso só é possível através da paciente e desafiadora
tarefa do tratamento continuado do cotidiano escolar.
Este Plano de Gestão tem
como princípio básico o compromisso de promover e direcionar o pleno
desenvolvimento de nossos educandos, preparando-os para o exercício da
cidadania, e, isso só será possível através de uma gestão verdadeiramente
democrática, com a participação de todos os seguimentos da comunidade
escolar.
Nossa intenção
é que todos se conscientizarem das possibilidades e dos limites da
tarefa de educar e sintam-se reconhecidos e corresponsáveis pela
escola, que possam planejar e propor ações assumindo cada um a sua parcela de
responsabilidade nesta tarefa, acreditando sempre que é possível mudar para
melhor.
2. PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
Este Plano será
norteado pelos princípios constitucionais e da legislação educacional que
orientam o direito de acesso e permanência com sucesso no interior da escola
que precisa constituir-se como espaço de respeito às diferentes culturas,
valores e ideias, desenvolvimento de noções de democracia na própria vivência
escolar.
O compromisso
ético-político está descrito de forma clara em todo o texto, quando expressa
a escola enquanto espaço de apreensão do conhecimento pelas
classes populares que muitas vezes, têm na escola o único lugar de acesso ao
saber elaborado.
Acreditamos
que a sociedade está em permanente transformação,
movida pela luta de interesses contrários da classe dominante e da classe
dominada, desses interesses diversos advém as contradições como molas
propulsoras de mudanças sociais.
Os homens são
percebidos como sujeitos e objetos, condicionados ao meio onde nasceram,
inseridos numa cultura e economia, porém com capacidade de interferir e gerar
também mudanças.
A educação
escolar formal é vista como um dever do Estado, direito de todos os
cidadãos, deve ser laica, gratuita, de qualidade. Tem o compromisso na
transmissão do saber científico e sistematizado da cultura historicamente
acumulada.
O conhecimento
não pode ser qualquer conhecimento, tem que ser científico e organizado de tal
forma que permita a apreensão pelos educandos, conforme
LDB 9.394/96 e a Base Nacional Comum Curricular, com a finalidade de formar
para a cidadania e para a continuidade de estudos,
desenvolvendo conceitos e convivências amparadas em princípios
de democracia participativa e noções ético-políticas.
O ensino e
aprendizagem têm sua concepção norteada pela Pedagogia Histórico-Crítica, Pedagogia Libertária,
fundamenta-se nos pressupostos epistemológicos das teorias psicológicas de
Piaget – psicologia Genética e em Vigotsky – Psicologia Social e seus
seguidores.
A gestão democrática é a ampliação
da presença de toda comunidade escolar em sua, de modo que possa intervir para
a melhoria da realidade social, econômica e cultural da região, levando todos os envolvidos a
discutir, deliberar, planejar, solucionar problemas, acompanhar, executar e
avaliar o conjunto das ações voltada ao desenvolvimento da escola. Pois se a “reflexão
a respeito da escola for realizada de forma participativa por todas as pessoas
envolvidas, certamente possibilitará a construção de um projeto de escola
consistente e provável ( VEIGA, 1995, p. 45 )” .
Segundo Gabriel
Chalita (2004), a função do gestor escolar, trata-se de
um cargo de liderança: sob sua responsabilidade atuam professores, alunos,
coordenadores pedagógicos, técnicos educacionais, orientadores, funcionários em
geral, famílias, membros de outras sociedades organizadas que se relacionam com
as escolas. Como gestor, seu dever é atuar como um líder democrático que
consiga fazer com que cada pessoa sob sua responsabilidade possa dar o melhor
de si. Além disso, deve intervir para que o professor se sinta motivado, para
que o aluno se sinta feliz, para que o espaço de convivência seja agradável.
3. DIAGNÓSTICO DA
SITUAÇÃO ATUAL DA ESCOLA
A Escola oferecer
Ensino Fundamental do 1º ao 5ª ano para 200 alunos, e esta
localizada dentro do perímetro urbano de Santo Antônio do Potengi, recebe
alunos oriundos das camadas pobres e em vulnerabilidade social da comunidade
rural e urbana.
Nos últimos anos o
rendimento dos alunos vem melhorando, a taxa de aprovação nas turmas de 4º ao
5º Ano do Ensino fundamental esta em crescimento; o índice de reprovação esta
decrescendo; a taxa de evasão vem diminuído; observa-se interesse e motivação
por partes da maioria dos educandos o que refletiu no resultado do IDEB da
escola, no qual a escola ultrapassou a meta de 2015, porém a aquisição da
leitura e da escrita, para maioria dos alunos, não ocorre até o 2º ano como
recomenda a nova Base Nacional Comum Curricular.
O
quadro de professores atualmente encontrar-se completo com
08 professores efetivos, porém faltar professores auxiliares para
alunos com deficiências. Observa-se em alguns educadores falta de interesse e
motivação para planejar e inovar sua prática pedagógica. Os professores alegam que sua
desmotivação é provocada pela falta de apoio dos pais diante da
indisciplina dos alunos, que é provocada pela liberação exagerada e falta
de limites, desestruturação familiar, problemas sociais e a má interpretação do
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) refletindo-se em problemas na
escola. O planejamento das atividades
escolares vem acontendo, sendo executado e avaliado de forma participativa pela
maioria dos educadores.
A
Participação dos pais e da comunidade na escola vem aumento, mas ainda é
considerada mínima, demonstrada principalmente nas reuniões de pais
e mestres e no acompanhamento dos deveres de casa dos alunos, porém nos eventos
desenvolvidas pela escola a participação dos pais vem aumentando.
Em relação à
estrutura física, encontra-se em bom estado de conservação; acaba de receber
uma pintura. Dispõe de 04 salas de aula, 01 pátio coberto, 01 cozinha, 01 sala
administrativa, dois banheiros, 01 sala usada como arquivo, sala dos
professores e sala de aula para o Programa Mais Educação. Desta forma, torna-se
necessária uma sala de aula exclusiva em condições adequada para as aulasdo Programa
Mais Educação.
Condições de uso como
iluminação, ventilação (ar condicionados, ventiladores), limpeza, instalações
sanitárias, necessitam de constantes cuidados e atenção, em todas as salas e
espaços de circulação.
A
análise do diagnóstico da realidade nos permitiu o levantamento de alguns
problemas que precisam ser resolvido, definimos prioridades e apresentamos o aqui as propostas
de metas e as ações estratégicas nas
dimensões: gestão escolar democrática; prática pedagógica; avaliação; acesso,
permanência e sucesso na escola.
4.
DIMENSÕES DO PLANO
I- GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA
|
PROBLEMA:. Falta de Integração Escola-Família |
||
|
META:
Aumentar para 100% a participação dos pais nas reuniões
e eventos da escola. |
||
|
OBJETIVO:
Melhorar
a Integração Escola-Família, aumentando a participação dos pais nas
reuniões e eventos da escola. |
||
|
AÇÕES: |
PERÍODO |
RESPONSÁVEL |
|
Realizar
oficinas/fóruns/ reunião com os pais na escola com abordagens de assuntos que
possam orientar e integrar às famílias a escola. |
1
em cada Bimestre |
Direção
da Escola , coordenação e professores |
|
Envolver as
famílias em atividades escolares de
lazer, recreativas, esportivas e
culturais. |
1
em cada Bimestre |
Direção
da Escola , coordenação e professores |
|
PROBLEMA:. Falta de Estrutura Física da escola para atender
pessoas com deficiências |
||
|
META:
Melhorar em 100% a Estrutura Física da escola para atender pessoas com deficiências |
||
|
OBJETIVO:
Melhor atender
as pessoas com deficiências, os demais alunos e profissionais. |
||
|
AÇÕES: |
PERÍODO |
RESPONSÁVEL |
|
Realizar
reformas para adequar a escola para
pessoas com deficiências |
2º
semestre |
Direção
da Escola DIREC |
|
Realizar reformas
para adequar a sala de apoio educacional do Mais Educação, que atualmente
funciona na sala de arquivo |
2º
semestre |
Direção
da Escola DIREC |
|
Revisar manutenção
do sistema de esgoto e elétrico da escola. |
2º
semestre |
Direção
da Escola DIREC |
|
Viabilizar a
construção de uma sala para os professores e uma sala para arquivo |
2º
semestre |
Direção
da Escola DIREC |
II- PRÁTICA PEDAGÓGICA
|
PROBLEMA: A aquisição da leitura e da escrita, para maioria dos alunos, não vem ocorrendo
até o 2º ano como recomenda a nova Base Nacional Comum Curricular. |
||
|
META:
Garantir que até o final de 2018 mais de
95% dos alunos do 2º ano do
Ensino Fundamental estejam
alfabetizados. |
||
|
OBJETIVO:
Promover a
Alfabetização dos os alunos até o 2º
ano do Ensino Fundamental |
||
|
AÇÕES: |
PERÍODO |
RESPONSÁVEL |
|
Adquirir novos
livros paradidáticos para fazer empréstimo aos alunos |
1º
Bimestre |
Direção
da Escola e DIREC |
|
Capacitar os professores do 1º ao 2º ano através
de formação continuada, palestras, dinâmicas de grupo, troca de experiências. |
1
capacitação em cada bimestre |
Direção
e Coordenação da Escola |
|
Realizar atividades
e jogos de leitura e letramento com tablets |
Todo
o ano letivo |
Coordenação
e professores |
|
Garantir
na escola um assistente do Programa
Mais Alfabetização para as turmas do 1º e 2º anos e promover a formação dos
assistentes. |
1º
semestre |
Direção
da Escola e DIREC |
|
PROBLEMA: Muitos casos de Indisciplina dos alunos |
||
|
META:.
Diminuir em 100% os
casos de Indisciplina dos alunos |
||
|
OBJETIVO:
Promover
atividades que colaborem na diminuição das ações de violência e indisciplina
na escola. |
||
|
AÇÕES: |
PERÍODO |
RESPONSÁVEL |
|
Realizar reuniões
periódicas com Pais e Professores que tratem da temática violência e
indisciplina na escola. |
1
em cada Bimestre |
Direção
da Escola , coordenação e professores |
|
Manter contato com
os responsáveis pelo aluno comunicando os atos de indisciplina,
estabelecendo contato constante com o
aluno e sua família orientando –os
sobre o comportamento e respeito as
regras de convivência. |
Sempre
que necessário |
Direção
da Escola , coordenação e professores |
|
Envolver as
famílias em atividades escolares,
recreativas, esportivas e culturais, bem como Palestras Educativa sobre
comportamento afetivo. |
1
em cada Bimestre |
Direção
da Escola , coordenação e professores |
|
Aplicar uma
Metodologia inovadora: Vídeos; DVDs; Músicas; Dança; Teatro;
Poesia; Projetos Interdisciplinares, em que o aluno participe ativamente. |
Todo
o ano letivo |
Direção
da Escola , coordenação e professores |
|
Encaminhar para
tratamento clínico em geral, quando necessário. |
Todo
o ano letivo |
Coordenação
e professores |
|
Encaminhar ao
conselho tutelar os casos de violência e indisciplina dos alunos
em que a família não vem dando o devido acompanhando. |
Sempre
que necessário |
Direção
da Escola , coordenação e professores |
|
PROBLEMA: Educadores desmotivados em planejar e inovar sua prática
pedagógica |
||
|
META:.
Ter 100% da participação dos professores em atividades de reflexão,
planejamento e inovação da sua prática pedagógica. |
||
|
OBJETIVO:
Promover a participação
dos professores em atividades de planejamento e reflexão da prática
pedagógica. |
||
|
AÇÕES: |
PERÍODO |
RESPONSÁVEL |
|
Realizar reuniões
Pedagógicas envolvendo todos os professores com dinâmicas de valorização do
Profissional. |
1
em cada Bimestre |
Direção
da Escola , coordenação e professores |
|
Divulgação das
ações e atividades exitosas dos professores no blog da escola, divulgando os
méritos alcançados. |
Mensalmente
|
Direção
da Escola , coordenação e professores |
|
Organizar o acervo
bibliográfico da escola, e os recursos didáticos, jogos pedagógicos entre
outros, para facilitar o acesso e o uso dos professores diariamente em sala
de aula. |
Todo
o ano letivo |
Direção
da Escola , coordenação e professores |
|
Promover a participação de todos os professores em
eventos internos como reuniões pedagógicas de estudo que auxiliem o professor
na sua prática diária. |
1
reunião de estudo por mês |
Coordenação
e professores |
|
Viabilizar a participação dos professores em Eventos
Externos como seminários e Palestras
que auxiliem o professor na sua Formação Continuada. |
Sempre
que possível |
DIREC, Direção
da Escola , coordenação e professores |
III -AVALIAÇÃO
|
PROBLEMA: Falta de avaliação continua da gestão e do processo
ensino aprendizagem |
||
|
META:
Ter 100% do processo de gestão e ensino aprendizagem monitorados por
avaliação períodicas |
||
|
OBJETIVO:
Promover avaliação continua da gestão e do
processo ensino aprendizagem |
||
|
AÇÕES: |
PERÍODO |
RESPONSÁVEL |
|
Promover anualmente uma avaliação Institucional respondidas por todos
os funcionários. |
1º
bimestre |
Direção
da Escola e coordenação |
|
Promover anualmente uma avaliação Institucional respondidas pelos pais
(por amostragem) |
2º
bimestre |
Direção
da Escola , coordenação e professores |
|
Realizar avaliação do ensino aprendizagem através de simulados da
provinha Brasil, Ana e Prova Brasil. |
Todos
os bimestres |
Direção
da Escola , coordenação e professores |
|
Realizar análise
dos resultados das avaliações do processo ensino aprendizagem com mapeamento
dos resultados, para tomada de decisão e redirecionamento das ações. |
Todos
os bimestres |
Direção
da Escola , coordenação e professores |
V- ACESSO, PERMANÊNCIA E SUCESSO NA ESCOLA
|
PROBLEMA: Alto índice de reprovação |
||
|
META:
Diminuir o índice
de reprovação de 6% para 1% e da
evasão escolar de 1% para 0% |
||
|
OBJETIVO: Proporcionar uma gestão administrativa e pedagógica
eficiente que direcione o pleno desenvolvimento dos educandos, preparando-os
para o exercício da cidadania. |
||
|
AÇÕES: |
PERÍODO |
RESPONSÁVEL |
|
Promover uma gestão administrativa eficiente mantendo a Escola como um
espaço prazeroso, adequando o espaço físico sempre que necessário,
contribuindo para o bem estar e permanência de todos os segmentos da escola. |
Todo ano letivo |
Direção
da Escola e coordenação |
|
Promover uma gestão pedagógica eficiente mantendo uma interatividade
com os estudantes: incentivando e realizando gincanas culturais,
cívicas e esportivas, exposições, competições, teatros, festivais, feiras,
festas populares, desenvolvendo a criatividade, a arte, a iniciativa e o
espírito de equipe dos alunos, de forma que promova seu sucesso
no processo de aprendizagem. |
Todo o ano letivo |
Direção
da Escola, coordenação e professores |
5. REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL, Lei 9 394/96 de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional, MEC. Brasília, 1997.
CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está
no afeto. 13ª ed. rev. e atual. São
Paulo: Editora Gente, 2004.
VEIGA, I. P. A. Perspectivas
para reflexão em torno do Projeto Político pedagógico. In: VEIGA, I.
P. A. e RESENDE, L. M. G. de (org.). Escola: espaço do Projeto Político
Pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 1998.
RIBEIRO, Arilda Inês Miranda. Formação
Do Gestor Educacional. São Paulo:Arte e Ciência, 2005
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia
Histórico-Crítica: Primeiras aproximações. São Paulo: Cortez, 1991.
Nenhum comentário:
Postar um comentário