quinta-feira, 2 de maio de 2013

Exercício - Revolução Industrial


VI- ASSUNTOS: Revolução Industrial; Revoluções Inglesas; Iluminismo.

1) Sobre a Revolução Industrial, podemos afirmar que:
a) (   ) resultou do progresso técnico e das transformações sociais ocorridas na Inglaterra.
b) (   ) iniciou-se simultaneamente em diversos países.
c) (   ) foi um processo histórico que consistiu na substituição da ferramenta pela máquina.
d) (   ) todas as etapas da produção eram realizadas por uma única pessoa.
e) (   ) provocou o surgimento de uma nova classe social, o proletariado.
f)  (   ) possibilitou o aumento da produção por um custo relativamente baixo e, conseqüentemente, a redução no preço das mercadorias.
g) (   ) não alterou a estrutura da sociedade nem as relações de trabalho.

2) Numere:

(1) Artesanato            (2) Manufatura             (3) Maquinofatura

a) (3) Fase industrial do capitalismo.
b) (2) Fase comercial do capitalismo.
c) (1) Fase pré-capitalista.
d) (1) Os artesãos eram donos dos meios de produção (ferramentas e matérias-primas) e realizavam todas as etapas de fabricação da mercadoria.
e) (3) Substituição das ferramentas e da força humana por máquinas que utilizavam as forças da natureza (água, vento, vapor).
f)  (2) Os artesãos executavam apenas uma etapa do processo de fabricação do produto.
g) (2) O comerciante manufatureiro era o dono da matéria-prima e responsável pelo pagamento de salários aos artesãos.

3) Entre os fatores decorrentes da Revolução Inglesa que contribuíram para o pioneirismo da Inglaterra na Revolução Industrial podemos mencionar os seguintes, exceto:
a) (   ) os limites ao poder do monarca.
b) (   ) a política econômica baseada na livre iniciativa.
c) (   ) a consolidação do absolutismo monárquico e do mercantilismo.
d) (   ) a promulgação dos Atos de Navegação, que possibilitaram à Inglaterra tornar-se a primeira potência naval do mundo, conquistando amplos mercados coloniais.
e) (   ) a oferta de mão de obra, principalmente de camponeses e artesãos que migravam para as cidades em busca de trabalho.

4) Assinale as alternativas corretas sobre a industrialização inglesa.
a) A Revolução Gloriosa, no século XVII, foi um dos fatores que possibilitaram o desenvolvimento econômico inglês.
b) O processo de Cercamentos fortaleceu as terras comunitárias camponesas, incentivando a permanência nos campos ingleses.
c) A hegemonia inglesa no comércio mundial permitiu acumular capitais para investir na industrialização.
d) O primeiro ramo da indústria a ser mecanizado foi o da produção de tecidos.

5) Analise o texto. Depois responda.

Educação para todos

"Há mais de quarenta anos, as nações do mundo afirmaram na Declaração Universal dos Direitos Humanos que 'toda pessoa tem direito à educação. No entanto, apesar dos esforços realizados por países do mundo inteiro para assegurar o direito à educação para todos, persistem as seguintes realidades:
- mais de 100 milhões de crianças, das quais pelo menos 60 milhões são meninas, não tem acesso ao ensino primário; [...]
- mais de 100 milhões de crianças e incontáveis adultos não conseguem concluir o ciclo básico, e outros milhões, apesar de concluí-lo, não conseguem adquirir conhecimentos e habilidades essenciais. [...]"
                                               
                                              Texto extraído da Declaração Mundial sobre Educação para Todos, 1990.

a) Segundo o texto, no que se refere à educação qual o direito de toda pessoa?
Ter educação.

b) No entanto, qual era a situação verificada em 1990?
As crianças não tinham acesso a educação nem ao mercado de trabalho.

c) E qual a situação das crianças no Brasil, no que se refere ao trabalho?
"Mais de 100 milhões de crianças não conseguem concluir o ciclo básico e não conseguem adquirir conhecimentos e habilidades essenciais."

d) Na sua opinião, o que isso atrapalha na educação?
Se não conseguem concluir o aprendizado, as pessoas não tem direito ao mercado de trabalho.

6) Sobre as idéias de Jean-Jacques Rousseau, assinale a alternativa incorreta:
a) Para Rousseau, todos os homens são iguais. Segundo ele, não há quaisquer evidências de desigualdades entre os homens.
b) Segundo Rousseau, existem desigualdades entre os homens. E elas podem ser de dois tipos: natural ou física e moral ou política.
c) As desigualdades do tipo natural ou física são aquelas estabelecidas pela natureza e que consistem na diferença das idades, da saúde, das forças do corpo e das qualidades do espírito e da alma.
d) As desigualdades do tipo moral ou político consistem dos diferentes privilégios que alguns usufruem em prejuízo dos outros.

7) Assinale a resposta correta:
  • O avanço dos ingleses sobre os mercados mundiais proporcionou-lhes três condições fundamentais para a industrialização. Quais eram essas condições?
a) (   ) matéria-prima, máquinas, operários.
b) (   ) capital, empresários, máquinas.
c) (   ) mercado consumidor, empresários, operários.
d) (   ) mercado consumidor, capital, matérias-primas.
  • Quem forneceu aos ingleses as condições fundamentais para a industrialização?
a) (   ) as metrópoles colonialistas.
b) (   ) as monarquias absolutistas.
c) (   ) as colônias.
d) (   ) camponeses e artesãos.

8) Assinale (V) para as frases verdadeiras e (F) para as falsas:
a) (F) O surgimento das fábricas beneficiou toda a sociedade inglesa: camponeses, artesão, nobres, burguesia.
b) (V) Camponeses e artesãos dirigiram-se para os centros urbanos industriais para trabalhar nas fábricas.
c) (F) Os novos operários recebiam bons salários que lhes propiciavam as condições necessárias para viver confortavelmente.
d) (V) Nas famílias operárias todos trabalhavam: homens, mulheres e crianças.
e) (V) A jornada de trabalho era bastante longa, chegando a ter duração de catorze ou dezesseis horas.

9) Sobre o Iluminismo, relacione as idéias com seu autor/grupo.
(1) Voltaire
(2) Montesquieu
(3) Rousseau
(4) Liberalismo
(5) Maçonaria
(6) Despotismo Esclarecido

a) (3) Disse que a educação deve tornar os homens mais livres e soberanos.
b) (2) Distingue três tipos de governo: república, monarquia e despotismo.
c) (1) Estado deveria ser laico.
d) (6) Os monarcas devem pôr em prática as reformas racionais.
e) (3) Afirmou que a desigualdade entre os homens não é natural.
f)  (4) O trabalho humano é a verdadeira fonte de riqueza.
g) (1) Defende a razão e seu livre exercício.
h) (6) Deve-se permitir o funcionamento das leis da natureza.
i)  (4) Combate à intervenção do Estado na economia.
j)  (2) Defendeu a divisão do poder em três setores: Executivo, Legislativo e Judiciário.
k) (5) Responsável pela difusão de idéias liberais.

10) Sobre o processo revolucionário na Inglaterra do século XVII, assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
(V) Desde 1215, quando a Magna Carta foi assinada pelo rei João Sem-Terra, havia interesses em limitar o poder do monarca.
(V) A ambição política do rei Jaime I, que desejava governar de maneira absoluta, levou à formação de um exército do Parlamento, liderado pela burguesia, contra o seu governo.
(F) O Parlamento elaborou um documento a fim de realizar uma reforma legal, a Petição de Direitos (1628), que o rei Carlos I aceitou e respeitou.
(F) Jaime II, irmão de Carlos II, assumiu o trono inglês com claros objetivos liberais e humanitários. Foi conhecido por respeitar os direitos da burguesia.

QUESTÃO BÔNUS
Relacione os fragmentos de texto com seus respectivos autores:

(1) Rousseau, com sua proposta para a organização da sociedade.
(2) Montesquieu e a forma de se evitarem abusos dos governantes.
(3) Voltaire e sua defesa das liberdades individuais.

(3) Que é a tolerância? O atributo da humanidade. Somos todos cheios de erros e fraquezas; perdoemo-nos, uns aos outros, nossas loucuras: eis a primeira lei da natureza.
(2) Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar os crimes ou as querelas entre os particulares.
(1) Encontrar uma forma de associação que defenda e proteja com toda a força comum a pessoa e os bens de cada associado e pela qual cada um, unindo-se a todos, não obedeça, portanto, senão a si mesmo e permaneça tão livre como anteriormente.

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