sábado, 22 de junho de 2013

Cronologia do Brasil Republicano


1989 – Os militares derrubaram o Governo Imperial de Dom Pedro II e proclamaram a República. Os Marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto governaram o Brasil na chamada República da Espada
1894 – Prudente de Morais tonasse o Primeiro Presidente Civil do Brasil. Seu governo inaugura a chamada República do Café com Leite.

1896 – Os sertanejos liderados por Antônio Conselheiro foram derrotados pelas forças governamentais na Guerra de Canudos.

1904 – Oswaldo Cruz com sua Lei da Vacina fez com que a população do Rio de Janeiro se rebelassem na Revolta da Vacina.

1910 – Os castigos corporais aplicado aos soldados da Marinha fez com que os mesmos se rebelassem contras os seus superiores na Revolta da Chibata.

1912 – No Sul do Brasil as disputas por território entre Santa Catarina e Paraná gerou a Guerra do Contestado.

1922 – Um grupo de militares, contrários a posse de Artur Bernardes como presidente, se rebelaram na Revolta do Forte de Copacabana.

1924 – Em São Paulo acontece a segunda revolta militar do Tenentismo. Passados alguns dias de luta na capital paulista, o comando tenentista retirou-se para o Sul da Brasil para formarem a Coluna Prestes.

1930 – A Revolução de 30 derruba o governo de Washington Luís, entregando o poder presidencial a Getúlio Vargas.

1932 - Os representantes políticos de São Paulo que faziam parte política do café com leite, persuadiram a população do Estado de São Paulo a lutarem contra o governo revolucionário de Getúlio Vargas. A revolta dos Paulistas ficou conhecido como M.M.D.C..

1938 - Morre na Bahia o cangaceiro Virgulino Ferreira da Sila, maior nome doCangaço no Brasil.

1945 – Getúlio Vargas pressionado pela oposição política saiu da presidência do Brasil para dar lugar ao presidente eleito, Eurico Gaspar de Dutra. Era o início dos governos populistas do Brasil.

1964 - Humberto Alencar Castelo Branco tornasse o primeiro presidente escolhido pelo Regime Militar.

1985 – Jose Sarney toma posse como Presidente do Brasil. Era o início da Nova República do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário