1ª AULA
AS CRUZADAS
AS CRUZADAS
As cruzadas eram expedições militares cristãs organizadas, oficialmente, para conquistar os lugares sagrados do Cristianismo que estavam em poder dos muçulmanos. De 1095 a 1270, a cristandade européia organizou oito cruzadas As principais conseqüências das cruzadas foram: empobrecimento dos senhores feudais, fortalecimento do poder real e desenvolvimento do comércio entre Ocidente e Oriente, bem como do intercâmbio cultural.
2ª AULA
Grandes Navegações
Grandes Navegações
• Por volta do
século XV, os países europeus, principalmente Portugal e Espanha, se lançaram
ao mar iniciando o período das Grandes Navegações.
• Os
principais interesses econômicos das Grandes Navegações eram encontrar uma rota
comercial alternativa para chegar ao Oriente, uma vez que a rota do mar
Mediterrâneo estava controlada pelas cidades de Gênova e Veneza, que cobravam
altos preços pelas especiarias.
• No contexto
das Grandes Navegações, Espanha e, posteriormente, Portugal, chegaram a terras
desconhecidas pelos europeus, que mais tarde se chamaria América.
3ª AULA
O Renascimento
O Renascimento
• O
Renascimento é a manifestação cultural ocorrido no contexto a partir da crise
da Idade Média.
• As
principais características do Renascimento são: antropocentrismo, hedonismo,
humanismo, fé no progresso e racionalismo.
• As fases do
renascimento italiano foram: Trecento (precursores), Quatrocento (grandes pintores) e Cinquocento (apoio
dos papas).
• O berço do
Renascimento foi o norte da atual Itália, mas o movimento rapidamente se
espalhou por vários países europeus durante o século XVI.
4ª AULA
Reforma Protestante
Reforma Protestante
• As principais críticas feitas contra a
Igreja eram em relação a sua estrutura hierárquica e contra o despreparo moral e intelectual dos seus
padres.
• Lutero prega o sacerdócio universal e que
todos deveriam ler a Bíblia,
inaugurando a Reforma Protestante.
• A ideologia calvinista integrava a ética
burguesa à ética religiosa, facilitando
a expansão dos ideais capitalistas .
• A reforma anglicana, na
Inglaterra, tem uma dimensão nitidamente política, pois o rei consegue destruir
a influência da Igreja nas decisões governamentais britânicas.
• A Igreja Católica reage ao crescimento
protestante com a criação da Companhia de Jesus e, organizando-se, no Concílio de Trento.
5ª AULA
Absolutismo
Absolutismo
• No início da Idade Moderna, uma confluência
de interesses entre a burguesia, a nobreza e a Igreja favoreceram a
concentração de poderes nas mãos dos reis, surgindo o absolutismo.
• O absolutismo
foi legitimado, também, por uma série de filósofos que tentavam mostrar, por
meio da origem do poder divino ou
não, a importância da concentração de poderes nas mãos do rei .
• No
absolutismo inglês, a dinastia Stuart viveu momentos conturbados em sua relação
com o Parlamento. Isso gerou as chamadas Revoluções Inglesas, que encerrariam o
período absolutista na Inglaterra.
• O rei Luís XIV, o "rei Sol", foi o
maior exemplo do absolutismo francês, influenciando muitos monarcas europeus
daquela época.
6ª AULA
Mercantilismo
Mercantilismo
• As
principais características do mercantilismo foram a intervenção do Estado na
economia e a maior acumulação de metais preciosos possível.
• Entre outras
características do mercantilismo temos a balança comercial favorável, os
monopólio Colonial e o industrialismo.
• Os países europeus fizeram
diferentes tipos de mercantilismo como o colonialismo (Espanha e Portugal) o
colbertismo (França, por exemplo) e o comercialismo (Países Baixos). A
Inglaterra conseguiu integrar diversas correntes mercantilistas, unindo os
incentivos do Estado à produção
manufatureira aos interesses comerciais.
7ª AULA
América pré-colombiana
• O estudo da América
pré-colombiana é difícil porque pretendemos compreender os fatos de uma
perspectiva americana, utilizando ferramentas conceituais que foram construídas
por europeus.
• Três
hipóteses tentam explicar a presença do homem no continente americano: a do
autoctonismo(o homem surgiu no próprio continente); a de origem polinésia (o
homem veio do Pacífico, a bordo de canoas); e a da origem asiática (o homem
transpôs o estreito de Bering, a pé).
• A
confederação asteca surgiu da união
militar entre cidades como Tenochtitlan, Tetzcoco e Tlacopán .
• O imperador
asteca tinha poderes praticamente ilimitados e era dono de um cargo
hereditário, na época da invasão espanhola.
• A economia
asteca era centralizada pelo Estado e fortemente agrária.
• Tenochtitlan
era uma das maiores cidades do mundo, com população em torno de 200 mil a 1
milhão de pessoas, maior que muitas cidades européias do período.
• Na religião
e na cultura, Os astecas tinham características importantes, como os
sacrifícios humanos.
• Os maias desenvolveram grandes cidades,
criaram um calendário extremamente preciso, um sistema de escrita e uma
religiosidade politeísta que envolvia sacrifícios humanos.
•Os incas chegaram à região da Cordilheira
do Andes, provenientes da Amazônia, provavelmente, por volta do século XIII.
• Devido às
condições geográficas, os incas desenvolveram eficientes técnicas agrícolas.
• A produção
agrícola era fundamentada em grupamentos familiares chamados de ayllu.
• Os incas
aproveitaram descobertas culturais de vários povos. Suas contribuições
culturais mais importantes estão na arquitetura.
8ª AULA
Índios do Brasil
• Os prováveis 4 milhões de
habitantes do Brasil, às vésperas da chegada de Cabral, falavam 300 idiomas
diferentes, o que comprova uma extrema heterogeneidade cultural entre nossos
índios.
• Para os
europeus, boa parte dos índios tinha características linguísticas e de costumes
semelhantes, o que os levou a chamar tribos diferentes de tupis.
• Predominantemente,
habitavam o litoral da colônia no século XVI. Os tupis viviam em aldeias onde
se observa uma detalhada divisão do trabalho.
• Os tupis
viviam da caça, coleta, pesca, além de praticarem a agricultura, sobretudo de
mandioca.
9ª AULA
A África
• A complexidade e a pluralidade geográficas do continente africano fazem com
que percebamos que existem várias Áfricas e não apenas uma.
• A África pode ser considerada o berço da humanidade, pois foi no continente
que surgiram os vestígios dos primeiros hominídeos, há cerca de 4 milhões de
anos.
• Estima-se que houve na África 1 .250 línguas diferentes, que são
classificadas pelos historiadores nas famílias linguísticas Afro-Asiática,
Níger-Cordofaniana, Nilo-Saariana e Coissã.
• Com as constantes migrações, regiões diferentes do continente africano
foram sendo integradas, principalmente por causa do comércio.
• A partir do comércio e das cidades surgiram os "reinos" e
"impérios" africanos.
• Um dos principais reinos africanos foi o Reino de Kush, que conviveu na
mesma época do Império Egípcio.
• A expansão marítima dos europeus a partir do século XV intensificou as
relações entre o continente africano e a Europa.
• O sistema escravista já funcionava na África antes da chegada dos europeus;
porém, os europeus, interessados no tráfico de escravos para a América,
aumentaram a escravidão no continente africano.
• Cerca de 12 milhões de escravos foram obrigados a deixar a África entre os
séculos XVI e XIX, fenômeno que é chamado pela historiografia de
"Diáspora".
• O tráfico de escravos alcançou seu auge na segunda metade do século XVII: a
maioria dos escravos africanos trazidos para a América saiu da chamada África
Ocidental (atuais Guiné, Costa do Marfim, Gana, Benim, Togo e Nigéria).
ATIVIDADES
ATIVIDADES
1) A respeito das cruzadas podemos concluir, EXCETO:
a( ) eram expedições militares cristãs organizadas, não oficialmente;
b( ) pretendia conquistar os lugares sagrados do Cristianismo que estavam em poder dos muçulmanos;
c( ) De 1095 a 1270, a cristandade européia organizou oito cruzadas:
d( ) As principais conseqüências das cruzadas foram: empobrecimento dos senhores feudais, fortalecimento do poder real e desenvolvimento do comércio entre Ocidente e Oriente, bem como do intercâmbio cultural.
2)Sobre as Grandes Navegações, podemos afirmar EXCETO:
a)Por volta do século XV, os países europeus, principalmente Portugal e Espanha, se lançaram ao mar iniciando o período das Grandes Navegações;
b)Os principais interesses econômicos das Grandes Navegações eram encontrar uma rota comercial alternativa para chegar ao Oriente, uma vez que a rota do mar Mediterrâneo estava controlada pelas cidades de Gênova e Veneza, que cobravam altos preços pelas especiarias.
c) No contexto das Grandes Navegações, Espanha e, posteriormente, Portugal, chegaram a terras desconhecidas pelos europeus, que mais tarde se chamaria América.
d) as Grandes Navegações não tinham interesses econômicos, apenas aventura.
3) Não é características do Renascimento:
A( ) Adotar uma nova concepção de homem e natureza – regresso à natureza
B( ) Renova entusiasmos pela cultura clássica- Imitação clássica.
C( ) Desprezo a capacidade intelectual do homem, valorização de Deus.
D( ) Coloca o homem no centro do mundo-Individualismo.
4) NÃO é Marca da Reforma Protestante:
A( )As principais críticas feitas contra a Igreja Católica eram em relação a sua estrutura hierárquica e contra o despreparo moral e intelectual dos seus padres.
B( ) A ideologia calvinista integrava a ética burguesa à ética religiosa, facilitando a expansão dos ideais capitalistas.
C( ) Lutero prega o sacerdócio universal e que todos deveriam ler a Bíblia, inaugurando a Reforma Católica.
D( )A reforma anglicana, na Inglaterra, tem uma dimensão nitidamente política, pois o rei consegue destruir a influência da Igreja nas decisões governamentais britânicas.
E( )A Igreja Católica reage ao crescimento protestante com a criação da Companhia de Jesus e, organizando-se, no Concílio de Trento.
5) NÃO é correto afirmar sobre o Absolutismo:
A( )No início da Idade Moderna, uma confluência de interesses entre a burguesia, a nobreza e a Igreja favoreceram a concentração de poderes nas mãos dos reis, surgindo o absolutismo.
B( )O absolutismo foi legitimado, também, por uma série de filósofos que tentavam mostrar, por meio da origem do poder divino ou não, a importância da concentração de poderes nas mãos do rei .
C( ) As chamadas Revoluções Inglesas, iniciaram o período absolutista na Inglaterra.
D( ) No absolutismo inglês, a dinastia Stuart viveu momentos conturbados em sua relação com o Parlamento.
6)É característica do Mercantilismo:
A( ) Intervenção do Estado na economia e a maior acumulação de metais preciosos possível.
B( ) Os países europeus fizeram diferentes tipos de mercantilismo como o colonialismo (Espanha e Portugal) o e o comercialismo (Países Baixos).
C( ) A balança comercial desfavorável, os monopólio Colonial e o industrialismo.
D( ) A Inglaterra conseguiu integrar diversas correntes mercantilistas, unindo os incentivos do Estado à produção manufatureira aos interesses comerciais.
7) Com relação a América pré-colombiana podemos afirmar:
A( ) Os maias desenvolveram grandes cidades, criaram um calendário extremamente preciso, um sistema de escrita e uma religiosidade politeísta que envolvia sacrifícios humanos.
B( ) Na religião e na cultura, Os astecas tinham características importantes, como os sacrifícios humanos.
C( ) O imperador asteca tinha poderes limitados e era dono de um cargo hereditário, na época da invasão espanhola, A economia asteca era centralizada pelo Estado e fortemente agrária.
D( ) Os incas aproveitaram descobertas culturais de vários povos. Suas contribuições culturais mais importantes estão na arquitetura. Devido às condições geográficas, os incas desenvolveram eficientes técnicas agrícolas.
8) É correto afirmar sobre os Índios do Brasil:
A( )Os prováveis 4 milhões de habitantes do Brasil, às vésperas da chegada de Cabral, falavam 300 idiomas diferentes, o que comprova uma extrema heterogeneidade cultural entre nossos índios.
B( )Para os europeus, boa parte dos índios tinha características lingüísticas e de costumes semelhantes, o que os levou a chamar tribos diferentes de tupis.
C( ) Os tupis viviam da caça, coleta, pesca, além de praticarem a agricultura, sobretudo de mandioca
D( ) Predominantemente, habitavam o litoral da colônia no século XVI. Os tupis viviam em aldeias onde não se observa uma detalhada divisão do trabalho.
9) Sobre a África podemos afirma, EXCETO:
a) A África pode ser considerada o berço da humanidade, pois foi no continente que surgiram os vestígios dos primeiros hominídeos, há cerca de 4 milhões de anos.
b) O sistema escravista não funcionava na África antes da chegada dos europeus; porém, os europeus, interessados no tráfico de escravos para a América, aumentaram a escravidão no continente africano.
c)Cerca de 12 milhões de escravos foram obrigados a deixar a África entre os séculos XVI e XIX, fenômeno que é chamado pela historiografia de "Diáspora".
d)O tráfico de escravos alcançou seu auge na segunda metade do século XVII: a maioria dos escravos africanos trazidos para a América saiu da chamada África Ocidental (atuais Guiné, Costa do Marfim, Gana, Benim, Togo e Nigéria).
Vê poderia me mandar o gabarito das questões 3 e 2 de filosofia
ResponderExcluiralessandralima0568@gmail.com
Boa tarde,
ResponderExcluirpoderia me passar o gabarito dessas questões?
gislaine_durski@hotmail.com
obrigada
Por favor, poderia me enviar o gabarito dessas questões? rinaldo.lucas@gmail.com
ResponderExcluirDesde já agradeço<
Por favor, poderia me enviar o gabarito dessas questões? mairamacena@yahoo.com
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