sábado, 4 de maio de 2013

História - Revoluções americanas







pergunta:Considere as seguintes afirmativas: 
1. A Revolução Americana foi deflagrada por uma guerra contra os poderes metropolitanos (isto é, contra inimigos externos); diversamente, a Revolução Francesa caracterizou-se, desde o começo, por uma guerra civil (ou seja, contra os inimigos internos). 
2. Os patriotas norte-americanos continuaram valorizando positivamente a experiência de seu passado colonial na construção de seu imaginário de República; contrariamente, os patriotas franceses romperam radicalmente com o seu passado, considerado negativo porque identificado ao Ancien Régime. 
3. A Declaração dos Direitos do Homem tornou livres e iguais todos os habitantes dos Treze Estados americanos; de forma semelhante, o mesmo ocorreu no caso da França, em relação aos cidadãos da então recém-criada República. 
4. Após a libertação das 13 Colônias, uma guerra civil generalizada atingiu os novos estados independentes; já após a Revolução na França, os conflitos internos cessaram rapidamente e apenas os externos continuaram - especialmente as guerras napoleônicas que se alastraram por boa parte da Europa. Quais das afirmativas anteriores apresentam de modo correto a relação comparativa entre as duas Revoluções, a Americana e a Francesa?
a) 1 e 4.
b) 2 e 3.
c) 3 e 4.
d) 1 e 2.
e) 1, 2 e 3.




resposta:[D]


pergunta:A Declaração de Independência das 13 Colônias Inglesas da América do Norte, em 4 de julho de 1776, da qual Thomas Jefferson foi relator, consagrou, em seu texto, o princípio do(a)
a) direito de reação à tirania, inspirado em Locke.
b) negação do contrato social, nos termos expostos por Rousseau.
c) separação da Igreja do Estado, conforme o pensamento de Mably.
d) ilustração monárquica, defendido por Diderot.
e) utilitarismo, preconizado por Benthan, Mill e William James.




resposta:[A]


pergunta:A Lei do Açúcar (1764), a Lei do Selo (1765) e a Lei Townshend (1767) representaram, quando implementadas, para
a) os EUA, um estopim à declaração de guerra à França, aliada, incondicionalmente, aos interesses ingleses.
b) a França e a Inglaterra, formas de arrecadação e controle sobre o Quebec e sobre as Treze Colônias.
c) os EUA, uma excepcional oportunidade, pela cobrança destes impostos, à ampliação de seus mercados interno e externo.
d) as Treze Colônias, uma medida tributária que possibilitou a expansão dos negócios da burguesia de Boston na Europa, marcando, assim, o início da importância dos EUA no cenário mundial.
e) a Inglaterra, uma alternativa para um maior controle sobre as Treze Colônias, e, também, uma medida tributária que permitisse saldar as dívidas contraídas na guerra com a França.




resposta:[E]



pergunta:Sobre a independência dos Estados Unidos, podemos afirmar que
a) envolveu um conflito armado entre Inglaterra e França, a Guerra dos Sete Anos (1756-1763), e chegou ao fim com a conquista do Oeste, na metade do século XIX.
b) contou com mobilizações e ações armadas contra a cobrança de taxas e impostos, como a "Festa do Chá de Boston" (1773), e completou-se com a presidência de Abraham Lincoln.
c) iniciou-se sob influência da Revolução Francesa (1789) e das independências nas Américas Portuguesa e Espanhola, lideradas, respectivamente, por D. Pedro I e Simón Bolívar.
d) resultou da união das colônias inglesas nos Congressos da Filadélfia (1774 e 1775) e da influência das idéias de Maquiavel e de Hobbes, defensores do Estado republicano forte.
e) sofreu influência do pensamento iluminista francês e a declaração de independência (1776), redigida por Thomas Jefferson, antecedeu a obtenção da autonomia, conquistada por via militar.




resposta:[E]

Nenhum comentário:

Postar um comentário