sexta-feira, 3 de maio de 2013

História - Ens. Médio - Civilização do Extremo Oriente



ASSISTA A VÍDEO-AULA E RESPONDA:



Assinale V para as alternativas Verdadeira e F para as falsas:
1)As  tradições das civilizações que surgiram no Extremo Oriente,  assim como muitas de suas criações, fazem parte de nosso dia-a-dia e regem a vida de muitas pessoas que habitam os lugares nos quais surgiram essas culturas milenares sobre a China podemos afirmar:
(     )  na ciência e nas artes desenvolvida na Antiguidade, criaram a imprensa, o papel e a tinta, a pólvora, a bússola, a seda e a porcelana. a acupuntura e a cura com o uso de plantas medicinais.
(    ) a sociedade era de castas,  determinava que a condição de nascimento do indivíduo seria pelo resto de sua vida,  era uma sociedade estática, que quase não sofria mudanças.
(    ) geograficamente as grandes cidades chinesas cresceram nas desembocaduras dos rios: é o caso de Pequim (no rio Branco), Nanquim (rio Azul), Cantão (rio Vermelho).
(   ) na religião eles acreditavam num conjunto de regras, ou seja, num código de comportamento,
que todos respeitavam, uma dessas regras, o respeito aos antepassados, foi formulada por Confúcio.
(     ) Geograficamente,  é na verdade um arquipélago composto de 4 mil ilhas, das quais 600 são habitadas. Apenas cinco dessas ilhas são grandes. Isso condicionou os japoneses à vida da pesca e da marinhagem.


2) Uma outra civilização se constituiu na Antiguidade e se tornou fundamental para o desenvolvimento do mundo  foi o Japão, sobre o qual podemos afirma:
(     ) Geograficamente, o  Japão é na verdade um arquipélago composto de 4 mil ilhas, das quais 600 são habitadas. Apenas cinco dessas ilhas são grandes. Isso condicionou os japoneses à vida da pesca e da marinhagem.
(    )  Na  vida religiosa eram animista acreditavam na presença dos espíritos, xintoísmo; e também budista por por influência da China.
(     ) Na cultura  possui aspectos muito particulares, na literatura e no teatro criou-se o Nô, um tipo de drama de inspiração religiosa. Outro tipo de espetáculo é o Kabuqui, menos formal e mais movimentado
que o Nô, a arquitetura e o trabalho inovador com a madeira; as delicadas pinturas sobre seda, chamadas
Kakemono; ou, ainda, os jardins admiráveis.
(      ) Na política o poder era dividido entre o teno, ou “imperador que é a encarnação da divindade”, e o regente, uma espécie de primeiro-ministro, porta-voz de uma aristocracia.
(    ) na religião eles acreditavam num conjunto de regras, ou seja, num código de comportamento,
que todos respeitavam, uma dessas regras, o respeito aos antepassados, foi formulada por Confúcio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário