terça-feira, 30 de julho de 2013

Projeto Folclore Potiguar



1. APRESENTAÇÃO

Folclore é...  “a cultura do popular tornada normativa pela tradição...” Câmara Cascudo,1980


            O Projeto Folclore tem como objetivos resgatar o valor da cultura popular; propiciar ao aluno o conhecimento das diversas manifestações folclóricas, inclusive as de sua cidade; proporcionando, assim, o reconhecimento da importância cultural do folclore. O Projeto será desenvolvido através de pesquisas feitas pelos próprios alunos e terá sua culminância com as apresentações das pesquisas e uma gincana. Na apresentações das pesquisas teremos exposição de brinquedos populares, desafio de adivinhas e  apresentações de danças, músicas e brincadeiras folclóricas. Na gincana será desenvolvido um jogo de perguntas e respostas ou tarefas referente  aos conteúdos pesquisados por  cada grupo, com o objetivo de incentivar o aluno  a estudar os conteúdos pesquisados.  


2. JUSTIFICATIVA
                                                                       “Não amamos aquilo que desconhecemos”.                                                                                                     Deífilo Gurgel, 1999

Decidimos desenvolver este projeto, para revelar o universo fabuloso do folclore Potiguar, visando resgatar as tradições folclóricas, propiciando o conhecimento das diversas manifestações folclóricas; proporcionando, assim, o reconhecimento da importância cultural do folclore, objetivando que se adote uma atitude de valorização à cultura local. Estamos convencidos de que será através da educação que se fará o resgate dessas tradições, não só pelo seu estudo sistemático, mas, sobretudo, pela observação, “ao vivo”, de suas mais vibrantes e diversificadas manifestação, na sala de aula.  A razão maior deste projeto é revelar o Folclore Potiguar aos que o desconhecem e que, através deste possam descobri-lo e, com ele, maravilhar-se e assim  respeita-lo.

3. OBJETIVOS

·         Resgatar os valores culturais do nosso povo, através da valorização da vida simples, da inocência, pureza e sabedoria do FOLCLORE;
·         Pesquisar a importância e a influência do FOLCLORE na educação;
·         Resgatar o FOLCLORE POTIGUAR;
·         Favorecer a integração social do grupo;
·         Desenvolver a expressão artística e corporal;
·         Socializar todos os integrantes da comunidade escolar através da troca de idéias e experiências.

4. PARTICIPANTES

·         Os Profissionais de Educação e os discentes da Escola.

5. METODOLOGIA
O projeto prevê três etapas de desenvolvimento:                                                                        

a)  As pesquisas feitas pelos discentes: 
Orientação aos discentes sobre a realização da pesquisa; Orientação aos discentes sobre  as formas de apresentar os resultados das pesquisas;  As pesquisas devem ser bibliográfica, utilizando materiais escritos; e através de entrevistas, com artistas populares.                                           

b) A culminância: Apresentação dos resultados das pesquisas:
Orientação sobre a culminância: Exposição   de brinquedos populares, desafio de adivinhas, apresentações de danças, músicas e brincadeiras folclóricas; Cada turma deverá, coletivamente, junto com outras turmas, preparar uma forma de apresentação, de acordo com o(s) tema(s) específicos pesquisados.
c) Gincana do conhecimento folclórico:
A Gincana envolverá um jogo de perguntas e respostas ou tarefas referente  aos conteúdos pesquisados por  cada grupo,  os professores  organizarão as perguntas e as tarefas sobre os conteúdos pesquisados  de forma lúdica, com a pretensão e tornar o ambiente escolar mais agradável e instigante, a fim de que a aprendizagem se dê de forma divertida e prazerosa.  Todos os alunos  deverão participar da gincana, pois este trabalho objetiva incentivar os estudantes a desenvolver o hábito de estudar os conteúdos pesquisados. As tarefas serão desenvolvidas em grupos visando promover a integração entre os alunos e a valorização do estudo. O grupo que responder mais perguntas ganhará a gincana.

Cada turma, dividida em quatro grupos, pesquisará um tema relacionado às manifestações folclóricas.
Grupo 1                
Literatura popular Linguagem popular            Provérbios                          Adivinhas                            Formulas de Fiados             Conto popular                       Romanceiro                         Cordel e viola
Grupo 2-            Festas e Danças             folclóricas          
Grupo 3 Artesanato      Culinária     
Medicina popular  

Grupo 4                    Folclore Infantil           -Brinquedos de João Redondo –Acalantos –jogos populares –cantigas de rodas –parlendas – brinquedos e brincadeiras populares.
(Divisão segundo Deífilo Gurgel, 1999).

Sugestões de apresentações:                                                                                                       
Grupo 1 - Literatura popular                                                                                           
·         Realização de um desafio de advinhas;
·       Exposição de cartazes com Provérbios e formulas de Fiados;
·       Recital de cordel e viola;
Grupo 2 - Festas e Danças  folclóricas          
·        Apresentação de danças Folclóricas.
Grupo 3  -Artesanato -Culinária  - Medicina popular 
·        Exposição sobre a Medicina Popular e seus elementos: plantas, xaropes, chás caseiros;
·        Exposição e degustação de comidas;
·        Exposição de peças de Artesanato.
Grupo 4 - Folclore Infantil          
·        Exposição de brinquedos folclóricos (pião, cavalo de pau. peteca, cata-vento, marionetes, bonecas de pano, papagaio, carrinho de rolimã, caminhão de madeira, bola de meia, etc;
·        Apresentação de brincadeiras populares, Brinquedos de João Redondo, jogos populares cantigas de rodas;
·        Exposição de cartazes com parlendas.
OBS: . Os discentes deverão participar ativamente das apresentações folclóricas.

6. RECURSOS NECESSÁRIOS

Materiais necessários para a realização do Projeto Folclore:
·        Para a Pesquisa                                                                                                              
Materiais escritos sobre o tema, livros, revistas, jornais, entre outros.

·        Para a apresentação                                                                                                                 
 10 folhas de papel madeira
         10 marcadores permanente de cores variadas
           10 cartolinas brancas
           08 rolos de fita adesiva
           100 impressão
           100 copias
           6 mesas para as exposições
           1 equipamento de som (caixa e microfone)

7. BIBLIOGRAFIA

CASCUDO, Luis da Câmara. Folclore do Brasil. 2ª ed. Fundação José Augusto, Natal, 1980.

GURGEL, Deífilo. Espaço e Tempo do Folclore Potiguar. Prefeitura de Natal. Natal/RN, 1999.

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