quarta-feira, 17 de julho de 2013

Resumo - DAS CRUZADAS A HISTÓRIA DA ÁFRICA

1) A respeito das  cruzadas podemos concluir:
eram expedições militares cristãs organizadas oficialmente;
pretendia conquistar os lugares sagrados do Cristianismo que estavam em poder dos muçulmanos;
De 1095 a 1270, a cristandade européia organizou oito cruzadas:
As principais conseqüências das cruzadas foram: empobrecimento dos senhores feudais, fortalecimento do poder real e desenvolvimento do comércio entre Ocidente e Oriente, bem como do intercâmbio cultural.
2)Sobre as  Grandes Navegações,  podemos afirmar:
Por volta do século XV, os países europeus, principalmente Portugal e Espanha, se lançaram ao mar iniciando o período das Grandes Navegações;
Os principais interesses econômicos das Grandes Navegações eram encontrar uma rota comercial alternativa para chegar ao Oriente, uma vez que a rota do mar Mediterrâneo estava controlada pelas cidades de Gênova e Veneza, que cobravam altos preços pelas especiarias.
 No contexto das Grandes Navegações, Espanha e, posteriormente, Portugal, chegaram a terras desconhecidas pelos europeus, que mais tarde se chamaria América.
3) É  características do Renascimento:
O Renascimento é a manifestação cultural ocorrido no contexto a partir da crise da Idade Média.
As principais características do Renascimento são: antropocentrismo, hedonismo, humanismo, fé no progresso e racionalismo.
 As fases do renascimento italiano foram: Trecento (precursores), Quatrocento (grandes pintores) e Cinquocento(apoio dos papas).
O berço do Renascimento foi o norte da atual Itália, mas o movimento rapidamente se espalhou por vários países europeus durante o século XVI.
4) Marcas da Reforma Protestante:
As críticas feitas contra a Igreja Católica eram em relação a sua estrutura hierárquica e contra o   despreparo moral e intelectual dos seus padres.
A ideologia calvinista integrava a ética burguesa à ética religiosa, facilitando a expansão dos       ideais capitalistas.
Lutero prega o sacerdócio universal e que todos deveriam ler a Bíblia, inaugurando a Reforma      Protestante.
A reforma anglicana, tem uma dimensão política, pois o rei consegue destruir a influência da Igreja nas decisões governamentais britânicas.
A Igreja Católica reage ao crescimento protestante com a criação da Companhia de Jesus e, organizando-se, no Concílio de Trento.
5) É correto afirmar sobre o Absolutismo:
Uma confluência de interesses entre a burguesia, a nobreza e a Igreja favoreceram a concentração de poderes nas mãos dos reis, surgindo o absolutismo.
O absolutismo foi legitimado, por filósofos que tentavam mostrar, a importância da concentração de poderes nas mãos do rei .
As chamadas Revoluções Inglesas, terminaram o período absolutista na Inglaterra.
 No absolutismo inglês, a dinastia Stuart viveu momentos conturbados em sua relação com o Parlamento.
6) características do Mercantilismo:
Intervenção do Estado na economia e a maior acumulação de metais preciosos possível.
Tipos de mercantilismo dos países europeus: colonialismo (Espanha e Portugal) o  e o comercialismo (Países Baixos).                                         
A balança comercial favorável, os monopólio Colonial e o industrialismo.
A Inglaterra conseguiu integrar ­diversas correntes mercantilistas, unindo os incentivos do Estado à produção manufatureira aos interesses comerciais.
7) Com relação a América pré-colombiana podemos afirmar:
Os maias desenvolveram grandes cidades, criaram um calendário extremamente preciso, um sistema de escrita  e uma religiosidade politeísta que envolvia sacrifícios humanos.
Na religião e na cultura, Os astecas tinham características importantes, como os sacrifícios humanos.           
O imperador asteca tinha poderes ilimitados e era dono de um cargo hereditário, na época da invasão espanhola, A economia asteca era centralizada pelo Estado e fortemente agrária.
Os incas aproveitaram descobertas culturais de vários povos. Suas contribuições culturais mais importantes estão na arquitetura. Devido às condições geográficas, os incas desenvolveram eficientes técnicas agrícolas.
8) É correto afirmar sobre os Índios do Brasil:
Os prováveis 4 milhões de habitantes do Brasil, às vésperas da chegada de Cabral, falavam 300 idiomas diferentes, o que comprova uma extrema heterogeneidade cultural entre nossos índios.
Para os europeus, boa parte dos índios tinha características linguísticas e de costumes semelhantes, o que os levou a chamar tribos diferentes de tupis.
 Os tupis viviam em aldeias onde  se observa uma detalhada divisão do trabalho.
Os tupis viviam da caça, coleta, pesca, além de praticarem a agricultura, sobretudo de mandioca e predominantemente, habitavam o litoral da colônia no século XVI.
9) Sobre a África podemos afirma:
A África pode ser considerada o berço da humanidade, pois foi no continente que surgiram os vestígios dos primeiros hominídeos, há cerca de 4 milhões de anos.
 O sistema escravista já funcionava na África antes da chegada dos europeus; porém, os europeus, interessados no tráfico de escravos para a América, aumentaram a escravidão no continente africano.
Cerca de 12 milhões de escravos foram obrigados a deixar a África entre os séculos XVI e XIX, fenômeno que é chamado pela historiografia de "Diáspora".
O tráfico de escravos alcançou seu auge na segunda metade do século XVII: a maioria dos escravos africanos trazidos para a América saiu da chamada África Ocidental (atuais Guiné, Costa do Marfim, Gana, Benim, Togo e Nigéria).


Nenhum comentário:

Postar um comentário