terça-feira, 30 de abril de 2013

PLANEJAMENTO DE HISTÓRIA 3ª SÉRIE -ENSINO MÉDIO

Competências e Habilidades a serem objetivadas em História - 3ª Série do Ensino Médio

• Perceber que as temporalidades históricas e as periodizações propostas são criações sociais.
• Estar atento às referências temporais seqüência, simultaneidade, periodização), que permitem ao aluno se situar historicamente e ante as realidades presentes e passadas.
• Estabelecer relações entre as dinâmicas temporais: continuidade– ruptura, permanências–mudanças, sucessão–simultaneidade, antes–agora–depois.
• Perceber que os ritmos e as durações do tempo são resultantes de fenômenos sociais e de construções
culturais.
• Evitar anacronismos ao não atribuir valores da sociedade presente a situações históricas diferentes.
Compreender que a História é construída pelos sujeitos históricos,ressaltando-se:
– o lugar do indivíduo;
– as identidades pessoais e sociais;
– que a história se constrói no embate dos agentes sociais, individuais e coletivos;
– que as instituições são criações das ações sociais, no decorrer dos tempos, e não adquirem vontade nem ações próprias;
– a importância apenas relativa de personalidades históricas que ocuparam lugar mais destacado nos processos históricos.
• Compreender o trabalho como elemento primordial nas transformações históricas.
• Entender como o trabalho está presente em todas as atividades humanas: social, econômica, política e cultural.
• Perceber as diferentes formas de produção e organização da vida social em que se destacam a participação de homens e mulheres, de relações de parentesco, da comunidade, de múltiplas gerações e de diversas formas de exercício do poder.
Perceber a complexidade das relações de poder entre os sujeitos históricos.
• Captar as relações de poder nas diversas instâncias da sociedade, como as organizações do trabalho as instituições da sociedade organizada
– sociais, políticas, étnicas e religiosas.
• Perceber como o jogo das relações de dominação, subordinação e resistência fazem parte das construções
políticas, sociais e econômicas.
• Compreender a cultura como um  conjunto de representações sociais que emerge no cotidiano da vida
social e se solidifica nas diversas organizações e instituições da sociedade.
• Perceber que as formações sociais são resultado de várias culturas.
• Situar as diversas produções da cultura – as linguagens, as artes, a filosofia, a religião, as ciências, as
tecnologias e outras manifestações sociais – nos contextos históricos
de sua constituição e significação.
• Perceber e respeitar as diversidades étnicas, sexuais, religiosas, de gerações e de classes como manifestações culturais por vezes conflitantes.

Metodologia
• desenvolver atividades com diferentes fontes de informação (jornais, revistas, livros, filmes, fotografias);
• trabalhar com documentos variados como: sítios arqueológicos, plantas urbanas, mapas, vestimentas, objetos cerimoniais e rituais;
• estimular procedimentos de pesquisa, organização das informações coletadas, procedimentos para visitas e estudos do meio;
• promover estudos sobre modos de vida e de costumes que convivem na mesma localidade; debater questões do cotidiano e suas relações com contextos mais amplos;
• identificar diferentes posições defendidas por grupos e instituições para solução de problemas sociais e econômicos;
• distinguir os padrões de medidas de tempo e construir periodizações para os temas;
• solicitar resumos orais ou em forma de textos, imagens, gráficos, linhas do tempo; propor a criação de murais, exposições e estimular a criatividade expressiva.

Avaliação
A avaliação deve levar em conta:
• o conhecimento prévio, os domínios dos alunos e relacioná-los com as mudanças que ocorrem no processo de ensino e aprendizagem.
• progresso de cada um, averiguando conquistas por meio de comparações com o antes, o durante e o depois.
           A avaliação deverá evitar testes e exercícios que não exijam nenhum raciocínio, pois, a memorização e reprodução não servem como parâmetros avaliativos nem para o professor; nem para os alunos.


Conteúdo Programático de História – 3ª Série do Ensino Médio

1º BIMESTRE               
 XI- 1914-1945: tempo de guerra
76. A jovem República brasileira
77.A República do café-com-Leite
78.Movimentos sociais na Primeira República
79.As crises internacionais e a paz armada
80.A Primeira Guerra Mundial
81.Os tratados após a Primeira Guerra
82.A Revolução Russa
83.O fascismo italiano e as ditaduras em marcha
84.As democracias liberais no período entre guerras

2º BIMESTRE
XII - Crise e guerra fria
85.A crise de 1929 e o New Deal.
86.O nazismo
87.O Brasil no período entre guerras: a crise do café, a Revolução de 1930 e o Estado Novo
88.  A Segunda Guerra Mundial
89.A Europa após a guerra
90.O Brasil do pós-guerra
91.O bloco soviético
92.O socialismo agrário da China
93.Tempestade sobre a Ásia: descolonização e as guerras da Coréia e do Vietnã

3º BIMESTRE
94.A descolonização da África e do mundo árabe
95.Revolução e contra-revolução na América Latina
96.As sociedades capitalistas do Primeiro Mundo: os Estados Unidos
97.As sociedades capitalistas do Primeiro Mundo: Europa ocidental e Japão
98.Brasil: dos anos dourados ao golpe militar
99.O Brasil sob a ditadura militar
100.Os militares fora do poder
101.Ciência e cultura no século XX
102. A cultura do Brasil no século XX

4º BIMESTRE
XIII- A era da globalização.
103.O fim da União Soviética
104.Uma nova Europa
105.O império contra-ataca
106.Japão: fim do milagre?
107.A China e os tigres asiáticos
108.A revolução dos computadores  e o mundo globalizado
109.1997: a primeira grande crise da era da globalização
110.O Brasil atual: desafios políticos
111. Para onde caminha o século XXI


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