Competências e Habilidades a serem objetivadas em História - 1º Série do Ensino Médio
• Construir a identidade social e individual.
• Construir a identidade com as gerações passadas.
• Aprender o tempo histórico como construção cultural.
• Aprender o tempo histórico como duração.
• Discernir os limites e possibilidades de atuação na permanência ou transformação.
• Aprender o papel do indivíduo como sujeito e produto histórico.
• Reconhecer fontes documentais de natureza diversa.
• Localizar os momentos históricos em seu processo de sucessão e em sua simultaneidade, e como duração.
• Identificar os diferentes ritmos de duração temporal, ou as várias temporalidades (acontecimentos breves, conjunturais e estruturais).
• Estabelecer as relações entre permanências e transformações no processo histórico.
• Extrair informações das diversas fontes documentais e interpretá-las.
• Comparar problemáticas atuais e de outros tempos.
• Redimensionar o presente em processos contínuos, e nas relações que mantém com o passado.
• Identificar momentos de ruptura ou de irreversibilidade no processo histórico.
Ter consciência de que a preservação da memória histórica é um direito do cidadão.
• Identificar o papel e a importância da memória histórica para a vida da população e de suas raízes culturais.
• Identificar e criticar as construções da memória de cunho propagandístico e político.
• Valorizar a pluralidade das memórias históricas deixadas pelos mais variados grupos sociais.
• Atuar sobre os processos de construção da memória social, partindo da crítica dos diversos “lugares de memória” socialmente instituídos.
• Compreender a importância da escola e dos alunos na preservação dos bens culturais de sua comunidade e região.
Metodologia
• desenvolver atividades com diferentes fontes de informação (jornais, revistas, livros, filmes, fotografias);
• trabalhar com documentos variados como: sítios arqueológicos, plantas urbanas, mapas, vestimentas, objetos cerimoniais e rituais;
• estimular procedimentos de pesquisa, organização das informações coletadas, procedimentos para visitas e estudos do meio;
• promover estudos sobre modos de vida e de costumes que convivem na mesma localidade; debater questões do cotidiano e suas relações com contextos mais amplos;
• identificar diferentes posições defendidas por grupos e instituições para solução de problemas sociais e econômicos;
• distinguir os padrões de medidas de tempo e construir periodizações para os temas;
• solicitar resumos orais ou em forma de textos, imagens, gráficos, linhas do tempo; propor a criação de murais, exposições e estimular a criatividade expressiva.
Avaliação
A avaliação deve levar em conta:
• o conhecimento prévio, os domínios dos alunos e relacioná-los com as mudanças que ocorrem no processo de ensino e aprendizagem.
• progresso de cada um, averiguando conquistas por meio de comparações com o antes, o durante e o depois.
A avaliação deverá evitar testes e exercícios que não exijam nenhum raciocínio, pois, a memorização e reprodução não servem como parâmetros avaliativos nem para o professor; nem para os alunos.
Conteúdo Programático de História – 1ª Série do Ensino Médio
1º BIMESTRE
I -A origem da humanidade
1.Os primeiros habitantes da Terra
2.Os primeiros habitantes da América
II - As primeiras civilizações da Antiguidade
3. Egito: uma dádiva do Nilo
4. Povos da Mesopotâmia: sumérios, acádios e assírios
5. Persas e hebreus
6. Impérios marítimos: Creta e Fenícia
2º BIMESTRE
2º BIMESTRE
III - Antiguidade Clássica: Grécia
7. O mundo grego
8. O esplendor das pólis: Esparta e Atenas
9. A Grécia clássica
10. A conquista macedônica e a cultura helenística
11. O legado cultural da Grécia
IV-Antiguidade Clássica: Roma
12. O nascimento de um Império
13.O período republicano
14. A conquista do Mediterrâneo
15. A repercussão das conquistas
16. A crise política e as guerras civis
17. As guerras civis às vésperas do Império
18. O Alto Império Romano
19. A crise do Império
20. O cristianismo
21. Roma: família, Direito, religião e arte
3º BIMESTRE
V - O mundo antigo em transição: a Alta Idade Média
22. Uma Europa fragmentada: os reinos germânicos
23. O reino dos francos
24. A Igreja e o Sacro Império
25. O sistema feudal.
26. O Império Bizantino
27. O Islão: surgimento e expansão.
4º BIMESTRE
VI-A Europa em formação: a Baixa Idade Média
28.As Cruzadas e a expansão das sociedades cristãs
29.O ressurgimento da vida urbana.
30.O desenvolvimento do comércio
31.A transformação do feudalismo.
32.A formação da monarquia nacional na França
33.A formação das monarquias nacional na Europa ocidental
34.As transformações religiosas e culturais da Baixa IdadeMédia VII - Sociedades americanas: maias, astecas e incas
35. Os primeiros povos da Mesoamérica: olmecas, teotihuacanos e maias
36 .Uma sociedade militar: os astecas
37. O império do Sol: os incas.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGratidão!! Irá ajudar bastante essa divisão.
ResponderExcluirMuito boom
ResponderExcluirMuito boom
ResponderExcluirAdorei...
ResponderExcluirÓtimo
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirmuito obrigado. ajudou bastante como referência.
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirMuito bom
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