quinta-feira, 18 de julho de 2013

ATIVIDADE DE FILOSOFIA

I – Marque (C) nas alternativas certas e (E) nas erradas,

1)Desde os primórdios da humanidade o mito está presente, a respeito desse conhecimento pode-se afirmar que:
A(   mito fixa a narrativa no passado;
B(   )mito se preocupa em explicar como e porque, no passado, no presente e no futuro;
C(   )mito não se importa com contradições, com o fabuloso e o incompreensível; a autoridade é posta na confiança religiosa no narrador;
D(   )mito narra a origem através de genealogias e rivalidades ou alianças entre forças divinas sobrenaturais e personalizadas.

2) Sobre a filosofia podemos afirma:
A(   )filosofia trata de problematizar o porquê das coisas de maneira universal, isto é, na sua totalidade;
B(   ) Buscando estruturar explicações para a origem de tudo nos elementos naturais e primordiais;
C(   )filosofia  narra a origem através de genealogias, não se importa com contradições, com o fabuloso;
D(   )filosofia não admite contradições, fabulação e coisas incompreensíveis; exige explicação coerente, lógica e racional.

3)Quais as condições históricas, políticas e sociais que permitiram o surgimento da filosofia?
A(   )As viagens marítimas  que permitiram aos gregos a desmistificação do mito;
B(   )A crença nos mitos
C(   ) O surgimento da vida urbana e a invenção da moeda;
D(   )A invenção da política, do calendário e da escrita alfabética.

4)O que caracteriza a filosofia pré-socrática?
A(   ) A filosofia  pré-socrática é caracterizada pela preocupação em perguntar e compreender a natureza do mundo;
B(   )Queria entender a origem, aquilo que originou todas as coisas, o princípio delas;
C(  )Os filósofos pré-socráticos são divididos em escolas do pensamento: Escola Jônica, Escola Itálica, Escola Eleática, Escola Atomística; de acordo com o local e problemas discutidos por seus pensadores;
D(   ) narra a origem através de genealogias, não se importa com contradições, com o fabuloso.

5) A Reflexão Filosófica não é qualquer reflexão, ela tem suas exigências. Dermeval Saviani aponta três exigências para que possamos caracterizar uma reflexão como filosófica, são elas:
A( )Radical que dizer que precisamos ir na raiz do problema, aprofundar na questão;    
B( )Rigorosa quer dizer que precisas ser sistemática, organizada, precisamos organizar a questão;           
C(   )De Conjunto significa que temos que pensar na questão como um todo, não podemos fazer uma análise parcial da questão;
D(    ) Mitológica, que  se preocupa em explicar como e porque, no passado, no presente e no futuro.

6) “Não é possível aprender qualquer filosofia;[ ... ]só é possível aprender a filosofar, ou seja, exercitar o talento da razão, fazendo-a seguir os seus princípios universais em certas tentativas filosóficas já existentes, mas sempre reservando à razão o direito de investigar aqueles princípios até mesmo em suas fontes, confirmando-os ou rejeitando-os.” O que Kant, filósofo alemão, quis afirmar com esta citação:
A(     )Que mesmo estudando o pensamento dos grandes filósofos, você mesmo deve aprender a filosofar;
B(     ) Que se deve refletir por si próprio, e confirmar ou rejeitar as ideias e os conceitos com os quais se depara;
C(     ) Que se deve apenas estuda as teorias filosóficas sem refletir;
D(     ) Que a  filosofia é sobretudo a experiência de um pensar e questionar permanente.

7)Ao ler essa passagem, "só sei que nada sei", a máxima socrática, podemos entender que:
A(    )Sócrates não está voltado para si mesmo como um pensador alheio ao mundo, e sim na praça pública;
B(    ) aceita o conhecimento como algo acabado do qual é detentor;
C(    )Seu conhecimento não deriva de um saber acabado, porque é vivo e em processo de se fazer, tendo por conteúdo a experiência cotidiana;
D(    )Guia-se pelo princípio de que nada sabe e, dessa perplexidade primeira, inicia a interrogação e o questionamento de tudo que parece óbvio.


83 comentários:

  1. As atividades são muito boas,mas preciso do gabarito,favor Verônica envia o gabarito para meu imail
    ozaniatavarez7@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oii muito boas as questoes , mas tambem preciso do gabarito, fazendo favor
      meu email é sarahueg2016@gmail.com

      Excluir
  2. As atividades são muito boas,mas preciso do gabarito,favor Verônica envia o gabarito para meu imail
    ozaniatavarez7@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Quero tambem, envie para fernandamaria.psico@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Se puder me envie tbm diogo.coaching@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Se puder me envie tbm diogo.coaching@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Esse site é realmente muito bom, falta apenas gabaritos. Se for possivel enviar gabarito de filosofia eu agradeço. ana5martins@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Professor precisar de gabarito é o fim do mundo!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Para refletir gente quem é de humanas e não souber responder essas questões, talvez esteja na área errada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado com o seu juizo de valor, seus julgamentos, com sua sabedoria !

      Excluir
  9. por favor envie tbm o gabarito no meu email : letici.sil. 123@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. por favor envie tbm o gabarito no meu email : letici.sil. 123@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. favor enviar o gabrito millareis@ig.com.br

    ResponderExcluir
  12. Preciso do gabarito, por favor mande se possivel para souza.nat@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. VERONICAMOS <Modelo Simple.Imagensde modelo porluoman.Tecnologiado Blogger.Como adiquirir o gabarito? por favor disponibilize neste:josilenaguiar2010@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. VERONICAMOS <Modelo Simple.Imagensde modelo porluoman.Tecnologiado Blogger.Como adiquirir o gabarito? por favor disponibilize neste:josilenaguiar2010@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. VERONICAMOS <Modelo Simple.Imagensde modelo porluoman.Tecnologiado Blogger.Como adiquirir o gabarito? por favor disponibilize neste:josilenaguiar2010@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. O material me ajuda muito .Considero um bom material pois nos permite reflexoes significativas.

    ResponderExcluir
  17. AS ATIVIDADES SAO OTIMASMIM ENVIA O GABAOTO POR FAVOR

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite!
    Envia o gabarito.
    Obrigada. sonia_filosofia@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde, tudo bem?
    Por favor, poderia mandar o gabarito para,
    selmacristina1952@hotmail.com.
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  21. Boa noite atividades e provas muito bem elaboradas.me interessou muito mas manda o gabarito da resposta da atividades e das provas , para saulohelinho@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Olá preciso do gabarito das atividades e das provas renachokito.Hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Olá preciso do gabarito das atividades e das provas renachokito.Hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. por favor o gabarito milenamasilva@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Muito bom, pretendo usar essa atividade. Por gentileza você tem o gabarito ? fabvezzo@yahoo.com.br Deus abençoe o seu trabalho !!!

    ResponderExcluir
  26. Muito bom, Por gentileza você pode enviar o gabarito ?! fabiocelestino@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Muito bom, Por gentileza você pode enviar o gabarito ?! fabiocelestino@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Envia-me o gabarito.
    marco.amaral15@hotmail.com ou 093 99160 4128 - Marco Amaral

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde! vc poderia me enviar o gabarito das avaliações?
    Meu email: jake-linecampos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Bom dia! você poderia me enviar o gabarito da avaliação? Email: julianarosam@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. OTIMA AS ATIVIDADES.. VOCÊ ME ENVIA O GABARITO PORGENTILEZA
    alinelandgraf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. boa tarde voce poderia me enviar o gabarito juangomes09876@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. parabens se possivel mande a resposta p soniasoeiro2013@gmail.com

    ResponderExcluir
  34. parabens se possivel mande a resposta p soniasoeiro2013@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. Muito bom, manda o gabarito por favor. marciavalda38@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. gostaria que me passasse o gabarito, por favor.

    fabio-jr-uniko@outlook.com
    ou
    fabiojunior@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. gostaria que me passasse o gabarito, por favor.

    fabio-jr-uniko@outlook.com
    ou
    fabiojunior@gmail.com

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por favor me envia o gabarito,roseni_oliveira123@hotmail.com

      Excluir
  39. Olá, por favor me envia o gabarito: leonardabarros@hotmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  40. atividades otimas, mas por favor me envie o gabarito. Obrigado. isabelgabriel5@gmail.com

    ResponderExcluir
  41. atividades otimas, mas por favor me envie o gabarito. Obrigado. isabelgabriel5@gmail.com

    ResponderExcluir
  42. Gabarito email alencar.isabelamariana4@gmail.com

    ResponderExcluir
  43. olá bom dia
    Se possível me envia o gabarito por favor!
    mariarufinobeni@gmail.com

    ResponderExcluir
  44. BOA TARDE!!
    GOSTARIA DE RECEBER OS GABARITOS
    jussaraschimidt@hotmail.com

    ResponderExcluir
  45. Boa note gostaria de receber o gabarito das atividades, pode enviar pro meu email rosaaaa2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. Ao ler essa passagem, "só sei que nada sei", a máxima socrática, podemos entender que:

    Escolha uma:
    R: Guia-se pelo princípio de que nada sabe e, dessa perplexidade primeira, inicia a interrogação e o questionamento de tudo que parece óbvio.

    ResponderExcluir
  47. Olá, por gentileza envie o gabarito para francisaurocosta@gmail.com

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Por favor me envie o gabarito eemlima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  50. Muito bom envie me o gabarito e-mail tianairdemarcos@gmail.com

    ResponderExcluir
  51. Muito bom envie me o gabarito e-mail tianairdemarcos@gmail.com

    ResponderExcluir
  52. Gostaria de receber o garabito no meu e-mail :deyvison_giugno789@hotmail.com

    ResponderExcluir
  53. Gostaria de receber o gabarito
    rosinariaiprof@gmail.com

    ResponderExcluir
  54. gostaria de receber o gabarito josineidesilva90@gmail.com

    ResponderExcluir
  55. gostaria de receber o gabarito josineidesilva90@gmail.com

    ResponderExcluir
  56. Boa tarde! Eu gostei muito dessa atividade, mas falta o gabarito. :(
    Você pode enviar o gabarito para meu e-mail?

    rafaela_cruz21@hotmil.com

    ResponderExcluir
  57. alguém pode me passar o gabarito, por favor. nara_oliveirac@gmail.com

    ResponderExcluir
  58. Te contar hein! Além de utilizar a coisa pronta querem o gabarito? Pelo amor. Daqui a pouco alguém vai encaminhar as provas para correção. KKKKKKK

    ResponderExcluir
  59. Oi poderia enviar o Gabarito.narateixeira@gmail.com

    ResponderExcluir
  60. Olá poderia enviar o gabarito cabeca-marcelo@hotmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  61. OLA GOSTARIA DO GABARITO OTIMO TRABALHO geisson.basto@gmail.com

    ResponderExcluir
  62. Oi Veronica !!! Você e seu Blog são simplesmente nota 1000 !!!! Mas peço Por favor a você ou quem já tiver ...quem tiver o gabarito poste aqui nesta resposta. Grato.

    ResponderExcluir
  63. Oi Veronica !!! Você e seu Blog são simplesmente nota 1000 !!!! Mas peço Por favor a você ou quem já tiver ...quem tiver o gabarito poste aqui nesta resposta. Grato. e-mail: eng.jrcarlos@gmail.com

    ResponderExcluir
  64. boa noite Verônica
    Conteúdo maravilhoso do seu blog sobre filosofia.
    Teria como enviar os gabaritos das provas para o e-mail jcfelixjunior@gmail.com

    ResponderExcluir
  65. Por favor, teria como me enviar o gabarito? Pretendo passar para a minha turma terça-feira, grata desde já.
    Email: natalieilheo@gmail.com

    ResponderExcluir
  66. Por favor, teria como me enviar o gabarito? Pretendo passar para a minha turma, grato desde já.
    Email: delauruguai@gmail.com

    ResponderExcluir
  67. Por favor, teria como me enviar o gabarito das questões. Agradeço desde já! daniefccarmo@gmail.com

    ResponderExcluir
  68. Bom dia, Por gentileza Veronica poderia enviar o gabarito parao meu email. quinhojesussantos@gmail.com

    ResponderExcluir
  69. Ótimo. Parabéns. Nesta correria do dia á dia, se você puder nós enviar o gabarito.Nossa!Será uma enorme ajuda.Obrigada!Um abraço 🌻

    ResponderExcluir
  70. Se possível enviar para:
    ameliacb.lopes@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  71. ME ENVIA O GABARITO deborazinha_pinheirosouza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  72. Parabéns! Preciso do gabarito,tem como me enviar, por favor? desde ja agradeço!tetecapitolio123@icloud.com


    ResponderExcluir
  73. oiii poderia me manda o gabarito da prova

    ResponderExcluir
  74. OLÁ , MARAVILHOSO SEU TRABALHO , POR GENTILEZA , SE POSSÍVEL ME ENVIE OS GABARITOS POR FAVOR? IRÁ ME AJUDAR MUITO , COMECEI A LECIONAR AGORA EM 2022 ESTOU AINDA PERDIDA E VC FOI A LUZ QUE ENCONTRI, MUITO OBRIGADA. gildaroseling@gmail.com

    ResponderExcluir
  75. 0lá, por favor poderia mandar o gabarito da prova

    ResponderExcluir