segunda-feira, 29 de abril de 2013

PLANEJAMENTO DE SOCIOLOGIA 2ª SÉRIE


SOCIOLOGIA  2º SÉRIE – ENSINO MÉDIO  -1º BIMESTRE
Objetivos
• Desenvolver o pensamento sociológico.
• Construir sua identidade social (e pessoal) a partir do princípio de alteridade.
• Compreender a Indústria Cultural em suas ações com os contextos econômicos, político, social e cultural em que se insere.
• Compreender a totalidade social como expressão de simultaneidade e complexidade dos fenômenos sociais, produto de condicionantes diversos.
Conteúdo
 A BASE ECONÔMICA DA SOCIEDADE
A produção
Trabalho
Matéria-prima
Instrumentos de produção
As forças produtivas
Relações de produção
Modos de produção: a história da transformação da sociedade                                                               
Metodologia
• Os conteúdos serão ministrados através de aulas dialogadas, estudos dirigidos de textos, discussões e dinâmicas em grupo e pesquisas;
valorizar, inicialmente, os saberes que os alu­nos já possuem sobre o tema abordado, caiando momentos de trocas de informações e opiniões;
solicitar resumos orais ou em forma de textos, esquemas, apresentação de seminários;
propor a criação de murais, exposições, e estimular a criatividade expressiva.
Avaliação
Será efetuada a partir de seminários, produção textuais,  exercícios individuais e em grupo. Neste processo, serão observados os seguintes aspectos: a clareza na apresentação dos trabalhos, domínio do conteúdo, o a seqüência lógica dos assuntos. Outro ponto relevante para a  avaliação será a participação do aluno nas discussões gerais em sala de aula.


SOCIOLOGIA  2º ANO – ENSINO MÉDIO  -2º BIMESTRE
Objetivos
• Desenvolver o pensamento sociológico.
• Construir sua identidade social (e pessoal) a partir do princípio de alteridade.
• Compreender a Indústria Cultural em suas ações com os contextos econômicos, político, social e cultural em que se insere.
• Compreender a totalidade social como expressão de simultaneidade e complexidade dos fenômenos sociais, produto de condicionantes diversos.
Conteúdo
CAPITALISMO OU SOCIALISMO?                                                                                           
O modo capitalista de produção
Etapas do capitalismo
                        Socialismo: um novo modo de produção
Grandes mestres das Ciências Sociais
Metodologia
• Os conteúdos serão ministrados através de aulas dialogadas, estudos dirigidos de textos, discussões e dinâmicas em grupo e pesquisas;
valorizar, inicialmente, os saberes que os alu­nos já possuem sobre o tema abordado, caiando momentos de trocas de informações e opiniões;
solicitar resumos orais ou em forma de textos, esquemas, apresentação de seminários;
propor a criação de murais, exposições, e estimular a criatividade expressiva.
Avaliação
Será efetuada a partir de seminários, produção textuais,  exercícios individuais e em grupo. Neste processo, serão observados os seguintes aspectos: a clareza na apresentação dos trabalhos, domínio do conteúdo, o a seqüência lógica dos assuntos. Outro ponto relevante para a  avaliação será a participação do aluno nas discussões gerais em sala de aula.


SOCIOLOGIA  2º ANO – ENSINO MÉDIO  - 3º BIMESTRE
Objetivos
• Desenvolver o pensamento sociológico.
• Estabelecer relações entre o conhecimento teórico e as práticas sociais.
• Elaborar hipóteses sobre as práticas sociais, exercitando análises, interpretações, sínteses, servindo-se para tanto dos conhecimentos sociológicos.
Conteúdos
CLASSES SOCIAIS E ESTRATIFICAÇÃO
Estratificação social                                                  .......................                                                               
Tipos de sociedades estratificadas
Mobilidade social
Metodologia
• Os conteúdos serão desenvolvidos através de aulas expositivas, leituras orientadas, resolução de exercícios, estudos dirigidos e seminários;
valorizar, inicialmente, os saberes que os alu­nos já possuem sobre o tema abordado, caiando momentos de trocas de informações e opiniões;
desenvolver atividades com diferentes fontes de informação (jornais, revistas, livros, filmes, fotografias);
Avaliação
 Será feita  de forma processual, considerando o desempenho em trabalhos individual e grupal, na participação das aulas, no compromisso com os estudos, apresentação dos seminários, além da responsabilidade e pontualidade na entrega dos trabalhos. Serão observados os seguintes critérios: clareza das idéias, domínio do conteúdo e seqüência lógica na abordagem dos fatos sociológicos.

SOCIOLOGIA  2º ANO – ENSINO MÉDIO  - 4º BIMESTRE
Objetivos
• Desenvolver o pensamento sociológico.
• Compreender a sociologia (dentre as demais ciências) como uma construção histórica e socialmente determinada.
• Compreender a totalidade social como expressão de simultaneidade e complexidade dos fenômenos sociais, produto de condicionantes diversos.
•compreender e conhecer os processos sociais de: cooperação, competição, conflito, acomodação, ajustamento e aculturação.
Conteúdos                                                                
CULTURA E SOCIEDADE
O papel da educação na transmissão da cultura
Identidade cultural
O aspecto material e o não-material da cultura
Componentes da cultura
O crescimento do patrimônio cultural
Aculturação: contato e mudança cultural
Contracultura
Socialização  controle social
Metodologia
• Os conteúdos serão desenvolvidos através de aulas expositivas, leituras orientadas, resolução de exercícios, estudos dirigidos e seminários;
valorizar, inicialmente, os saberes que os alu­nos já possuem sobre o tema abordado, caiando momentos de trocas de informações e opiniões;
desenvolver atividades com diferentes fontes de informação (jornais, revistas, livros, filmes, fotografias);
Avaliação
Será feita  de forma processual, considerando o desempenho em trabalhos individual e grupal, na participação das aulas, no compromisso com os estudos, apresentação dos seminários, além da responsabilidade e pontualidade na entrega dos trabalhos. Serão observados os seguintes critérios: clareza das idéias, domínio do conteúdo e seqüência lógica na abordagem dos fatos sociológicos.


Um comentário: