segunda-feira, 29 de abril de 2013

PLANEJAMENTO DE SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE


SOCIOLOGIA  1º SÉRIE – ENSINO MÉDIO  - 1º BIMESTRE
Objetivos
• Desenvolver o pensamento sociológico.
• Compreender a sociologia (dentre as demais ciências) como uma construção histórica e socialmente determinada.
• Compreender a totalidade social como expressão de simultaneidade e complexidade dos fenômenos sociais, produto de condicionantes diversos.
•compreender e conhecer os processos sociais de: cooperação, competição, conflito, acomodação, ajustamento e aculturação.
Conteúdos                                                                
 A SOCIEDADE HUMANA COMO OBJETO DE ESTUDO                                                                    
As Ciências Sociais
Entender a sociedade em que vivemos                                                         
Disciplinas em que se dividem as Ciências Sociais                                                                                   
A longa marcha das Ciências Sociais                                                                                                                          
Os primeiros sociólogos: Augusto Comte, Émile Durkheim                                                                     
A Sociologia na sociedade contemporânea                                                                                
Objetividade e conhecimento científico
Metodologia
• Os conteúdos serão desenvolvidos através de aulas expositivas, leituras orientadas, resolução de exercícios, estudos dirigidos e seminários;
• valorizar, inicialmente, os saberes que os alu­nos já possuem sobre o tema abordado, caiando momentos de trocas de informações e opiniões;
• desenvolver atividades com diferentes fontes de informação (jornais, revistas, livros, filmes, fotografias);
Avaliação
Será feita  de forma processual, considerando o desempenho em trabalhos individual e grupal, na participação das aulas, no compromisso com os estudos, apresentação dos seminários, além da responsabilidade e pontualidade na entrega dos trabalhos. Serão observados os seguintes critérios: clareza das idéias, domínio do conteúdo e seqüência lógica na abordagem dos fatos sociológicos.



SOCIOLOGIA  1º SÉRIE – ENSINO MÉDIO  - 2º BIMESTRE
Objetivos
• Desenvolver o pensamento sociológico.
• Identificar funções desenvolvidas pelo Estado e funções cobradas ao Estado, analisá-las, compará-las.
• Observar, nas práticas sociais, o respeito/desrespeito, conhecimento/ desconhecimento dos direitos e deveres no exercício da cidadania.
•Reconhecer o comportamento social humano em suas mais variadas formas de organização e conflito.
Conteúdo
A CONVIVÊNCIA HUMANA
Sociabilidade e socialização
Contatos sociais
O isolamento social
A importância da comunicação
Interação social
Processos sociais 
Metodologia
• Os conteúdos serão introduzidos em aulas expositivas, privilegiando debates;
• desenvolver atividades com diferentes fontes de informação (jornais, revistas, livros, filmes, fotografias);
• estimular procedimentos de pesquisa e organização das informações coletadas;
• promover estudos sobre modos de vida e de costumes que convivem na mesma localidade;
Avaliação
                Será feita  de forma processual, considerando o desempenho em trabalhos individual e grupal, na participação das aulas, no compromisso com os estudos, apresentação dos seminários, além da responsabilidade e pontualidade na entrega dos trabalhos. Serão observados os seguintes critérios: clareza das idéias, domínio do conteúdo e seqüência lógica na abordagem dos fatos sociológicos.

SOCIOLOGIA  1º ANO – ENSINO MÉDIO  - 3º BIMESTRE
Objetivos
• Desenvolver o pensamento sociológico.
• Identificar funções desenvolvidas pelo Estado e funções cobradas ao Estado, analisá-las, compará-las.
• Observar, nas práticas sociais, o respeito/desrespeito, conhecimento/ desconhecimento dos direitos e deveres no exercício da cidadania.
•Reconhecer o comportamento social humano em suas mais variadas formas de organização e conflito.
Conteúdo
COMUNIDADE, SOCIEDADE, CIDADANIA
Comunidade  
Sociedade                                                                                                                                                         
Cidadania                                                                                                                                                          
Minorias
Metodologia
• Os conteúdos serão introduzidos em aulas expositivas, privilegiando debates;
• desenvolver atividades com diferentes fontes de informação (jornais, revistas, livros, filmes, fotografias);
• estimular procedimentos de pesquisa e organização das informações coletadas;
• promover estudos sobre modos de vida e de costumes que convivem na mesma localidade;
Avaliação
                Será feita  de forma processual, considerando o desempenho em trabalhos individual e grupal, na participação das aulas, no compromisso com os estudos, apresentação dos seminários, além da responsabilidade e pontualidade na entrega dos trabalhos. Serão observados os seguintes critérios: clareza das idéias, domínio do conteúdo e seqüência lógica na abordagem dos fatos sociológicos

SOCIOLOGIA  1ª SÉRIE – ENSINO MÉDIO  - 4º BIMESTRE
Objetivos
• Perceber o processo de mundialização da economia e de inserção do país no mercado internacional.
• Perceber os direitos (e respectivos deveres) do cidadão como parte de uma construção social.
• Compreender as diferentes manifestações culturais como expressão de povos, etnias, nacionalidades, segmentos sociais diversos.
• Compreender a totalidade social como expressão de simultaneidade e complexidade dos fenômenos sociais, produto de condicionantes diversos.
Conteúdos
OS AGRUPAMENTOS SOCIAIS                                                                                  
Grupo social
Agregados sociais
Mecanismos de sustentação dos grupos sociais
Sociologia da juventude
Sistema de status e papéis sociais
Estrutura e organização social
Metodologia
• Os conteúdos serão ministrados através de aulas dialogadas, estudos dirigidos de textos, discussões e dinâmicas em grupo e pesquisas;
• trabalhar com documentos variados como: mapas, vestimentas, objetos cerimoniais e rituais;
• debater questões do cotidiano e suas relações com contextos sociais mais amplos;
• identificar diferentes posições defendidas por grupos e instituições para solução de problemas sociais;
Avaliação
            Será efetuada a partir de seminários, produção textuais,  exercícios individuais e em grupo. Neste processo, serão observados os seguintes aspectos: a clareza na apresentação dos trabalhos, domínio do conteúdo, o a seqüência lógica dos assuntos. Outro ponto relevante para a  avaliação será a participação do aluno nas discussões gerais em sala de aula.



13 comentários:

  1. Olá, bom dia,
    Seu trabalho é magnífico e está me ajudando muito. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog.Auxilia muito os colegas que vivem na correria.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog.Auxilia muito os colegas que vivem na correria.

    ResponderExcluir
  4. Olá ! Estou começando em sala agora , amei seu trabalho , pretendo copiar suas ideias , porém citarei que são de vcs. http://veronica-mos.blogspot.com.br/2013/04/planejamento-de-sociologia-1-serie.html

    ResponderExcluir
  5. Olá ! Estou começando em sala agora , amei seu trabalho , pretendo copiar suas ideias , porém citarei que são de vcs. http://veronica-mos.blogspot.com.br/2013/04/planejamento-de-sociologia-1-serie.html

    ResponderExcluir
  6. COMO ENCONTRAR O GABARITO DOS EXERCÍCIOS

    ResponderExcluir