sábado, 13 de julho de 2013

Brasil da Republica velha a era Vargas

1º AULA
REPÚBLICA DA ESPADA
§  Marechal Deodoro da Fonseca, chefe do movimento militar que derrubou o Império, assumiu a liderança do governo provisório republicano.
§  Dois grupos disputam o poder no início do período republicano: as classes médias urbanas e fazendeiros agroexportadores.
§  As primeiras medidas do governo republicano foram, entre outras, a separação entre Igreja e Estado e a "grande naturalização" dos imigrantes.
§  Rui Barbosa tenta industrializar o país por meio do encilhamento. Em grande parte, o plano fracassa e só aumentam a especulação e a inflação.
§  Em 1891, promulga-se a Constituição de inspiração liberal.

2º AULA
§  Em 1891, é eleito o Marechal Deodoro da Fonseca, presidente, e Floriano Peixoto, vise, por um período de quatro anos.
§  O Congresso, constituído por uma sólida maioria de fazendeiros, faz oposição sistemática ao governo. Deodoro fecha o Congresso e, após ser pressionado por uma revolta da Marinha, renuncia .
§  Vários grupos civis e militares questionaram a constitucionalidade do governo de Floriano Peixoto. O presidente reprime violentamente todas as manifestações contrárias a seu governo.
§  A política econômica do governo Floriano baseou-se no fortalecimento do mercado interno e na co­brança de tarifas alfandegárias elevadas.
§  Apesar de sua popularidade, Floriano foi derrotado na eleição presidencial, não conseguindo fazer seu sucessor. 
§  Foi eleito em 1894, Prudente de Morais (1894-1898) , durante o seu governo ocorreu a Guerra de Canudos.

3ª AULA
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA
§  Foram marcas da República Oligárquica o coronelismo, a política dos governadores e a política do café-com-Ieite.
§  A República fomentou o aparecimento de revoltas e insurreições messiânicas nas regiões mais afastadas dos centros urbanos (Exemplo: A Guerra de Canudos e a do Contestado).
§  Para enfrentar o problema do endividamento externo, Campos Sales (1898-1902),  assinou o acordo conhecido como funding-Ioan.
§  O Rio de Janeiro passou por uma ampla remodelação urbana e sanitária, melhorando o aspecto e a infra-estrutura urbanos, mas deixando muitos desabrigados e ocasionando a Revolta da vacina.
§  Houve breves surtos de prosperidade econômica advindos da borracha (no Norte) e do cacau (no Nordeste).

4ª AULA
§  Durante o governo de Rodrigues Alves (1902-1906), mas à sua revelia, os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro firmaram um acordo pela valorização do café, em 1906, que ficou conhecido como Convênio de Taubaté.
§  Afonso Pena (1906-1909), incentivou ainda mais a imigração, faleceu e Nilo Peçanha (1909-1910) vice-presidente, completou o mandato.
§  Hermes da Fonseca (1910-1914) lançou-se candidato à Presidência da República para suceder Afonso Pena, provocando um rompimento na política do café-com-Ieite. Contra Hermes, organizou-se a Campanha Civilista de Rui Barbosa.
§  A principal rebelião de marinheiros contra os maus-tratos foi a Revolta da Chibata.
§  Para desalojar os oligarcas do poder regional, Hermes inicia a política das "salvações nacionais", provocando uma enorme turbulência política.

 5ª AULA
CRISE DA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA
§  Wenceslau Brás (1914-1918) notabilizou-se pela violência, assassinando opositores da política do café-com-Ieite e reprimindo movimentos populares.
§  O governo interino de Delfim Moreira (1918-1919) foi palco da disputa política entre dissidentes oligárquicos, organizados na "reação republicana", e os governistas, que conseguiram eleger Epitácio Pessoa.
§  Importantes transformações socioculturais ganharam forma no governo Epitácio Pessoa  (1919-1922) como a Semana de Arte Moderna e a fundação do PCB.
§  Artur Bernardes (1922-1926) governou sob estado de sítio. Muitas rebeliões tenentistas aconteceram nesse período. Em 1924, inicia-se a Coluna Prestes-Miguel Costa.
§  Washington Luís (1926-1930) tentou construir um pacto de elites que congregasse industriais, mas a crise de 1929 impediu o plano.
§  Desgastado pela crise econômica e por sucessivos embates políticos, a república do café-com-leite acaba derrubada, em outubro de 1930.

6ª AULA
ERAS VARGAS
§  Logo após a Revolução de 1930, Getúlio Vargas (1930-1945) centraliza o poder, dissolvendo a junta governativa, fechando os Poderes Legislativos e nomeando interventores federais para os estados.
§  Em 1932, explode, em São Paulo, a Revolução Constitucionalista, que desejava a volta do governo civil e a instauração de uma Constituição. Em outubro desse ano, as forças paulistas são derrotadas por tropas do governo federal.
§  Em 1934, é aprovada uma nova Constituição cuja principal característica foi a confirmação das leis trabalhistas como o salário mínimo regional, a regulamentação da jornada de trabalho em oito horas diárias e o vínculo direto entre sindicatos e Ministério do Trabalho.
§  Na década de 1930, o cangaço, ou banditismo social, chegava ao auge no Nordeste. Em 1938, porém, o grupo de Lampião, principal cangaceiro da época, foi desmantelado pela polícia.

7ª AULA
§  Em 1932, inspirada nos regimes fascistas europeus, surge a Ação Integralista Brasileira (AIB), que aspirava à instauração de um sistema totalitário e corporativista. As principais características do integralismo eram o nacionalismo e um forte apelo visual.
§  Liderada por Luís Carlos Prestes, comandante do PCB, forma-se, em 1935, a Aliança Nacional Libertado­ra (ANL), que, apoiada pela URSS, defendia um amplo programa de reformas sociais e políticas. A ANL foi colocada na clandestinidade por Vargas, levando o PCB a planejar um golpe, denominado Intentona Comunista, rapidamente desarticulado pelo governo.
§  Em setembro de 1937, a falsa denúncia de que uma nova insurreição comunista (Plano Cohen) iria ocor­rer levou Vargas a exigir o estabelecimento de estado de guerra.

8ª AULA
§  Alegando a continuidade das agitações, Vargas instaurou, em outubro de 1937, o Estado Novo, regime totalitário inspirado no fascismo italiano, cujas principais características eram a centralização política, o anticomunismo, a repressão política e a censura à imprensa. Vargas intensificou o processo de substituição de importações, tentando reequilibrar a economia brasileira.
§  Após obter empréstimo dos EUA para a criação da Companhia Siderúrgica Nacional, o Brasil, apesar de ser um regime totalitário, entrou na Segunda Guerra Mundial ao lado dos Aliados para combater as tro­pas fascistas. A contradição fez com que aumentassem as pressões internas que exigiam a volta à democracia. Vargas foi obrigado a convocar eleições gerais. Apesar dos queremistas exigirem a continuidade de Vargas no poder, os militares forçaram a renúncia do presidente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário