1) A ética exige um governo que amplie a igualdade entre os cidadãos. Essa é a base da pátria. Sem ela, muitos indivíduos não se sentem "em casa", experimentam-se como estrangeiros em seu próprio lugar de nascimento.
SILVA, R. R. Ética, defesa nacional, cooperação dos povos. OLIVEIRA, E. R. (Org.) Segurança & Defesa Nacional: da competição à cooperação regional. São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 2007 (adaptado).
Os pressupostos éticos são essenciais para a estruturação política e integração de indivíduos em uma sociedade. De acordo com o texto, a ética corresponde a
A) valores e costumes partilhados pela maioria da sociedade
B) preceitos normativos impostos pela coação das leis jurídicas
C) normas determinadas pelo governo, diferentes das leis estrangeiras
D) transferência dos valores praticados em casa para a esfera social
E) proibição da interferência de estrangeiros em nossa pátria
2) A ética precisa ser compreendida como um empreendimento
coletivo a ser constantemente retomado e rediscutido, porque é produto da relação interpessoal e social. A ética
supõe ainda que cada grupo social se organize sentindo-se responsável por todos e que crie condições para o exercício
de um pensar e agir autônomos. A relação entre ética e política é também uma questão de educação e luta pela
soberania dos povos. É necessária uma ética renovada, que se construa a partir da natureza dos valores sociais para
organizar também uma nova prática política.
CORDI et al. Para filosofar. São Paulo: Scipione, 2007
(adaptado).
O Século XX teve de repensar a ética para enfrentar novos
problemas oriundos de diferentes crises sociais, conflitos ideológicos e contradições da realidade.Sob esse enfoque e a
partir do texto, a ética pode ser compreendida como:
A) instrumento de garantia da cidadania, porque através dela
os cidadãos passam a pensar e agir de acordo com valores coletivos.
B) mecanismo de criação de direitos humanos, porque é da
natureza do homem ser ético e virtuoso.
C) meio para resolver os conflitos sociais no cenário da
globalização, pois a partir do entendimento do que é efetivamente a ética, a política internacional se realiza.
D) parâmetro para assegurar o exercício político primando
pelos interesses e ação privada dos cidadãos.
E) aceitação de valores universais implícitos numa sociedade
que busca dimensionar sua vinculação a outras sociedades.
3) Na ética contemporânea, o sujeito não é mais um sujeito
substancial, soberano e absolutamente livre, nem um sujeito empírico puramente natural. Ele é simultaneamente os dois,
na medida em que é um sujeito histórico-social. Assim, a ética adquire um dimensionamento político, uma vez que a
ação do sujeito não pode mais ser vista e avaliada fora da relação social coletiva. Desse modo, a ética se entrelaça,
necessariamente, com a política, entendida esta como a área de avaliação dos valores que atravessam as relações sociais
e que interliga os indivíduos entre si.
SEVERINO, A. J. Filosofia. São Paulo: Cortez, 1992
(adaptado).
O texto, ao evocar a dimensão histórica do processo de
formação da ética na sociedade contemporânea, ressalta:
A) os conteúdos éticos decorrentes das ideologias
político-partidárias.
B) o valor da ação humana derivada de preceitos metafísicos.
C) a sistematização de valores desassociados da cultura.
D) o sentido coletivo e político das ações humanas
individuais.
E) o julgamento da ação ética pelos políticos eleitos
democraticamente
4) O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga (corrompida nação fictícia de Lima Barreto).
FRAGA, P. Ninguém é inocente. Folha de S. Paulo. 4 out. 2009 (adaptado).
O distanciamento entre “reconhecer” e “cumprir” efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais são
A) decorrentes da vontade divina e, por esse motivo, utópicas.
B) parâmetros idealizados, cujo cumprimento é destituído de obrigação.
C) amplas e vão além da capacidade de o indivíduo conseguir cumpri-las integralmente.
D) criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei à qual deve se submeter.
E) cumpridas por aqueles que se dedicam inteiramente a observar as normas jurídicas.
Obrigado, esse blog tem contribuído no preparo das minhas aulas.
ResponderExcluirJurandir Marques
me ajudou muito, obrigado,
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