Objetivos do ensino de História
Espera-se que, os alunos gradativamente possam ampliar a compreensão de sua realidade, especialmente confrontando-a e relacionando-a com outras realidades históricas e, assim, possam fazer suas escolhas e estabelecer critérios para orientar suas ações. Nesse sentido, os alunos deverão ser capazes de:
§ estabelecer relações entre a história do presente e acontecimentos e/ou processos históricos do passado;
§ identificar diferentes temporalidades no presente (por exemplo, ao caminhar por uma cidade, reconhecer diferentes estilos e épocas na arquitetura de casas, pontes, chafarizes, prédios, percebendo a permanência de construções antigas convivendo com outras, arrojadas e futurísticas);
§ reconhecer fatos históricos relevantes, organizar essas informações, compreender e utilizar conceitos históricos;
§ identificar a diversidade nas experiências humanas na mesma época ou em tempos diferentes (por exemplo, ao estudar os costumes familiares no final do século 18 e início do 19, perceber diferenças entre a organização das famílias patriarcais dos senhores de engenho do Nordeste e a das famílias matriarcais nas camadas pobres da cidade de São Paulo);
§ extrair informações e analisar criticamente objetos, textos, imagens, músicas etc., dominando uma metodologia de análise de documentos (sugerida mais adiante);
§ obter e relacionar idéias e informações em textos;
§ escrever textos;
§ opinar sobre o tema em estudo;
§ estudar em grupo;
§ valorizar a convivência com diferenças étnicas e culturais etc.
Conteúdo
1º Bimestre
• Período Getulista – Crise de 1929 e
revolução de 1930.
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2º Bimestre
• Período Democrático – Brasil entra na era da
democracia.
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Metodologia
• os conteúdos serão introduzidos através de aulas expositivas, privilegiando discussão e debates;
• valorizar, inicialmente, os saberes que os alunos já possuem sobre o tema abordado, criando momentos de trocas de informações e opiniões;
•desenvolver atividades com diferentes fontes de informação (jornais, revistas, livros, filmes, fotografias);
• trabalhar com documentos variados como: sítios arqueológicos, plantas urbanas, mapas, vestimentas, objetos cerimoniais e rituais;
• estimular procedimentos de pesquisa, organização das informações coletadas, procedimentos para visitas e estudos do meio;
• promover estudos sobre modos de vida e de costumes que convivem na mesma localidade; debater questões do cotidiano e suas relações com contextos mais amplos;
• solicitar resumos orais ou em forma de textos, imagens, gráficos, linhas do tempo; propor a criação de murais, exposições e estimular a criatividade expressiva.
Avaliação
A avaliação deve levar em conta:
• o conhecimento prévio, os domínios dos alunos e relacioná-los com as mudanças que ocorrem no processo de ensino e aprendizagem.
• progresso de cada um, averiguando conquistas por meio de comparações com o antes, o durante e o depois.
A avaliação deverá evitar testes e exercícios que não exijam nenhum raciocínio, pois, a memorização e reprodução não servem como parâmetros avaliativos nem para o professor; nem para os alunos.
Parabaens minha amiga seu blog maravilhoso, posso usar alguns conteudos aqui de filosofia
ResponderExcluirAmei esse blog
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