quinta-feira, 2 de maio de 2013

História - Ens. Médio - História e suas fontes





ASSISTA A VÍDEO-AULA E RESPONDA:


1.      - A partir do que discutimos em sala e das informações contidas no vídeo marque apenas as alternativas verdadeiras:

(      ) O estudo da história fundamenta-se apenas no passado descartando qualquer análise do presente.

(      ) Uma avaliação criteriosa do passado pode ser muito importante para tentar resolver problemas presentes como a fome, a violência, as guerras dentre outros.

(      ) A maioria das sociedades antigas por não terem domínio da escrita deixaram poucas informações sobre seu passado o que nos inpede de conhecermos melhor nossos antepassados.

(      ) Os fatos históricos só têm validade se puderem ser comprovados, assim pessoas de baixa renda que não possuem documentos nem objetos de valor ficam de fora de todo processo histórico.

(      ) Analisar o passado comparando com o presente, observando as permanências e rupturas é o grande desafio do historiador que com um trabalho minuciosa tenta desvendar informações sobre tempos passados.

(      ) História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. A História analisa os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico,cultura ou civilização.


2 - A partir da leitura  responda:


Periodização da História                               
Para facilitar o estudo da História ela foi dividida em períodos:
Paleolítico e Neolítico: antes do surgimento da escrita, ou seja, até 4.000 a.C.
- Idade Antiga (Antiguidade): de 4.000 a.C até 476 (invasão do Império Romano)
Idade Média (História Medieval): de 476 a 1453 (conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos).
- Idade Moderna: de 1453 a 1789 (Revolução Francesa).
- Idade Contemporânea: de 1789 até os dias de hoje.


      
        a)Em que fase da história você nasceu?

       b)Escolha um período diferente do que você nasceu, pesquise um fato histórico que ocorreu nesta fase e explique que fonte histórica você utilizou.


Quando observamos a organização do tempo e das informações históricas em um livro didático, mal pensamos sobre todo o processo que envolveu a fabricação daquele material disponível para estudo. O passado, enquanto objeto de estudo, não está devidamente organizado e analisado em todas as suas dimensões. Para que seja possível conhecê-lo, o historiador tem que sair em busca dos vestígios que possam fornecer informações e respostas ao seu exercício de investigação.


3.   Sobre as fontes históricas marque as alternativas corretas:

(      ) O estudo da História conta com um conjunto grande de fontes para serem analisadas pelo historiador. Estas podem ser: livros, roupas, imagens, objetos materiais, registros orais, documentos, moedas, jornais, gravações, etc.

(      ) Os historiadores e arqueólogos analisam fontes materiais (ossos, ferramentas, vasos de cerâmica, objetos de pedra e fósseis) e artísticas (arte rupestre, esculturas, adornos) buscando uma análise detalhada de tempos passados.

(      ) Qualquer objeto antigo pode ser aceito como uma fonte confiável e assim ajudar na interpretação  do passado histórico.

(      ) As fontes históricas são vestígios do passado e auxiliam o historiador em sua pesquisa de interpretação do passdo histórico.

(      ) Qualquer pessoa pode fazer o trabalho do historiador já que essa profissão tem pouco valor para a sociedade e não exige nenhuma formação acadêmica (universitária).






4- Numere a que tipo de fonte pertence estes documentos.


1 Fontes escritas 
2-Fontes visuais
3-Fontes materiais
4-Fontes orais

( 3) Moedas
( 1) Jornais
(3 ) Brinquedos
(2 ) Fotos
(1 ) Leis
(4 ) Gravações
(2 ) Desenhos
(2 ) Gravuras


5) Complete corretamente:

a)Um carrinho de plástico e bolinhas de gude são documentos de fontes materiais.

b)O cartão postal do Corcovado é um documento de fonte visual.

c)Um livro contendo a Constituição Federal é um documento de fonte escrita.

d)Jonas fez uma entrevista ,com seu ídolo de futebol, usando o seu gravador novo. Essa entrevista é um documento de fonte oral.


6) O que é fonte histórica?
Fonte histórica é um vestígio deixado por pessoas que viveram no passado e que permite o trabalho de investigação do historiador. A partir da fonte histórica é possível construir o conhecimento sobre determinada época.

7) Cite exemplos de fontes históricas.
Cartas, depoimentos, utensílios domésticos, pinturas ...


8) Responda:    
a) Por que no passado as fontes históricas escritas eram as mais aceitas?
Porque no passado se valorizava a cultura letrada das elites, como se apenas ela fosse digna de confiança.
b) O que mudou nessa concepção?       
Atualmente, os historiadores não acreditam mais numa verdade absoluta, contida nos textos escritos. o que é aceito hoje é que os conhecimentos históricos é diferente dos acontecimentos.

3 comentários: