sábado, 22 de junho de 2013

Cronologia do Brasil Imperial


1822 – Independência do Brasil Dom Pedro as margens do Rio Ypiranga declara a emancipação do Brasil, com a célebre frase: Independência ou Morte!.

Primeiro Reinado - Em Dezembro de 1822 Dom Pedro foi coroado Imperador dos brasileiros com o título de Dom Pedro I.

1824 – O governo autoritário de Dom Pedro I gerou descontentamento de muitas províncias brasileiras que queriam maior autonomia política. Uma das primeiras províncias a se rebelar foi Pernambuco que organizou a Confederação do Equador .

1831 – Dom Pedro I renúncia ao Trono Imperial Brasileiro e retorna para Portugal. Seu filho de apenas 5 anos de idade, Pedro de Alcântara, o sucedeu, mas por ser muito jovem, ainda não poderia governar. Foi formado então oGoverno Regencial.

1835 - Coma a criação do Governo Regencial, movimentos de cunho separatista explodiram por todo o Brasil. Uma das primeiras revoltas a acontecer foi aCabanagem.

- No Rio Grande do Sul aconteceu a mais longa das revoltas do período colonial. A Guerra dos Farrapos ensangrentou o Sul do Brasil por 10 longos anos.

1837 – A classe média de Salvador também procurou formar na Bahia um governo separatista de caráter republicano. O movimento revolucionário baiano ficou conhecido como a Sabinada.

1838 – No Maranhão a exploração dos grandes fazendeiros fez com que a população pobre da província se rebelasse na revolta que ficou conhecida comoBalaiada.

1840 – Segundo Reinado - Dom Pedro II com apenas 15 anos de Idade assume o Governo Imperial Brasileiro.

1842 - As disputas políticas entre o Partido Liberal e o Partido Conservador fez com que o ex-regente Antônio Feijó iniciasse uma revolta que ficou conhecida como Revolução Liberal de 1842

1848 – Explode em Pernambuco a última revolta do período imperial brasileiro, a Revolução Praieira.

1865 – Brasil, Argentina e Uruguai unem forças contra o exército do ditador Solano Lopez na Guerra do Paraguai.

1888 - O Fim da Escravidão no Brasil - Lei assinada pela Princesa Isabel que proibiu por definitivo o trabalho escravo no Brasil.

1889 – Proclamação da República - O Império Brasileiro, sem o apoio da Igreja, aristocracia e do militares, foi derrubado por um movimento de caráter republicano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário