SOCIOLOGIA 3º
ANO – ENSINO MÉDIO - 1º BIMESTRE
Objetivos
• Desenvolver o pensamento
sociológico.
• Exercitar e relacionar
práticas sociais com contextos diversos.
• Caracterizar as relações
políticas, econômicas e sociais em nível nacional e internacional.
Conteúdo
AS
INSTITUIÇÕES SOCIAIS
O que é instituição social
Grupo social e instituição social
lnterdependência entre as instituições
Principais tipos de instituição
Metodologia
• Os conteúdos serão introduzidos em aulas
expositivas, privilegiando debates;
• desenvolver atividades com diferentes fontes de
informação (jornais, revistas, livros, filmes, fotografias);
• estimular procedimentos de pesquisa e organização das
informações coletadas;
• promover estudos sobre modos de vida e de costumes que
convivem na mesma localidade;
Avaliação
Será feita de forma processual, considerando o
desempenho em trabalhos individual e grupal, na participação das aulas, no
compromisso com os estudos, apresentação dos seminários, além da responsabilidade
e pontualidade na entrega dos trabalhos. Serão observados os seguintes
critérios: clareza das idéias, domínio do conteúdo e seqüência lógica na
abordagem dos fatos sociológicos.
SOCIOLOGIA 3º
ANO – ENSINO MÉDIO - 2º BIMESTRE
Objetivos
• Desenvolver o pensamento
sociológico.
• Identificar os direitos e
respectivos deveres emergentes cuja necessidade de institucionalização é
reivindicada socialmente.
• Analisar fenômenos da
mídia, servindo-se de conhecimentos sociológicos.
Conteúdo
MUDANÇA SOCIAL
A
sociedade não é estática
Mudança
social e relações sociais
No ritmo das mudanças
Causas da
mudança social
Fatores contrários e fatores favoráveis à mudança social
Conseqüências da mudança social
Metodologia
•
Os conteúdos serão desenvolvidos através de aulas expositivas, leituras
orientadas, resolução de exercícios, estudos dirigidos e seminários;
• valorizar,
inicialmente, os saberes que os alunos já possuem sobre o tema abordado,
caiando momentos de trocas de informações e opiniões;
• desenvolver atividades com diferentes fontes de
informação (jornais, revistas, livros, filmes, fotografias);
Avaliação
Será feita de forma processual, considerando o
desempenho em trabalhos individual e grupal, na participação das aulas, no
compromisso com os estudos, apresentação dos seminários, além da
responsabilidade e pontualidade na entrega dos trabalhos. Serão observados os
seguintes critérios: clareza das idéias, domínio do conteúdo e seqüência lógica
na abordagem dos fatos sociológicos.
SOCIOLOGIA 3º
ANO – ENSINO MÉDIO - 3º BIMESTRE
Objetivos
• Desenvolver o pensamento
sociológico.
• Estabelecer relações
entre o conhecimento teórico e as práticas sociais.
• Elaborar hipóteses sobre
as práticas sociais, exercitando análises, interpretações, sínteses,
servindo-se para tanto dos conhecimentos
sociológicos.
Conteúdos
O
SUBDESENVOLVIMENTO
Características
do subdesenvolvimento
Indicadores
do subdesenvolvimento
As
origens do subdesenvolvimento
Crescimento
econômico ou desenvolvimento?
Metodologia
•
Os conteúdos serão ministrados através de aulas dialogadas, estudos dirigidos
de textos, discussões e dinâmicas em grupo e pesquisas;
• valorizar,
inicialmente, os saberes que os alunos já possuem sobre o tema abordado,
caiando momentos de trocas de informações e opiniões;
• identificar diferentes posições defendidas por grupos e
instituições para solução de problemas sociais e econômicos;
• solicitar resumos orais ou em forma de textos, imagens,
gráficos, linhas do tempo; propor a criação de murais, exposições e estimular a
criatividade expressiva.
Avaliação
Será feita de forma processual, considerando o
desempenho em trabalhos individual e grupal, na participação das aulas, no
compromisso com os estudos, apresentação dos seminários, além da
responsabilidade e pontualidade na entrega dos trabalhos. Serão observados os
seguintes critérios: clareza das idéias, domínio do conteúdo e seqüência lógica
na abordagem dos fatos sociológicos.
SOCIOLOGIA 3º
ANO – ENSINO MÉDIO - 4º BIMESTRE
Objetivos
• Desenvolver o pensamento
sociológico.
• Estabelecer relações
entre o conhecimento teórico e as práticas sociais.
• Elaborar hipóteses sobre
as práticas sociais, exercitando análises, interpretações, sínteses,
servindo-se para tanto dos
conhecimentos sociológicos.
Conteúdos
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Objetivos
da educação
processo
educativo
A escola
Grandes mestres das Ciências
Sociais
Metodologia
•
Os conteúdos serão ministrados através de aulas dialogadas, estudos dirigidos
de textos, discussões e dinâmicas em grupo e pesquisas;
• valorizar,
inicialmente, os saberes que os alunos já possuem sobre o tema abordado,
caiando momentos de trocas de informações e opiniões;
• identificar diferentes posições defendidas por grupos e
instituições para solução de problemas sociais e econômicos;
• solicitar resumos orais ou em forma de textos, imagens,
gráficos, linhas do tempo; propor a criação de murais, exposições e estimular a
criatividade expressiva.
Avaliação
Será feita de forma processual, considerando o
desempenho em trabalhos individual e grupal, na participação das aulas, no
compromisso com os estudos, apresentação dos seminários, além da
responsabilidade e pontualidade na entrega dos trabalhos. Serão observados os
seguintes critérios: clareza das idéias, domínio do conteúdo e seqüência lógica
na abordagem dos fatos sociológicos.
AMEI O CONTEUDO MUITO UTIL
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPARABENS!!! BELO PLANEJAMENTO, ME AJUDOU BASTANTE...
ResponderExcluir