sábado, 4 de maio de 2013

História - Revoluções no Brasil Imperial




01 (PUC-PR) - A dissolução da Constituinte de 1823 provocou, em Pernambuco, grande foco de liberalismo, aspirações de autonomia. Tal posição se baseava numa tradição guerreira e revolucionária que vinha do século XVII e havia sido mantida pela guerra dos Mascates e pela Revolução de 1817. Na revolução que ora eclodia, um dos seus líderes foi fuzilado. Os nomes da revolução e do líder são:
a) Revolução Praiera, Beckman.
b) Balaiada, Pedro Dias Paes Leme.
c) Confederação do Equador, Frei Caneca.
d) Guerra dos Farrapos, Bento Gonçalves.
e) Guerra dos Emboabas, Manuel Nunes Viana.


02) (UFSC)
“Brasileiros do norte! Pedro de Alcântara, filho de D. João VI, rei de Portugal, a quem vós por uma estúpida condescendência com os Brasileiros do sul aclamastes vosso imperador, quer descaradamente escravizar-vos. Que desaforado atrevimento de um europeu no Brasil! Acaso pensará esse estrangeiro ingrato e sem costumes, que tem algum direito à coroa, por descender da Casa de Bragança, de quem já somos independentes de fato e de direito? (...). Se os do sul, gelados pelo frio do trópico, não têm valor para te punir num cadafalso; Se aceitam da tua mão, o vil projeto de constituição, que deveriam considerar um novo insulto, depois da dissolução do congresso; Se finalmente querem ser teus escravos, engana-te, sultão, pois no sul ficará circunscrito o teu império ...” (Fragmentos retirados do Manifesto da Confederação do Equador)
Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) relacionada(s) com o conteúdo do documento e com episódios da Confederação do Equador.
01. O Manifesto demonstrava o descontentamento dos líderes do movimento com a permanência de D. Pedro I no Brasil após a proclamação da Independência.
02. O frio do sul foi o maior responsável pelo apoio da sua população à Constituição antidemocrá-tica de 1824, outorgada por D. Pedro I.
04. O Manifesto torna público que os súditos do sul não concordavam com a legitimidade da aclamação de D. Pedro I como Imperador do Brasil.
08. Pode-se considerar o Manifesto uma declaração favorável dos líderes da Confederação do Equador à aclamação de D. Pedro I, consi-derado herdeiro legítimo da Casa de Bragança.
16. A dissolução da Constituinte, por D. Pedro I, e a outorga da Constituição de 1824 geraram uma crise política, como se percebe nas palavras do Manifesto.
32. Os manifestantes consideravam justa a atitude de D. Pedro I ao ordenar a execução sumária dos revoltosos do norte, entre eles, Frei Caneca.


03) Sabinada na Bahia, Balaiada no Maranhão e Farroupilha no Rio Grande do Sul foram algumas das lutas que ocorreram no Brasil em um período caracterizado:
a) por um regime centralizado na figura do imperador, impedindo a constituição de partidos políticos e transformações sociais na estrutura agrária.
b) pelo estabelecimento de um sistema monárquico descentralizado, o qual delegou às províncias o encaminhamento da questão servil.
c) por mudanças na organização partidária, o que facilitava o federalismo, e por transformações na estrutura fundiária de base escravista.
d) por uma fase de transição política, decorrente da abdicação de D.Pedro I, fortemente marcada por um surto de industrialização, estimulado pelo Estado.
e) pela redefinição do poder monárquico e pela formação dos partidos políticos, sem que se alterassem as estruturas sociais e econômicas estabelecidas.



04) “(...) O governo imperial, pelo contrário, esmagou a nossa principal indústria, vezando-a ainda mais. A carne, o couro, o sebo, a graxa, além de pagarem nas alfândegas do país o duplo do dízimo que se propuserem aliviar-nos, exigem mais 15% em qualquer dos pontos do império. Imprudentes, legisladores nos puseram, desde esse momento, na alinha dos povos estrangeiros, desnacionalizaram à nossa província e de fato a separaram da comunidade brasileira (...) ? Com base no trecho do texto de manifesto de Bento Gonçalves, presidente da República do Piratini e datado de 27 de agosto de 1838, podemos dizer que:
01) a revolução farroupilha representava um protesto político contra a dominância do sudeste agrícola e escravista.
02) os farroupilhas defendiam o federalismo como solução política para impedir a descapitalização provincial em benefício do sudeste.
04) o separatismo foi mais uma solução conjuntural do que a realização de um programa prévio secessionista.
08) as medidas fiscais emanadas do poder central prejudicavam os interesses dos proprietários de terras pecuaristas.


05) (UFPR) - No período compreendido entre a independência e 1849, o Brasil foi marcado por agitações sociais e políticas. Sobre estas agitações é correto afirmar:
01) a Cabanagem no Pará foi um movimento que teve forte participação das camadas populares.
02) também no Maranhão houve violência social na rebelião conhecida por Balaiada, com forte participação popular.
04) apenas na Bahia não houve agitação social ou movimentos visando à emancipação regional.
08) a revolta dos liberais em 1842, em São Paulo e Minas Gerais, contribuiu para que mais tarde fosse praticada a alternância no poder dos partidos Conservador e Liberal.
16) a mais longa revolta brasileira desse período foi a revolução farroupilha, na qual se chegou a proclamar uma república independente.
32) a Revolução Praiera (1848) foi o último grande movimento nordestino revoltoso, no império, de caráter popular, democrático e de influência ideológica.


06) (UFS-SE) -Sobre o movimento revolucionário denominado Sabinada, ocorrido durante o período regencial, pode-se dizer que se desenvolveu:
a) no Maranhão, e representou o descontentamento das camadas mais humildes da população.
b) no Pará, e refletiu o abandono e a miséria dos grupos sociais desfavorecidos da população.
c) no Bahia, e pretendeu sustentar a República Bahiense até a maioridade de D.Pedro II.
d) no Rio Grande do Sul, e chegou a proclamar a República do Piratini.
e) em São Paulo, e provocou violenta luta entre liberais e conservadores, sendo que os primeiros foram derrotados por tropas comandadas por Caxias.







GABARITO:
01) C
02) 17

03) E
04) 14
05) 27
06) C



Nenhum comentário:

Postar um comentário