1. DADOS DA ESCOLA
NOME: Escola Estadual Professor Bevenuto Filho
MODALIDADES DE ENSINO: Educação Básica Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano).
MUNICÍPIO: São Gonçalo do Amarante
ANO DO PROJETO: 2018
2. TÍTULO DO PROJETO
Como é o mundo? Copa do mundo: Um gol de conhecimento
3. CAMPO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Leitura, Letramento e Produção de Texto
4. ÁREA DE CONHECIMENTO/COMPONENTES CURRICULARES/ CONTEÚDOS
Área de Conhecimento: Linguagem | ||
Componente Curricular Língua Portuguesa | Componente Curricular: Arte | Componente Curricular: Educação Física |
Conteúdos: Leitura e produção de textos sobre os países envolvidos na copa; Realização de leitura de diversos gêneros textuais; produção de texto coerente, utilizando conhecimentos linguísticos e gramaticais: pontuação (ponto final, dois-pontos, vírgulas em enumerações) e regras ortográficas. | Conteúdos: Matrizes estéticas e culturais: Reconhecimento e analise da influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas dos países envolvidos na copa. | Conteúdos: Danças, brincadeiras e jogos populares dos países envolvidos na copa. |
Área de Conhecimento: Matemática |
Componente Curricular: Matemática |
Conteúdos: Leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais; Problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão; Leitura, interpretação, Coleta, classificação e representação de dados, sobre os países envolvidos na copa, em tabelas e gráficos. |
Área de Conhecimento: Ciências da Natureza |
Componente Curricular: Ciências |
Conteúdos: Nutrição do organismo; Hábitos alimentares, comidas típicas dos países envolvidos na copa. |
Área de Conhecimento: Ciências da Humanas | |
Componente Curricular: Geografia | Componente Curricular: História |
Conteúdos: O sujeito e seu lugar no mundo; A cidade e o campo: aproximações e diferenças; os diferentes modos de vida de povos e comunidades tradicionais em distintos lugares dos países participantes da copa. | Conteúdos: Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos; Diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade nos países participantes da copa. |
Área de Conhecimento: Ensino Religioso |
Componente Curricular: Ensino Religioso |
Conteúdos: Representações religiosas na arte; representações religiosas em diferentes expressões artísticas (pinturas, arquitetura, esculturas, ícones, símbolos, imagens), reconhecendo-as como parte da identidade de diferentes culturas e tradições religiosas dos países participantes da copa. |
5. OBJETIVOS
Ø GERAL
Produzir uma formação mais ampla do aluno pela aprendizagem em diferentes áreas, seja emocional, social, afetiva, motora, ou cognitiva, através de um projeto curricular integrado.
Ø OBJETIVOS ESPECIFICOS
· Desenvolver estratégias que sensibilize o aluno para a importância da leitura e escrita no cotidiano.
· Fomentar a prática da leitura extra-sala de aula, pelo uso de diferentes títulos e autores.
· Desenvolver habilidades de ler diferentes gêneros textuais.
· Expressar de diferentes formas, os conhecimentos construídos com as práticas de leituras.
· Desenvolver a pratica de produção de textos.
· Identificar os países participantes da Copa do Mundo;
· Conhecer, respeitar e valorizar a cultura de cada País envolvido no evento;
· Reconhecer a importância da história de cada país para sua situação atual; .
· Compreender a necessidade do trabalho coletivo para o sucesso do grupo;
· Compreender as principais características de cada país estudado;
· Conhecer as contradições dos países estudados;
· Valorizar a copa do mundo como um evento importante que reuni vários países.
6. JUSTIFICATIVA
A Escola Estadual Professor Bevenuto Filho, localiza-se em Santo Antônio do Potengi, considerado o maior distrito do município de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, situado à Rua Wilame Câmara de Brito, oferece o Ensino Fundamental I do 1º ao 5º ano.
Nos últimos anos a escola vem apresentando um aumento na nota do Índice de desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do 5º ano, sendo 3.1 em 2009; 3.5 em 2011; 4.2 em 2013 e 4.4 em 2015. Ressaltamos que em 2013 a escola atingiu a meta estabelecida para 2015. Embora a melhora na nota do IDEB os alunos da escola anda apresentam dificuldades na leitura e produção de textos.
Sabe-se que um dos principais problemas na Educação no momento atual, é a dificuldade que os educandos têm de ler e produzir textos, e que a aquisição do conhecimento sem o domínio da leitura é uma tarefa praticamente impossível, tendo em vista que por meio dessa atividade o aluno tem acesso a todas as áreas do conhecimento, interagindo com variadas fontes de informações.
Visando superar este problema foi elaborado este projeto com o objetivo de atender as necessidades de aprendizagem dos estudantes. O nosso grande desafio é formar leitores críticos e reflexivos.
Conforme Soares (2003) não basta apenas saber ler e escrever, é preciso também saber fazer uso do que se lê e do que se escreve, saber responder às exigências de leitura e de escrita que a sociedade faz constantemente. É ideal que o indivíduo saiba ler e escrever no contexto das práticas sociais – ler num sentido mais amplo, não somente decodificar, mas compreender e interpretar o mundo a sua volta.
Neste contexto, a escola pretende organizar os conteúdos dos componentes curriculares de forma integrada, tomando por base os dados que mostram as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática com resultados críticos, e constatando que a leitura é um caminho para reverter esse quadro, busca-se através deste projeto, propiciar atividades mais dinâmicas, oferecendo obras e temas variados, de fácil compreensão, que possam envolver aspectos do conhecimento curricular de forma lúdica e criativa favorecendo o interesse e a formação do hábito de ler, e assim melhorar o nível de qualidade da aprendizagem dos alunos.
Podemos destacar o trabalho com Projetos como uma grande força, assim como é uma atividade integradora, produz uma formação mais ampla do aluno pela aprendizagem em diferentes áreas, seja emocional, social, afetiva, motora, ou cognitiva. Tendo em vista que, o projeto pedagógico é a concretização da autonomia da escola através do trabalho coletivo, que exige uma mudança da mentalidade que supere o individualismo peculiar à nossa cultura ocidental e tão arraigado no currículo estritamente disciplinar, com seu conhecimento fragmentado. O trabalho coletivo que nós propomos visa superar o individualismo. (KLEIMAN, 1999)
Porém para que isto aconteça toda escola deve ser igualmente protagonista e abrir caminhos para a construção de um currículo integrado, que precisa ser integrada inclusive com à comunidade extra-escolar. Na verdade há que se abraçar isto como forma de pedagogia, onde a interdisciplinaridade e a contextualização vão surgindo sem muito mistério nem tanta dificuldade, ao contrário, como consequência normal e natural, que leva inegavelmente ao trabalho, à aprendizagem, às soluções e ao que o aluno mais reclama: ao prazer!
Com isso espera-se que a escola desenvolva uma visão curricular integrada, que enfatize a abordagem interdisciplinar do conhecimento e priorize discussões de temas transversais, que seja comprometida em criar nos seus alunos o gosto pela leitura, fazer, questionar, e participar como sujeitos protagonistas da sua vida (extra) escolar, além de dar espaço para que os alunos desenvolvam suas habilidades e competências individuais, visando que estes indivíduos atuem no mundo social de maneira crítica, colocando em prática os pressupostos teóricos previstos pela Lei Diretrizes e Base da Educação-LDB (Lei Nº 9.394/96 e na Base Nacional Comum Curricular.
7. PROBLEMÁTICA
A dificuldade que os educandos têm de ler e produzir textos, sem o domínio da leitura e da escrita a aquisição do conhecimento se torna uma tarefa praticamente impossível, tendo em vista que por meio da leitura e da escrita o aluno tem acesso a todas as áreas do conhecimento, interagindo com variadas fontes de informações.
8. METODOLOGIA
A escola empregará metodologias e estratégias para a formação do indivíduo como, por exemplo, estímulo à leitura, utilização de filmes e documentários para a construção do conhecimento, promoção de gincanas culturais, incentivo ao trabalho de pesquisa, passeios Culturais, desenvolvimento de atividades que desenvolva nos alunos, não somente conhecimentos cognitivos e leitura decodificadora, mas que o preparem para ler, também, o mundo a sua volta. O ser humano, ainda que não perceba, está rodeado da leitura e “Tudo o que se ensina na escola está diretamente ligado à leitura e depende dela para se manter e se desenvolver.” (CAGLIARI, 2004, p.149)
Estratégias Didáticas:
· Seleção de obras, revistas, textos, etc.
· Rodas de leituras.
· Poesias, jograis, parodias, e cordel.
· Peças teatrais.
· Pesquisas de temas variados (meio ambiente, drogas...)
· Uso de músicas, cantigas de rodas, brincadeiras, etc.
· Oficinas de poesias.
· Gincana de matemática
· Divulgação de autores dos livros trabalhados.
· Dramatização de histórias infanto-juvenil.
· Reescritas de fábulas.
· Criação de histórias apoiadas em imagens.
· Criação de histórias em quadrinhos.
· Uso de vídeos.
Série | Professor | Tema de Estudo e dança da apresentação | Série | Professor | Tema de Estudo e Dança da presentação |
1º A | ELMA | PORTUGUAL - Vira | 3ºU | ADRIANA | ESPANHA -Flamenco |
1ºB | SANDRA | BRASIL – Forró | 4ºU | ADENILDE | ALEMANHA - Polca |
2ºA | WADNA | MARROCOS- Dança do Ventre | 5ºA | TÂNIA | ARGENTINA- Tango |
2ºB | DIANA | JAPÃO - Kabuky | 5ºB | ANDERSON | RÚSSIA – Kalinka |
Sugestão de Atividades do projeto copa do mundo |
-Atividades artísticas: desenhar, pintar, colar, modelar e construir maquetes de monumentos, pintura em tela de monumentos arquitetônico e natural do país estudado. -Atividades de pesquisa histórica do país estudado, Interpretação dos dados da pesquisa histórica e Construção de linha do tempo. -Atividades de Interpretação e Produção de textos de diversos gêneros sobre o país estudado. - Atividades de Pesquisa Geográfica, localização do país, no continente e no mundo, qual o clima? - Atividade sobre as religiões dos países. - Leitura e interpretação de dados matemáticos listas, tabelas e gráficos de dados sobre o país estudado; Atividades de coleta de dados e organização das informações em listas, tabelas e gráficos. - Qual o Idioma? - Qual a moeda? – Quais as comidas típicas? – Nomes ilustres de cada país. – Lendas de cada país. – Como é a educação e a escola em cada país? Apresentação de vídeos sobre os aspectos estudados de cada país; Exposição de cartazes; ensaios de danças para apresentação. |
9. AVALIAÇÃO
Será feita através da análise dos trabalhos produzidos, de atitudes de socialização, da participação, de apresentações orais e escritas, dramatizações, confecções de jograis, cartazes, murais, histórias em quadrinhos etc.
10. REFERÊNCIAS
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Lingüística.. – 10.ed. – São Paulo – SP: editora Scipione, 2004.
KLEIMAN, Ângela B. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola/ Ângela B. Kleiman, Silvia E. Moraes. – Campinas, SP: Mercado das Letras, 1999, - (Coleção Ideias sobre Linguagem).
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
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