terça-feira, 30 de abril de 2013

Exercício de História do Absolutismo a Independência dos EUA


Marque ( C ) nas alternativas Certas, e ( E ) nas Erradas:

1)      É correto afirmar sobre o Absolutismo:
A(    )No início da Idade Moderna, uma confluência de interesses entre a burguesia, a nobreza e a Igreja           favoreceram a concentração de poderes nas mãos dos reis, surgindo o absolutismo.
B(    )O absolutismo foi legitimado, também, por uma série de filósofos que tentavam mostrar, por meio da origem do poder divino ou não, a importância da concentração de poderes nas mãos do rei .
C(    )No absolutismo inglês, a dinastia Stuart viveu momentos conturbados em sua relação com o Parlamento.
D(    )As chamadas Revoluções Inglesas, iniciaram o período absolutista na Inglaterra.

2)      Podemos afirmar que a Revolução Inglesa:
A(   )Ocorreu do século XVII, e representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna, identificado com o absolutismo.
B(   )O processo que começou com a Revolução Puritana de 1640 e terminou com a Revolução Gloriosa de 1688. 
C(    )O poder monárquico, severamente limitado, cedeu a maior parte de suas prerrogativas ao Parlamento e instaurou-se o regime parlamentarista que permanece até hoje.
D(    )Esse movimento revolucionário criou as condições indispensáveis para a Revolução Industrial do século XVIII, abrindo espaço para o avanço do capitalismo.
 E(   )É considerada a primeira revolução burguesa da história da Europa no qual antecipou em 150 anos a Revolução Francesa.

3)      É possível concluir sobre a Revolução Industrial:
A(   )Revolução Industrial é o termo utilizado para descrever as transformações econômi­cas, sociais, políticas e tecnológicas dos séculos XVIII e XIX.
B(     )Nesta época as transformações ocor­reram numa velocidade muito maior do que em qualquer época anterior, com um alto custo social.
C(     )As origens da Revolução Industrial são: as grandes navegações, o aumento popula­cional do planeta e o acúmulo de capitais.
D(    )As causas do pioneirismo inglês foram: uma acumulação primitiva de capital bastante vigorosa, estabilidade política e um subsolo rico em carvão e ferro, matérias-primas fundamentais para o processo de industrialização.

4)Sobre a Revolução Francesa é correto afirmar:
A(    )Houve a destruição social e política dos vestígios feudais e a tomada do poder pela bur­guesia.
B(  )Os gastos com a Corte de Versalhes, com pensões e cargos públicos para a nobreza, com algumas guerras religiosas, contribuíram para o surgimento de um enorme déficit orça­mentário.
C(    )A arrecadação de impostos era feita por particulares e incidia apenas sobre a burguesia.
D(  )Tentando legitimar a criação de novos impostos, o rei convoca os Estados Gerais, compos­tos por: Primeiro Estado (dividido em alto clero e baixo clero), Segundo Estado (nobrezas provincial, de toga e da Corte) e Terceiro Estado (98% da população, incluindo os burgue­ses; sobre esse Estado incidiam os impostos).
E(  )As quatro jornadas revolucionárias foram: o surgimento da Assembleia Constituinte, a to­mada da Bastilha, o Grande Medo (que implicou a criação da Declaração dos Direitos do Cidadão) e a transferência do rei para Paris.

5) Podemos afirmar a respeito da Independência das treze colônias, os Estados Unidos:
A(    ) O crescimento das treze colônias levou a Inglaterra a tentar implantar  uma espécie de pacto colonial.
B (   ) A repressão adotada pela Inglaterra e a influência das ideias iluministas  levaram o  EUA a independência.
C(     )A Declaração de Independência dos EUA foi assinada em 4 de julho de 1776.
D(     ) O chefe das tropas norte-americanas, na luta pela independência, foi George Washington.
E(     )A Constituição dos EUA é uma síntese do pensamento das principais forças políti­cas de sua época.


Um comentário: