sábado, 22 de junho de 2013

República Velha


Período histórico brasileiro que vai de 1889 a 1930.

República Velha caracterizou-se pela predominância política da Oligarquia Cafeeira.

A presidência da república era ocupada por membros da Elite Cafeeira e por isso a República Velha também ficou conhecida como República do CaféA República Velha pode ser dividida em duas partes, são elas:

A República da Espada

Antes dos Barões do Café chegarem ao poder, eram os militares que governavam a República Brasileira. Tais governos militares fizeram parte da chamada República da Espada.

A Revolução Republicana que derrubou o governo monárquico de D. Pedro II foi liderada pelos militares. O Marechal Deodoro da Fonseca a frente de tropas do exército, conseguiu proclamar a república em 15 de Novembro de 1889.

Logo Deodoro da Fonseca foi o escolhido para ser o primeiro Presidente do Brasil. Sofrendo a oposição da elite aristocrática brasileira, Deodoro da Fonseca renunciou a Presidência da República em 23 de Novembro de 1891.

A renúncia de Deodoro fez com que seu vice, Floriano Peixoto, assumisse o governo. Do mesmo modo que Deodoro, o Governo de Floriano Peixoto sofreu forte oposição do Congresso Brasileiro, formado na maioria pelos grandes fazendeiros do café.

O Ministério exigiu novas eleições presidências, o que não ocorreu. Floriano Peixoto afim de consolidar a ordem na República, agindo com mão de ferro, conseguiu reprimir as revoltas contrárias ao seu governo.

Somente ao final do quadriêneio de seu antecessor, Deododoro da Fonseca, é que Floriano Peixoto autorizou a realização de novas eleições presidênciais.

A República das Oligarquias

Em 1894 Prudente de Morais venceu as eleições presidênciais e tornou-se o Primeiro Presidente Civil do Brasil.

A vitória de Prudente de Morais significou a subida dos grandes senhores do café ao poder, iniciando assim a Republica das Oligarquias.

Já no governo do Presidente Campos Sales foi posto em prática a Politica dos Governadores. O poder central se comprometeu em apoiar os governos estaduais em troca de apoio político.

Esta troca de favores entre o governo central e os governos estaduais deu origem a chamada politica do café com leite.

Na república das oligarquias passaram a ocupar a presidência do país somente os representantes políticos dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Tais políticos faziam parte de elite econômica do café.

O termo "política do café com leite", faz referência a produção de café em São Paulo e de leite em Minas Gerais.

O principal produto econômico da Republica Velha era o café. A economia do Brasil dependia exclusivamente do café e por isso os presidentes da república realizaram políticas econômicas focadas apenas na valorização do café.

Foi o caso do Convênio de Taubaté. Neste encontro os governadores de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro criaram medidas econômicas favoráveis a proteção do café.

Os outros estados brasileiros, deixados de lado pela oligarquia cafeeira, passaram a fazer forte oposição a politica do café com leite.

Na República Velha, os estados que não tinham ligações com a produção de café eram esquecidos pelo Governo Federal, com exceção do Estado do Amazonas que prosperou graças a produção de borracha natural.

Para não serem vencidos nas eleições presidenciais, a oligarquia cafeeira, contava com a essêncial ajuda do coronelismo. Controlando determinada regiões, os coronéis respeitados pela população humilde, faziam com que a mesma votasse nos candidatos pertencentes a oligarquia. Tal pratica ficou conhecida como Voto do Cabresto.

As eleições corruptas vencidas pela oligarquia gerou a Reação Republicana, onde a oposição política passou a reivindicar a realização de eleições realizadas com o Voto Secreto.

Cada vez mais impopular a república das oligarquias passou também a sofrer oposição por parte de alguns setores militares. O Movimento Tenentista tentou pela força derrubar os governos oligárquicos da República Velha.

Presidentes da República Velha

Marechal Deodoro da Fonseca 1889-1891
Marechal Floriano Peixoto 1891-1894
Pudente de Morais 1894-1898
Campos Sales 1898-1902
Rodrigues Alves 1902-1906
Afonso Pena 1906-1909
Nilo Peçanha 1909-1910
Marechal Hermes da Fonseca 1910-1914
Wenceslau Brás 1914-1918
Delfim Moreira 1918-1919
Epitácio Pessoa 1919-1922
Arthur Bernardes 1922-1926
Washington Luiz 1926-1930

A República Velha chegaria ao fim no governo de Washington Luiz em 1930.

Nenhum comentário:

Postar um comentário