segunda-feira, 5 de março de 2018

PROJETO: RESPEITO AO MEIO AMBIENTE

 


ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR BEVENUTO FILHO

PROJETO: RESPEITO AO MEIO AMBIENTE

1 APRESENTAÇÃO

A Escola Estadual Professor Bevenuto Filho, inserida no município de São Gonçalo do Amarante – RN, atende o Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, e tem como missão orientar os saberes, desenvolvendo as potencialidades de seus educandos, preservando os princípios e os direitos humanos, de modo a prepará-los para o pleno exercício da cidadania. A escola já vem trabalhando com seus alunos  projetos, sempre estimulando o desenvolvimento intelectual, social e conscientizando-os do seu papel de cidadãos na sociedade.
Nesta perspectiva, durante  o segundo bimestre de 2016 a escola desenvolverá o Projeto: Respeito ao Meio Ambiente, através do qual a escola visa a conscientização de que devemos cuidar da natureza para termos uma vida melhor levando os alunos a perceber que, se não cuidarmos do lixo, nem economizarmos água e energia, por exemplo, seremos nós mesmos os prejudicados.

3 JUSTIFICATIVA

Dentro da proposta dos sete saberes, neste projeto a Escola fez sua escolha pelo  Saber IV – Ensinar a identidade terrena, Educação ambiental, consciência ecológica, educação para sustentabilidade: experiências. Esse tema foi escolhido porque queremos estimular a conscientização do aluno sobre problemas atuais em relação ao meio ambiente, decorrente de uma série de fenômenos que repercutem em todo o planeta, fazendo com que ele passe a ser o sujeito responsável por uma mudança efetiva da situação atual, pois entendendo o planeta como um ser vivo e sendo o ser humano parte desse complexo sistema, fere a própria saúde ao lesar o planeta ou qualquer parte dele.
A concepção de um modelo educacional para a sustentabilidade envolve duas grandes dimensões, que se reforçam mutuamente: uma nova postura centrada na ressignificação da natureza, onde sobressai a ética do cuidar; e um conhecimento ampliado da complexidade dos processos da vida e da interferência da ação humana no equilíbrio desses processos, abordado sob um olhar interdisciplinar, oferecendo ao aluno a oportunidade de uma leitura adequada de realidades complexas.
Portanto o Projeto é justificado pela importância de formar os alunos dentro de um novo paradigma de consciência ética ambiental, levando assim a reeducação da comunidade, posto que  os alunos estão presentes e são influentes no berço familiar, onde se consolidam as mudanças, onde se integram a frente produtiva da sociedade, onde as maiores transformações estão para ser feitas.
Acreditamos que a partir do momento que formarmos indivíduos com capacidade para transformar a realidade atual, conscientes da sua responsabilidade em transformar o mundo num lugar melhor para se viver, teremos a chance de reverter, ou pelo menos minimizar os danos causados ao planeta.

3 OBJETIVO GERAL

Trabalhar a conscientização dos alunos em relação à preservação do meio ambiente e provocar uma leitura da realidade socioambiental, mudando a sua postura diante dos fatos.

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Conscientizar os alunos da importância da valorização e preservação dos recursos naturais da comunidade;
- Conhecer os biomas e os tipos de solo da comunidade e reconhecer que eles precisam ser preservados;
- Fazer uma vídeo-reportagem com os alunos salientando a importância da preservação ambiental, apresentar para toda a escola e por fim disponibilizar para o acervo da escola;
- Identificar os fenômenos climáticos que resultam no aquecimento global através de leitura e discussão, verificação de quantidade de gases tóxicos emitidos na atmosfera terrestre e expressão artística (desenhos, cartazes);
- Identificar e implementar ações de cuidado com o meio ambiente na sua vida pessoal, em casa, na escola e na sua comunidade.


5 CRONOGRAMA

Segundo bimestre de 2016

6 CONTEÚDOS

Artes Visuais:
Conceituais
Procedimentais
Atitudinais
Ampliação de conhecimentos das diferentes formas de expressão artística e de diversas obras ligadas a preservação do meio ambiente.
Produção de desenhos, pinturas, maquetes sobre o meio ambiente.
Exploração e utilização de alguns procedimentos artísticos necessários para desenhar, pintar, colar, modelar e construir, identificando seu uso nas produções;
Utilização da reciclagem através de trabalhos artísticos para favorecer a preservação do meio ambiente;
Realização de um vídeo-reportagem salientando a importância da preservação ambiental.
Apreciação das suas produções e dos outros por meio da observação e da leitura de elementos da linguagem artística.
Utilização de atitudes de cuidado com o meio ambiente na sua vida pessoal, em casa, na escola e na sua comunidade.

Arte Musical
Conceituais
Procedimentais
Atitudinais
Reconhecimento e utilização da música para ampliação do conhecimento sobre a preservação do meio ambiente.
Participação de jogos,  brincadeiras e atividades que envolvam os ritmos musicais e a improvisação musical;
Exploração de sons;
Interpretação de músicas e criação de canções diversas (parodias...) sobre a temática.
Valorização dos diferentes ritmos musicais;
Reflexão sobre a música como produto cultural do ser humano;
Utilização de atitudes de cuidado com o meio ambiente na sua vida pessoal, em casa, na escola e na sua comunidade.

Educação Física/ Coreografia/Dança:        
Conceituais
Procedimentais
Atitudinais
Ampliação de possibilidades expressivas do próprio movimento como gestos e ritmos, utilizando expressões encontrada na dança.
Vivência de situações cotidianas que explore gestos e ritmos corporais nas brincadeiras, danças e situações de interação,
Participação em ensaios de coreografia de dança.
Valorização das conquistas corporais, pessoais e no coletivo.
Utilização de atitudes de cuidado com o meio ambiente na sua vida pessoal, em casa, na escola e na sua comunidade.

Língua Portuguesa:
Conceituais
Procedimentais
Atitudinais
Reconhecimento e utilização da Linguagem oral e escrita nos diversos contextos, estudo e interpretação de obras literárias sobre o meio ambiente.
Participação de jogos, brincadeiras e atividades que envolvam produção e leitura de textos.
Exploração da linguagem oral e escrita.
Interpretação e Produção de textos  de diversos gêneros.
Valorização dos diferentes tipos de texto.
Reflexão sobre a escrita como produto cultural do ser humano.
Utilização de atitudes de cuidado com o meio ambiente na sua vida pessoal, em casa, na escola e na sua comunidade.

 História:
Conceituais
Procedimentais
Atitudinais
Reconhecimento dos acontecimentos históricos que contribuíram para o aumento da poluição do meio ambiente.
Participação em atividades como:Ppesquisa história; Interpretação dos dados da pesquisa histórica;
Construção de linha do tempo.
Reflexão crítica sobre acontecimentos históricos que contribuíram para o aumento da poluição do meio ambiente;
Utilização de atitudes de cuidado com o meio ambiente.

Geografia:
Conceituais
Procedimentais
Atitudinais
Reconhecimento da espacialidade geográfica do município,  seus tipos de solos, erosão, fundamentando-se numa visão histórica, social, política, cultural e econômica.

Participação em jogos, brincadeiras e atividades que envolvam a Geografia;
Participação em Pesquisa Geográfica;
Leitura e Interpretação dos dados de gráficos e mapas,
Produção de gráficos mapas.
Reflexão crítica sobre a espacialidade geográfica do município, valorizando as ações de preservação do meio ambiente.

Religião:
Conceituais
Procedimentais
Atitudinais
Reconhecimento da necessidade da preservação ambiental, com base nos valores e questões éticas.
Participação em jogos, brincadeiras e atividades que envolvam a ética da preservação ambiental; Participação em Pesquisa;
Leitura e Interpretação de textos tratem da ética ambiental.
Reflexão crítica sobre a ética ambiental, valorização do  meio ambiente e  zelo por sua conservação.

Matemática:
Conceituais
Procedimentais
Atitudinais
Reconhecimento das diferentes formas de representações dos números;
Ampliação do tratamento da informação.


Participação em jogos, brincadeiras e atividades que envolvam os conceitos matemáticos;
Leitura e interpretação de listas, tabelas e gráficos de dados sobre emissões de gases na atmosfera e outros problemas ambientais;
Participação em coleta de dados e organização das informações em listas, tabelas e gráficos.
Valorização e utilização de estratégias para solução de problemas de formas satisfatória.
Revisão das estratégias quando os resultados não satisfazem.
Utilização dos conceitos matemáticos de forma coerente e lógica.

Ciências:
Conceituais
Procedimentais
Atitudinais
Reconhecimento da importância dos recursos naturais, do seu aproveitamento e conservação, e das transformações positiva e negativas para o meio ambiente.

Leitura e interpretação de listas e tabelas sobre dados científicos;
Participação em entrevistas, em observação direta e indireta, em experimentação, em aula de campo. Elaboração de desenhos, quadros, esquemas, listas, pequenos textos, tabelas.  Produção de maquetes e cartazes.
Reflexão crítica sobre a ação do homem ao meio ambiente; Desenvolvimento de atitudes e comportamentos favoráveis a conservação do meio ambiente.


7 ESTRATÉGIAS

AULA DE CAMPO
Será realizada uma aula de campo as margens do Rio Potengi para conhecer sua atual situação. Este patrimônio ambiental que está ameaçado pela retirada de areia e argila do seu leito, pela destruição das matas  ciliares e pela poluição. Durante a aula de campo os alunos farão  anotações, tirarão fotos e farão filmagem.

PRODUÇÃO DE MATERIAL AUDIO-VISUAL
Será produzido um material audiovisual, na forma de mini-documentário sobre a preservação ambiental, para ser passado para o restante da comunidade escolar. Para isso será necessário o uso de uma filmadora digital, computador para edição do vídeo e pesquisa bibliográfica para edição do texto.


PESQUISA
Será realizada pelos alunos pesquisas com suas famílias sobre: O desperdício de água durante o banho (análise da conta de água); A consciência do consumo de energia na aquisição de produtos  eletrodoméstico e no seu uso (análise da conta de energia); O destino dado  às pilhas e baterias; destino dado a água utilizada nas residências; destino dado ao lixo.

FÓRUNS DE DISCUSSÃO
Na sala de aula, serão formados grupos de discussão para refletir sobre a situação atual do  meio ambiente do nosso município, os estudante deverão  participar ativamente. Serão elaborados murais ecológicos, gincanas, seminários e concursos. Serão utilizados materiais recicláveis e reciclados para confecção de cartazes, vestimentas e brinquedos.

IMPLANTAÇÃO DE COLETA SELETIVA DE LIXO
Será   implantada a coleta seletiva de lixo na escola, utilizando baldes de margarina e caixas de papelão. Será feita uma parceria com catadores de lixo da comunidade para recolhimento do material da coleta. A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e  economia para as empresas, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente, uma vez que diminui a poluição dos solos e rios.

OFICINA DE RECICLAGEM ARTESANAL DE PAPEL E CONFECÇÃO DE CARTILHAS ECOLÓGICAS
Será oferecida uma oficina de reciclagem artesanal de papel e confecção de cartilhas ecológicas para toda a comunidade escolar. Essas cartilhas estimularão os alunos a implantar o programa dos quatro Rs: 1. Reduzir, 2. Reutilizar. 3. Reciclar e 4. Repensar. Usando as quatro ações, eles poderão dar uma grande ajuda para reduzir o acúmulo de lixo e preservar os recursos naturais de hoje e os de amanhã. Será necessário: um liquidificador, papeis sem utilidade, água e uma peneira para a oficina, e para as cartilhas será necessária a máquina de xérox e papel reciclado.
Modo de Reciclar o papel: o papel a ser reciclado deve ficar mergulhado em água por cerca de 24 horas. Depois, a massa resultante tem que ser batida no liquidificador. O líquido é despejado em uma bacia. Para dar formato ao papel, é preciso mergulhar uma tela de arame (parecida com aquelas antimosquito) dentro da bacia. Espalhe a massa nesse molde com a ajuda de uma colher. Vire a tela em um pedaço de pano para que o papel molhado seque. Depois que as folhas secarem a sombra, o papel está pronto.

OFICINA DE RECICLAGEM ARTESANAL PARA CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS
Será oferecida uma oficina de reciclagem artesanal utilizando material diversos para confecção de brinquedos pelos próprios alunos.
Modo de fazer Brinquedos reciclável nos site:


8 RECURSOS NECESSÁRIOS                                                                                                
1 Maquina fotográfica
1 Filmadora
1 Liquidificador
5 Baldes de lixo de coleta seletiva
1 liquidificador
1 equipamento de som (caixa e microfone)
16 folhas de papel madeira
16 marcadores permanente de cores variadas
16 cartolinas brancas
05 rolos de fita adesiva
800 impressão
800 copias
AVALIAÇÃO

Avaliação será processual: Será observado se o projeto está atingindo plenamente os objetivos propostos. Através da auto avaliação de sua prática pedagógica e do desempenho dos educandos, observando as produções dos alunos e seu envolvimento nos temas propostos.
O processo de avaliação será contínuo, através de observações e registros do professor que poderá documentar os progressos do desenvolvimento dos alunos, das habilidades conquistadas interpretação, expressão, criticidade, comunicação, criatividade, autonomia, respeito as regras sociais, etc. Estes, são o norte para que estes sujeitos possam agir como (trans)formadores. Será avaliado a participação e o interesse dos alunos, e o conhecimento na apresentação dos seminários e fóruns.

10 REFERÊNCIAS

BRASIL. Resolução n. 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, n. 116, seção 1, p. 70, 18 jun. 2012.

BRASIL. Decreto-lei n. 9795, de 27 de abril de 1999. Dispões sobre a Educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : meio ambiente, saúde / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : 128p.

JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p.189-205, mar. 2003.p.189-205.

MORALES (et. Al). Educação ambiental e multiculturalismo: reflexões para a formação de educadores. Práxis Educativa. Ponta Grossa, v.5, n.1, p. 31-38, jan.-jun. 2010. Disponível em http://www.periodicos.uepg.br

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez: Brasília, UNESCO, 2011.

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