sábado, 22 de junho de 2013

Era Vargas


Período de 15 anos em que Getúlio Vagas governou o Brasil.

Era Vargas, ou Período Getulista durou de 1930 a 1945.

Iniciou-se com a consumação da Revolução de 1930 e terminou no mesmo ano do final da Segunda Guerra Mundial.Os 15 anos da Era Vargas pode ser dividida em 3 partes. São elas:

O Governo Provisório

Ao ser nomeado chefe do governo provisório, Getúlio Vargas fez uma profunda mudança nos campos político e econômico.

Declarou extinta a constituição de 1891 e afastou os governadores que pertenciam a Republica das Oligarquias.

Os estados brasileiros passaram a ser governados por interventores escolhidos pelo próprio Vargas.

Esses interventores eram na maioria integrantes do Movimento Tenentista. Eles tinham o objetivo conter os possíveis levantes dos chefes locais que imperavam na República Velha.

No setor econômico foram adotadas medidas de proteção ao café, desvalorizado em decorrência da Crise Econômica de 29.

Buscando reerguer a economia do Brasil, Getúlio Vargas incentivou a criação de indústrias no pais, acarretando um acelerado crescimento industrial.

O Governo Constitucional

A revolta paulista conhecida como Revolução Constitucionalista de 1932, fez com que o Governo Vargas se apressasse na tarefa de elaborar uma nova constituição.

Em 16 de Julho de 1934 foi criada a nova Constituição do Brasil. Através de uma eleição indireta, Getúlio Vargas continuou no poder brasileiro.

A Constituição de 1934 ficou marcada por ter dado as mulheres brasileiras o direito de votar e por criar as leis trabalhistas.

No Governo Constitucional os partidos políticos do Brasil seguiram as doutrinas políticas dos países europeus. Os dois principais partidos políticos da epóca eram:

AIB-Ação Integralista Brasileira

Partido que defendia a pratica de uma política totalitária no Brasil. Os Integralistas defendia a criação de um governo autoritário semelhante aos implantados na Itália e Alemanha (Nazi-Fascismo). O líder deste partido era Plínio Salgado.

ANL - Aliança Nacional Libertadora

Partido político que defendia os ideais do Socialismo-Marxismo. Os aliancistas espelhavam-se principalmente no Partido Comunista da União Soviética. Luís Carlos Prestes era o principal líder dos Aliancistas.

A Aliança Nacional Libertadora chegou a promover uma revolta armada fracassada que ficou conhecida como Intentona Comunista. O movimento vermelho motivou o Governo Vargas a preparar um golpe de estado.

O Estado Novo

Com o pretexto de que o Brasil estava sendo ameaçado pelo comunismo, Getúlio Vargas apoiado pelas Forças Armadas pôs em pratica o "Plano Cohen", golpe de estado que deu origem ao Estado Novo.

O Estado Novo foi um Governo Ditatorial que durou até ao ano de 1945. Este governo assemelhava-se com o governo fascista de Mussolini da Itália. Assim como os nazi-fascistas, o Estado Novo perseguiu os comunistas.

No Estado Novo o governo deu mais importância a indústria, deixando de lado a agricultura.

Quando iniciou a Segunda Guerra Mundial, o Brasil manteve-se neutro no conflito. No entanto, quando os países do eixo declararam guerra aos Estados Unidos, o Brasil teve que apoiar os americanos já que o crescimento industrial do nosso país naquele momento dependia de capitais norte-americanos.

Em 1945 a guerra chegava ao fim com os Países Aliados vencendo os Países do Eixo. As nações aliadas, defensoras da democracia, implantaram governos democráticos na Alemanha e Itália.

Como o Brasil pertencia ao grupo dos aliados, o Governo Ditatorial de Getúlio Vargas passou a ser mal visto.

Getúlio Vargas visando a continuação de seu governo criou o Queremismo, movimento que buscava a permanência de Vargas na Presidência da República. O movimento fracassou e Getúlio teve que decretar um ato adicional que previa novas eleições presidenciais no país.

A eleição foi vencida pelo General Dutra que foi eleito novo Presidente do Brasil. Terminava assim os 15 anos de governo da Era Vargas.

No início da década 50, Getúlio Vargas retornaria ao poder de forma legal. Ele havia sido eleito presidente pelo voto direto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário