terça-feira, 30 de abril de 2013

Exercício 4 História 4º Nível EJA


Aluno ____________________________________________________

Revolução Industrial
A Revolução Industrial é o termo utilizado para descrever as transformações econômi­cas, sociais, políticas e tecnológicas dos séculos XVIII e XIX.  Nesse período as transformações ocor­reram numa velocidade muito maior do que em qualquer época anterior, com um alto custo social.
            As origens da Revolução Industrial são: as grandes navegações, o aumento popula­cional do planeta e o acúmulo de capitais. Esses fatos provocaram um crescimento na demanda por produtos que as velhas manufaturas não podiam atender.
 A burguesia assumiu o poder político em várias nações européias, manobrando as legislações no sentido de beneficiar a atividade industrial.
Para aumentar a produtividade, desenvolve-se a divisão do trabalho. O vapor d’água torna-se a principal fonte de energia, permitindo a criação das primeiras máquinas.
As causas do pioneirismo inglês foram: uma acumulação primitiva de capital bastante vigorosa, estabilidade política, os cercamentos e um subsolo rico em carvão e ferro, matérias-primas fundamentais para o processo de industrialização.
A primeira fase da Revolução Industrial é muito mais tecnológica do que científica, sendo a utiliza­ção do vapor como fonte de energia e o desenvolvimento da indústria têxtil as principais caracte­rísticas dessa fase.

Responda sobre a Revolução Industrial:
1.      Onde começou?


2.       Em que período?

3.      O que propiciou a sua origem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário