quinta-feira, 2 de maio de 2013

Exercício - Renascimento


01. (FEI) As principais características do Renascimento foram:
a) Teocentrismo, realismo e intensa espiritualidade.
b) Romantismo, espírito crítico em relação à política, temas de inspiração exclusivamente naturalistas.
c) Ausência de perspectiva e adoção de temas do cotidiano religioso, tendo como foco apenas os valores espirituais.
d) Uso de temas ecológicos evidenciando a preocupação com o meio ambiente, execução de variados retratos de personalidades da época.
e) Antropocentrismo, humanismo e inspiração greco-romana.

2- (FGV) Acerca do Renascimento. E correto apenas o afirmado em:

a. ( )As características do homem no Renascimento são: racionalismo, individualismo, naturalismo e antropocentrismo, em oposição aos valores medievais baseados no teocentrismo.
b. ( )O Renascimento não foi um processo homogêneo. Seu desenvolvimento foi muito desigual, e as manifestações mais expressivas se deram nos campos das artes e das ciências, sendo que, no campo artístico, a literatura e as artes plásticas ocupavam lugar de destaque.
c. ( )A arte renascentista tornou-se predominantemente religiosa, retratando a vida de santos, de clérigos e o cotidiano cristão da época.
d. ( )A Itália foi o centro do Renascimento porque era o centro do pré- capitalismo e do desenvolvimento comercial e urbano, que gerava os excedentes de capital mercantil para o investimento em obras de arte.
e. ( )A ascensão do clero foi fundamental para que se desenvolvesse nos estados italianos um poderoso mecenato, plenamente identificado com as concepções terrenas dominantes entre os eclesiásticos.

3- (UFMG) “Que obra de arte é o homem: tão nobre no raciocínio, tão vário na capacidade; em forma e movimento, tão preciso e admirável; na ação, é como um anjo; no entendimento, é como um deus; na beleza do mundo, o exemplo dos animais.”
Shakespeare. Wiltiam. Homlet,
O valor renascentista expresso nesse texto é o:
a) Antropomorfismo.
b) Hedonismo.
c) Humanismo.
d) Individualismo.
e) Racionalismo.

4- (PUC/MG) O Renascimento foi um movimento intelectual, artístico e literário ocorrido na Europa nos séculos XV e XVI, que encontrou na Itália o seu berço devido à:
a.( ) Precoce unificação política italiana, o que possibilitou enormes investimentos estatais nas artes e nas realizações culturais.
b.( ) Proteção e patrocínio dos mecenas, que contratavam os serviços dos artistas e financiavam os estudiosos e literatos.
c.( ) Emigração de sábios bizantinos, profundos conhecedores da tradição clássica, após a tomada de Constantinopla pelos turcos.
d.( ) Prosperidade econômica das cidades italianas, enriquecidas com o comércio e dotadas de uma burguesia empreendedora.

5- (FUVEST-SP) Com relação à arte medieval, o Renascimento destaca-se pelas seguintes características:
a) A perspectiva geométrica e a pintura a óleo.
b) A vida de santos e afrescos.
c) A representação do nu e as iluminuras.
d) As alegorias mitológicas e o mosaico.
e) O retrato e o estilo romântico na arquitetura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário