quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Projeto Letramento Digital



Justificativa

Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivo do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos (2007).
Sabe-se que o uso da tecnologia na escola possibilita aos alunos entrarem em contato com o universo tecnológico, tornando possível a integração entre teoria e prática.  
Nesta perspectiva, a Escola elaborou este projeto visando proporcionar aos  alunos uma aproximação com os recursos tecnológicos.
A escola pretende desenvolver um  trabalhando com recursos tecnológicos voltados ao desenvolvimento de habilidades leitoras, buscando trabalhar por meio da interdisciplinaridade, integrando os conteúdos a realidade dos alunos, priorizado, a princípio, a leitura e produção de textos, utilizando para isto tablets, desta forma, os alunos entrarão em contato com recursos educativos e tecnológico. Nosso principal objetivo é incentivar o prazer pela leitura e estimular os alunos a produzirem textos diversos, permitindo o desenvolvimento da criatividade.


Objetivos

• Motivar os alunos a realizar  leitura virtual de livros e textos de diversos gêneros;
• Estimular nos alunos o interesse em construir textos, digitando-os nos tablets;
• Desenvolver  produções textuais relacionadas à temática diversas para a postagem no blog da Escola;   
• Descobrir os meios de utilizar a tecnologia, bem como os recursos da internet.                

Metodologia

Será apresentado aos alunos os tablets e seus recursos; será utilizados os tablets para realizar a leitura de livros digitalizados, os livros serão selecionados de acordo com o nível dos alunos, permitindo aos alunos lerem e perceberem qual o gênero textual lido; Será usando o editor de textos,  para reescritas de histórias, produção de textos de diversos gêneros, tais como:  fábula, poesia, convites, cartas, avisos, e matérias para serem  postados no blog da Escola. Será instalados jogos educativos nos tablets, jogos de leitura, matemática entre outros. Será realizadas pesquisas na internet.

Recursos

30 tablets e 200 livros digitais de diversos gêneros.

 Avaliação

O projeto será avaliado durante todo processo de execução, possibilitando possíveis alterações.

Referências
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa /Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : 2007
Bettega, Maria Helena. Educação continuada na era digital
, Cortez editora.

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