sábado, 25 de maio de 2013

3º NÍVEL BRASIL IMPERIAL I

1ª AULA
Primeiro Reinado (1822-1831)
Consolidação da Independência:
 Conflitos militares: Bahia, Maranhão, Piauí, Grão-Pará e Cisplatina. Império: recrutamento de mercenários estrangeiros. 1823: todos focos de resistência eliminados.
 Transição sem abalos: sem maiores alterações na ordem social e econômica.
 Reconhecimento: EUA em 1824 (Doutrina Monroe); Portugal e Inglaterra em 1825. Empréstimo de 2 milhões de libras com Inglaterra → Indenizar Portugal.

Atenção: não havia uma elite política homogênea com um projeto claro
para a nova nação. Os conflitos político-militares do período
regencial evidenciam as disputas pelo poder!

2ªAULA
Constituinte:
 Assembléia Constituinte: “partido” liberal-radical excluído; “portugueses” (absolutismo: executivo forte; intenções recolonizadoras) x “brasileiros” (limitação do poder do imperador;
sentimento antilusitano).
 Assembléia dissolvida pelo Imperador com ajuda do Exército.
 Constituição Outorgada de 1824: monarquia constitucional hereditária; Padroado; 4 poderes: moderador, legislativo, judiciário e executivo; voto indireto e censitário (analfabetos votavam); assegurava direitos
individuais: liberdade de pensamento e manifestação, “liberdade” religiosa.

Confederação do Equador (1824):
 Foco em Pernambuco: reação ao centralismo imperial; revolução republicana e separatista; ampla mobilização popular; Frei Caneca; questão da escravidão: ponto de ruptura entre os revoltosos.
Revolução duramente reprimida após dois meses.


3ª AULA
Abdicação de Dom Pedro I:
 Crise financeira: déficit comercial com a Inglaterra; dívida externa; contratos comerciais de 1827: compromisso de acabar com o tráfico de escravos em 1830 → desagradou aos proprietários rurais.
 Direitos individuais não cumpridos; perseguições políticas.
 Ameaça recolonizadora; cargos e ministérios: preferência para os lusos; rivalidades entre lusos e brasileiros: “noite das garrafadas”.
 Guerra na Cisplatina: recrutamento forçado, impopular.
 Interesse de Dom Pedro I no trono português: disputa com o irmão Miguel → Guerra Civil em Portugal.
 Abdicação em 7 de abril de 1831.

4ª AULA
Período Regencial (1831-1840)
 Unidade territorial ameaçada; disputas entre centralização e descentralização do poder; abdicação representa vitória dos liberais moderados (nacionalização da independência); consolidação do Estado
nacional.
 Grupos políticos: liberais exaltados ou “farroupilhas”; restauradores ou “caramurus”; liberais moderados.
 Reformas institucionais liberalizantes → Durante as duas regências

Trinas e a regência una do Padre Feijó:
 Código do Processo Penal (1832).
 Ato Adicional de 1834: instituiu a Regência Una; princípios federalistas; Assembléias Legislativas Provinciais (maior autonomia para as províncias); extinção do Conselho de
Estado.
 Guarda Nacional: manter a ordem local.

5ª AULA
 Revoltas Provinciais :
 Cabanagem: liderança de Eduardo Angelim, rebelião popular; dura repressão.
 Sabinada: liderança de Sabino Barroso, ideias federalistas e republicanas, derrotada pelo governo.
 Balaiada: revolta popular, reprimida.
 Guerra dos Farrapos: concorrência do charque platino, liderança das elites estancieiras, República de Piratini, liderança de Bento Gonçalves, paz sem punições para os gaúchos.
 Revolta dos Malês (1835): revolta de escravos muçulmanos em Salvador; reprimidos.

Regência de Araújo Lima (1837-1840) → Regresso: “Lei de Interpretação” (1840) do Ato Adicional; reforma do Código do Processo.
 Golpe da Maioridade: promovido pelos liberais.

6ª AULA
Segundo Reinado (1840-1889)
Política :
 Consolidação da Monarquia centralizadora:
 Revoltas Liberais de 1842: SP e MG.
 Revolução Praieira (1848): antilusitana; contra os conservadores que controlavam a província;
vinculação de algumas ideias “socialistas”.
 “Parlamentarismo”: acordo tácito entre as elites políticas.
 Liberais e conservadores: rodízio no poder.
 Restauração do Poder Moderador; amplos poderes para o imperador intervir no Legislativo.
 “Parlamentarismo às avessas”.
“Nada mais conservador que um liberal no poder. Nada mais liberal que um conservador na
oposição.”

 7ª AULA
Estrutura socioeconomia :
 Economia cafeeira: principal produto de exportação depois de aproximadamente 1830; descolocou definitivamente o pólo dinâmico do país para o Centro-Sul.
-Inicialmente: Vale do Paraíba (auge 1850); Barões do Café (base social de apoio da Monarquia); decadência devido à falta de terras produtivas
-Depois: Oeste Paulista; “Burguesia do Café”; disponibilidade de terras; arado e despolpador;
imigrantes; rede de núcleos urbanos.
 Tráfico de escravos:
 Aumento do tráfico depois da independência: cativos para lavouras cafeeiras do Vale do Paraíba.
 Pressões inglesas: lei de 1831 “para inglês ver” → apego à escravidão pelos grupos dominantes pois: 1)
ainda não havia alternativa viável; 2) inexistência de rebeliões generalizadas.
 Bill Aberdeen: navios ingleses poderiam prender navios negreiros.
 Lei Eusébio de Quiros 1850: extinção do tráfico. Por que a lei pegou? Incremento da pressão inglesa;
mercado interno de cativos abastecido; fazendeiros fluminenses endividados com traficantes.
 Fim do tráfico atlântico: incentivo ao tráfico interprovincial → do Nordeste para as regiões
cafeeiras.

 8ª AULA
Modernização capitalista: fim da importação de escravos libera capitais; acumulação de capitais (exportação de café); diversificação econômica: investimentos em indústrias, bancos, empresas de transportes, investimentos estrangeiros na infraestrutura do país (ferrovias). Figura emblemática: Barão de Mauá.
 Imigração:
 Lei de Terras 1850: terras públicas vendidas e não doadas; evitar acesso à terra aos futuros imigrantes.
 Inicialmente: sistema de parceria → fracassou.
 A partir de 1871: imigração subsidiada.
 Chegada em grande número a partir da década de 1880: portugueses, italianos, espanhois, alemães.


9ª AULA
Política Externa :
 Guerra contra Oribe e Rosas → década de 1850.
 Guerra do Paraguai (1864-1870):
 Diversas interpretações:
- Versão tradicional brasileira: exaltação dos heróis militares brasileiros (Caxias e Tamandaré); Solano Lopez → megalomaníaco.
- Paraguaia: país independente atacado por agressivos vizinhos; glorificar no presente o
ditador Stroessner do partido colorado.
- Historiografia de esquerda (1960-70): conflito fomentado pelo imperialismo inglês.
- Interpretações recentes: dinâmica própria das relações internacionais dos países latinoamericanos.
 Consequências da guerra: destruição do Paraguai; no Brasil: emergência do Exército, dívida externa,
impopularidade da Monarquia.

 10ª AULA
Crise do Segundo Reinado (1870-1889) :
 Fatores secundários:
 Fim da escravidão: Lei do Ventre Livre (1871); forte movimento abolicionista a partir de 1880; Lei dos Sexagenários ou Lei Saraiva-Cotejipe (1885); Abolição em 13 de maio de 1888.
 Grande número de negros livres e libertos no final do Império: 1872 → 73% da população negra,
representando 43% da população total do país.
 Monarquia perde apoio dos Barões do Vale do Paraíba → ferrenhos escravocratas.
 A Abolição não significou efetiva integração do negro como cidadão.
 Questão Religiosa: tensão entre Estado e Igreja → Bispo de Olinda (ordens papais) → restrições à maçonaria.
 Fatores principais:
 Republicanismo: fundação do Partido Republicano Paulista em 1873 (defesa do federalismo); no Rio de Janeiro não chegou a se formar um partido.
 Base social: burguesia cafeeira, profissionais liberais, jornalistas e outras figuras do meio urbano.
 Questão Militar: Exército sai fortalecido enquanto instituição da Guerra do Paraguai → reivindica maior prestígio e atenção do governo. Clube Militar: liderança de Deodoro da Fonseca na defesa dos interesses militares.
 Influência das ideias positivistas: desenvolvimento técnico; executivo forte; modernização
conservadora.

 11ª AULA
Queda da Monarquia:
 Em 15 de novembro de 1889, Deodoro marcha para o Ministério da Guerra; o movimento foi
basicamente militar e em defesa dos interesses militares; com incentivo e apoio dos republicanos.
 Intenção de Deodoro: derrubar o ministério ou a Monarquia? Proclamar a República? Diz-se que a
monarquia caiu de madura;
 Não houve participação popular: “O povo assistiu a tudo bestializado”.

Após a queda, disputas pelo poder: 
Militares: poder executivo forte, unidade nacional, pouca autonomia provincial.
Republicanos: federalismo (inspirado nos EUA e modelo que triunfou na Constituição de 1891 autonomia provincial.
A proclamação da República não significou ampliação dos direitos da cidadania!

EXERCÍCIO


MARQUE APENAS UMA ALTERNATIVA

1) A Constituição de 1824 estabeleceu 4 poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador. Este último era exercido pelo (pela)
A(    ) Senado;      B(      ) Imperador;      C(    ) Igreja;        D(      ) Supremo Tribunal Federal.

2)Logo após abdicação de D. Pedro I, governou o Brasil:
(A) a Regência Trina Permanente;                               (C) a Regência de Araújo Lima;
(B) a Regência Trina Provisória;                                (D) D. Pedro II.
                                                                      
3)A alteração na Constituição de 1824, conhecida como Ato Adicional de 1834, estabeleceu, dentre outras, a seguinte medida:
(A) adoção do voto universal;                                                        .(C) criação do Município Neutro;    
 (B) criação da Regência Trina                                                       (D)separação da Igreja do Estado;

4)Na Segunda metade do século XIX, o Brasil alcançou acentuado progresso econômico decorrente dos efeitos das Tarifas Alves Branco, pois estimulou a:
(A) importação em larga escala;                                                          (C) imigração europeia;
(B) instalação de fábricas em nosso país;                                        (D)importação de escravos africanos.

 5)Todos os fatores abaixo contribuíram para as transformações econômicas, ocorridas no Segundo Reinado. EXCETO:
(A) abolição do tráfico de escravos;                                          (C) expansão da lavoura cafeeira;
(B) adoção de uma política protecionista                                       D) Tratado de comércio com a Inglaterra

  6)No século XIX a mão-de-obra do imigrante italiano, nas terras roxas de São Paulo, foi a força responsável pelo cultivo do (a):
(A) soja;                                                                            (C) feijão;
(B) milho;                                                                           (D) café;

7) Durante o Império, o desenvolvimento industrial esteve ligado à atuação do seguinte brasileiro:
(A) Visconde de Mauá;                                 (C) Visconde de Cairu;
(B) Visconde do Rio Branco;                         (D) Marquês do Paraná.

 8)No Segundo Reinado, houve a alternância dos partidos Liberal e Conservador, que representam os mesmo quadros sociais, isto é:
(A) o operariado;                                                                  (C) a classe média;
(B) a aristocracia rural;                                                         (D) os grandes mineradores.
9)O fim do regime Imperial do Brasil foi marcado por vários fatores. Um dos fatores que concorreu para a decadência do Reinado de D. Pedro II foi:
(A) Questão Religiosa;                                              (C) Separação da Igreja do Estado
(B) Antecipação da Maioridade;                                 (D) Revolução Liberal.

10) O fato político da nossa História, ocorrido no século XIX, que pode ser diretamente relacionado com a Abolição da Escravatura é a :
(A) deflagração da Guerra do Paraguai;                           (B) abdicação do Imperador Pedro II
(C) queda da monarquia brasileira;                                  (D) demissão do Ministério João Alfredo

 11)Faça a correspondência, corretamente, entre a revolta e sua característica:
(A) Cabanagem            (B)Farroupilha             (C) Sabinada                (D) Balaiada
(      )Aconteceu em Salvador motivada pelo descontente com a falta de autonomia da província.
(      )  revolta popular contra a miséria  no sertão maranhense 
(      )Cansada da miséria da opressão das elites e do descaso do governo, a população tomou Belém.
(      ) Reivindicavam  maior proteção para o charque gaúcho, que sofria a concorrência do Uruguai, Argentina e Paraguai.

12)Correlacione os fatos abaixo, ligados ao processo abolicionista:
(1) Lei Eusébio de Queiroz (1850)                (    ) Extinguiu a escravidão no Brasil;
(2) Lei Rio Branco (1871)                             (    ) Libertou os escravos maiores de 65 anos; 
(3 ) Lei Saraiva-Cotegipe (1885)                  (    ) Extinguiu o tráfico negreiro;
(4 ) Lei Áurea (13/maio/1888)                      (    ) Libertou os filhos de escravos, nascidos a partir da   
                                                                               data da lei.
                        

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